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Espírito

JOÃO [3]

  • 1- Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.
  • 2- Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.
  • 3- Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer_de_novo, não pode ver o reino de Deus.
  • 4- Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
  • 5- Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
  • 6- O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é Espírito.
  • 7- Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo.
  • 8- O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
  • 9- Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode ser isto?
  • 10- Respondeu-lhe Jesus: Tu és mestre em Israel, e não entendes estas coisas?
  • 11- Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testemunhamos o que temos visto; e não aceitais o nosso testemunho!
  • 12- Se vos falei de coisas terrestres, e não credes, como crereis, se vos falar das celestiais?

Jesus a Nicodemos, Evangelho de João capítulo 3, vers 1 a 12.

____Quanto a existência do Espírito, já é muito que seja uma teoria que nem a razão, nem a ciência repelem. Acresce que, se os fatos a corroboram, tem ela por si a sanção do raciocínio e da experiência. Esses fatos se nos deparam no fenômeno das manifestações_espíritas, que, assim, constituem a prova patente da existência e da sobrevivência_da_alma. Muitas pessoas há, entretanto, cuja crença não vai além desse ponto; que admitem a existência das almas e, conseguintemente, a dos Espíritos, mas que negam a possibilidade de nos comunicarmos com eles, pela razão, dizem, de que seres imateriais não podem atuar sobre a matéria. Esta dúvida assenta na ignorância da verdadeira natureza dos Espíritos, dos quais em geral fazem ideia muito falsa, supondo-os erradamente seres abstratos, vagos e indefinidos, o que não é real.

[17b - página 22]

____O Espírito não é, pois, um ponto, uma abstração; é um ser limitado e circunscrito, ao qual só falta ser visível e palpável, para se assemelhar aos seres humanos.

  • Por que, então, não haveria de atuar sobre a matéria?
  • Por ser fluídico o seu corpo?

[17b - página 23]

____Hão dito que o Espírito é uma chama, uma centelha. Isto se deve entender com relação ao Espírito propriamente dito, como princípio_intelectual_e_moral, a que se não poderia atribuir forma determinada. Mas, qualquer que seja o grau em que se encontre, o Espírito está sempre revestido de um envoltório, ou perispírito, cuja natureza se eteriza, à medida que ele se depura e eleva na hierarquia espiritual. De sorte que, para nós, a ideia de forma é inseparável da de Espírito e não concebemos uma sem a outra.

[17b - página 78 item 55]

A ausência de demonstrações histológicas não implica a inexistência do Espírito . É essa certeza que compete à Ciência atingir.

[71 - página 78] EMMANUEL - 1938

Sobre as relações dos primeiros cristãos com os Espíritos

____Na linguagem filosófica da Grécia, a palavra demônio (daimon) era sinônimo de gênio ou de Espírito.

  • Tal, por exemplo, o demônio de Sócrates.

____Fazia-se distinção entre os bons e os maus demônios. Platão dá mesmo a Deus o nome de demônio onipotente. O Cristianismo adotou em parte esses termos, mas modificou-lhes o sentido.Aos bons demônios deu ele o nome de anjos, e os maus se tornaram os demônios, sem adjetivação. A palavra espírito (pneuma) ficou sendo a expressão usada para designar uma inteligência privada de corpo carnal.
____Essa palavra pneuma, traduziu-a São Jerônimo como spiritus, reconhecendo, com os evangelistas, que há bons e maus Espíritos. A idéia de divinizar o Espírito não surgiu senão no século II. Foi somente depois da Vulgata que a palavra sanctus foi constantemente ligada à palavra spiritus, não conseguindo essa junção, na maioria dos casos, senão tornar o sentido mais obscuro e mesmo, às vezes, ininteligível. Os tradutores franceses dos livros canônicos foram ainda mais longe a esse respeito e contribuíram para desnaturar o sentido primitivo. Eis aqui um exemplo, entre outros muitos:

  • lê-se em Lucas (cap. XI, texto grego):
    • 10. “Aquele que pede, recebe; o que procura acha; ao que bate se abrirá.”
    • 13. “Portanto, se bem que sejais maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, com muito mais forte razão vosso Pai enviará do céu um bom espírito àqueles que lho pedirem.”

