Escreventes ou Psicógrafos
Psicógrafo:

(Do grego psiké, borboleta, alma, e - graphô, escrevo.)
Aquele que faz psicografia; médium escrevente.

Psicografia:

Escrita dos Espíritos pela mão de um médium.

Abaixo, psicografia de Chico Xavier, pelo espírito Maria Dolores.

Médiuns escreventes ou psicógrafos: os que têm a faculdade de escrever por si mesmos sob a influência dos Espíritos.

[17b - página 235 item 191]

____De todos os meios de comunicação, a escrita manual é o mais simples, mais cômodo e, sobretudo, mais completo. Para ele devem tender todos os esforços, porquanto permite se estabeleçam, com os Espíritos, relações tão continuadas e regulares, como as que existem entre nós. Com tanto mais afinco deve ser empregado, quanto é por ele que os Espíritos revelam melhor sua natureza e o grau do seu aperfeiçoamento, ou da sua inferioridade. Pela facilidade que encontram em exprimir-se por esse meio, eles nos revelam seus mais íntimos pensamentos e nos facultam julgá-los e apreciar-lhes o valor.

____Para o médium, a faculdade de escrever é, além disso, a mais suscetível de desenvolver-se pelo exercício.

[17b - página 221 item 178 ]

____A ciência espírita há progredido como todas as outras e mais rapidamente do que estas. Alguns anos apenas nos separam da época em que se empregavam meios primitivos e incompletos, a que trivialmente se dava o nome de " mesas_falantes", e já nos achamos em condições de comunicar com os Espíritos tão fácil e rapidamente, como o fazem os homens entre si e pelos mesmos meios: a escrita e a palavra. A escrita, sobretudo, tem a vantagem de assinalar, de modo mais material, a intervenção de uma força oculta e de deixar traços que se podem conservar, como fazemos com a nossa correspondência. O primeiro meio de que se usou foi o das pranchas e cestas munidas de lápis.

[17b - página 198 item 152 ]

[17b - página 221]

____A mensagem acima foi psicografada pelo médium Francisco_Cândido_ Xavier, de trás para diante, no idioma inglês, na sede da União Espírita Mineira, após concerto em benefício do Abrigo Jesus, realizado em 4 de abril de 1937, pelo exímio violinista Levino Albano Conceição, cego desde os sete anos de idade.

____Esta linda saudação, recebida em dois minutos, escrita em caracteres invertidos, poderá ser lida em um espelho, em cuja frente deverá ser colocada.

Lê-se, então, o seguinte:

____ ____"My dear and generous friends of the fraternity's doctrine. Good health and peace in God, our Father!

____ ____Let us learn the life in the love's law, from the instructions of Jesus Christ, Except this work almost always in the earthly world represent the struggle and studies of the vanity and from the darkness of the little men's science

____Your Brother

EMMANUEL

Do Livro: Chico Xavier Mandato de Amor
____Editora União Espírita Mineira

http://www.universoespirita.org.br/chicoxavier/chico%20uma%20psicografia.htm

Parte da entrevista com o Francisco Cândido Xavier coberta pelo repórter Ivandel Godinho Jr. da revista O semanário "Fatos e Fotos"'.-.GENTE, do Grupo Bloch:

  • 1 - Como se processa o fenômeno da psicografia? Tecnicamente, não sei definir. Sei apenas que os espíritos amigos tomam o meu braço e escrevem o que desejam. Há muitos anos perguntei a EMMANUEL sobre o assunto. Ele respondeu: "Se a laranjeira quisesse estudar pormenorizadamente o que se passa com ela, na produção das laranjas, com certeza não produziria fruto algum. Não quero dizer com isto que o estudo de classificação em mediunidade deva ser desprezado. Desejo apenas confirmar que, como as laranjeiras contam com pomicultores e botânicos que as definem, assim também os médiuns contam com autoridades humanas que os analisam pelo tipo de serviço que oferecem.
  • 2 – Mas o que acontece com você, durante o momento em que os espíritos estão usando o seu braço?
    R. Observo que minhas faculdades se acentuam em todos os seus aspectos. E realmente sinto-me na companhia dos amigos desencarnados, quando eles permitem, com tanta espontaneidade, como se fossem pessoas deste mundo, que nós vemos e ouvimos naturalmente.
  • 3 - Você tem consciência do que está sendo escrito?
    R. Normalmente, não tenho conhecimento do assunto. O teor da mensagem, só conheço depois de recebida. Mas depende muito da reunião:

    • Quando está harmoniosamente constituído por criaturas que só desejam o bem e a paz, eu me ausento da mensagem. O espírito escreve com toda a independência de qualquer impulso meu.
    • Agora, quando a reunião está conturbada, eles fazem força para que eu fique consciente e então vou escrevendo o que eles vão ditando, sabendo mais ou menos o sentido.

Jornal Espírita – Janeiro de 1976.http://www.universoespirita.org.br/entrevistas/chico_em_1976.htm

____A Psicografia à Luz da Grafoscopia:http://www.feesp.com.br/divulgacao/pag_semeador_materia3.htm Os avanços da ciência da alma

Segundo a pesquisa, a mediunidade pode ser considerada uma manifestação saudável http://revistaepoca.globo.com/vida/noticia/2012/11/os-avancos-da-ciencia-da-alma.html

Ver também:
*