- EVOCAÇÃO
s.f. Ação de evocar, de recordar, de lembrar: a evocação do passado.
/ Ação de fazer aparecer, através de exorcismos, entidades sobrenaturais, espíritos,
almas dos finados.
- INVOCAÇÃO s.f. Ação de invocar, de chamar por alguém. / Chamamento;
pedido de socorro; rogo. / Ato de aduzir como prova do que se diz. / Súplica do
poeta a uma divindade, a uma musa, para pedir inspiração. / Liturgia Consagração,
dedicação, proteção: igreja colocada sob a invocação da Virgem Maria.
http://win2nt239.digiweb.com.br/dicionariobemvindo.htm
(Link desativado) Toda oração é uma "invocação"
[133 - Capítulo 23]
Os
Espíritos podem comunicar-se espontaneamente, ou acudir ao nosso chamado, isto
é, vir por evocação. Pensam algumas
pessoas que todos devem abster-se de evocar tal ou tal Espírito e ser preferível que se espere aquele que queira
comunicar-se.
____Em nossa opinião, consideramos errado pensar que, chamando determinado Espírito, não podemos ter a certeza de ser ele
quem se apresente, e que aquele que vem espontaneamente, melhor prova_a_sua_identidade, pois que manifesta assim o desejo que
tem de se entreter conosco...
- primeiramente,
porque há sempre em torno de nós Espíritos, as mais das vezes de condição_inferior, que outra coisa não querem senão comunicar-se;
- em
segundo lugar e mesmo por esta última razão, não chamar a nenhum em
particular é abrir a porta a todos os que queiram entrar.
____Numa
assembléia, não dar a palavra a ninguém é deixá-la livre a toda a gente. A chamada direta de determinado Espírito
constitui um laço entre ele e nós; chamamo-lo pelo nosso desejo e opomos assim
uma espécie de barreira aos intrusos. Sem uma chamada direta, um
Espírito nenhum motivo terá muitas vezes para vir confabular conosco, a menos
que seja o nosso Espírito
familiar.
____As
comunicações espontâneas inconveniente nenhum apresentam, quando se está
senhor dos Espíritos e certo de não deixar que os maus tomem a dianteira.
____É
quase sempre bom aguardar a boa-vontade dos que se disponham a comunicar-se,
porque nenhum constrangimento sofre o pensamento deles e dessa maneira se podem
obter coisas admiráveis; entretanto, pode suceder que o Espírito por quem se
chama não esteja disposto a falar, ou não seja capaz de fazê-lo no sentido
desejado.
____O
exame escrupuloso, que temos aconselhado, é, aliás, uma garantia contra as
comunicações más. Nas reuniões regulares, naquelas, sobretudo, em que se faz
um trabalho continuado, há sempre Espíritos habituais que a elas comparecem,
sem que sejam chamados, por estarem prevenidos, em virtude mesmo da regularidade
das sessões. Tomam, então, freqüentemente a palavra, de modo espontâneo,
para tratar de um assunto qualquer, desenvolver uma proposição ou prescrever o
que se deva fazer, caso em que são facilmente reconhecíveis, quer pela forma
da linguagem, que é sempre idêntica, quer pela escrita, quer por certos
hábitos que lhes são peculiares.
[17b - página 347 item 269]
____Quando
se deseja comunicar com determinado Espírito, é de toda necessidade evocá-lo. Se ele pode vir, a resposta é geralmente: Sim, ou Estou aqui, ou, ainda: Que
quereis de mim? As vezes, entra diretamente em matéria, respondendo de
antemão às perguntas que se lhe queria dirigir. ____Quando
um Espírito é evocado pela primeira vez,
convém designá-lo com alguma precisão. Nas perguntas que se lhe façam,
devem evitar-se as fórmulas secas e imperativas, que constituiriam para ele um
motivo de afastamento. As fórmulas devem ser afetuosas, ou respeitosas,
conforme o Espírito, e, em todos os casos, cumpre que o evocador
lhe dê prova da sua benevolência. [17b - página 349 item 270] Abstenhamo-nos de empregar a palavra « prece», quando se trate do desequilíbrio — aduziu Clarêncio, bondoso —, digamos « invocação»
____Quando alguém nutre o desejo de perpetrar uma falta está invocando forças_inferiores e mobilizando recursos pelos quais se responsabilizará. Através dos impulsos infelizes de nossa alma, muitas vezes descemos às desvairadas vibrações da cólera ou do vício e, de semelhante posição, é fácil cairmos no enredado poço do crime, em cujas furnas nos ligamos, de imediato, a certas mentes_estagnadas_na_ignorância, ...
