Diálogo entre
Allan Kardece o Padre, escrito em Paris - 1859 |
____O padre - Se a Igreja, vendo surgir uma nova_doutrina,
nela encontra princípios que, no seu entender, crê dever condenar,
contestai-lhe o direito de discuti-los e de combatê-los, de precaver seus
fiéis contra aquilo que ela considera um erro? ____Allan_Kardec De forma alguma contestamos um direito que
reclamamos para nós mesmos. Se ela tivesse se contido nos limites da
discussão, nada de melhor; mas, lede a maioria dos escritos emanados dos seus
membros ou publicados em nome da religião, os sermões que
pregaram e aí vereis a injúria e a calúnia extravasar de todas as
partes, e os princípios da doutrina sempre indigna e
maldosamente deturpados. - Não
se tem ouvido, do alto do púlpito, seus partidários serem
qualificados de inimigos da sociedade e da ordem pública?
- aqueles que ela
reconduziu para a fé, anatematizados e rejeitados pela Igreja,
pela
razão que ela entende melhor ser incrédulo que crer em
Deus e na alma através do Espiritismo?
- não se afligiram por não haver para os espíritas as fogueiras da
Inquisição?
- em certas localidades, não os
apontaram à repreensão dos seus concidadãos, chegando a fazê-los
perseguir e injuriar nas ruas?
- Não se impôs, a todos os fiéis,
fugirem deles como de pestilentos, desviando os serviçais de entrarem ao seu
serviço?
- As
mulheres não foram solicitadas a separarem-se de seus
maridos, e os maridos de suas mulheres, por causa do Espiritismo?
- Não
se fez perder seus lugares nos empregos, retirando aos operários o pão
do trabalho e aos necessitados o pão da caridade porque eram espíritas?
- Não foram
despedidos de certos asilos até os cegos, porque não
quiseram abjurar sua crença?
- Dizei-me, senhor abade, está
aí a
discussão real?
- Os
espíritas opuseram a injúria pela injúria, o mal pelo
mal?
____Não. A tudo opuseram a calma e a moderação. A consciência pública
já lhes rendeu a justiça de que eles não foram os agressores. O padre - Todo homem sensato deplora esses excessos; mas a
Igreja não poderia ser responsável pelo abuso cometido por
alguns de seus membros pouco esclarecidos. ____Allan Kardec - Concordo com isso; - mas esses membros pouco
esclarecidos são os príncipes da Igreja?
- Vede a pastoral do bispo de Argel
e de alguns outros. Não foi um bispo que ordenou o auto-de-fé de
Barcelona?
- A
superior autoridade eclesiástica não tem todo o poder
sobre os seus subordinados?
____Se, pois, ela tolera sermões indignos no
púlpito evangélico, se favorece a publicação de escritos
injuriosos e difamatórios contra uma classe de cidadãos, se não se
opõe às perseguições exercidas em nome da religião, é porque
ela os aprova. Em resumo, a Igreja, repelindo sistematicamente os espíritas que voltavam para ela, forçou-os a retrocederem; pela
natureza e violência de seus ataques, ela alargou a discussão e a conduziu
para um terreno novo. o Espiritismo não era senão uma simples doutrina
filosófica e foi ela mesma que o engrandeceu apresentando-o como um inimigo
terrível; enfim, foi ela que o proclamou como uma nova religião.
Foi uma imperícia, mas a paixão não raciocina. ____O padre - A religião ensina tudo isso e bastou até o
momento; qual é, pois, a necessidade de uma nova doutrina? ____Allan_Kardec - Se a religião basta, por que há tantos
incrédulos, religiosamente falando? A religião nos ensina, é verdade, e nos diz
para crer; mas há muitas pessoas que não crêem apenas em palavras. O
Espiritismo prova, e faz ver o que a religião ensina por teoria. Aliás, de
onde vêm essas provas? Da manifestação_dos_Espíritos. Ora, é
provável que os Espíritosnão se manifestem senão com a permissão de Deus; se,
pois, Deus, em sua misericórdia, envia aos homens esse socorro para
tirá-los da incredulidade, é uma impiedade recusá-lo. ____O padre - Não discordais, entretanto, que o Espiritismo
não está, sobre todos os pontos, de acordo com a religião. ____Allan Kardec- Meu Deus, senhor abade, todas as religiões dirão
a mesma coisa: os protestantes, os judeus, os muçulmanos, assim como os católicos. - Se o Espiritismo negasse a existência de Deus, da alma,
da sua individualidade e da imortalidade, das
penas_e_das_recompensas_futuras, do livre_arbítrio do homem;
- se o Espiritismo ensinasse que cada um,
neste mundo, não está senão para si e não deve pensar senão em si,
ele seria não somente contrário à religião católica, mas a todas as
religiões do mundo; isso seria a negação de todas as
leis morais, bases das
sociedades humanas.
