O pretendido cientista que imagina conhecer
tão perfeitamente as leis da
Natureza, a ponto de declarar que a clarividência e a escrita
direta espirital estão fora dos limites do reconhecimento
científico, está sob o domínio de uma alucinação mais séria do que aquele
a quem finge lastimar.
[97 - página 23] - Epes
Sargent (1813-1880)
AS IMPLICAÇÕES PARA A ÉTICA, A TEOLOGIA E A FILOSOFIA
____Enquanto iniciamos o século XXI, uma das mudanças mais interessantes observadas na ciência foi o alargamento de suas fronteiras a fim de enquadrar uma série de perguntas tradicionalmente filosóficas. Elas foram inseridas na ciência como resultado direto de seu próprio progresso. Descobertas recentes e os conseqüentes avanços no cuidado médico revelaram uma série de assuntos éticos que antes eram formalmente reservados ao debate filosófico. Muitos sentem agora que o progresso científico, muito embora trazendo benefícios imensuráveis, começou na verdade a ameaçar a santidade da vida humana.
- Se fôssemos assumir que aspectos da consciência eram simplesmente produtos de atividade de células_cerebrais, o que isso faria para nosso tecido social?
- O que isso faria à noção do livre_arbítrio e das afirmações?
- O que isso faria aos nossos serviços judiciais? No grande extremo, isso significaria que ninguém poderia ser julgado por suas ações, uma vez que seriam suas células cerebrais e o ambiente que “fariam tudo”. Isso, é claro, não é a realidade da vida em sociedade, e só vamos nos tornar plenamente conscientes disso se jogarmos um tijolo em uma janela do mais reducionista dos neurocientistas! Na verdade, nós temos sim livre arbítrio, e somos responsáveis por nossas ações.
____Minha visão é que define tudo, incluindo assuntos que possam ser considerados teológicos e filosóficos, é receptivo ao objetivo da, ciência. Eu reconheço que, se descobrirem que a mente e a consciência possam existir no final da vidaeindependentes do cérebro, isso iria apoiar o conceito filosófico e teológico de um “ pós-vida”, e sugeriria que o velho conceito de “ alma” é o mesmo que os cientistas agora chamam de “consciência". Em minha opinião, o termo que usamos não é relevante, mas é importante estudar o processo cientificamente. Se a consciência for descoberta como uma entidade separada semelhante às ondas_eletromagnéticas, então seria receptiva ao estudo científico. Como sugeriu Elahi, o estudo da consciência, ou “alma”, seria então tratado como ciência com seus próprios axiomas, leis e
teoremas. Isto levaria a um estudo objetivo do que comumente é considerado assunto religioso e filosófico, e portanto terminando muitos desacordos e levando, por conseguinte, a uma sociedade muito mais tolerante. Da mesma forma que a ciência revolucionou nossa compreensão do mundo externo ao nosso redor, ela também poderia revolucionar nosso entendimento do mundo subjetivo dentro de nós.
____Antes da institucionalização da ciência, que começou com cientistas pioneiros como Galileu e Newton, qualquer um poderia afirmar estar certo sobre um determinado assunto. Todo o progresso que fizemos ao descobrir tanto o mundo que nos cerca quanto o intrincado universo interior, deve sua existência ao método objetivo de estudo que se iniciou há quase 500 anos. Acredito que agora devamos aplicar esta mesma objetividade que nossos antecessores, deixar de lado preconceitos filosóficos e pessoais, e começar a conduzir os experimentos quê nos permitiriam potencialmente descobrir a natureza_da_consciência_humana.
[100 - página 230] - Dr. Sam Parnia
(Ver pesquisas científicas com: EQMs - Experiência de Quase-Morte)
ESCRITA DIRETA
____Seguro uma lousa limpa ou coloco em uma gaveta fechada um pedaço de papel
branco, e, depois de alguns segundos, a lousa ou o
papel se mostram cobertos de uma escrita inteligível. Direis que
isso é fisicamente impossível. Pode ser, mas Como o fato se dá, atestado
pelos nossos sentidos e pelo nosso bom-senso, segue-se que ele é espiritual ou
psico-fisicamente possível isto é, que não pode ser explicado por renhum
processo puramente físico, mecânico
ou material conhecido na mais adiantada ciência, ou concebível como
independente da alma.
