A Roda das Virtudes permite visualizar as virtudes que o indivíduo utiliza em sua vida e em suas relações interpessoais.
Virtudes e forças de caráter:
- A - Transcendência:
- Perspectiva,
- Amor ao aprendizado,
- Mente aberta,
- Descobridor,
- Criatividade
- B - Virtudes de Sabedoria:
- C - Forças de Coragem:
- Amor,
- Compaixão,
- Inteligência social
- D - Virtudes Humanitárias:
- E - Virtudes de justiça:
- Perdoar,
- Humanidade,
- Prudência,
- Controle
- F - Temperança:
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- A dor,
a luta e a experiência constituem uma oportunidade sagrada
concedida por Deus às suas criaturas, em todos os tempos;
- todavia, a virtude é sempre sublime e
imorredoura aquisição do espírito nas estradas da vida, incorporada
eternamente aos seus valores, conquistados pelo trabalho
no esforço próprio.
[41a - página 150] - EMMANUEL - 1940 Toda
virtude tem seu mérito próprio, porque
todas indicam progresso na senda do bem. Há virtudes
sempre que há resistência voluntária ao arrastamento dos maus pendores. A
sublimidade da virtude, porém, está no
sacrifício do interesse pessoal, pelo bem do próximo, sem pensamento
oculto. ____A
virtude mais meritória é a que assenta na
mais desinteressada caridade.
[9a - página 411 questão 893] Há
pessoas que fazem o bem espontaneamente, sem que precisem vencer quaisquer
sentimentos que lhes sejam opostos. Terão tanto mérito, quanto as que se vêem
na contingência de lutar contra a natureza que lhes é própria e a vencem. ____Só
não têm que lutar aqueles em quem já há progresso realizado. Esses lutaram
outrora e triunfaram. Por isso é que os bons sentimentos nenhum esforço lhes
custam e suas ações lhes parecem simplíssimas. O bem se lhes tornou um
hábito. Devidas lhes são as honras. ____Como
ainda estais longe da perfeição, tais exemplos vos espantam pelo contraste com
o que tendes à vista e tanto mais os admirais, quanto mais raros são. Ficai
sabendo, porém, que, nos_mundos mais adiantados do que a Terra,
constitui a regra o que entre vós representa a exceção. Em todos os pontos
desses mundos, o sentimento do bem é espontâneo, porque somente bons
Espíritos os habitam. Lá, uma só intenção maligna seria monstruosa
exceção. Eis por que neles os homens são ditosos. O mesmo se dará na Terra,
quando a Humanidade se houver transformado, quando compreender e praticar a caridade na sua verdadeira acepção.
[9a - página 411 questão 894]
____Incorrerá
em grande culpa, o homem, por estudar os defeitos alheios, se o fizer para os criticar e divulgar, porque será faltar
com
a caridade. ____Se o fizer, para tirar daí proveito, para evitá-los, tal estudo
poderá ser-lhe de
alguma utilidade. Importa, porém, não esquecer que a indulgência para com
os
defeitos de
outrem é uma das virtudes contidas na
caridade. Antes de censurardes as imperfeições dos
outros, vede se de vós não poderão dizer o mesmo. Tratai, pois, de possuir as
qualidades
opostas aos defeitos que criticais no vosso semelhante. Esse o meio de vos tornardes
superiores a ele.
- Se lhe censurais a ser avaro, sede generosos;
- se lhe censurais
o ser orgulhoso, sede
humildes e modestos;
- se lhe censurais
o ser áspero, sede brandos;
- se lhe censurais o proceder com pequenez, sede grandes em todas as vossas ações.
____Numa
palavra,
fazei por maneira que se não vos possam aplicar estas palavras de Jesus: Vê o argueiro
no olho do seu vizinho e não vê a trave no seu próprio.
[9a - página 415 questão 903]
Depende
do sentimento que o mova, incorrerá em culpa aquele que sonda as chagas da sociedade e as expõe em
público. Se o escritor apenas visa produzir escândalo, não
faz mais do que proporcionar a si mesmo um gozo pessoal, apresentando quadros
que constituem
antes mau do que bom exemplo. O Espírito aprecia isso, mas pode vir a ser
punido
por essa espécie de prazer que encontra em revelar o mal.
