____Consiste
apenas numa opinião particular sobre a natureza
íntima da alma. ____Segundo
esta opinião, a alma e o perispírito não seriam distintos uma do
outro, ou, melhor,
o perispírito seria a própria alma, a se depurar gradualmente por meio
de transmigrações
diversas, como o álcool se depura por meio de diversas destilações,
ao passo
que a Doutrina Espírita considera o perispírito simplesmente como o
envoltório fluídico
da alma, ou do Espírito. ____Sendo matéria o perispírito, se bem que
muito etérea, a alma
seria de uma natureza material mais ou menos essencial, de acordo com o
grau da sua
purificação. ____Este
sistema nada altera com relação ao destino da alma; as condições de
sua felicidade
futura são as mesmas; formando a alma e o perispírito um todo, sob a denominação
de Espírito,
toda a
questão se reduz a considerar homogêneo o todo, em vez de
considerá-lo formado de duas
partes distintas. ____Julgamo-nos,
entretanto, na obrigação de dizer algumas palavras acerca dos fundamentos
em que repousa a opinião
dos que consideram distintos a alma e o perispírito. Ela se baseia no
ensino dos Espíritos,
que nunca divergiam a esse respeito. Referimo-nos aos esclarecidos, porquanto,
entre os Espíritos em geral, muitos há que não sabem mais, que sabem mesmo
menos do que os homens, ao passo que a teoria contraria é de
concepção humana. Não inventamos, nem imaginamos o perispírito, para explicar os
fenômenos. Sua
existência nos foi revelada pelos Espíritos e a experiência no-la
confirmou (O Livro dos
Espíritos, n. 93). ____Apóia-se também no estudo das sensações dos
Espíritos (O Livro dos
Espíritos, n. 257) e, sobretudo, no fenômeno das aparições
tangíveis, fenômeno que,
de conformidade com a opinião que estamos apreciando, implicaria a
solidificação e
a desagregação das partes constitutivas da alma e, pois, a sua
desorganização. ____Além
disso, absurdo admitir-se que esta matéria, que pode ser percebida
pelos nossos sentidos, é, ela própria, o principio inteligente. Seria
o mesmo que confundir o corpo com a alma, ou a roupa com o corpo. ____Quanto à natureza
intima da alma, essa desconhecemo-la. Quando se diz que a alma é
imaterial, deve-se
entendê-lo em sentido relativo, não em sentido absoluto, por isso que
a imaterialidade
absoluta seria o nada. Ora, a alma, ou o Espírito, são alguma coisa.
Qualificando-a
de imaterial, quer-se dizer que sua essência é de tal modo superior,
que nenhuma
analogia tem com o que chamamos matéria e que, assim, para nós, ela é
imaterial.
(O Livro dos Espíritos, ns. 23 e 82). [17b -página 69 item 50] |