____"Terei motivo, disse John Wesley, para negar fatos tão perfeitamente
atestados, só porque não posso compreendê-los?"
____... Estendemo-nos
muito sobre os fatos provados de pneumatografia, porque são os que têm sido e
precisam ser experimentalmente bem fintados. Se o fato tem sido rejeitado, é,
eu o repito, devido à sua incompatibilidade com os métodos experimentais da Ciência.
Eles são uma prova concludente, fornecida em plena luz do dia, da independência
da alma e de um organismo visível, da ação de uma força inteligente fora do corpo_humano, operando frequentemente à distância de sete ou mais
metros,
nas mais simples e satisfatórias condições, e sendo isso tão fàcilmente
verificável que sòmente a extrema incredulidade que não é senão o equivalente
de uma insensata credulidade, pode levar uma pessoa a pôr em dúvida a ocorrência
do fenômeno, depois de haver sido testemunhado ou bem apreciado pelo testemunho
dado em seu favor. "Uma boa experiência, diz Sir Humphrey Davy, vale mais
que a perspicácia de um intelecto como
o
de Newton."
[97 - página 40] - 1880 - Epes
Sargent
Não
há ainda exemplo de haver um investigador de algum caráter e autoridade mudado
de opinião relativamente à ocorrência não explicada dos fenômenos de escrita
direta e clarividência.
[97 - página 153] - 1880 - Epes
Sargent
____Meu prezado correspondente, Alfred_Russel_Wallace, deve ser muito conhecido dos que, na Alemanha, leram as obras de Darwin, o eminente naturalista inglês. Wallace é também um espírita confesso e tem tratado, com a sua habitual perspicácia, dessa objeção constantemente apresentada (ainda revivida por vós) de uma contravenção das leis da Natureza. Diz ele:
- “Um engano comum parece manifestar-se através de todos os argumentos oferecidos contra os fatos reputados miraculosos, quando se alega que eles violam, invadem ou subvertem as leis da Natureza. Essa é realmente a questão capital que devemos resolver. Se os fatos disputados se dão, não podem deixar de conformar-se com as leis naturais, pois que a mais perfeita definição destas é que elas são as regras reguladoras de todos os fenômenos.
____Recusar-se admitir aquilo que, em outros casos, seria a evidência conclusiva de um fato, por não se poder explicá-lo pelas leis naturais que hoje conhecemos, é realmente sustentar que já possuímos completo conhecimento dessas leis e podemos determinar de antemão o que é e o que não é possível.
____Afirmo, sem receio de contestação, que, se os cientistas de qualquer tempo negarem os fatos sujeitos à investigação, por motivos a priori estabelecidos, errarão sempre.
____Quando Castallet informou a Réaumur que havia encontrado bichos de seda nos ovos das traças novas, a resposta que obteve foi: Ex nihilo nihil fit; e não se acreditou no fato, porque ele contrariava uma das mais firmadas leis da Natureza; contudo, é hoje admitido como verdadeiro, e a suposta lei cessou de ser universal.”
[97 - página 107] - Epes Sargent (1813-1880)
____Como meio de elaboração, o Espiritismo procede exatamente da mesma forma que as ciências_positivas, aplicando o método experimental. Fatos novos
se apresentam, que não podem ser explicados pelas leis conhecidas; o Espiritismo ele os observa, compara,
analisa e, remontando dos efeitos às causas, chega à lei que
os rege; depois, deduz-lhes as conseqüências e busca as aplicações úteis.
- O Espiritismo não estabeleceu nenhuma teoria preconcebida, não apresentou como hipóteses...
- concluiu pela existência dos Espíritos, quando
essa existência ressaltou evidente da observação dos fatos,
procedendo de igual maneira quanto aos outros princípios.
____Não foram os fatos que vieram a posteriori confirmar a
teoria: a teoria é que veio subseqüentemente
explicar e resumir os fatos. É , pois, rigorosamente exato dizer-se
que o Espiritismo é uma ciência de observação e não produto da imaginação.
As ciências só fizeram progressos importantes depois que seus estudos
se basearam sobre o método experimental; até então, acreditou-se que esse
método também só era aplicável à matéria,
ao passo que o é também às coisas metafísicas.
