página acima: Ação dos espíritos
Assistência espiritual
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

  • Não possuímos o poder, em verdade, de trabalhar, em benefício do homem, pela salvação que ele deve obter pelo seu labor,
  • mas podemos assisti-lo, reconfortá-lo, apoiá-lo, e ele pode atrair a si os socorros pelo poderoso meio da prece.

____Ah! ignorais que força abandonais, não procurando pela prece contínua comungar com os Espíritos puros e bons que estão prontos a vir consolar-vos e instruir-vos. O impulso de louvor que põe a alma em harmonia com Deus e a prece que faz moverem-se os agentes espirituais, são os grandes motores sempre ao serviço do homem; no entanto, este passa por aqueles e entrega-se a ficções em vez de sacudir a sua indolência e de estudar os fatos.

[108 - página 181] - Médium: William Stainton Moses - (1839 - 1892)

____

em vossa vida, tomam parte as entidades do Além: sem que as vejais, perambulam em vosso meio, atuam em vossos atos, sem que os vossos nervos visuais lhes registrem a presença.

____Edificante é observarmos o sacrifício de tantos seres evolvidos que se consagram a sagrados labores, no planeta_das_sombras, quais os da regeneração de individualidades obcecadas no mal, operando abnegadamente a serviço da redenção de todas as almas, atirando-se com destemor a tarefas penosas, cheios de renúncia santificadora.

[71 - página 48] - EMMANUEL - 1938

____Por todos os recantos da Terra, fazem-se ouvir, nos tempos que correm, as vozes dos Espíritos que, na sua infatigável atividade, conduzem a luz da verdade a todos os ambientes, dosando as suas lições segundo o grau de perceptíbilidade daqueles que as recebem.

____Os ensinamentos do Espaço pululam ...

____O Espiritismo tem doutrinado convenientemente a e a Ciência, preparando-as para os esponsais do porvir.

____Se é verdade que a tibieza de alguns trabalhadores, obcecados pelos preconceitos, tem entravado a marcha da doutrina_consoladora, devemos reconhecer que muitas mentalidades, saturadas de suas claridades benditas, têm concorrido com os melhores esforços da sua existência em favor da propagação dos seus salutares princípios, desobrigando-se nobremente dos seus deveres para com a bondade divina.

[71 - página 149] EMMANUEL - 1938

(Ver: Os escolhidos)

____Não falta concurso divino ao trabalhador de boa vontade. Não é fácil prestar assistência espiritual aos homens. Trazer a colaboração fraterna dos planos superiores aos Espíritos encarnados não é obra mecânica, enquadrada em princípios de menor esforço. Claro, portanto, que, para recebê-la, não poderá o homem fugir aos mesmos imperativos. É indispensável lavar o vaso do coração para receber a “água viva”, abandonar envoltórios inferiores, para vestir os “trajes nupciais” da luz eterna.

[103 - página 9] - EMMANUEL - 1944

____
____Na Terra, na qualidade de pais, conseguimos movimentar muitas providências a favor dos filhos; entretanto, aqui, no plano_espiritual, podemos realizar certas medidas em benefício deles, com maior segurança. Nem sempre agimos no mundo com a necessária visão; mas aqui é possível sentir, de mais perto, os interesses imperecíveis daqueles que amamos. O sentimento elevado é sempre um caminho reto para nossa alma; todavia, não podemos dizer o mesmo, a respeito do sentimentalismo cultivado no círculo da Crosta. É preciso que você tenha muito cuidado em não desorganizar a mente.

  • A saudade que fere, impedindo-nos atender à Vontade Divina, não é louvável nem útil. (Ver: Morte de entes queridos)
  • é enfermidade do coração, precipitando-nos em abismos insondáveis do pensamento.

[103 - página 140] - EMMANUEL - 1944

____Os_desencarnados, embora não se fatiguem como as criaturas terrestres, não prescindem da pausa de repouso. Em geral, nossas operações, à noite, são ativas e laboriosas. Apenas um terço dos companheiros espirituais, em serviço na Crosta, conserva-se em atividade diurna.
____Aliás, isto é razoável. O dia terrestre pertence, com mais propriedade, ao serviço do Espírito_encarnado. O homem deve aprender a agir, testemunhando compreensão das leis_divinas. Pelo menos durante certo número de horas, deve estar mais só com as experiências que lhe dizem respeito.
____O dia e a noite constituem, para o homem, uma folha do livro da vida.

  • A maior parte das vezes, a criatura escreve sozinha a página diária, com a ajuda dos sentimentos que lhe são próprios, nas palavras, pensamentos, intenções e atos,
  • e no verso, isto é, na reflexão noturna, ajudamo-la a retificar as lições e acertar as experiências, quando o Senhor no-lo permite. (Ver: Emancipação do Espírito)

[103 - página 214] - André Luiz

Ver também:
*