____Longe disso, os Espíritos proclamam um Deus
único, soberanamente justo e bom; eles dizem que o homem é livre
e responsável por seus atos, recompensado e punido segundo
o bem ou o mal que fez; eles colocam acima de todas as
virtudes a caridade_evangélica e esta regra sublime ensinada pelo
Cristo:
agir para com os outros como gostaríamos que os outros agissem para
conosco. Não estão aí os fundamentos da religião? Eles fazem mais:
nos iniciam nos mistérios da vida_futura, que para nós não é mais uma
abstração, mas uma realidade, porque são aqueles mesmos que conhecemos
que vêm nos descrever suas situações, nos dizer como e porque
eles sofrem ou são felizes. Que há nisso de anti-religioso? Essa
certeza do futuro, de reencontro com aqueles que amamos, não é uma
consolação? Essa grandiosidade da vida espiritual que é
nossa essência,
comparada às mesquinhas preocupações da vida terrestre,
não é
própria para elevar nossa alma e a nos encorajar ao bem? O padre - Eu concordo que para as questões gerais, o
Espiritismo está conforme as grandes verdades do Cristianismo; mas ocorre o
mesmo do ponto de vista dos dogmas? Ele não contradiz certos
princípios que a Igreja nos ensina? ____Allan_Kardec- O Espiritismo é, antes de tudo, uma ciência e
não se ocupa com questões dogmáticas. Essa ciência tem conseqüências
morais como todas as ciências filosóficas; são essas
conseqüências boas ou más? Pode-se julgá-las pelos princípios gerais que acabo de
lembrar. Algumas pessoas estão equivocadas sobre o verdadeiro caráter do
Espiritismo. A questão é bastante grave e merece algum desenvolvimento. ____citemos primeiro uma comparação: a eletricidade, estando
na Natureza, existiu de todos os tempos e de todos os tempos também
produziu os efeitos que nós conhecemos e muitos outros efeitos que
não conhecemos ainda. Os homens, na ignorância da causa
verdadeira, explicaram esses efeitos de uma maneira mais ou menos
bizarra. A descoberta da eletricidade e das suas propriedades veio
desmoronar uma multidão de teorias absurdas, lançando luz
sobre
mais de um mistério da Natureza. O que a eletricidade e as ciências
físicas em geral fizeram por certos fenômenos, o Espiritismo fez por
fenômenos de uma outra ordem. (Ver: Ciência_e_Espírito) ____O Espiritismo está fundado sobre a existência de um
mundo invisível, formado de seres incorpóreos que povoam o espaço, e que
não são outros senão as almas daqueles que viveram sobre a
Terra,
ou em outros globos, onde deixaram seu envoltório_material.
São a esses seres que damos o nome de Espíritos. Eles nos rodeiam
permanentemente, exercendo sobre os homens, com o seu desconhecimento,
uma_grande_influência; eles desempenham um papel muito ativo no
mundo moral, e, até um certo ponto, no mundo físico. O
Espiritismo,
pois, está na Natureza e pode-se dizer que, em uma certa ordem
de
ideias, é uma potência, como a eletricidade o é em outro ponto de
vista, como a gravitação o é em outro. Os_fenômenos, dos quais o
mundo invisível é a fonte, são efeitos produzidos em todos os tempos; eis
porque a história de todos os povos deles faz menção. Somente que, em sua
ignorância, como para a eletricidade, os homens atribuíram esses
fenômenos a causas mais ou menos racionais, e deram a esse respeito
livre curso à imaginação. ____O Espiritismo, melhor observado depois que se vulgarizou,
veio lançar luz sobre uma multidão de questões até aqui insolúveis
ou mal compreendidas. Seu verdadeiro caráter, pois, é o de uma
ciência, e nãode uma religião; e a prova disso é que conta entre seus
adeptos homens de todas_as_crenças, que não renunciaram por isso às
suas convicções: - católicos fervorosos que não praticam menos todos os
deveres de seu culto, quando não são repelidos pela
Igreja,
- protestantes de todas as seitas,
- israelitas,
- muçulmanos,
- e até budistas
e
brâmanes.
____Ele repousa, pois, sobre princípios independentes de toda
questão
dogmática. Suas conseqüências morais estão no sentido do Cristianismo,
porque o Cristianismo é, de todas as doutrinas, a mais
esclarecida
e a mais pura, e é por essa razão que, de todas as seitas
religiosas do
mundo, os cristãos estão mais aptos a compreendê-lo em sua
verdadeira essência. ____Pode-se, por isso, fazer-lhe uma censura? Cada um, sem
dúvida, pode fazer uma religião de suas opiniões, interpretar à
vontade as religiões conhecidas, mas daí à constituição de uma nova Igreja,
há distância. ____O padre - Pois bem! que dizem os Espíritos superiores com
respeito à religião? Os bons devem nos aconselhar, nos guiar.
Suponho que eu não tenha nenhuma religião e queira uma. Se eu lhes
perguntar: me aconselhais que me torne católico, protestante,
anglicano, quaker, judeu, maometano ou mórmon, que responderão eles? ____Allan Kardec - Há dois pontos a considerar nas religiões: - Os
princípios gerais, comuns a todos,
- e os princípios particulares a cada uma.