[ 66 - página 20 item 14]
____Como o princípio espiritual é uma
das forças da Natureza, a reagir
incessantemente sobre o principio material e reciprocamente,
segue-se que o conhecimento de um não
pode estar completo sem o conhecimento do outro.
____O Espiritismo e a Ciência se completam
reciprocamente;...
- a Ciência, sem o Espiritismo, se acha
na impossibilidade de explicar certos fenômenos só pelas leis
da matéria
- ao
Espiritismo, sem a Ciência, faltariam apoio e comprovação.
____O estudo das leis da matéria tinha que
preceder o da espiritualidade, porque a matéria
é que primeiro fere os sentidos. Se o Espiritismo tivesse vindo antes das descobertas científicas, teria abortado, como
tudo quanto surge antes do tempo.
[66 - página 21
item
16]
____Os homens,
cada vez mais esclarecidos, à medida que novos fatos e novas leis se forem
revelando, saberão separar da realidade os sistemas utópicos.
- As ciências tornam conhecidas algumas
leis
- O Espiritismo revela outras
- todas
são indispensáveis à inteligência dos
Textos Sagrados de todas as religiões,
desde Confúcio e Buda até o Cristianismo.
____Quanto à teologia, essa não poderá judiciosamente
alegar contradições da Ciência, visto como também ela nem sempre
está de acordo consigo mesma.
66 - página 28
item 29]
O estudo...
- das propriedades do perispírito, (Ver: Matéria PSI)
- dos fluidos
espirituais
- e dos atributos_fisiológicos_da_alma abre
novos horizontes à Ciência e dá a chave de uma multidão de fenômenos incompreendidos
até então, por falta de conhecimento da
lei que os rege - fenômenos negados pelo materialismo, por se
prenderem à espiritualidade, e qualificados como milagres ou sortilégios por outras crenças. Tais são, entre muitos,
...
- Os
fenômenos da vista dupla,
- da visão a distância,
- do sonambulismo natural e artificial,
- dos
efeitos psíquicos da catalepsia e da
letargia,
- da presciência,
- dos pressentimentos,
- das aparições,
- das transfigurações,
- da transmissão do pensamento,
- da fascinação,
- das curas instantâneas,
- das obsessões e
possessões, etc.
____Demonstrando que esses fenômenos
repousam em leis naturais, como os fenômenos elétricos, e em que condições
normais se podem reproduzir, o Espiritismo derroca o império do maravilhoso
e do sobrenatural e, conseguintemente, a fonte da maior parte das superstições.
Se faz se creia na possibilidade de certas coisas consideradas por alguns
como quiméricas, também impede que se creia em muitas outras, das quais
ele demonstra a impossibilidade e a irracionalidade.
[66 - página 33 item 40]
____Um último caráter da revelação espírita, a ressaltar das condições mesmas em que ela se produz, é que, apoiando-se
em fatos, tem que ser, e não pode deixar
de ser, essencialmente progressiva, como todas as ciências de observação.
Pela sua substância, alia-se à Ciência que, sendo a exposição das leis
da Natureza, com relação a certa
ordem de fatos, não pode ser contrária às leis
de Deus, autor daquelas leis ...
____...O Espiritismo não
estabelece como princípio absoluto senão o que se
acha evidentemente demonstrado, ou o que ressalta logicamente da observação.
Entendendo com todos os ramos da economia social, aos quais dá o
apoio das suas próprias descobertas, assimilará sempre todas as doutrinas progressivas, de qualquer ordem que sejam, desde
que hajam assumido o estado de verdades
práticas e abandonado o domínio da utopia, sem o que ele se
suicidaria. Deixando de ser o que é, mentiria à sua origem e ao seu fim providencial. Caminhando de par com o
progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado,
porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca
de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se
revelar, ele a aceitará.
[66 - página 44 item 55]
- Os
Espíritos não se manifestam para libertar o homem do estudo e das pesquisas, nem para lhe transmitirem, inteiramente pronta, nenhuma ciência.
- Com
relação ao que o homem pode achar por si mesmo, os espíritos o deixam entregue às suas próprias forças. Isso
sabem-no hoje perfeitamente os espíritas.