[6 - página 276 - Nota 6]

É o Espírito, o princípio inteligente do Universo.

[9 - questão 23]

Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Povoam o Universo, fora do mundo material.

[9ª - página 80 questão 76]

O Espírito é um ser semimaterial formado pelo princípio inteligente e do corpo fluídico.

[1- página 24]

Por Espírito deve-se entender a Alma revestida de seu envoltório_fluídico, que tem a forma do corpo físico (humana) e participa da imortalidade da alma, de que é inseparável.

[1 - página 55] [7 - página 46]* [6 - página 219]*

A criação dos Espíritos é permanente. Deus jamais deixou de criar.

[9ª - página 81 questão 80]

  • Os Espíritos são a individualização do princípio_inteligente,
  • como os corpos são a individualização do princípio material.

____A época e o modo por que essa formação se operou é que são desconhecidos.

[9ª - página 81 questão 79]

Deus os cria, como a todas as outras criaturas, pela Sua vontade. Mas, repito ainda uma vez, a origem deles é mistério.

[9ª - página 81 questão 81]

____Como se pode definir o Espírito, quando faltam termos de comparação e com uma linguagem deficiente? Pode um cego de nascença definir a luz? Imaterial não é bem o termo; incorpóreo seria mais exato, pois deves compreender que, sendo uma criação, o Espírito há de ser alguma coisa. É a matéria quintessenciada, mas sem analogia para vós outros, e tão etérea que escapa inteiramente ao alcance dos vossos sentidos.

[9ª - página 82 questão 81]

____Há muitas coisas que não compreendeis, porque tendes limitada a inteligência. Isso, porém, não é razão para que as repilais. O filho não compreende tudo o que a seu pai é compreensível, nem o ignorante tudo o que o sábio apreende. Dizemos que a existência dos Espíritosnão tem fim. É tudo o que podemos, por agora, dizer.

[9ª - página 82 questão 83]

O Espírito está presente em todo elemento vivo dos domínios materiais.

Consciência espírita: www.consciesp.org.br

____Tudo isso são mistérios que fora inútil querer devassar e sobre os quais, como dissemos, nada mais se pode fazer do que construir sistemas. O que é constante, o que ressalta do raciocínio e da experiência é a sobrevivência do Espírito, a conservação de sua individualidade após_a_morte, a progressividade_de_suas_faculdades, seu estado feliz ou desgraçado de acordo com o seu adiantamento na senda do bem e todas as verdades morais decorrentes deste princípio.

[9ª - página 304 questão 613]

  • Só os Espíritos inferiores podem sentir saudades de gozos, que perderam deixando a Terra, natureza impura qual a deles, gozos que lhes acarretam a expiação pelo sofrimento.
  • Para os Espíritos elevados, a felicidade eterna é mil vezes preferível aos prazeres efêmeros da Terra.

[9ª - página 189 questão 313]

____O Espírito...

  • se adensa na sombra
  • Ou se sutiliza na luz, sob o império dos raios mentais que elege para combustível de suas emoções mais profundas.

Dias da Cruz (Espírito) - 17/11/1955

[81 - página 99]

____Os Espíritos estão livres das imperfeições físicas, quer dizer,das doenças e enfermidades do corpo; mas as imperfeições morais são do Espírito e não do corpo. Entre eles há os que estão mais ou menos avançados intelectual e moralmente. Seria um erro crer-se que os Espíritos, deixando seu corpo material, são subitamente atingidos pela luz da verdade.
(Ver: Após a morte)

  • Credes, por exemplo, que quando morrerdes não haverá nenhuma diferença entre vosso Espírito e o de um selvagem ou o de um malfeitor?
  • Se fora assim, de que vos serviria ter trabalhado pela vossa instrução e aprimoramento, uma vez que um vadio seria tanto quanto vós depois da morte?