____Os primeiros são aqueles de que falamos a toda hora, e que todos os
Espíritos proclamam qualquer que seja sua posição. Quanto aos
segundos, os Espíritos vulgares, sem serem maus, podem ter preferências e opiniões;
eles podem preconizar tal ou tal forma. Eles podem, pois,
encorajar em certas práticas, seja por convicção pessoal, seja
porque conservam as ideias da vida terrestre, seja por prudência, para não
assustar consciências tímidas. Credes, por exemplo,
que um
Espírito esclarecido, fosse mesmo Fénelon, dirigindo-se a um
muçulmano, irá desastradamente dizer-lhe que Maomé era um impostor, e
que estará perdido se não se tornar cristão? Ele se guardará
disso, porque será repelido. ____Os Espíritos superiores, e quando não são solicitados
por nenhuma consideração especial, não se preocupam com questões
de detalhes. Eles se limitam a dizer: "Deus é bom e justo; ele
não quer senão o bem; a melhor de todas as religiões, pois, é aquela que não
ensina senão conforme a bondade e a justiça de Deus; que dá de Deus
uma ideia mais ampla, mais sublime, e não o rebaixa emprestando-lhe
a pequenez e as paixões_da_Humanidade; que torna os homens bons e
virtuosos e lhes ensina a se amarem todos como irmãos;
que condena
todo mal feito ao próximo; que não autoriza a injustiça sob
qualquer forma ou pretexto que seja; que não prescreve nada de contrário
às leis imutáveis da Natureza, porque Deus não pode se
contradizer; aquela cujos ministros dão o melhor exemplo de bondade, de caridade e de moralidade; aquela que tende a combater melhor o
egoísmo e a lisonjear menos o orgulho e a
vaidade dos homens; aquela,
enfim, em nome da qual se comete menos mal, porque uma boa religião
não pode ser o pretexto de um mal qualquer; ela não deve lhe
deixar nenhuma porta aberta, nem diretamente, nem pela interpretação. ____Vede, julgai e escolhei. ____O padre - Suponho que certos pontos da doutrina católica
sejam contestados pelos Espíritos, que considerais como
superiores. Suponho mesmo que esses pontos sejam errados; aquele para quem
eles são artigos de fé, errados ou certos, que os pratica em
conseqüência, pode essa crença, segundo esses mesmos Espíritos, ser
prejudicial à sua salvação? ____Allan_Kardec - Seguramente não, se essa crença não o afasta da
prática do bem, se, ao contrário, ela o incita a isso; enquanto que, a
crença mais bem fundada, o prejudicará, evidentemente, se ela lhe é
ocasião para a prática do mal, de falta de caridade para com seu
próximo, se o torna duro e egoísta, porque, então, ele não age conforme a
lei de Deus, e Deus considera o pensamento antes dos atos. Quem ousaria
sustentar o contrário? ____Pensais, por exemplo, que um homem que cresse
perfeitamente em Deus, e que, em nome de Deus, cometesse atos desumanos ou
contrários à caridade, sua fé lhe seja muito
proveitosa? Não é tanto mais culpado quanto maiores os meios de esclarecimentos? ____O padre - Assim, o católico fervoroso que cumpre
escrupulosamente os deveres do seu culto não é censurado pelos Espíritos? ____Allan_Kardec - Não, se é para ele uma questão de consciência,
se o faz com sinceridade; sim, mil vezes sim, se é por hipocrisia, e
se não há nele senão uma piedade aparente. ____Os Espíritos superiores, aqueles que têm por missão o
progresso_da Humanidade, se erguem contra todos os abusos que podem
retardar esse progresso, qualquer que seja a sua natureza, e
quaisquer que sejam os indivíduos ou as classes sociais que deles se
aproveitam. Ora, não negareis que a religião disso não esteve sempre
isenta; se, entre seus ministros, há os que cumprem sua missão com um
devotamento todo cristão, que a fazem grande, bela e respeitável,
concordareis que nem todos cumpriram sempre a santidade do seu ministério.
Os Espíritos eliminam o mal por toda parte onde ele se
encontre; assinalar os abusos da religião é atacá-la? Ela não tem
maiores
inimigos que aqueles que os defendem, porque são esses abusos que
fazem nascer o pensamento de que alguma coisa de melhor pode
substituí-la. Se a religião corresse um perigo qualquer, seria necessário
atribuí-lo àqueles que dela dão uma falsa ideia, transformando-a numa arena
das paixõeshumanas, e que a exploram em proveito da sua ambição. ____O padre - Dizeis que o Espiritismo não discute os dogmas,
e, todavia, admite certos pontos combatidos pela Igreja, tais como,
por exemplo, - a reencarnação,
- a presença do homem sobre a Terra antes
de Adão;
o
Espiritismo nega: ____Allan_Kardec - Esses pontos foram discutidos durante muito tempo,
e não foi o Espiritismo que os questionou; são opiniões das quais
algumas mesmo são contestadas pela teologia e que o futuro julgará. Um
grande princípio os domina a todos: a prática do bem, que é a
lei superior, a condição sine qua non do nosso futuro, como nos prova o
estado dos Espíritos que se comunicam conosco.
____...
____O Espírito tem, assim, o arbítrio de sua própria sorte; ele pode
prolongar seus_ sofrimentos pela sua obstinação no mal, abrandá-los ou
abreviá-los pelos seus esforços em fazer o bem. ____A duração do castigo estando subordinada ao arrependimento, disso resulta que o Espírito culpado que não se arrependesse e
não se melhorasse jamais, sofreria sempre, e que, para ele, a
pena seria eterna. A eternidade das
penas, pois, deve-se entender no sentido
relativo e não no sentido absoluto. ____Uma condição inerente à inferioridade dos Espíritos é
de, não podendover o termo da sua situação, crer que sofrerão sempre;
é para eles um castigo. Mas, desde que sua alma se abra ao
arrependimento, Deus lhes faz entrever um raio de esperança. ____Esta doutrina, evidentemente, está mais conforme a
justiça de Deus, que pune enquanto se persiste no mal e perdoa quando se
entra no bom caminho. Quem a imaginou? Nós? Não; são os Espíritos
que a ensinam e a provam pelos exemplos que colocam diariamente sob nossos
olhos. ____Os Espíritos não negam, pois, as penas_futuras, uma vez
que descrevem seus próprios sofrimentos; e esse quadro nos toca mais
que os das chamas_perpétuas, porque tudo nele é perfeitamente
lógico. ____Compreende-se que isso é impossível, que deve sê-lo
assim, que essa situação é uma conseqüência toda natural das coisas;
pode ser aceita pelo pensador filósofo, porque nada nisso repugna a
razão. Eis porque as crenças espíritas conduziram ao bem uma multidão de
pessoas, mesmo materialistas, que o medo do inferno, tal como nos
é pintado, não tinha podido deter. ____O padre - Admitindo vosso raciocínio, pensais que falta
ao vulgo imagens mais apavorantes do que uma filosofia que ele não
pode compreender? ____Allan_Kardec - Está aí um erro que fez mais de um materialista
ou, pelo menos, desviou mais de um homem da religião. Chega um momento em
que essas imagens não assustam mais e, então, as pessoas que
não se aprofundam, rejeitando uma parte, rejeitam o todo, porque
dizem: se me ensinaram como uma verdade incontestável um princípio
que é falso, se me deram uma imagem, uma figura pela realidade, quem me
diz que o resto é mais verdadeiro? Se, ao contrário, a razão,
num crescente, não repele nada, a fé se fortifica. A religião ganhará
sempre seguindo o progresso das ideias; se nunca ela devesse periclitar,
seria porque os homens não teriam avançado e ela permanecido
estacionária. Éequivocar-se com a época crer que se pode,
hoje, conduzir
os homens pelo temor do demônio e das torturas eternas. O padre - Não fazeis, entretanto, as evocações depois
de uma fórmula religiosa? ____Allan_Kardec - Seguramente colocamos um sentimento de
religiosidade nas evocações e nas nossas
reuniões, mas não há fórmula sacramental; para os Espíritos o pensamento_é_tudo_e_a_forma_nada.
