Spins e Domínios
página acima

-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____O spin foi reconhecido pela primeira vez na equação de onda relativística de Dirac (1928), quando seu papel dinâmico foi também levado em conta de maneira apropriada, já que a equação de Dirac não só "explicou" a existência do spin, mas além disso forneceu o valor correto para o enigmático momento magnético associado. No entanto, raramente se reconhece que houve um certo engano neste aparente triunfo.

____A partir da década de 60, tornou-se claro que o spin não é um efeito essencialmente relativístico. Mas no terreno das interpretações realistas da MQ, certas visões dualistas consideram que o spin é um efeito ondulatório, ao passo que outras abordagens o associam a um movimento clássico de uma partícula!

http://www.fis.ufba.br/dfg/pice/ff/ff-10.htm

____Além do movimento de translação ou de saltos, em derredor do núcleo, os elétrons caracterizam-se igualmente por determinado movimento de rotação sobre o seu próprio eixo, se podemos referir-nos desse modo às partículas que os exprimem, produzindo os efeitos conhecidos por «spins».

____Geralmente, nas camadas do sistema_atômico, os chamados «spins» ou diminutos vórtices

____magnéticos, revelando natureza positiva ou negativa, se compensam uns aos outros, mas não em determinados elementos, como seja o átomo de ferro, no qual existem quatro «spins» ou efeitos magnéticos desajustados nas camadas periféricas, provocando as avançadas peculiaridades magnéticas que se exteriorizam dele, porquanto, reunido a outros átomos da mesma substância, faz que se conjuguem, ocasionando a formação espontânea de ímãs microscópicos ou, mais propriamente, «domínios».

____Esses «domínios» se expressam de maneira irregular ou desordenada, guardando, contudo, a tendência de se alinharem, como, por exemplo, no mesmo átomo de ferro a que nos reportamos.

____Inclinam-se a espontâneo ajustamento, de conformidade com um dos três eixos do cristal desse elemento, mas sofrem obstrução oferecida pelas energias interatômicas, a funcionarem como recursos de atrito contra a mudança provável da condição magnética que lhes é característica. Todavia, se a intensidade magnética do campo for aumentada, alcançando determinado teor, com capacidade de garantir a orientação de cada «domínio», cada «domínio» atingido entra imediatamente no alinhamento magnético e, à medida que se dilate o campo, todos os «domínios» se padronizam pela mesma orientação, tornando-se, dessa forma, o fluxo magnético gradativamente maior.

____Tão logo a totalidade dos «domínios» assume direção idêntica, afirma-se que o corpo ou material está saturado ou, mais exatamente, que já se encontram ocupadas todas as valências dos sistemas atômicos de que esse corpo ou material se compõe.

[29 - página 69] André Luiz 1959

(Ver: Ferromagnetismo e Mediunidade)

____

  • Em todos os elementos atômicos nos quais os efeitos magnéticos ou «spins» se revelam compensados, os «domínios» ou ímãs microscópicos se equilibram na constituicão inter-atômica, com índices de harmonia ou saturação adequados, pelos quais o campo magnético se mostra regular,
  • O que não acontece nos elementos em que os «spins» da camada periférica se evidenciam descompensados ou naqueles que estejam sob regime de excitação.

[29 - página 70] - André Luiz 1959

Spin up e Spin down

____Dois tipos de movimentos eletrônicos são importantes neste moderno modelo posto para explicar o magnetismo:

  • Primeiro um elétron girando em torno do núcleo de um átomo confere uma propriedade magnética à estrutura atômica.
  • O Segundo tipo de movimento eletrônico é o " spin" do elétron em torno do seu próprio eixo. A propriedade magnética da matéria parece originar-se basicamente do spin dos elétrons; cada elétron que gira sobre si mesmo atua como um pequenino imã permanente. Spins opostos são indicados como + e spins; os elétrons que giram em direções opostas tendem a formar pares e, assim, neutralizam seu caráter magnético.

____O caráter magnético de um átomo, como um todo, pode ser fraco devido à interação mútua entre os spins eletrônicos.

http://www.feiradeciencias.com.br/sala13/13_38.asp

Spin semi-inteiro:

Quarks: "u" e "d"

Prótons: uud

Nêutrons: udd

http://cft.fis.uc.pt/eef/braga06/structure/htm/spin_half.htm

Spin dos positrônios

O positrônio é o único átomo já criado em laboratório contendo tanto matéria, quanto antimatéria.

____Spin” é uma propriedade das partículas subatômicas que pode ser visualizada como uma flecha apontando numa direção. A não ser por suas cargas elétricas iguais em intensidade, mas de sinal oposto, elétrons e pósitrons (anti-elétron) são parecidos em tudo. O spin de ambos pode ser igual a 1/2 ou -1/2.

