página acima: Homem e Espírito
Ação dos Espíritos
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____O amparo do Alto, direto ou indireto, reservado ou ostensivo, não é apenas mera exibição de poder celestial. Os moradores dos círculos mais elevados não se arriscariam a descer, sem objetivos de ordem superior, ao domicílio da mente encarnada, assim como os artistas da inteligência não se animariam a movimentar espetáculos de cultura intelectual, sem fins educativos, junto aos irmãos de raciocínios e sentimentos ainda rudimentares ou inferiores.

[96 - página 244] - André Luiz

____Recorremos à prece, ausentamo-nos por um tempo às ansiedades e cuidados inerentes a uma missão, dirigida sobre uma esfera inferior, procuramos a harmonia da esfera de adoração, o repouso perto dos Bem-aventurados, porque devemos fortalecer-nos, a fim de evitar a tristeza e não afrouxar a nossa tarefa.
____Ó vós que percorrestes os antros do vício, os refúgios da miséria, os recantos insalubres, vós que, tomado de desfalecimento e desespero diante de uma tal diversidade de males horrorosos, vos sentistes abatido e impotente para aliviá-los, tal era a vossa incapacidade, para trazer remédios eficazes – supondes erroneamente que não sentimos também ainda mais pungentes mágoas que as vossas, pois vemos com melhor clarividência as causas da dor, do crime, do desespero, e as hordas dos seres atrasados, artífices do pecado, que não nos são ocultas. Nada nos escapa, nem a miséria material, nem a tentação espiritual.

  • Não nos associamos a vós sem respirar o ar do vosso ambiente, sem aspirar de algum modo o sopro da maldição.
  • O que experimentais ao contato das impurezas e pungentes misérias das vossas cidades populosas nada é comparado ao gélido estremecimento que se apodera de nós à aproximação da vossa sórdida atmosfera.
  • Deixamos os ciclos de luz, de pureza, de beleza; separamo-nos dos seres aperfeiçoados, ativos e vibrantes de harmonia, para acharmo-nos no meio de um povo desobediente, incrédulo, votado ao materialismo, morto para a influência espiritual.

____Aqueles que entre vós nos ouvem, até um certo ponto,...

  • só tomam das nossas palavras o que lhes agrada
  • e afastam-se quando se lhes pede o esforço que deve erguê-los da Terra e levá-los a um plano superior.

____A história de Jesus renova-se. Os homens seguem-nos enquanto a sua curiosidade está excitada ou o seu interesse pessoal está em jogo; mas quando queremos suprimir o elemento egoísta e tratar dos fatos eternos, eles se afastam por incapazes de compreender. E assim os benefícios que trazemos são rejeitados com ingratidão e a perspectiva de um mau êxito aumenta a nossa aflição. Então nos refugiamos na paz serena, para tornar a voltar cheios de harmoniosos eflúvios das esferas que nos sustêm nesses labores, em um mundo sem alegrias e entre um povo ingrato...

____...Sabereis também um dia que, por uma lei ainda por vós desconhecida, o Espírito voltado à Terra apodera-se do tom humano, que perde logo ao afastar-se dela, de modo que se adapta à Terra e às ideias humanas.

[108 - página 193 / 195] - Médium: William Stainton Moses - (1839 - 1892)

Ver também:
*