Nós os chamamos em nome de Deus porque cremos em Deus, e sabemos
que nada se faz neste mundo sem sua permissão, e que se Deus
não lhes permitir vir, eles não virão. Procedemos
em nossos
trabalhos com calma e recolhimento, porque é uma condição
necessária para
as observações, e, em segundo lugar, porque conhecemos o
respeito que se
deve àqueles que não vivem mais sobre a Terra, qualquer que
seja sua condição, feliz ou infeliz, no mundo_dos_Espíritos.
Fazemos um apelo aos bons_Espíritos porque, sabendo que há bons e maus,
resulta que estes_últimos não vêem se misturar fraudulentamente nas
comunicações que recebemos. O que tudo isso prova? Que nós não somos
ateus, mas isso não implica, de nenhum modo, que sejamos religiosos.
____O padre - Se a Igreja proíbe as comunicações com os
Espíritos dosmortos é porque são contrárias à religião, como
estão formalmente condenadas pelo Evangelho e por Moisés. Este último,
pronunciando a pena de morte contra essas práticas, prova quanto elas
são repreensíveis aos olhos de Deus. ____Allan_Kardec - Eu vos peço perdão, mas essa proibição não
está em nenhuma parte no Evangelho; ela está somente na lei mosaica.
Trata-se, pois, de saber se a Igreja coloca a lei mosaica acima da lei
evangélica, quer dizer, se ela é mais judaica que cristã. Observe-se mesmo que
de todas as religiões, a que faz menos oposição ao Espiritismo é a Judaica, e que ela não tem invocado a lei de Moisés, sobre as quais se
apóiam as seitas cristãs, contra as evocações.
(Ver: Culto_aos_mortos
e TCI) ____Se as prescrições
bíblicas são o código dafé cristã, por que interditar a leitura da Bíblia ? Que
se diria se seproibisse a um cidadão estudar o código das leis de seu
país? ____A proibição feita por Moisés tinha então sua razão de
ser, porque o legislador hebreu queria que seu povo rompesse com todos
os costumes adquiridos entre os Egípcios, e que este, do qual se
trata aqui, era um motivo de abusos. Não se evocavam os mortos por respeito
e afeição por eles, nem com um sentimento de piedade; era um meio de
adivinhação, objeto de um tráfico vergonhoso explorado
pelo charlatanismo e a superstição; portanto, Moisés teve
razão em proibi-la. ____Se ele pronunciou contra esse abuso uma penalidade severa,
é que precisava de meios rigorosos para governar seu povo
indisciplinado; também a pena_de_morte está prodigalizada na sua
legislação. Apóia-se erradamente sobre a severidade do castigo para provar o
grau de culpabilidade da evocação dos mortos. ____Se a proibição de evocar os mortos veio do próprio
Deus, como pretende a Igreja, deve ter sido Deus quem editou a pena de morte contra os infratores. - A pena tem, pois, uma origem tão
sacra quanto a proibição; por que não a conservaram?
- Moisés promulgou
todas as suas leis em nome de Deus, e por sua ordem. Se se crê que Deus
seja seu autor, por que não são elas mais observadas?
- Se a lei de
Moisés é para a Igreja um artigo de fé sobre algum ponto, por que não
o é sobre todos?
- Por que a ela recorrer naquilo que tem necessidade e
repeli-la no que não convém?
- Por que não segui-la em todas as suas
prescrições, a circuncisão, entre outras, que Jesus suportou e não
aboliu?
____Havia na lei mosaica duas partes: - primeiro, a lei de Deus,
resumida nas tábuas do Sinai, e que permaneceu porque era divina e o
Cristo não fez senão desenvolvê-la
- segundo, a lei civil ou
disciplinar, apropriada aos costumes da época e que o Cristo aboliu.
____Hoje, as circunstâncias não são as mesmas e a
proibição de Moisés não tem mais cabimento. - Aliás, se a Igreja proíbe evocar os mortos, pode ela impedir que eles venham sem que sejam chamados?
- Não
se vê todos os dias pessoas que jamais se ocuparam com o
Espiritismo, como se via antes que ele fosse discutido, ter manifestações
de todos os gêneros?