- que se fazem instrumentos de nossas baixas idealizações
- Ou das quais nos tornamos deploráveis joguetes na sombra. (Ver: Obsidiado)
____Todas as nossas aspirações movimentam energias para_o_bem_ou_para_o_mal. Por isso mesmo, a direção delas permanece afeta à nossa responsabilidade. Analisemos com cuidado a nossa escolha, em qualquer problema ou situação do caminho que nos é dado percorrer, porqüanto o nosso pensamento voará, diante de nós, atraindo e formando a realização que nos propomos atingir e, em qualquer setor da existência, a vida responde, segundo a nossa solicitação. Seremos devedores dela pelo que houvermos recebido. [4 página 12] - André Luiz
____Surpreende,
não raro, a prontidão com que um Espírito evocado
se apresenta, mesmo da primeira vez. Dir-se-ia que estava prevenido. É, com efeito, o que se dá, quando com a sua evocação
se preocupa de antemão aquele que o evoca. Essa preocupação é uma espécie de evocação
antecipada e, como temos sempre conosco os nossos Espíritos familiares, que se
identificam com o nosso_pensamento, eles preparam o caminho de tal sorte que, se
nenhum obstáculo surge, o Espírito que desejamos chamar já se acha presente
ao ser evocado. Quando assim não
acontece, é o Espírito familiar do médium, ou o do interrogante, ou ainda um
dos que costumam freqüentar as reuniões que o vai buscar, para o que não
precisa de muito tempo. ____Se
o Espírito evocado não pode vir de pronto,
o mensageiro marca um prazo, às vezes de cinco
minutos, um quarto de hora e até muitos dias. Logo que ele chega, diz: Aqui
estou. Podem então começar a ser feitas as perguntas que se lhe quer dirigir. ____O
mensageiro nem sempre é um intermediário indispensável, porquanto o Espírito
pode ouvir diretamente o chamado do evocador,
sobre o modo de transmissão_do_
pensamento. ____Quando
dizemos que se faça a evocação em nome de
Deus, queremos que a nossa recomendação seja tomada a sério e não
levianamente. Os que nisso vejam o emprego de uma fórmula sem conseqüências
farão melhor abstendo-se.
[17b - página 349 item 271] |
____Freqüentemente,
as evocações oferecem mais dificuldades
aos médiuns do que os ditados espontâneos, sobretudo quando se trata de obter
respostas precisas a questões circunstanciadas. Para isto, são
necessários médiuns_especiais, ao mesmo tempo flexíveis e positivos, estes
últimos são bastante raros, por isso que, conforme dissemos, as relações
fluídicas nem sempre se estabelecem instantaneamente com o primeiro Espírito
que se apresente. Daí convir que os médiuns não se entreguem às evocações
pormenorizadas, senão depois de estarem certos do desenvolvimento de suas
faculdades e da natureza dos Espíritos que os assistem, visto que com os mal
assistidos as evocações nenhum caráter
podem ter de autenticidade. [17b - página 350 item 272] Nas reuniões_doutrinárias,
acima de todas as expressões fenomênicas, devem prevalecer a sinceridade e a
aplicação individuais, no estudo das leis morais que regem o intercâmbio
entre o planeta e as esferas do invisível.
____De modo algum se deverá provocar as manifestações_mediúnicas, cuja legitimidade reside nas suas características de
espontaneidade, mesmo porque o programa espiritual das sessões está com os mentores
que as orientam do plano invisível,
exigindo-se de cada estudioso a mais elevada porcentagem de esforço próprio na
aquisição do conhecimento, porquanto o plano espiritual distribuirá sempre,
de acordo com as necessidades e os méritos de cada um. Forçar
o fenômeno mediúnico é tisnar uma fonte de água pura com a vasa das
paixões egoísticas da Terra, ou com as suas injustificáveis inquietações. [41a - página 206] - EMMANUEL - 1940 ____Não somos dos que aconselham a evocação
direta e pessoal, em caso algum.
____Se essa evocação é passível de êxito,
sua exeqüibilidade somente pode ser examinada no plano espiritual. Daí a
necessidade de sermos espontâneos, porquanto, no complexo dos fenômenos espiríticos,
a solução de muitas incógnitas espera o avanço
moral dos aprendizes sinceros da Doutrina. O estudioso
bem-intencionado, portanto, deve:
- pedir
sem exigir,
- Orar
sem reclamar,
- Observar
sem pressa, considerando que a esfera_espiritual lhe conhece os méritos e retribuirá os seus esforços
de acordo com a necessidade de sua posição evolutiva e segundo o
merecimento do seu coração.
____Podereis
objetar que Allan_Kardec
se interessou pela evocação direta,
procedendo a realizações dessa natureza, mas precisamos ponderar, no seu esforço,
a tarefa excepcional do Codificador, aliada a necessidades e méritos ainda
distantes da esfera de atividade dos aprendizes comuns. [41a - página 207] - EMMANUEL - 1940 |