JOÃO [3]
- 1- Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.
- 2- Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.
- 3- Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer_de_novo, não pode ver o reino de Deus.
- 4- Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
- 5- Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
- 6- O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é Espírito.
- 7- Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo.
- 8- O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
- 9- Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode ser isto?
- 10- Respondeu-lhe Jesus: Tu és mestre em Israel, e não entendes estas coisas?
- 11- Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testemunhamos o que temos visto; e não aceitais o nosso testemunho!
- 12- Se vos falei de coisas terrestres, e não credes, como crereis, se vos falar das celestiais?
Jesus a Nicodemos, Evangelho de João capítulo 3, vers 1 a 12.
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____Quanto
a existência do Espírito, já é muito que
seja uma teoria que nem a razão, nem a ciência repelem. Acresce que, se
os fatos a corroboram, tem ela por si a sanção do raciocínio e da
experiência. Esses fatos se nos deparam no fenômeno das manifestações_espíritas, que, assim, constituem a prova patente da existência e
da sobrevivência_da_alma. Muitas pessoas há, entretanto, cuja crença não vai além desse ponto; que
admitem a existência das almas e, conseguintemente, a dos Espíritos,
mas que negam a possibilidade de nos comunicarmos com eles, pela razão, dizem,
de que seres imateriais não podem atuar sobre a matéria. Esta dúvida
assenta na ignorância da verdadeira natureza dos Espíritos, dos quais em geral
fazem ideia muito falsa, supondo-os erradamente seres abstratos, vagos e
indefinidos, o que não é real.
[17b - página 22]
____O Espírito não é, pois, um ponto, uma
abstração; é um ser limitado e circunscrito, ao qual só falta ser visível e
palpável, para se assemelhar aos seres humanos.
- Por que, então, não haveria
de atuar sobre a matéria?
- Por ser fluídico o seu
corpo?
[17b - página 23]
____Hão
dito que o Espírito é uma
chama, uma centelha. Isto se deve entender com relação ao Espírito propriamente dito, como princípio_intelectual_e_moral, a que se não poderia atribuir forma
determinada. Mas, qualquer que seja o grau em que se encontre, o Espírito está
sempre revestido de um envoltório, ou perispírito,
cuja natureza se eteriza, à medida que ele se depura e eleva na hierarquia
espiritual. De sorte que, para nós, a ideia de forma é inseparável da
de Espírito e não
concebemos uma sem a outra.
[17b - página 78 item 55]
A ausência de demonstrações histológicas não implica a inexistência do Espírito . É essa
certeza que compete à Ciência atingir.
[71 - página 78] EMMANUEL - 1938
Sobre as relações dos primeiros cristãos com os Espíritos
____Na linguagem filosófica da Grécia, a palavra demônio (daimon) era sinônimo de gênio ou de Espírito.
- Tal, por exemplo, o demônio de Sócrates.
____Fazia-se distinção entre os bons e os maus demônios. Platão dá mesmo a Deus o nome de demônio onipotente.
O Cristianismo adotou em parte esses termos, mas modificou-lhes
o sentido.Aos bons demônios deu ele o nome de anjos, e os
maus se tornaram os demônios, sem adjetivação. A palavra espírito (pneuma) ficou sendo a expressão usada para designar uma inteligência
privada de corpo carnal.
____Essa palavra pneuma, traduziu-a São Jerônimo como spiritus,
reconhecendo, com os evangelistas, que há bons e maus Espíritos.
A idéia de divinizar o Espírito não surgiu senão no século II. Foi
somente depois da Vulgata que a palavra sanctus foi constantemente
ligada à palavra spiritus, não conseguindo essa junção, na maioria
dos casos, senão tornar o sentido mais obscuro e mesmo, às
vezes, ininteligível. Os tradutores franceses dos livros canônicos
foram ainda mais longe a esse respeito e contribuíram para desnaturar
o sentido primitivo. Eis aqui um exemplo, entre outros muitos:
- lê-se em Lucas (cap. XI, texto grego):
- 10. “Aquele que pede, recebe; o que procura acha; ao que bate
se abrirá.”
