GUIA.HEU
22 Anos
Ondas
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A figura seguinte mostra um exemplo de como se forma uma onda complexa (no caso uma onda quadrada simétrica) e o seu respectivo espectro. A forma de onda resultante (em amarelo) é o somatório a todo instante dos termos (em azul)


ESPECTRO:
é a representação das componentes (ou raias ou termos) num gráfico que mostra suas amplitudes versus freqüência .

FORMA DE ONDA: é a representação dos valores intantâneos em função do tempo.

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  • O campo elétrico e o campo magnético são perpendiculares entre si e ambos oscilam perpendicularmente à direção de propagação da onda, como mostra a figura abaixo, onde E é o campo elétrico e M o campo magnético.
  • A velocidade de propagação da onda eletromagnética no vácuo é a velocidade da luz (3 x 108 m/s).
  • O número de ondas que passa por um ponto do espaço num determinado tempo define a freqüência (f) da radiação.
  • A onda eletromagnética pode também ser caracterizada pelo comprimento de onda (lâmpada).
  • Ondas de rádio: baixas freqüências e grandes comprimentos de onda. São utilizadas para comunicação a longa distância.

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Ondas e Acústica

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DUALIDADE DA PARTÍCULA DE ONDA

____Uma descoberta muito interessante que foi feita no século XX era que a luz, que é uma onda, também possui as propriedades das partículas em certas situações. Quando a luz viaja, por exemplo, ela se comporta como uma onda, mas quando chega a uma superflcie, comporta-se como partícula. Então foi descoberto que a luz poderia ser ambas as coisas.
____Foi então proposto que, se ondas algumas vezes poderiam se comportar como partículas, talvez o contrário também pudesse ser verdade. Experimentos conduzidos por Louis de Broglie, e depois de forma independente por outros pesquisadores, demonstraram ser este o caso. Portanto, foi mostrado que uma outra matéria é também como a luz. Dessa forma, a matéria pode exibir as propriedades tanto das ondas como das partículas. Então os blocos fundamentais que se combinam para construir todas as coisas vivas são essencialmente um tipo de matéria que pode atuar como partícula algumas vezes e como onda em outras.
(Ver: Teoria das cordas)

[100 - página 159] - Dr. Sam Parnia

Espectro eletromagnético (Sears e Zemansky)

(Francis Weston Sears e Mark W. Zemansky, Física. Sedegra, 1959, Rio, Figs. 39-1, p. 857)


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Criança precisa de: Amor; Afeto; Educação; Saúde; Esperança e Fé raciocinada

DESAPARECIDOS (Crianças e Adolescentes)