____O progresso_dos_Espíritos não se realiza senão gradualmente e, algumas vezes, bem lentamente. Entre eles, e isso depende da sua depuração, há os que vêem as coisas sob um ponto de vista mais justo que em sua vida física; outros, ao contrário, têm as mesmas paixões, os mesmos preconceitos e os mesmos erros, até que o tempo e novas provas lhes tenham permitido se esclarecerem. Notai bem que isto é um resultado da experiência, porque é assim que eles se apresentam a nós em suas comunicações. É , pois, um princípio elementar do Espiritismo que, entre os Espíritos, há_os_de_todos_os_graus_de_inteligência e de moralidade.

____Os Espíritos têm, todos, a mesma origeme a mesma destinação. As diferenças que existem entre eles não constituem espécie distinta, mas diversos graus de adiantamento. Os Espíritos não são perfeitos porque são as almas_dos_homens e os homens não são perfeitos; pela mesma razão os homens não são perfeitos porque são a encarnação de Espíritos mais ou menos avançados. O mundo corporal e o mundo_espiritual se derramam incessantemente um sobre o outro; pela morte_do_corpo, o mundo corporal fornece seu contingente ao mundo espiritual e, pelo nascimento, o mundo espiritual alimenta a Humanidade. A_cada_nova_existência, o Espírito realiza um progresso mais ou menos grande, e quando adquiresobre a Terra a soma de conhecimentos e elevação moral que comportanosso globo, ele o troca para passar a um mundo mais elevado, ondeaprende coisas novas.

____Os Espíritos que formam a população_invisível_da_Terra são, de algumasorte, o reflexo do mundo corporal; encontram-se aí os mesmos vícios e as mesmas virtudes. Há entre eles sábios, ignorantes e falsos sábios, prudentes e estouvados, filósofos, raciocinadores e sistemáticos. Não se tendo desfeito de todos os seus preconceitos, todas as opiniões políticas e religiosas têm aí seus representantes. Cada um fala segundo as suas ideias e o que dizem, freqüentemente, não é senão sua opinião pessoal. Eis porque não épreciso acreditar cegamente em tudo o que dizem os Espíritos.

[78 - Diversidade dos Espíritos]

Muitos vêem na expressão "matéria é energia_condensada" um dos últimos esforços do materialismo para poder explicar o Espírito. http://www.geocities.com/Athens/Academy/8482/poliss.html
(Link desativado)

POLISSEMIAS NO ESPIRITISMO - Aécio Pereira Chagas

Para a Doutrina_espírita, o Espírito é o ser inteligente do Universo consciência de sua individualidade, a consciência em relação a outros Espíritos e a consciência de seu papel na estruturação inteligente do Universo. (Ver em: Energia)

SBEE - Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas

http://www.sbee.com.br/gem_espirito.htm
(Link desativado)

Vozes do Espírito

A Natureza é minha Mãe.
O Universo é meu Caminho.
A Eternidade é meu Reino.
A Imortalidade é minha Vida.
A Mente é meu Lar.
O Coração é meu Templo.
A Verdade é meu Culto.
O Amor é minha Lei.
A Forma em sí é minha Manifestação.
A Consciência é meu Guia.
A Paz é meu Abrigo.
O Obstáculo é minha Lição.
A Dificuldade é meu Estímulo.
A Alegria é meu Cântico.
A Dor é meu Aviso.
A Luz é minha Realização.
O Trabalho a minha Benção.
O Amigo é meu Companheiro.
O Próximo é meu Irmão.
A Luta é minha Oportunidade.
O Passado a minha Advertência.
O Presente a minha Realidade.
O Futuro a minha Promessa.
O Equilíbrio é minha Atitude.
A Ordem é minha Senha.
A Beleza é meu Ideal.
A Perfeição é o meu Destino.

O ESPÍRITO

Médium: Francisco Cândido Xavier
http://www.luizbertini.net/mensagem.html#r
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Páginas pertencentes

Ver também

Toda criança precisa de: Amor;  Afeto;  EducaçãoSaúde;  Esperança  e  Fé raciocinada
DESAPARECIDOS (Crianças e Adolescentes)