[9a - página 416 questão 900] ____Alguns autores hão publicado belíssimas obras de grande moral, que auxiliam
o
progresso da Humanidade, das quais, porém, nenhum proveito tiraram eles. Ser-lhes-á
levado
em conta, como Espíritos, o bem a que suas obras hajam dado lugar. ____A_moral sem as ações é o mesmo que a semente sem o trabalho. De que vos
serve a semente,
se não a fazeis dar frutos que vos alimentem? Grave é a culpa desses homens,
porque
dispunham de inteligência para compreender. Não praticando as máximas que ofereciam
aos outros, renunciaram a colher-lhes os frutos.
[9a - página 416 questão 905] Virtudes e os Vícios - Livro dos Espiritos
https://www.youtube.com/watch?v=a-RpYjMhQBUNão
poderá haver acordo entre a virtude e o
pecado. E como o pecado ainda domina o mundo, a tarefa apostólica em seus
trâmites será sempre um doloroso espetáculo de sacrifício para as almas
comuns.
EMMANUEL - (Renúncia) [55 - página 178]
A
verdadeira paciência é sempre uma
exteriorização da alma
que realizou muito amor em si mesma, para dá-lo a outrem, na exemplificação.
EMMANUEL - (Consolador) [55 - página 199]
A
alma, em se voltando para Deus,
não deve ter em mente senão a humildade
sincera na aceitação de sua vontade superior.
EMMANUEL
- (EMMANUEL) [55 - página 199]
____Cada qual de nós é, por si mesmo, todo um mundo. Esclarecimentos e consolações são dádivas de Deus, Nosso Pai, mas convicções e realizações constituem obra nossa. Cada servidor tem a escala própria de edificações, na tábua de valores imortais. A assembléia de aprendizes receberá a mesma bagagem de ensinamentos, de modo geral, organizada para todos os indivíduos que a integram. Diferenciam-se, porém, os alunos, na série do aproveitamento particular. O mérito não é patrimônio comum, embora seja a glória do cume, a desafiar todos os caminheiros da vida para a suprema elevação.
[40 - página 241] - André Luiz
A
manjedoura assinalava o ponto inicial da lição salvadora do Cristo,
como a dizer que a humildade representa a
chave de todas as virtudes.
EMMANUEL
- (A Caminho da Luz) [55 - página 200]
O
Senhor não te identificará pelos tesouros que ajuntaste, pelas bênçãos que
retiveste, pelos anos que viveste no corpo_físico. Reconhecer-te-á pelo emprego dos teus dons, pelo
valor de tuas realizações e pelas obras que deixaste, em torno dos próprios
pés.
EMMANUEL
- (Caminho, Verdade e Vida) [55 - página 200]
____O homem vive esquecido de que Jesus ensinou a
virtude como esporte
da alma, e nem sempre se recorda de que, no problema do
aprimoramento_interior, não se trata de retificar a sombra da substância e sim a
substância em si mesma. [
16a - página 23 ] - André Luiz A aquisição das virtudes iluminativas, não constitui serviço instantâneo da alma, suscetível de efetuar-se de momento para outro.
____Somos, cada qual de nós, um ímã de elevada potência ou um centro de vida inteligente, atraindo forças que se harmonizam com as nossas e delas constituindo nosso domicílio espiritual. A criatura, encarnada ou desencarnada, onde estiver, respira entre os raios de vida superior ou inferior que emite, ao redor dos próprios passos, tal qual a aranha que se confunde nos fios escuros que produz ou da andorinha que corta os altos céus com as próprias asas. Todos nós exteriorizamos_energias, com as quais nos revestimos, e que nos definem muito mais que as palavras. [96 - página 230] - André Luiz PROVAS DA VIRTUDE ____A riqueza material é chamada na Terra a provas características.
____Quando se não associa ao trabalho e ao progresso, à educação ou à beneficência, perde nos exames da vida, rebaixando-se à condição de avareza.
____A virtude é também constantemente intimada a testes que lhe confirmem o valor.
- Que será do ignorante sem professor que o instrua;
- do enfermo sem alguém que o assista com o remédio necessário
- do cego sem guia
- da criança absolutamente desvalida de apoio com que se lhe dê orientação?