____Outra contradição: se Moisés proibiu a evocação dos
Espíritos dosmortos, é porque esses Espíritos poderiam vir, de outro
modo a proibição teria sido inútil. Se eles podiam vir naquele
tempo, podem ainda hoje; se eles são os Espíritos dos mortos, não
são, pois, exclusivamente demônios. É preciso ser
lógico antes de
tudo. (Ver: Comunicação
com os mortos segundo o Catolicismo) O padre - A Igreja, com efeito, reconhece hoje que o
inferno material é uma figura; mas isso não exclui a existência dos demônios; sem eles, como explicar a influência do mal que não pode vir de
Deus? ____Allan_Kardec - O Espiritismo não admite os demônios no sentido
vulgar da palavra, mas admite os maus_Espíritos que não valem
melhor e que fazem igualmente o mal, suscitando maus pensamentos;
somente ele diz que esses não são seres à parte, criados para o mal
e perpetuamente devotados ao mal, espécie de párias da
criação e carrascos do gênero humano; são seres atrasados, ainda
imperfeitos, mas aos quais Deus reserva o futuro. Isso está de acordo
com a Igreja Católica grega que admite a conversão de Satã, alusão
ao melhoramento dos maus Espíritos. Anotai ainda que a
palavra demônio não implica a ideia de maus Espíritos senão pela
acepção moderna que lhe foi dada, porque a palavra grega daímôn significa gênio, inteligência. ____Ora, admitir a comunicação dos maus Espíritos é
reconhecer, em princípio, a realidade das manifestações. É preciso
saber se só eles se comunicam, como o afirma a Igreja para motivar a
proibição que faz de comunicar-se com os Espíritos. Invocamos aqui o
raciocínio e os fatos. Se Espíritos, quaisquer que sejam, se comunicam, não é
senão com a permissão de Deus: compreender-se-ia que ele permitisse
apenas aos maus? Como? enquanto que deixaria a estes toda a liberdade
de vir enganar os homens, interditaria aos bons de virem
contrabalançar, neutralizar suas perniciosas doutrinas? Crer que seja
assim não seria colocar em dúvida seu poder e sua bondade e fazer de
Satã um rival da divindade? A Bíblia, o Evangelho, os Pais
da Igreja,
reconhecem perfeitamente a possibilidade de comunicação_com_o_mundo invisível, e desse mundo os bons não estão excluídos; por que, pois,
o seriam hoje? ____Aliás, a Igreja admitindo a autenticidade de certas aparições e comunicações de santos, exclui por isso mesmo a ideia
de que não se pode ter relações senão com os maus Espíritos.
Seguramente, quando as comunicações não encerram senão coisas boas, como a
pregação da moral evangélica mais pura e mais sublime, a abnegação,
o desinteresse e o amor_ao_próximo; quando aí se combate o
mal, com qualquer coloração que ele se apresente, é
racional
crer-se que o Espírito maligno vem assim realizar seu trabalho? ____O padre - O Evangelho nos ensina que o anjo das trevas, ou Satã, se transforma em anjo de luz para seduzir os homens. ____Allan_Kardec - Satã, segundo o Espiritismo e a opinião de muitos
filósofos cristãos, não é um ser real; é a personificação do
mal, como outrora Saturno era a personificação do tempo. A Igreja prende
à letra essa figura alegórica; é um negócio de opinião que eu não
discutirei.
____Admitamos, por um instante, que Satã seja um ser real; a
Igreja, à força de exagerar seu poder para amedrontar, chega a um
resultado todo contrário, quer dizer, à destruição, não só de
todo medo mas também de toda crença em sua pessoa, segundo o
provérbio: "quem quer muito provar não prova nada". Ela o representa
comoeminentemente fino, sagaz e astuto, e na questão do
Espiritismo o faz representar o papel de um tolo e de um inábil. ____Uma vez que o objetivo de Satã é alimentar o inferno com
suas vítimas e arrebatar almas de Deus, compreende-se que ele se dirija
àqueles que estão no caminho do bem para os induzir ao mal, e que por
isso ele se transforme, segundo uma muito bela alegoria, em anjo da
luz, quer dizer, simule hipocritamente a virtude; mas que ele deixe
escapar aqueles que já tem em suas garras é o que não se
compreende. Aqueles que não crêem nem em Deus, nem_em_sua_alma, que
desprezaram a prece e estão mergulhados no vício, estão para ele
tanto quanto é possível estar; nada mais há a fazer para
os afundar
mais na lama; ora, incitá-los a retornar a Deus, a lhe pedir, a
submeter-se
à sua vontade, encorajá-los a renunciar ao mal mostrando-lhe a
felicidade dos eleitos, e a triste sorte que espera os maus, seria ato de um
tolo,
mais estúpido que se desse a liberdade a pássaros engaiolados com o
pensamento de os recuperar em seguida. ____Há, pois, na doutrina da comunicação exclusiva dos demônios uma contradição que fere o homem sensato; por isso não se
persuadirá jamais que os Espíritos que reconduzem a Deus aqueles que
o negavam, ao bem, aqueles que faziam o mal, que consolam os aflitos,
dão força e coragem aos fracos; que, pela sublimidade dos seus
ensinamentos elevam a alma acima da vida material, sejam os
subordinados de Satã, e que, por esse motivo, deve-se
interditar toda relação
com o mundo invisível. ____O padre - A Igreja não nega que os bons_Espíritos possam
se comunicar, uma vez que reconhece que os santos se manifestaram;
A Igreja,
porém, não pode considerar como bons
os que vêm contradizer seus princípios imutáveis. Os
Espíritos ensinam as penas_e_as_recompensas_futuras, mas não ensinam como
a Igreja; só a Igreja pode julgar seus
ensinamentos e discernir os bons dos maus. ____Allan_Kardec - Eis a grande questão. Galileu foi acusado de
heresia e de ser inspirado pelo demônio, porque revelou uma lei da
Natureza provando o erro de uma crença que se acreditava inatacável; fossem
considerados como bons aqueles que vêm contradizer todos os pontos arraigados na
opinião exclusiva da Igreja, ou não tivessem proclamado
a liberdade de consciência e condenado certos abusos, eles teriam sido
os bem-vindos e não seriam qualificados de demônio. ____Tal é também a razão pela qual todas_as_religiões, os
muçulmanos tanto quanto os católicos, se crêem na posse exclusiva da
verdade absoluta, considerando como obra do demônio toda doutrina que não
coincide inteiramente com seu ponto de vista. Ora, os Espíritos
não vêm destruir a religião mas, como Galileu, revelar novas leis da
Natureza. Se alguns pontos de fé passam por isso, é que, da mesma forma que
a crença no movimento do Sol, eles estão em contradição com essas
leis. A questão é de saber se um artigo de fé pode anular uma lei da
Natureza, que é obra de Deus; e se, essa lei reconhecida, não é mais
sábio interpretar o dogma no sentido da lei ao invés de atribuir esta ao demônio. O padre - Passemos sobre a questão dos demônios, pois eu
sei que ela é diversamente interpretada pelos teólogos. Mas o
sistema da reencarnação me parece mais difícil conciliar com os
dogmas, porque ele não é uma outra coisa senão a metempsicose renovada de
Pitágoras. ____Allan Kardec - Este não é o momento de discutir uma questão que
exigiria um longo desenvolvimento; encontrá-la-eis tratada em: - O
Livro dos Espíritos (nº 166 e seguintes, idem 222)
- e em
A Moral do Evangelho
Segundo o Espiritismo (cap.
