____Reconhecida
a ação inteligente nos fenômenos (nas manifestações), restava saber donde provinha essa inteligência. Julgou-se
que bem podia ser a do médium,
ou a dos assistentes, a se refletirem, como a luz ou os raios sonoros. Era
possível: só a experiência poderia dizer a última palavra. Mas,
notemos, antes de tudo, que este sistema já se afasta por completo da ideia
puramente materialista. Para que a inteligência dos assistentes pudesse
reproduzir-se por via indireta, preciso era se admitisse existir no homem um
princípio exterior do organismo. ____Se
o pensamento externado fora sempre o dos assistentes, a teoria da reflexão
estaria confirmada. Mas, embora reduzido a estas proporções:
- Já não
seria do mais alto interesse o fenômeno?
- Já não seria coisa bastante
notável o pensamento a repercutir num corpo inerte e a se traduzir pelo
movimento e pelo ruído?
- Já não haveria aí o que excitasse a curiosidade dos
sábios?
- Por que então a desprezaram eles, que se afadigam na pesquisa de uma
fibra nervosa?
____Só
a experiência, dizemos, podia confirmar ou condenar essa teoria, e a
experiência a condenou, porquanto demonstra a todos os momentos, e com os mais
positivos fatos, que o pensamento expresso, não somente pode ser estranho ao
dos assistentes, mas que lhes é, muitas vezes, contrário; que contradiz todas
as ideias preconcebidas e frustra todas as previsões. Com efeito, difícil me
é acreditar que a resposta provenha de mim mesmo, quando, a pensar no branco,
se me fala em preto. ____Em
apoio da teoria que apreciamos, costumam invocar certos casos em que são
idênticos o pensamento manifestado e o dos assistentes. Mas, que prova isso,
senão que estes podem pensar como a inteligência que se comunica? Não há
por que pretender-se que as duas opiniões devam ser sempre opostas. Quando, no
curso de uma conversação, o vosso interlocutor emite um pensamento análogo ao
que vos está na mente, direis, por isso, que de vós mesmos vem o seu
pensamento? Bastam alguns exemplos em contrário, bem comprovados, para que
positivado fique não ser absoluta esta teoria. ____Como
explicar, pela reflexão do pensamento, as escritas feitas por pessoas que não
sabem escrever; as respostas do mais alto alcance filosófico, obtidas por
indivíduos iletrados; as respostas dadas a perguntas mentais, ou em língua que
o médium desconhece e mil outros fatos que não permitem dúvida sobre a
independência da inteligência que se manifesta? A opinião oposta não pode
deixar de resultar de falta de observação. Provada,
como está, moralmente, pela natureza das respostas, a presença de uma
inteligência diversa da do médium e da dos assistentes, provada também o
está, materialmente, pelo fato da escrita_direta, isto é, da escrita obtida
espontaneamente, sem lápis, nem pena, sem contacto e mau grado a todas as
precauções tomadas contra qualquer subterfúgio. O caráter inteligente do
fenômeno não pode ser posto em dúvida: logo, há nele mais alguma coisa do
que uma ação fluídica. Depois, a espontaneidade do pensamento expresso contra
toda expectativa e sem que alguma questão tenha sido formulada, não consente
se veja nele um reflexo do dos assistentes. ____Em
alguns casos, o sistema do reflexo é bastante descortês. Quando, numa reunião
de pessoas honestas, surge inopinadamente uma dessas comunicações de
revoltante grosseria, fora desatencioso, para com os assistentes, pretender-se
que ela haja provindo de um deles, sendo provável que cada um se daria pressa
em repudiá-la. (Vede O Livro dos Espíritos, "Introdução", § 16.) [17b - página 59 item 43]
____"Isso é ainda um erro, conseqüente de uma falsa observação. Se aqueles
que assim pensam tivessem se dado ao trabalho de estudar o fenômeno
em todas as suas fases, teriam, a cada passo, reconhecido a independência
absoluta da inteligência que se manifesta.
- Como
essa tese poderia se conciliar com respostas que
estão fora da capacidade intelectual e de instrução
do médium?
- que
contradizem suas ideias, seus desejos, suas
opiniões, ou que confundem completamente as previsões dos
assistentes?
- de
médiuns que escrevem
em um idioma que não
conhecem, ou em seu próprio
idioma, quando eles não sabem nem ler nem
escrever?
____Essa opinião, à primeira vista, não tem nada de irracional, eu
convenho, porém, ela é desmentida pelos fatos de tal modo numerosos
e concludentes, dos quais não é mais possível duvidar. ____De resto, admitindo-se mesmo essa teoria, o fenômeno, longe de ser simplificado,
seria bem mais prodigioso. Ora, o pensamento se refletiria sobre
uma superfície como a luz, o som e o calor? Na verdade, haveria nisso
motivo para exercer a sagacidade da ciência. Aliás, o que se adicionaria
ainda ao maravilhoso, é que, sobre vinte pessoas reunidas, seria
precisamente o pensamento de tal ou tal que seria refletido,
e não o pensamento de tal outra. Um semelhante sistema
é insustentável. É Verdadeiramente curioso ver os
contraditores se esforçarem em procurar causas cem vezes
mais extraordinárias e difíceis de compreender do que as
que se lhes fornece."Allan
Kardec
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- Falsas explicações dos fenômenos
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