  • Se dentro do positrônio o elétron e o pósitron (anti-elétron) tem spin de sinal contrário, então o átomo está no estado de spin0.
  • Se ambos tem spin na mesma direção, então o positrônio está no estado de spin1.
http://www.unesp.br/universofisico/texto.php?id_noticia=02241105

Left- and right-spin

____Hoje em dia está provado no domínio da biofísica que as estruturas atômicas de todos os campos elétricos e eletromagnéticos possuem um " left spin" (turbilhão à esquerda). Nos tumores e células perturbadas, constatamos também um " left spin". As células e os grupos de células_dos_humanos, animais e plantas de boa saúde possuem um " right spin" (turbilhão à direita). Hoje em dia podemos verificar com vários ensaios científicos, se as células ou os grupos de células "giram para a esquerda" e se têm tendência para fazerem tumores.

http://www.abeiez-tachyon.com/pt/fs.htm?elektro1.htm

SPINTRÔNICA

____A Força que vem do giro do elétron.
Sem rotação, os elétrons têm somente a força elétrica, que atrai prótons e repele outros elétrons. Ao girar em torno de si mesmos, num movimento chamado spin, ganham também força magnética

http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT490692-1719,00.html

Dipolo Magnético

____Cargas elétricas que giram em torno de seu eixo criam um dipolo magnético nuclear denominado momento magnético (SPIN). Spin é uma propriedade da natureza, assim como, é a carga elétrica. Todas as partículas possuem spin.

____O campo magnético é sempre bipolar. Um diminuto ímã criado pela movimentação orbital de uma partícula se denomina dipolo magnético.

Polarizaçào magnética

____A ordenação dos campos magnéticos atômicos, provocada por um campo magnético externo é chamada polarizaçào magnética.

http://cfhr.epm.br/download/aulas/grad/RM.pdf

____O estado de menor energia do átomo de Hidrogénio ocorre quando o Spindo núcleo (protão) é oposto ao Spindo electrão. Se, por alguma razão, os dois Spin’s tiverem a mesma orientação então o átomo evolui para o seu estado de menor energia libertando o excesso. Esse excesso corresponde à radiação rádio de comprimento de onda de 21 cm.

http://www.uma.pt/Investigacao/Astro/Grupo/Divulgacao/Cursos/Sa2001_vl/via_lactea.pdf

____Uma espécie química que emite radiofreqüência (freqüência de rádio) é o átomo de hidrogênio, coincidentemente o tipo de átomo mais abundante no universo. Quando um corpo carregado eletricamente gira ao redor do seu próprio eixo, forma-se campo elétrico que é denominado spin. Cada átomo de hidrogênio (H) possui um próton e um elétron em sua órbita. Tanto o próton como o elétron giram ao redor de seus eixos e possuem spin. O spin do próton pode ser paralelo (os dois giram no mesmo sentido) ou antiparalelo (cada um gira num sentido) ao do elétron. Ao passar da configuração paralela (de maior energia), para a antiparalela (de menor energia) o átomo de hidrogênio emite radiação de freqüência igual a 1.420 megahertz.

http://www2.correioweb.com.br/cw/EDICAO_20021028/sup_gab_281002_21.htm

____Normalmente precisamos de 4 números quânticos para especificar o estado eletrônico do átomo de hidrogên io: n, l, m l e ms. Mas na realidade o próton do átomo de hidrogênio também tem um spin e que é descrito por um número quântico adicional mp. A diferença de energia entre dois estados de spin do próton é 1000 vezes menor do que a diferença de energia entre dois estados de spin do elétron.

____O spin do próton constitui a base da técnica de imagem por ressonância magnética (MRI- Imagiologia). Através dessa técnica pode-se obter a imagem de vários tecidos. A imagem depende da absorção da radiação eletromagnética pelo spin nuclear dos átomos de hidrogênio (da água) presentes no nosso corpo.

http://w3.ualg.pt/~arodrig/fancap6a.DOC

Spin do elétron

____Se admitirmos que o elétron (de carga e) tem um movimento de rotação em torno de si próprio, haverá um momento magnético intrínseco (spin) que deveria ser dado por uma expressão idêntica a (4.28). No entanto, os valores próprios da componente em z do momento angular intrínseco, So número quântico de spin, ms, que no caso do elétron Por analogia com o momento angular postula-se também um número quântico, s, cujo valor para o electrão é s=1/2.

____Um elétron num átomo deve ser descrito pelos seguintes números quânticos n, l, m, s, ms:

  • n = número quântico principal
  • l = número quântico orbital
  • m = número quântico magnético
  • s e ms, números quânticos de spin, sendo s = 1/2 e ms = ±1/2
http://www.lx.it.pt/~alcacer/QF_LEB/4_Atomo_H_completa.pdf

Links:

*