- 13. “Portanto, se bem que sejais maus, sabeis dar
boas coisas a vossos filhos, com muito mais forte razão vosso
Pai
enviará do céu um bom espírito àqueles que lho pedirem.”
[6 - página 276 - Nota 6]
É o Espírito, o princípio
inteligente do Universo.
[9 - questão
23]
Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Povoam o
Universo,
fora do mundo material.
[9ª - página 80
questão 76]
O Espírito é um ser semimaterial formado pelo
princípio inteligente e do corpo fluídico.
[1- página 24]
Por Espírito deve-se entender a Alma revestida de seu envoltório_fluídico, que tem a forma do corpo físico (humana)
e participa da imortalidade da alma, de que é inseparável.
[1 - página 55] [7 - página 46]* [6 - página 219]*
A
criação dos Espíritos é permanente. Deus jamais deixou de criar.
[9ª - página 81 questão 80]
- Os Espíritos são a individualização do princípio_inteligente,
- como os
corpos são a individualização do princípio material.
____A época e o modo por
que essa formação se operou é que são desconhecidos.
[9ª - página 81
questão 79]
Deus os cria, como a todas as outras criaturas, pela Sua vontade. Mas, repito ainda uma vez, a origem deles é mistério.
[9ª - página 81 questão 81]
____Como
se pode definir o Espírito, quando faltam termos de comparação e com uma
linguagem deficiente? Pode um cego de nascença
definir a luz? Imaterial não é bem o termo;
incorpóreo seria mais exato, pois deves compreender que, sendo uma criação, o Espírito há de ser alguma coisa. É a matéria quintessenciada, mas sem analogia para vós outros,
e tão etérea que escapa inteiramente ao alcance dos vossos sentidos.
[9ª - página 82 questão 81]
____Há
muitas coisas que não compreendeis, porque tendes limitada a inteligência. Isso, porém, não é razão para que as repilais. O
filho não compreende tudo o que a seu pai é compreensível,
nem o ignorante tudo o que o sábio apreende. Dizemos que a existência dos Espíritosnão tem fim. É tudo o que podemos, por
agora, dizer.
[9ª - página 82 questão 83]
O Espírito está
presente em todo elemento vivo dos domínios materiais.
Consciência
espírita: www.consciesp.org.br
____Tudo isso são mistérios que fora inútil querer devassar e sobre os quais, como
dissemos, nada mais se pode fazer do que construir sistemas. O que é constante,
o que ressalta do raciocínio e da experiência é a sobrevivência do Espírito, a conservação de sua individualidade após_a_morte, a progressividade_de_suas_faculdades, seu estado feliz ou desgraçado de acordo
com o seu adiantamento na senda do bem e todas as verdades morais decorrentes
deste princípio.
[9ª - página 304 questão 613]
- Só
os Espíritos inferiores podem sentir saudades de gozos,
que
perderam
deixando a Terra, natureza impura qual a deles, gozos que
lhes acarretam
a expiação pelo
sofrimento.
- Para os Espíritos elevados, a
felicidade eterna é mil vezes preferível aos prazeres efêmeros da Terra.
[9ª - página 189
questão 313]
____O Espírito...
- se adensa na sombra
- Ou se sutiliza na luz, sob o
império dos raios
mentais que elege para combustível de suas emoções mais
profundas.
Dias
da Cruz (Espírito) - 17/11/1955
[81 - página 99]
____Os Espíritos estão livres das
imperfeições físicas, quer dizer,das
doenças e enfermidades do corpo; mas as imperfeições morais são do Espírito e não do corpo. Entre
eles há os que estão mais ou menos avançados
intelectual e moralmente. Seria um erro crer-se que os Espíritos,
deixando seu corpo material, são subitamente atingidos pela luz da verdade.
(Ver: Após
a morte)
- Credes,
por exemplo, que quando morrerdes não haverá nenhuma
diferença entre vosso Espírito e o de um selvagem ou o de um malfeitor?
- Se
fora assim, de que vos serviria ter trabalhado pela vossa instrução
e aprimoramento, uma vez que um vadio seria tanto quanto vós depois da morte?
