____Depois
de Kardec, o
Codificador, vultos notáveis do Espiritismo
reafirmaram o caráter científico da Doutrina Espírita,
expressando de modo positivo seu pensamento:
- Gabriel Delanne, em O ESPIRITISMO PERANTE A
CIÊNCIA -“O
Espiritismo deixa de parte as teorias nebulosas, desprende-se dos dogmas e
das superstições e vai apoiar-se nas base inabalável da observação
científica”
- Gabriel Delanne, em O FENÔMENO ESPÍRITA
- “O
Espiritismo é uma ciência cujo fim é a demonstração experimental da
existência da alma e sua imortalidade, por meio de
comunicações com
aqueles aos quais impropriamente se têm chamado mortos”
- A. Pinheiros Guedes, em CIÊNCIA ESPÍRITA - “A
Ciência Psíquica visa um fim, estuda uma ordem de fatos, emprega métodos,
processos e instrumentos exclusivamente seus: cria teorias, estatui princípios,
estabelece leis, satisfaz assim e preenche todos os requisitos exigidos
pelos foros científicos”
- Russel
Wallace -“Os
fenômenos espíritas estão tão bem comprovados, como os fatos de todas as
outras ciências”
- Gustavo
Geley, em RESUMO DA DOUTRINA ESPÍRITA
- ‘...
esta é uma ciência positiva, baseada no estudo experimental dos fenômenos
psíquicos e nos ensinamentos dos espíritos elevados”
____Há
uma teoria espírita, documentada na prática mediúnica, acerca da sobrevivência
do Espírito e de suas relações com o mundo corporal, material ou físico, mas
ainda não comprovada pela Ciência. Naturalmente, não por culpa dos espíritas,
que cooperariam com entusiasmo, se a Ciência se decidisse a pesquisar os fenômenos
mediúnicos, atendendo às suas peculiaridades e empregando, nas pesquisas, os métodos
apropriados. ____A
expressão “O Espiritismo será científico ou não subsistirá”, atribuída
ao Codificador e citada por confrades, em seus escritos, não é encontrada em
nenhuma obra de Allan Kardec.
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/ciencia/a-ciencia-espirita.html
(Link desativado)
Pedro
Franco Barbosa (Ver: Críticas
aos espíritas )
|
____O Espiritismo
Científico é ainda mais vasto do que a Psicobiofísica,
porque vai além dos limites do mundo visível. Sugere uma Filosofia e, conseqüentemente,
uma Cosmovisão. Pode aceitar, portanto, hipóteses de trabalho vedadas à Psicobiofísica.
____O Espiritismo
Científico parte da base
fundamental da sobrevivência e manifestação de um psi-autônomo que
provoca interferência no nível físico. A Psicobiofísica poderá chegar a tal
prova de sobrevivência, sem que a sobrevivência possa ser utilizada de
imediato para explicar um processo vital ou mecânico. Todavia, enquanto pisam
no terreno da manifestação, o Espiritismo
Científico é o que mais se
identifica com a Psicobiofísica.
[53 - página 22] ____A Psicobiofísica pode
prestar serviço na difusão de princípios defendidos pelo Espiritismo Científico. A Psicobiofísica prestará serviço a toda e
qualquer verdade espiritual, no nível em que vivemos. Como é isto que o Espiritismo Científico objetiva, poderão chegar ao mesmo resultado e à mesma afirmação. No
entanto, a Psicobiofísica tem entrada franca nos simpósios,
conclaves, círculos culturais e científicos, enquanto barrariam o Espiritismo Científico na porta de entrada! Temos comparecido a várias
partes do mundo convidado a participar de importantes conclaves, o que não
ocorreria se nos apresentássemos com a etiqueta do espiritismo,
isto simplesmente porque a palavra espiritismo pressupõe adesão religiosa.
____O importante é que os estudiosos do Espiritismo
Científico não fiquem com receio da Parapsicoloqia
ou da Psicobiofísica, cabendo-lhes pelo contrário colaborar com estes dois capítulos
importantes da ciência contemporânea.No alvorecer da Metapsíquica,
os espíritas cometeram
erro desta natureza, criando resistências, do que se queixava o insigne Charles_Richet. Admitimos que isto trouxe estagnação e malefício para
propagação dos postulados espíritas no mundo, dificultando a aferição da
sua rica fenomenologia. [53 - página 22]
O
CONHECIMENTO ESPÍRITA PRECISA DE DESENVOLVIMENTO
- Kardec
deixou uma obra que parece depender mais da ação do tempo e dos
espíritos para seu crescimento, do que dos homens.
