página acima: Sono natural
Fenômenos hipnagógicos / hipnopômpico
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____Experiências alucinatórias e pseudo-alucinatórias que ocorrem no estado de transição entre o sono e a vigília,...

  • quer antes de adormecer (hipnagógico),

  • quer depois de despertar (hipnopômpico).

____Atinge habitualmente todas as modalidades sensoriais, embora as imagens visuais sejam citadas com bastante freqüência. Alterações cognitivo-afetivas estão por vezes presentes e pode também ocorrer um sobressalto hipnagógico (um estiramento súbito do corpo). As imagens sensoriais estão correlacionadas com períodos iniciais de sono paradoxal (sono REM) e podem estar associadas à narcolepsia. Em geral, contudo, os fenômenos hipnagógicos/hipnopômpicos não são indicativos de processo ou disfunção de natureza patológica.

http://www.psiquiatriageral.com.br/glossario/f.htm

____ Estamos numa espécie de estado hipnagógico quando acabamos de acordar e podemos ainda relembrar nossos sonhos vividamente, mas sem estar plenamente despertos. É o período que antecede a reentrada das lembranças, e preocupações do dia-a-dia na nossa mente. Como a hipnose, o estado hipnagógico é profundamente criativo. Quando passamos por ele, a mente está completamente voltada para dentro e pode ter acesso à inspiração do subconsciente. O estado hipnagógico é considerado por muitos como um estado de genialidade, sem quaisquer fronteiras ou limitações. Neste estado temos acesso a todos os nossos recursos e a nenhuma das restrições auto-impostas.

____Thomas Edison valorizava tanto este estado que desenvolveu sua própria técnica para manter-se nele enquanto trabalhava em suas invenções. Sentando-se numa cadeira especial, Edison usava suas técnicas de relaxamento e meditação para alcançar o estado de consciência entre o sono e a vigília. Ele segurava algumas bolas de bilhar na palma da mão fechada para baixo, repousada no braço da cadeira. Debaixo da mão colocava uma tigela de metal. Se Edison pegasse no sono, sua mão se abriria, as bolas cairiam dentro da tigela e o ruído o despertaria. Depois ele repetia o processo várias vezes.

____O estado hipnagógico é muito parecido com a hipnose e na verdade mais profundo do que muitos níveis da hipnose.

http://www.geocities.com/Athens/Olympus/6896/hipnose.html

Alucinações Hipnagógicas & Hipnopômpicas

http://www.sonhoslucidos.com/2011/03/alucinacoes-hipnagogicas-hipnopompicas.html

Quais são as causas das alucinações hipnagógicas

Uma das possíveis causas das alucinações hipnagógicas encontra-se na saúde mental das pessoas que sofrem desta alteração da realidade. É verdade que nem todas as pessoas que têm alucinações estão doentes, mas uma grande maioria apresenta algum tipo de transtorno do sono que pode ser consequência do aparecimento das alucinações hipnagógicas.

Os transtornos que podem provocar este tipo de alucinação são:

http://saude.umcomo.com.br/artigo/quais-sao-as-causas-das-alucinacoes-hipnagogicas-19758.html

Ver também:
*