página acima: Mecanismos da mente
Alma e Corpo
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____ Aclarando os problemas complexos da alienação_mental na maioria dos Espíritos desencarnados, pelo menos durante algum tempo além_da_morte, vale comentar, ainda que superficialmente, alguns dos experimentos efetuados pela ciência terrestre nos mecanismos nervosos, para que possamos ajuizar da importância da harmonia entre a mente e o seu veículo fisiopsicossomático, no plano físico ou extrafísico.

____Assemelhando-se no conjunto ao musicista e seu instrumento, alma e corpo hão de conjugar-se profundamente um com o outro para a execução do trabalho que a vida lhes reserva.

____E, sabendo-se que a alma é direção e o corpo obediência, é da Lei Divina que o homem receba em si mesmo o fruto da plantação que realizou, visto que, nos órgãos de sua manifestação, recolhe as maiores concessões do Criador para que efetive o seu aperfeiçoamento na Criação.

____Assim sendo, de seu próprio comportamento retira, nos vastos setores em que se lhe processa a evolução, o_bem_ou_o_mal que, lançando ao caminho, estará impondo a si mesmo.

[56 - página 119] - André Luiz, 23/3/1958

____Tem-se procurado explicar, pela prática dos neurologistas, toda a classe de fenômenos intelectuais, através das ações combinadas do sistema nervoso; e, de fato, a Ciência atingiu certezas irrefutáveis, como, por exemplo...

  • a de que uma lesão orgânica faz cessar a manifestação que lhe corresponde
  • e que a destruição de uma rede nervosa faz desaparecer uma faculdade.

____Semelhante asserto, porém, não afasta a verdade da influência de ordem espiritual e invisível, porque se faz mister compreender, não a alma
insulada do corpo, mas ligada a esse corpo, o qual representa a sua forma objetivada, com um aglomerado de matérias imprescindíveis à sua condição de tangibilidade, animadas pela sua vontade e por seus atributos imortais.

____Algumas escolas filosóficas fizeram da alma uma abstração, mas a psicologia moderna restabeleceu a verdade, unindo os elementos psíquicos aos materiais, reconhecendo no corpo a representação da alma, representação material necessária, segundo as leis físicas imperantes na Terra, as quais colocaram no sensório o limite das percepções humanas, que são exíguas em relação ao número ilimitado das vibrações da vida, que para elas se conservam inapreensíveis.

____É, pois, o corpo_espiritual a alma fisiológica, assimilando a matéria ao seu molde, à sua estrutura, a fim de materializar-se no mundo palpável. Sem ele, a fecundação constaria de uma composição amorfa e todas as manifestações inteligentes e sábias da Natureza, que para todos nós devem significar a expressão da vontade divina, constituiriam uma série de fatos irregulares e incompreensíveis, sem objetivo determinado. (Ver: Biogenética)

[71 - página 134] - EMMANUEL - 1938

União da alma e do corpo - Livro dos Espíritos
https://www.youtube.com/watch?v=kARZOITFcyk

Ver também:
*