____O progresso_dos_Espíritos não se realiza senão gradualmente
e, algumas vezes, bem lentamente. Entre eles, e isso depende
da sua depuração, há os que vêem as coisas sob um ponto de vista mais justo que em sua vida
física; outros, ao contrário, têm as mesmas paixões, os mesmos
preconceitos e os mesmos erros, até que o tempo
e novas provas lhes tenham permitido se esclarecerem. Notai bem
que isto é um resultado da experiência, porque é assim que eles se apresentam a nós em suas
comunicações. É , pois, um princípio elementar
do Espiritismo que, entre os Espíritos, há_os_de_todos_os_graus_de_inteligência e de moralidade.
____Os Espíritos têm, todos, a mesma
origeme a mesma
destinação. As diferenças que existem entre eles não
constituem
espécie distinta, mas diversos graus de adiantamento. Os Espíritos não são perfeitos porque são as almas_dos_homens e os homens
não são perfeitos; pela mesma razão os homens não são perfeitos
porque são a encarnação de Espíritos mais ou menos avançados.
O mundo corporal e o mundo_espiritual se derramam incessantemente
um sobre o outro; pela morte_do_corpo, o mundo corporal
fornece seu contingente ao mundo espiritual e, pelo nascimento,
o mundo espiritual alimenta a
Humanidade. A_cada_nova_existência, o Espírito realiza um progresso mais ou menos grande, e quando
adquiresobre a Terra a soma de conhecimentos e elevação moral que comportanosso
globo, ele o troca para passar a um mundo mais elevado, ondeaprende
coisas novas.
____Os Espíritos que formam a
população_invisível_da_Terra são, de algumasorte,
o reflexo do mundo corporal; encontram-se aí os mesmos vícios e as mesmas virtudes. Há entre eles sábios, ignorantes e falsos sábios, prudentes
e estouvados, filósofos, raciocinadores e sistemáticos. Não se tendo desfeito de todos os seus
preconceitos, todas as opiniões
políticas e religiosas têm aí seus representantes.
Cada um fala segundo as suas ideias e o que dizem, freqüentemente,
não é senão sua opinião pessoal. Eis porque não épreciso acreditar cegamente em
tudo o que dizem os Espíritos.
[78
- Diversidade dos Espíritos]
Muitos
vêem na expressão "matéria é energia_condensada" um dos últimos
esforços do materialismo para poder explicar o Espírito.
http://www.geocities.com/Athens/Academy/8482/poliss.html
(Link desativado)
POLISSEMIAS
NO ESPIRITISMO - Aécio Pereira Chagas
Para
a Doutrina_espírita, o Espírito é o ser inteligente
do Universo consciência de sua individualidade, a consciência em relação a outros Espíritos e a consciência de seu papel na estruturação inteligente do Universo. (Ver
em: Energia)
SBEE
- Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas
http://www.sbee.com.br/gem_espirito.htm
(Link desativado)
Vozes
do Espírito
A
Natureza é minha Mãe.
O Universo é meu Caminho.
A Eternidade é meu Reino.
A Imortalidade é minha Vida.
A Mente é meu Lar.
O Coração é meu Templo.
A Verdade é meu Culto.
O Amor é minha Lei.
A Forma em sí é minha Manifestação.
A Consciência é meu Guia.
A Paz é meu Abrigo.
O Obstáculo é minha Lição.
A Dificuldade é meu Estímulo.
A Alegria é meu Cântico.
A Dor é meu Aviso.
A Luz é minha Realização.
O Trabalho a minha Benção.
O Amigo é meu Companheiro.
O Próximo é meu Irmão.
A Luta é minha Oportunidade.
O Passado a minha Advertência.
O Presente a minha Realidade.
O Futuro a minha Promessa.
O Equilíbrio é minha Atitude.
A Ordem é minha Senha.
A Beleza é meu Ideal.
A Perfeição é o meu Destino.
O ESPÍRITO
Médium: Francisco Cândido Xavier
http://www.luizbertini.net/mensagem.html#r
(Link desativado) |
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