____O Movimento Espírita precisa estar consciente da importância de se
organizar e estruturar mecanismos de incentivo ao aprofundamento do
conhecimento espírita, à pesquisa e à investigação por parte das
instituições espíritas habilitadas, oferecendo alternativas de
viabilização. Neste campo a carência é geral, desde um levantamento
bibliográfico por assunto até uma avaliação metódica de um tratamento
de cura. ____Embora o espiritismo esteja alicerçado na religião (ou moral), filosofia
e ciência, esta última tem recebido menos atenção, fazendo com
que os espíritas continuem utilizando o mesmo referencial científico do
século passado, quase nada construindo nos últimos 50 anos. A situação
fica ainda pior, considerando o avanço científico que o homem está
vivendo em todos os segmentos do conhecimento.
- O
espiritismo não está incluído no acervo do conhecimento humano como
ciência
____A filosofia espírita também não tem recebido esforço para o seu
desenvolvimento. Existem alguns cursos de espiritismo, mas não se tem
notícia de grupos com amplo conhecimento da doutrina, organizados com o
objetivo de aprofundar o que já se sabe, identificando as lacunas
existentes e as eventuais alternativas de complementação para serem
submetidas a uma aprovação universal, como ocorre na ciência, onde
diariamente há novas descobertas. ____Do ponto de vista da comunidade científica, o espiritismo não está
incluído no acervo do conhecimento humano como ciência.
- O
que está faltando para isso?
- A
confirmação dos fenômenos por que método de trabalho?
- Por
quais técnicas?
____Talvez esteja faltando, antes de qualquer especificação, que os
espíritas possam efetivamente assumir a ciência espírita. A questão é:
o que realmente pode ser feito para gerar ações concretas em favor da
ciência espírita? ____A Codificação menciona a necessidade da doutrina espírita, assumir o
seu papel como ciência que estuda as leis que regem o espírito, utilizou
para isso, o método científico teórico-experimental (vigente na
época). O Codificador
também deixa claro que o espiritismo deverá sempre acompanhar a
evolução de todos os ramos da ciência, aperfeiçoando e adequando seus
conhecimentos nos pontos que se fizerem necessários. ____Parece inadequada a atitude de deixar à parapsicologia,
à pesquisadores agnósticos
ou mesmo a individualidades isoladas do movimento espírita, a
responsabilidade de desenvolver a ciência espírita, empregando métodos
científicos na investigação dos fenômenos paranormais. É este
desleixo que vem permitindo a pressão de grupos que desejam a mudança da
doutrina, incorporando conceitos prematuros de TCI, cromoterapia etc.
____Disse Kardec: "...a Doutrina não foi ditada completa, nem
imposta à crença cega; porque é deduzida, pelo trabalho do homem,
da observação dos fatos que os Espíritos lhe põem sob os olhos e
das instruções que lhe dão, instruções que ele estuda, comenta,
compara, a fim de tirar ele próprio as ilações e
aplicações."[A Gênese, Capítulo I, página 19, número
13]
|
- A
mediunidade de efeitos físicos é um bom exemplo do descaso com a
ciência
____É preciso criar condições para o desenvolvimento do conhecimento
espírita, dentro do movimento espírita. Não é imprescindível ser
doutor em ciências ou filosofia para fazer este trabalho, embora
certamente poderemos contar com alguns. Muitas atividades podem ser
realizadas com uma simples orientação ou pelo fornecimento de um método
de trabalho explicitado por técnicas específicas. ____A mediunidade
de efeitos físicos é um bom exemplo do descaso com a
ciência. Em pesquisa feita com as federações do país, recebemos como
resposta:
- "essa
mediunidade já teve sua importância"
- "estamos
preocupados com a evangelização"
- "o
espiritismo não precisa provar nada"
- e
outras frases sofísticas que denotam preconceito, ignorância ou
confusão.
____Assim sendo, muitas casas espíritas não sabem como proceder diante de
colaboradores que manifestam esse tipo de mediunidade. Na falta de uma
orientação de como utilizar adequadamente esse recurso, acabam por
deixar atrofiar essa capacidade de trabalho, como se a mediunidade
fosse adquirida ao acaso, sem a interferência de espíritos superiores,
interessados no melhor aproveitamento das encarnações e na
disseminação do conhecimento. Resultados mais lastimáveis ainda podem
advir da ausência de esclarecimento, como a sua utilização destituída
de preparo, de conhecimentos e até mesmo divorciada da causa do Cristo.