IV e V).
____Eu não direi sobre isso, pois,
senão duas palavras. ____A metempsicose dos antigos consistia na transmigração da
alma do homem nos animais, o que implicava uma degradação. De
resto, essa doutrina não era o que se acredita vulgarmente. A
transmigração nos animais não era considerada como uma condição inerente
à natureza da alma_humana, mas como um castigo temporário; - é assim que
as almas dos assassinos passariam no corpo de animais ferozes para
aí receberem sua punição;
- a dos impudicos nos porcos e nos
javalis;
- as dos inconstantes e dos avoados, nos pássaros;
- as dos
preguiçosos e dos ignorantes nos animais aquáticos.
____Depois de alguns
milhares de anos, mais ou menos segundo a culpabilidade dessa espécie de
prisão, a alma reentraria na Humanidade. A encarnação animal não era,
pois, uma condição absoluta, e ela se aliava, como se vê, à
reencarnação humana, e a prova disso é que a punição dos homens tímidos
consistia em passar no corpo de mulheres expostas ao desprezo e às injúrias. (1) Era uma espécie de espantalho para os simples, bem mais que um
artigo de fé entre os filósofos.
- Da mesma forma que se diz à
crianças: "se sois maus o lobo vos comerá",
- Os
antigos diziam aos
criminosos: "tornar-vos-eis lobos".
- Hoje se lhes diz: "o
diabo vos tomará e
vos carregará para o inferno".
____(1) Ver A pluralidade das
existências da alma, por Pezzani. ____A pluralidade_das_existências, segundo o Espiritismo,
difere essencialmente da metempsicose, no sentido de que não
admite a encarnação da alma nos animais, mesmo como punição. Os
Espíritos ensinam que aalma não
retrograda, mas que progride sem
cessar. Suas diferentes existências corporais se realizam na
Humanidade; cada existência é para ela um passo adiante na senda do
progresso intelectual e moral, o que é bem diferente. Não
podendo
adquirir um desenvolvimento completo em uma única existência,
freqüentemente abreviada por causas acidentais, Deus lhe permite
continuar em uma nova encarnação a tarefa que ela não pôde acabar, ou
de recomeçar a que fez mal. A expiação na vida corporal consiste nas
tribulações que aí se suporta. ____Quanto à questão de saber se a pluralidade das
existências é, ou não, contrária a certos dogmas_da_Igreja, eu me limitarei a
dizer isto: De duas coisas uma, ou a reencarnação existe ou não
existe; se ela existe é porque está nas leis da Natureza. Para provar
que ela não existe seria preciso provar que ela é contrária, não
aos dogmas, mas a essas leis, e que se pode encontrar uma outra que explique
mais claramente e mais logicamente, as questões que só ela
pode resolver. ____De resto, é fácil demonstrar que certos dogmas aí
encontram uma sanção racional que os faz aceitos por aqueles que os
repeliam por não compreendê-los. Não se trata, pois, de destruir, mas de
interpretar, o que acontecerá mais tarde pela força das coisas. Aqueles
que não quiserem aceitar a interpretação estarão perfeitamente
livres, como estão, hoje, de crer que é o Sol que gira ao redor da
Terra. A ideia da pluralidade das existências se vulgariza com uma
espantosa rapidez em razão de sua extrema lógica e da sua conformidade com a
justiça de Deus. Quando ela for reconhecida como verdade natural e
for aceita por todo o mundo, que fará a Igreja? ____Em resumo, a reencarnação não é um sistema imaginado
pelas necessidades de uma causa, nem uma opinião pessoal; é,
ou não é, um fato. Se está demonstrado
que certas coisas que existem são materialmente
impossíveis sem a reencarnação, é
preciso admitir que elas são o fato da
reencarnação, pois se ela está na Natureza, não poderia ser anulada por uma
opinião contrária. ____O padre Aqueles que não crêem nos Espíritos e em suas manifestações,
são, no dizer dos Espíritos, menos
dotados na vida futura? ____Allan_Kardec - Se essa crença fosse indispensável à salvação
dos homens, em que se tornariam aqueles que, desde que o mundo existe,
não a puderam ter, e aqueles que, por muito tempo ainda,
morrerão sem a ter? Deus pode lhes fechar a porta do futuro? Não; os
Espíritos que nos instruem são mais lógicos que isso e nos dizem: Deus é
soberanamente justo e bom, e não faz depender a sorte futura do homem,
de condições independentes da sua vontade; eles não dizem:
fora
do Espiritismo não há salvação, mas como o Cristo: fora da caridade não há salvação. O padre - Então, permiti-me dizer-vos que, desde o
momento em que os Espíritos não ensinam senão os princípios da moral
que encontramos no Evangelho, eu não vejo que utilidade pode ter o Espiritismo, uma vez que podíamos nos salvar antes e que ainda podemos
fazê-lo sem ele. ____Não seria o mesmo se os Espíritos viessem ensinar
algumas grandes verdades novas, alguns princípios que mudassem a face do
mundo, como fez o Cristo. Pelo menos era só o Cristo, sua
doutrina era única, enquanto que os Espíritos são milhares que se
contradizem; uns dizem branco, outros preto; de onde seguiu-se que, desde o
princípio, seus partidários formam já várias seitas. Não seria melhor
deixar os Espíritos tranqüilos e nos atermos ao que
temos? ____Allan Kardec - Errais, senhor, em não sair do vosso ponto de
vista e de tomar a Igreja como único critério dos conhecimentos humanos. Se
Cristo disse a verdade, o Espiritismo não podia dizer outra coisa e,
em lugar de lhe lançar pedras, se deveria acolhê-lo como um poderoso
auxiliar que veio confirmar, por todas as vozes de além-túmulo, as
verdades fundamentais da religião, combatidas pela incredulidade.
