página acima: Virtudes
Perseverança
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

"Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos.
Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança."

(Albert Einstein)

PERSEVERANÇA e

Persevere! A LUZ, gradualmente, talvez imperceptivelmente, penetrará em sua mente e você terá pequenas aberturas da visão interior.

São muitos os que experimentaram um pequeno “clarão de visão interior”, os que brevemente sentiram um toque da “Consciência_Divina” e logo, sem ousarem continuar crendo no momento transcendente de seu despertar, começaram a questionar, duvidaram e finalmente dispersaram o pequeno influxo da “Consciência Divina”. Cuide para não fazer o mesmo. A incredulidade o atrasará, o prenderá no plano da existência material mais do que pode imaginar.

Seja o que for que seja dado a você, e que você seja capaz de receber - apanhe rapidamente e não duvide.

A dúvida destrói o progresso firme, porque cria suas próprias “formas de consciência”, as quais suprimirão e mesmo erradicarão a visão interior que tenha alcançado anteriormente. (Ver: Consciência)

Portanto, a sua escolha de pensamentos, - convicção ou incredulidade, dúvida ou fé - constrói ou destrói o seu progresso na busca da VERDADE.

Qualquer negação apaga de sua consciência o progresso que você tenha conquistado. Além disso, quanto mais alto você ascender na verdade espiritual, mais poderosos se tornam os seus pensamentos.

Assim sendo, crie e mantenha firmemente o seu próprio impulso espiritual e não permita que ninguém interfira e enfraqueça esse impulso. Mantenha-se firme em suas percepções anteriores. Em tempos de dúvida, navegue com pensamentos positivos usando afirmações iluminadoras, agarrando-se às orientações inspiradoras prévias e recordando dos momentos em que suas vibrações de frequências de consciência estavam mais altas. Usando a força de vontade, escolhendo afirmações que contenham “pepitas de ouro” de Verdade espiritual, retorne uma e outra vez a este nível mais elevado de consciência. Não se renda por preguiça mental aos altos e baixos das energias espirituais da consciência, nem se converta em uma “gangorra” espiritual.

Enfatizo fortemente esse perigo de auto-obstrução. Torne-se ativamente consciente dele. Se você conhece algo das narrações de minha vida na Palestina, lembrará que eu também sofri o fenômeno dos altos e baixos da consciência espiritual e que foi necessário retirar-me para as colinas para rezar, meditar e renovar as minhas forças espirituais.

Portanto, compreenda os seus períodos “áridos”, porém não ceda passivamente a eles, pois conduzirão você a uma mudança indesejável de atitudes e padrões mentais/emocionais. Recorra conscientemente a sua Fonte do Ser para receber nova força e para a elevação das frequências de sua consciência, e assim essas fases negativas se reduzirão enormemente em força e duração.

Digo novamente - esteja atento para o modo como você usa a sua mente. Deixe que a sua atividade mental seja sempre construtiva, a fim de que ela possa contribuir para seu crescimento espiritual e não seja um contínuo obstáculo.

[ CARTAS DE CRISTO > Carta 5 ]

____Conta certa lenda que estavam duas crianças patinando num lago congelado. Era uma tarde nublada e fria, e as crianças brincavam despreocupadas. De repente, o gelo se quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou. A outra, vendo seu amiguinho preso e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim quebrá-lo e libertar o amigo.

____Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:

____- Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis!

____Nesse instante, um ancião que passava pelo local, comentou:

____- Eu sei como ele conseguiu.

____Todos perguntaram:

____- Pode nos dizer como?

____- É simples. - respondeu o velho - Não havia ninguém ao seu redor, para lhe dizer que não seria capaz.

Numa viagem de cem léguas podem ocorrer muitas surpresas no derradeiro quilômetro do caminho.

[28a - página 34] - André Luiz

As grandes obras são executadas, não pela força, mas pela perseverança.
(Samuel Johnson)

A LENTE

____Quando menino, eu tinha por apelido, "o fogo-de-palha".

____Estava sempre com um plano novo na cabeça e, a respeito, falava entusiasticamente à minha família.

____Começava a tarefa, porém logo me sentia desanimado e a largava e sinteressado.

____E uma outra ideia magnífica jorrava de meu espírito, para ter o fim de sempre.

____Embora o fato se repetisse constantemente, não havia, em minha casa, comentários a respeito.

____Em certo dia de verão, meu pai, que lia o seu jornal na varanda, chamou-me. Estava com uma lente na mão e me disse:

____Preste atenção e irá ver uma coisa muito interessante. É uma experiência...

____Com o sol incidindo na lente, passeava o foco de luz pela folha do jornal, porém nada acontecia. Eu estava intrigado.

____Então ele deteve o movimento e manteve o ponto de luz imóvel por algum tempo, focalizando os raios solares. Dentro de poucos segundos o papel se incendiou e surgiu ali um furo.

____Escusado é dizer que aquilo me fascinou, mas não entendi logo o significado da experiência. Então meu pai me explicou:

____Meu filho, este princípio se aplica a tudo que fazemos. Para alcançarmos qualquer êxito na vida é indispensável concentrar todos os nossos esforços na tarefa do momento. É como a concentração dos raios do sol filtrados pela lente. Enquanto ela percorreu às tontas a folha do jornal nada aconteceu. Mas, quando se deteve, você viu o furo provocado. Tudo questão de paciência, tempo e concentração. Às vezes, quando estamos prestes a desistir, aparece-nos a solução do problema, justamente como no caso do furo no papel.

____Desse incidente me recordei inúmeras vezes em minha vida, o que me deu sempre muita coragem para perseverar até o fim.

Colaboração de: Ridan Oliveira
mail-to:ridanbalchy@hotmail.com


Aloisio Carlos da silva
Professor, escritor, filósofo e orador Aloísio Carlos da Silva, de Guarapari-ES, ministrando a palestra com o tema “Esperança e Perseverança”.
____Confiram o seu habitual alto astral e bom humor.
http://vimeo.com/15705055

*