- Seis
centros já realizaram 4.500 reuniões de materialização, com mais
de sete mil horas
____Usamos e abusamos do referencial sobre o assunto, oriundo da iniciativa de
sábios e cientistas do século passado, a maioria descompromissada com o
espiritismo. Por outro lado, o Brasil possui no histórico desse século,
vasto material de estudo e de referência, sejam estas experiências boas
ou más. Haja vista as mediunidades marcantes de:
- Eurípedes
Barsanulfo,
- Ana
Prado,
- Carmine
Mirabelli,
- Francisco
Peixoto Lins,
- João
Rodrigues Cosme,
- José
Pedro de Freitas,
- José
Correa Neves,
- Otília
Diogo
- e
muitos outros ilustres desconhecidos que se dedicaram com amor, as
vezes por decênios, sem que essa experiência seja aproveitada para
estudo ou, pelo menos, respeitada pelos confrades.
____Podemos citar seis Centros que já realizaram cerca de 4500 reuniões de
materialização, totalizando mais de sete mil horas de contato físico e
direto com os espíritos.
- Quem
orienta essas casas?
- Quem
estuda seus trabalhos?
- Que
utilidade tem para a doutrina?
REFERENCIAL
BRASILEIRO EM EFEITOS FÍSICOS
Nome
da Instituição
|
Início-Fim
|
Anos
|
Reuniões
|
1
Centro Espírita Padre Zabeu
| 1945-1985
|
40
|
1800
|
2
Assoc. Cristã Padre Zabeu Kauffmann
| 1952-1986
|
34
|
1500
|
3
Templo do Cristianismo Espírita
| 1956-1986
|
30
|
700
|
4
Centro Espírita Irmão Geraldo
|
1960-1970
|
10
|
100
|
5
Casa dos Espíritos
|
1966-1989
|
23
|
200
|
6
Núcleo Espírita Irmão Kamura
|
1963-1989
|
26
|
200
|
____Total.............................................:
|
____163
|
____4500
|
____André Luiz (espírito) tem transmitido alguns conhecimentos, ainda
parciais, que nos auxilia a melhor compreender os ensinamentos de Kardec
sobre o ectoplasma.
Parece tratar-se de substância situada entre os limites da matéria e do
espírito, derivada do fluido
vital que por sua vez, deriva-se do fluido_cósmico, absorvido no ato de pensar e transformado pelo teor
dos nossos pensamentos,
passando a energizar e a enviar comandos para a manutenção de todas as unidades
celulares do corpo.
____Os fluidos positivos que o ser humano pode doar como forma de caridade,
variam bastante em sua tipologia. Entretanto, tudo indica serem da mesma
espécie ou família do ectoplasma. Graças a essa substância, exalada
dos nossos poros nos momentos de prece
e concentração em objetivos elevados, os espíritos especializados
conseguem levar muitos benefícios aos necessitados:
____Apenas nesse exemplo, fica claro o quanto ainda temos estudar e pesquisar. ____Um caminho para reviver a filosofia e a ciência espírita, poderia ser a
criação de departamentos inseridos no contexto das organizações
espiritistas, voltados para o estudo mais profundo da doutrina, para a
pesquisa e a investigação dos fatos espíritas. Seria um começo. ____A constituição desses departamentos estaria condicionada a algumas
exigências básicas:
- adotar
um modelo padrão de estrutura e organização administrativa;
- acolher
como integrantes os colaboradores que tenham realizado cursos de
espiritismo, com pelo menos 200 horas, ou que possuam notório
conhecimento;
- utilizar
metodologia científica para desenvolvimento e registro dos estudos e
pesquisas;
- desenvolver
os trabalhos, tomando por base as obras de Kardec.
____Poderia ser criado um órgão centralizador e orientador na esfera
federal, estadual ou regional. Suas atribuições básicas seriam:
- instigar
o gosto pelo estudo em base científica;
- cadastrar
e orientar os grupos;
- consolidar
estudos e pesquisas semelhantes;
- favorecer
e coordenar o intercâmbio de informações;
- divulgar
os resultados obtidos quando validados por todos dos grupos.