Que o materialismo o combata, isso se compreende; mas que a
Igreja se ligue contra ele com o materialismo, é menos concebível. O que
é de todo inconseqüente é que ela qualifica de demoníaco um
ensinamento que se apóia sobre a mesma autoridade, e
proclama a missão
divina do fundador do Cristianismo. ____Mas Cristo disse tudo? podia tudo revelar? Não, porque
ele mesmo disse: "teria ainda muitas coisas a vos dizer, mas não as
compreenderíeis, por isso vos falo por parábolas". O Espiritismo vem,
hoje que o homem está maduro para o compreender, completar e explicar o que
Cristo não fez senão esflorar, ou não disse senão sob a forma
alegórica. Direis, sem dúvida, que o mérito dessa explicação pertence à
Igreja. Mas a qual? à Igreja romana, grega ou protestante? Uma vez que elas não
estão de acordo, cada uma explicou no seu sentido e reivindicou
esse privilégio. (Ver: Consolador
prometido) ____Qual aquela que religou todos os cultos dissidentes? Deus,
que é sábio, prevendo que os homens aí misturariam suas paixões e
seus preconceitos, não quis lhes confiar os cuidados dessa
nova revelação: disso encarregou os Espíritos, seus mensageiros, que a
proclamam sobre todos os pontos do globo, isso fora de todo culto
particular, a fim de que ela possa se aplicar a todos, e que ninguém a
desvie em proveito próprio. - Por outro lado, os diversos cultos cristãos não estão
em nada afastados do caminho traçado pelo Cristo?
- Seus preceitos de moral são escrupulosamente observados?
- Não se tem desvirtuado suas
palavras para fazê-las um apoio da ambição e das
paixões humanas, que são por elas condenadas?
- Ora, o Espiritismo, pela voz dos
Espíritos enviados de Deus, vem chamar à estrita observação de seus preceitos
aqueles que deles se afastam; não seria esse último motivo que o faz
qualificar de obra satânica?
____Erradamente, dais o nome de seitas a algumas divergências de opiniões relacionadas com os
fenômenos_espíritas. Não é de
espantar que, no início de uma ciência, quando para muitos as
observações eram ainda incompletas, tenham surgido teorias contraditórias, mas
essas teorias repousam sobre detalhes e não sobre o princípio
fundamental. Elas podem constituir escolas que explicam certos fatos à sua maneira, mas
não têm mais de seitas que os diferentes sistemas que
dividem os nossos sábios sobre as ciências exatas:
em medicina,
física, etc. Suprimi, pois, a palavra seita que é de todo imprópria no caso presente. - Aliás, desde sua origem, o próprio Cristianismo não deu
nascimento a uma multidão de seitas?
- Por que a palavra de Cristo não foi
bastante poderosa para impor silêncio a todas as controvérsias?
- Por que ela é suscetível de interpretações que dividem, ainda hoje,
os Cristãos em diferentes Igrejas, que pretendem ser as únicas
detentoras da verdade necessária à salvação, se detestam cordialmente e se anatematizam em nome do seu divino Mestre, que não pregou senão o amor e
a caridade? A fraqueza dos homens, direis? seja;
- por que quereis que o
Espiritismo triunfe subitamente dessa fraqueza e transforme a
Humanidade como por encantamento?
____Eu me encaminho para a questão de utilidade. - Dissestes
que oEspiritismo não ensina nada de novo; é um erro. Ele
ensina muito àqueles que não se detêm em superficialidades. Tivesse
apenas substituído a máxima: fora da caridade não há
salvação, em lugar de fora da Igreja não há salvação que os divide, e já teria marcado uma nova era da Humanidade.
- Dissestes que se poderia passar sem
o Espiritismo; de acordo; como
se poderia passar sem uma multidão de descobertas científicas. Os
homens também se comportavam bem antes da descoberta de todos os
novos planetas; antes que se tivessem calculado os eclipses;
antes que se conhecesse o mundo microscópico e cem outras coisas. O
camponês, para viver e produzir seu trigo, não tem necessidade de
saber o que é um cometa. Todavia, ninguém nega que todas essas coisas
alargam o círculo de ideias e nos fazem penetrar mais além nas
leis da Natureza.
