- Por
que sinais se pode reconhecer a superioridade ou a inferioridade dos
Espíritos?
R -Pela linguagem, como distinguis um doidivanas de uni
homem sensato.
- Espíritos superiores não se contradizem nunca e só
dizem coisas aproveitáveis. Só querem o bem, que lhes
constitui a única preocupação. Somente aos
Espíritos superiores é dado conhecer todas as coisas e
julgá-las desapaixonadamente.
- Os Espíritos inferiores ainda se encontram sob o
influxo das ideias materiais; seus discursos se ressentem
da ignorância e da imperfeição que lhes são
características.
- A
ciência é sempre sinal certo de elevação de um Espírito?
R -Não, porquanto, se ele ainda está sob a influência da
matéria, pode ter os vossos vícios e prejuízos. Há pessoas que,
neste mundo, são excessivamente invejosas e orgulhosas.
Após_a morte, os Espíritos, sobretudo os que alimentaram paixões bem
marcadas, permanecem envoltos numa espécie de atmosfera que lhes
conserva todas as coisas más de que se impregnaram.
____Esses Espíritos semi-imperfeitos são mais de temer do que os maus
Espíritos, porque, na sua maioria, reúnem à inteligência a
astúcia e o orgulho. Pelo pretenso saber de que se jactam, eles se
impõem aos simples e aos ignorantes, que lhes aceitam sem exames as
teorias absurdas e mentirosas. Esse um ponto que demanda grande estudo da parte dos espíritas esclarecidos e dos médiuns. Para distinguir o verdadeiro
do falso é que cumpre se faça convergir toda a atenção.
- Nota-se
que, às vezes, as comunicações espíritas ridículas se mostram
entremeadas de excelentes máximas. Como explicar esta anomalia, que
parece indicar a presença simultânea de bons e maus Espíritos?
R -Os Espíritos maus, ou levianos, também se metem a
enunciar sentenças, sem lhes perceberem bem o alcance, ou a
significação. Entre vós, serão homens superiores todos os que as
enunciam? Não; os bons e os maus Espíritos não andam
juntos; pela uniformidade constante das boas comunicações é que
reconhecereis a presença dos bons Espíritos.
- Dizem
alguns Espíritos disporem de sinais gráficos inimitáveis,
espécies de emblemas, pelos quais podem ser conhecidos e
comprovarem a sua identidade; é verdade?
R -Os Espíritos superiores nenhum outro sinal têm para se
fazerem reconhecer além da superioridade das suas ideias e de sua
linguagem. Qualquer Espírito pode imitar um sinal material.
- Muitos
médiuns reconhecem os bons e os maus Espíritos pela impressão
agradável ou penosa que experimentam à aproximação deles.
Perguntamos se a impressão desagradável, a agitação convulsiva,
o mal-estar são sempre indícios da má natureza dos Espíritos que
se manifestam?
R -O médium experimenta as sensações do estado em que se
encontra o Espírito que dele se aproxima. Quando ditoso, o
Espírito é tranqüilo, leve, refletido; quando infeliz, é
agitado, febril, e essa agitação se transmite naturalmente ao
sistema nervoso do médium. Em suma, dá-se o que se dá com o homem
na Terra: o bom é calmo, tranqüilo; o mau está constantemente
agitado.
- NOTA. Há médiuns de maior ou menor impressionabilidade
nervosa, pelo que a agitação não se pode considerar
como regra absoluta. Aqui, como em tudo, devem ter-se em
conta as circunstâncias. O caráter penoso e
desagradável da impressão é um efeito de contraste,
porquanto, se o Espírito do médium simpatiza com o mau
Espírito que se manifesta, nada ou muito pouco a
proximidade deste o afetará. Todavia, é preciso se não
confunda a rapidez da escrita, que deriva da extrema
flexibilidade de certos médiuns, com a agitação
convulsiva que os médiuns mais lentos podem experimentar
ao contacto dos Espíritos imperfeitos.
[17b - página 338 item 268]

Ver menção naspágina:
Classes de Espíritos
|