____Obedecendo a uma metodologia padrão, as casas espíritas que
possuíssem os requisitos mínimos a serem estipulados, integrariam uma
rede de comunicação com os órgãos centralizadores, enviando e
recebendo periodicamente informações. Com isso teria-se constituído
um ciclo, onde a informação é produto e matéria-prima desse sistema,
propiciando um constante desenvolvimento e colaborando na homogeneização
dos conhecimentos. ____Mas isso ainda não basta. É preciso finalmente, o empenho conjunto das
Federações, Uniões, Institutos, Associações e da Imprensa Espírita,
na divulgação e incentivo das atividades de estudo e pesquisa na
doutrina espírita. ____A mediunidade_de_efeitos_físicos é um bom exemplo do não aproveitamento de
fenômenos ocorridos, pela quase absoluta ausência de estudos sérios,
profundos e científicos. Vamos reativar o gosto pela filosofia e a
prática da ciência espírita, para equilibrar o tripé que o espiritismo
está alicerçado. Ivan
René Franzolin http://www.espirito.org.br/portal/palestras/ivan-franzolim/movimento-e-doutrina-movimento.html#conhecimento
(Link desativado) |
PESQUISAS ESPÍRITAS DA ATUALIDADE
____Talvez por serem os pesquisadores profissionais espíritas em pequeno número,
relativamente ao total de adeptos do Espiritismo no Brasil atual, talvez pela
reconhecida falta de tradição dos brasileiros em documentar os fatos (diz-se
que o Brasil é um país sem memória), a produção de obras espíritas de caráter
científico é ainda bastante modesta, mas pode-se pinçar alguns exemplos
importantes que, embora às vezes sem assumirem o título de "científicas",
na abalizada opinião de Chagas[78] são obras inatacavelmente científicas, as
quais podem servir de modelo para a produção de pesquisas para cuja realização
muitos espíritas estão capacitados. Tais obras são:
- Os
já clássicos livros Diálogos com as Sombras[78] e Histórias que os espíritos
contaram[368], de Hermínio C. Miranda,
- e
os livros Surpresas de uma pesquisa mediúnica[369] e Curiosidades de uma
experiência espírita[370] de Nazareno Tourinho.
____Outras obras espíritas que merecem especial destaque, essas assumindo
nitidamente o caráter científico, são:
- Os já mencionados trabalhos de pesquisa sobre reencarnação [48,51], poltergeist[49,...,51], e "drop-in"[52] (manifestação espontânea do espírito de
um falecido que apresenta todos os dados objetivos necessários à sua plena
identificação) de Andrade,
- e o trabalho do químico brasileiro Tubino[76,77] sobre mediunidade_de_ectoplasmia, em que são analisadas as
características dos médiuns< que liberam ectoplasma<, as possíveis conseqüências para o médium do uso inadequado dessa
faculdade, a metodologia de tratamento dos médiuns de ectoplasmia
desequilibrados, onde e como liberar ectoplasma, e algumas características
do ectopLasma liberado para fins de cura.
____Tais obras talvez se constituam nos marcos iniciais do que pode vir a ser
designado de "Período Neocientífico" ou "Período Espírita"
das pesquisas de fenômenos_espíritas, período
esse caracterizado pela superação da visão positivista de ciência e pelo
reconhecimento do caráter inatacavelmente científico da obra de Kardec.
Certamente que há outras obras dignas de nota, mas as acima citadas são
suficientes para o leitor ter uma ideia do que é uma pesquisa genuinamente espírita.
____[48].
Andrade, H. G., Reencarnação no Brasil, O Clarim, Matão, SP, Brasil,
1988. ____[49].
Andrade, H. G., Poltergeist, Pensamento, São Paulo, SP, Brasil, 1988. ____[50].
Andrade, H. G., O Poltergeist de Suzano, Monografia IBPP, São Paulo, SP,
Brasil, 1982. ____[51].
Andrade, H. G., Um Caso que Sugere Reencarnação: Jacira &
Ronaldo, Monografia IBPP, São Paulo, SP, Brasil, 1976. ____[52].
Andrade, H. G., O Caso Ruytemberg Rocha, Monografia IBPP, São Paulo, SP,
Brasil, 1977. ____[76].
Tubino, Mathieu, "Médiuns de Ectoplasmia (parte 1)," Revista
Internacional de Espiritismo, (Brazil), p. 163, Jul. 1992. ____[77].
Tubino, Mathieu, "Médiuns de Ectoplasmia (parte 2)," Revista
Internacional de Espiritismo, (Brazil), p. 197, Aug. 1992. ____[78].
Miranda, Hermínio C., Diálogos com as sombras, FEB, Rio de Janeiro, 1986 ____[368].
Miranda, Hermínio C., Histórias que os espíritos contaram, Liv. Espírita
Alvorada Editora, Salvador, BA, Brasil, 1980. ____[370].
Tourinho, Nazareno, Curiosidades de uma pesquisa mediúnica, Casa Editora
O Clarim, Matão, SP, Brasil, 1983. |
Bibliografia
de Pesquisas Científicas de Fenômenos Espíritas
Autor: Luiz Otávio Saraiva Ferreira - Campinas - SP - Brasil - Junho de 1995.
http://msohn.sites.uol.com.br/colabora.htm
(Link desativado)
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