____Ora, o mundo_dos_Espíritos é uma dessas leis, que o
Espiritismo nos faz conhecer ensinando-nos a influência_que_exerce_sobre_o_mundo_corporal; supondo-se que a isso se limite sua utilidade, já não
seria bastante a revelação de semelhante força? ____Vejamos, agora, sua influência moral. Admitamos que ele
não ensine absolutamente nada de novo a esse respeito; qual é o
maior inimigo da religião? O materialismo, porque o materialismo não crê
em nada; ora, o Espiritismo é a negação do materialismo que não tem
mais razão de ser. Não é mais pelo raciocínio, pela fé cega, que se
diz ao materialista que tudo não termina com seu corpo, mas pelos fatos, que
lhe mostra, permite-lhe tocar com os dedos e com o olhar. Não está
aí um pequeno serviço que ele presta à Humanidade, à religião? Mas
não é tudo: a certeza da vida futura, o quadro vivo daqueles que nela
nos antecederam, mostram a necessidade do bem, e as
conseqüências inevitáveis do mal. Eis porque sem ser, em si mesmo, uma
religião, o Espiritismo leva essencialmente às ideias religiosas, as desenvolve
naqueles que não as têm e as fortifica naqueles em que elas são
hesitantes. A religião, pois, encontra nele um apoio, não para essas pessoas de
vista estreita que a vêem inteiramente na doutrina do fogo eterno, na
letra mais que no espírito, mas para aqueles que a vêem segundo a
grandeza e a majestade de Deus. ____Em uma palavra, o Espiritismo engrandece e eleva as
ideias; ele combate os abusos engendrados pelo egoísmo, a cupidez, a ambição; mas quem ousaria proibi-los e deles declarar-se vencedor?
Se ele não é indispensável à salvação, facilita-a consolidando-nos
no caminho do bem. Qual é, aliás, o homem sensato que ousaria adiantar
que um defeito do ortodoxo é mais repreensível aos olhos de
Deus do que do ateu e do materialista? Eu coloco honestamente as
questões seguintes a todos aqueles que combatem o Espiritismo relativamente às
suas conseqüências religiosas: - 1- Qual é o pior dotado na vida futura, aquele que não
crê em nada ou aquele que, crendo nas verdades gerais, não admite certas
partes do dogma?
- 2- O
protestante e o cismático estão confundidos na
mesma reprovação do ateu e do materialista?
- 3- Aquele que não é ortodoxo, no rigor da palavra, mas
que faz todo o bem que pode, que é bom e indulgente para com o seu
próximo, leal em suas relações sociais, está menos garantido de sua
salvação que aquele que crê em tudo, mas que é duro, egoísta e descaridoso?
- 4- Qual vale mais aos olhos de Deus: a prática das virtudes cristãs sem as do dever da ortodoxia, ou a prática destes
últimos sem as da moral?
____Eu respondi, senhor abade, às questões e às objeções
que me haveis dirigido, mas, como vos disse inicialmente, sem nenhuma
intenção preconcebida de vos conduzir às nossas ideias e mudar
vossas convicções, limitando-me a vos fazer examinar o
Espiritismo sob seu verdadeiro ponto de vista. Se não tivésseis vindo eu
não vos teria procurado. Isso não quer dizer que desprezemos vossa
adesão aos nossos princípios se ela deva ter lugar; bem longe disso;
somos felizes, ao contrário, com todas as aquisições que
fazemos e que
têm para nós tanto maior valor quanto sejam livres e
voluntárias. Não
temos nenhum direito para constranger quem quer que seja e
teríamos
escrúpulo em perturbar a consciência daqueles que, tendo crenças
que
os satisfazem, não vêm espontaneamente a nós. ____Nós dissemos que o melhor meio de se esclarecer sobre o
Espiritismo é estudando previamente sua teoria; os fatos virão
naturalmente em seguida, e serão compreendidos, qualquer que seja a ordem
na qual os conduzam as circunstâncias. Nossas publicações são
feitas com o objetivo de favorecer esse estudo; eis, a esse respeito, o
roteiro que aconselhamos. ____A primeira leitura a fazer-se é a deste resumo que
apresenta o conjunto dos pontos mais destacados da ciência; com isso, já se
pode fazer dela uma ideia e se convencer de que, no fundo, há alguma
coisa séria. ____Nesta rápida exposição fomos levados a indicar os
pontos que devem, particularmente, fixar a atenção do observador. A
ignorância dos princípios fundamentais é a causa das falsas
apreciações da maioria daqueles que julgam o que não compreendem ou segundo suas
ideias preconcebidas. ____Se este primeiro contato dá o desejo de sobre ele se
saber mais, ler-se-á: - O Livro dos
Espíritos, onde os princípios da doutrina estão completamente desenvolvidos
- depois, O
Livro dos Médiuns para a parte experimental, destinado a servir de guia para aqueles que
querem operar por si mesmos, como para aqueles que querem se
inteirar dos fenômenos.
- Vêm, em seguida, as diversas obras onde
estão desenvolvidas as aplicações e as conseqüências da
doutrina, tais como: A Moral do Evangelho Segundo o
Espiritismo, O Céu e o
InfernoSegundo o Espiritismo, etc.
____A Revista Espírita é, de alguma sorte, um curso de aplicação, pelos numerosos exemplos e os desenvolvimentos que ela encerra,
sobre a parte teórica e sobre a parte experimental. ____Às pessoas sérias, que tenham feito um estudo prévio,
teremos prazer em dar, verbalmente, as explicações necessárias sobre
os pontos que não tenham compreendido inteiramente. [78
- Terceiro diálogo - O Padre] |