____161 - o artista verdadeiro é sempre o
“médium” das
belezas eternas e o seu trabalho, em todos os tempos, foi tanger as cordas
mais vibráteis do sentimento_humano, alçando-o da Terra
para o Infinito e abrindo, em todos os caminhos, a ânsia dos corações
para Deus, nas suas
manifestações supremas de beleza, de sabedoria, de paz
e de amor.
____162 - Os artistas, como os chamados sábios
do mundo, podem enveredar, igualmente, pelas cristalizações do
convencionalismo terrestre, quando nos seus corações não palpite a
chama dos ideais divinos, mas, na maioria das vezes, têm sido grandes
missionários das ideias, sob a égide do Senhor, em todos os
departamentos da atividade que lhes é própria, como a literatura, a música,
a pintura, a plástica.
____Sempre
que a sua arte se
desvencilha dos interesses do mundo, transitórios e perecíveis, para
considerar tão-somente a luz espiritual que vem do coração uníssono
com o cérebro, nas realizações da vida, então o artista
é um dos mais devotados missionários de Deus, porquanto saberá penetrar
os corações na paz da meditação e do silêncio, alcançando o mais
alto sentido da evolução de si mesmo e de seus irmãos em humanidade.
____163 - A perfeição técnica, individual de um artista,
bem como as suas mais notáveis características, não constituem a
resultante das atividades de uma vida, mas de experiências seculares na
Terra e na esfera_espiritual, porquanto o gênio,
em qualquer sentido, nas manifestações artísticas mais diversas, é a síntese
profunda de vidas numerosas, em que a perseverança e o esforço se
casaram para as mais brilhantes florações da espontaneidade.
____164 - o gênio constitui a súmula dos mais
longos esforços em múltiplas existências de abnegação e de trabalho,
na conquista dos valores espirituais. ____Entendendo a vida pelo seu prisma real, muita vez desatende ao circulo
estreito da vida terrestre, no que se refere às suas fórmulas
convencionais e aos seus preconceitos, tornando-se um estranho ao seu próprio
meio, por suas qualidades superiores e inconfundíveis. ____Esse é o motivo por que a ciência_terrestre, encarcerada nos cânones do convencionalismo,
presume observar no gênio uma psicose condenável, tratando-o, quase sempre, como a célula enferma do organismo
social, para glorificá-lo, muitas vezes, depois da morte, tão logo possa
apreender a grandeza da sua visão espiritual na paisagem do futuro.
____165 - o artista, de um modo geral, vive
quase sempre mais na esfera
espiritual que propriamente no plano terrestre. ____Seu psiquismo é
sempre a resultante do seu mundo íntimo, cheio de recordações infinitas
das existências_passadas, ou das visões sublimes que conseguiu apreender nos círculos
de vida espiritual, antes da sua reencarnação
no mundo. ____Seus sentimentos e percepções transcendem aos do homem comum, pela sua
riqueza de experiências no pretérito, situação essa que, por vezes, dá
motivos à falsa apreciação da ciência humana, que lhe classifica os
transportes como neurose ou anormalidade, nos seus erros de interpretação. ____é que,
em vista da sua posição psíquica especial, o artista
nunca cede às exigências do convencionalismo do planeta, mantendo-se
acima dos preconceitos contemporâneos, salientando-se que, muita vez, na
demasia de inconsideração pela disciplina, apesar de suas qualidades
superiores, pode entregar-se aos excessos nocivos à liberdade, quando mal dirigida
ou falsamente aproveitada. ____Eis por que, em todas as situações, o ideal divino da fé
será sempre o antídoto dos venenos morais, desobstruindo o caminho da alma
para as conquistas elevadas da perfeição.
____166 - Certos pintores notáveis, que se
fizeram admirados por obras levadas a efeito sem os modelos humanos,
trouxeram à luz nada mais nada menos que as suas próprias recordações
perdidas no tempo, na sombra apagada da paisagem de vidas que se foram.
Relativamente aos escritores, aos amigos da ficção literária, nem
sempre as suas concepções obedecem à fantasia, porquanto são filhas de
lembranças inatas, com as quais recompõem o drama vivido pela sua própria
individualidade nos séculos mortos. ____O mundo impressivo dos artistas
tem permanentes relações com o passado espiritual, de onde extraem eles
o material necessário à construção espiritual de suas obras.
167 - Os grandes músicos,
quando compõem peças imortais, a influência de uma existência anterior
pode
verificar-se no que se refere às possibilidades e às tendências, mas,
no capitulo da composição, os grandes músicos
da Terra, com méritos universais, não obedecem a lembranças
do pretérito, e sim a gloriosos_impulsos_das_forças_do_Infinito, porquanto a música na
Terra é, por excelência, a arte divina. ____As óperas imortais não nasceram do lodo terrestre, mas da profunda
harmonia do Universo, cujos cânticos sublimes foram captados parcialmente
pelos compositores do mundo, em momentos de santificada inspiração. ____Apenas desse modo podereis compreender a sagrada influência que a música
nobre opera nas almas, arrebatando-as, em quaisquer ocasiões, às ideias
indecisas da Terra,
para as vibrações
do íntimo com o Infinito.
____169 - Qualquer expressão emotiva deve ser disciplinada pela fé, porquanto a
sua expansão livre, na base das incompreensões do mundo, pode fazer-se
acompanhar de graves conseqüências.
170 - o homem genial é como a
inteligência que houvesse atingido as mais perfeitas condições de técnica
realizadora, por haver alcançado os elementos da espontaneidade; essa
aquisição, porém, não o exime da necessidade de progredir moralmente,
iluminando a fonte do coração.
____Em vista de numerosas organizações geniais não haverem alcançado a
culminância de sentimento é que temos contemplado, muitas vezes, no
mundo, os talentos mais nobres encarcerados em tremendas obsessões, ou
anulados em desvios dolorosos, porquanto, acima de todas as conquistas
propriamente materiais, a criatura deve colocar a fé, como o eterno ideal
divino.
____171 - Todos os homens terão de buscar os valores artísticos para a
personalidade; através de suas vidas numerosas a alma humana buscará a
aquisição desses patrimônios, porquanto é justo que as criaturas
terrenas possam levar da sua escola de provações e de burilamento, que
é o planeta, todas as experiências e valores, suscetíveis de serem
encontrados nas lutas da esfera material. [41a - página 100/105] EMMANUEL - 1940 |