____Se já te equilibraste, do ponto de vista do sentimento_e_do_raciocínio, detendo a possibilidade de conservares o pensamento_reto, por cima dos próprios ombros, compadece-te dos irmãos que ainda não te alcançaram a eminência espiritual e ampara-lhes o reajuste, em bases de simpatia e cooperação.
____Recorda que Deus a ninguém desampara. E semelhante princípio começa a patentear-se nos departamentos mais simples da natureza.
- A roseira é um emaranhado de espinhos ornamentado de flores.
- Não existe diamante autêntico que não haja sido carvão...
____Se tens a posse da virtude, que te assegura paz e conhecimento, não fuja de socorrer aqueles que sabes em duros problemas, na conquista do próprio equilíbrio e sustentação.
- Para isso, não é preciso lhes adotes os conflitos e desajustes,
- tanto quanto o médico, para ajudar, não necessita estirar com o doente no mesmo leito.
____Basta te disponhas a auxiliar com bondade e entendimento.
____Compreender, no bom sentido, é ver para abençoar, aliviar, amparar, construir ou reconstruir.
____E se dúvidas te surgirem na alma, sempre que te decidas a servir, lembra-te de Jesus quando, por outras palavras, nos afirmou, convincente:
- “De mim mesmo, não vim ao mundo para curar os sãos.”
[117 - páginas 23/24] - EMMANUEL
"(...) Tal como Sócrates havia ensinado,
- a virtude é o único bem
- e o homem virtuoso aquele que atingiu afelicidade através
do conhecimento.
____O homem virtuoso encontra a felicidade dentro de si e é
imune ao meio exterior, que conseguiu superar
dominando-se
a
si, às suas paixões e emoções. No que respeita à concepção estóica do universo como um todo, a doutrina é panteísta.
Todas as coisas e todas as leis
naturais ocorrem devido a uma determinação consciente da Razão
do Mundo, que é fundamental. E é de acordo com esta ordem racional que,
segundo o estoicismo,
o homem sábio procura regular sua vida, como o seu mais alto dever." ____Fazendo parte de um mundo ordenado, o homem deve corresponder escolhendo
fazer o que é moral e objetivamente bom. A escolha das ações corretas
é a virtude e leva inevitavelmente à felicidade. O vício consiste em escolher ações contrárias à lei natural. Não há uma
escala de excelência na graduação do caráter, e nenhuma pessoa é
moralmente boa enquanto não atinge a perfeição moral. ____A virtude é o único bem absoluto, e o vício o único mal absoluto.
Entre os extremos há diversos objetos de desejo ou aversão que devem ser
encarados com neutralidade:
____Todas as emoções tendem a perturbar o espírito e
fazê-lo
perder o equilíbrio da razão. O ideal é a "apatia"
("indiferença"), o estado de espírito no qual alguém cumpre
seus deveres sem estar de modo algum dominado pela emoção. O famoso aforismo "suporta e abstém-te" resume esse aspecto da doutrina
estóica. http://greciantiga.org/txt/estoicos.asp
O centro da ética socrática é o conceito de areté, virtude. É virtude num sentido distinto do usual, e que se aproxima mais daquele
que tem a palavra quando se fala das virtudes das plantas ou de um
virtuoso do violino. A virtude é a disposição última e radical do homem, aquilo para o qual nasceu propriamente. E essa virtude é ciência.
- O homem mau o é por ignorância
- aquele que não segue o bem é
porque não o conhece, por isso a virtude pode ser ensinada (ética intelectualista), e o necessário é que cada qual conheça sua areté.
____É esse
o sentido do imperativo socrático: conhece-te_a_ti_mesmo. Por isso é
um imperativo moral, para que o homem tome posse de si mesmo,
seja dono de si, pelo saber. Assim como da definição socrática emerge
o problema da essência e com ele toda a metafísica de Platão e de
Aristóteles, da moral de Sócrates nascem todas as escolas éticas que
povoarão a Grécia e o Império Romano a partir de então: primeiro, os
cínicos e cirenaicos: depois, sobretudo, os epicuristas e os estóicos.
Toda a filosofia grega desde o início do século IV tem uma raiz em Sócrates; o que nele está apenas indicado ou esboçado teve de se realizar em sua fecunda tradição.
[125 - página 44]
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