- De
há muito, a experiência há demonstrado ser errôneo atribuir-se aos Espíritos todo o saber e toda a sabedoria e
supor-se que baste a quem quer que seja
dirigir-se ao primeiro Espírito que se apresente para conhecer todas as coisas.
[66 - página 48 item 60]
Você pode achar estranho que um cientista descubra, em meio aos seus estudos, a
espiritualidade. Em círculos acadêmicos a palavra “ espírito”
provoca a mesma reação que a palavra “evolução" nos círculos
fundamentalistas. Como se sabe, espiritualistas e cientistas têm visões
completamente diferentes da vida.
- Quando
um espiritualista enfrenta problemas, recorre a Deus ou às forças invisíveis para obter ajuda.
- Já
um cientista, vai até seu laboratório ou consultório e toma medicamentos.
Só consegue obter alívio por intermédio das drogas.
____Posso afirmar categoricamente que a ciência me levou à espiritualidade, pois
as descobertas da física e do mundo das células mostram cada vez mais a existência de um elo entre ciência
e espiritualidade, duas áreas completamente distintas desde a época
de Descartes, há alguns séculos. Mas tenho certeza de que quando as duas forem
novamente reunidas teremos um mundo muito melhor.
[98 - página 221] - Bruce
Lipton
- O
próprio Cristo preside
os trabalhos de toda natureza em vias de realização para vos abrir a era
de renovação e de aperfeiçoamento, que vos predizem os guias
espirituais.
- Com
efeito, se, fora das manifestações_espíritas, lançardes o olhar sobre os acontecimentos contemporâneos,
reconhecereis sem hesitação os sinais precursores que provam, de modo
irrefragável, que são chegados os tempos preditos.
____As comunicaçõesse estabelecem entre todos os povos, derrubadas
as barreiras materiais os obstáculos morais que se opunham à sua união, os
preconceitos religiosos e políticos apagar-se-ão rapidamente e o reino da fraternidade estabelecer-se-á de maneira sólida e durável. Observai desde já os próprios
soberanos levados por mão invisível — coisa inaudita para vós — tomando a
iniciativa das reformas. E as reformas que partem do alto e espontaneamente são
muito mais rápidas e mais duráveis que as que vêm de baixo e são arrancadas
pela força. A despeito dos preconceitos de infância e de educação, a
despeito do culto da lembrança eu havia pressentido a época atual. E por isso
me sinto feliz e me sinto mais feliz ainda por vos vir dizer: “Irmãos,
coragem! trabalhai por vós, pelo futuro dos vossos; trabalhai sobretudo pelo
vosso melhoramento_pessoal, e gozareis na vossa_próxima_existência de uma felicidade que vos é tão difícil de
compreendê-la quanto a mim de vo-la explicar.”
Ditado pelo espírito CHATEAUBRIAND
Trata-se de François-René (1763 - 1848), Visconde de Chateaubriand.
[17b - Capítulo XXXI parágrafo II] - 1861
____O Plano Superior jamais nega recursos aos necessitados de toda ordem e,
valendo-se dos mínimos ensejos, auxilia os irmãos de humanidade na restauração
de seus patrimônios, seja cooperando com a Natureza ou inspirando a descoberta de novas fontes medicamentosas e reparadoras.
[16a - página 37] - André Luiz - 1943
____No futuro, viverá a Humanidade fora desse ambiente de animosidade entre a Ciência e a Religião e julgo mesmo
que em nenhuma civilização pode a primeira substituir a segunda. Uma e outra
se completam no processo de evolução de todas as almas para o Criador e para a perfeição de sua obra. As suas aparentes antinomias,
que derivam, na atualidade, da compreensão deficiente do homem, em face dos
problemas transcendentes_da_vida, serão eliminadas, dentro do estudo, da análise
e do raciocínio.
[71 - página 35]- EMMANUEL - 1938
Os instrutores dos planos espirituais, em que nos achamos, regozijam-se com
todos os triunfos da vossa ciência, porque toda conquista importa em grande e
abençoado esforço e, pelo trabalho perseverante, o homem conhecerá todas as
leis que lhe presidem ao destino.
[71 - página 143] - EMMANUEL - 1938
A ciência infatigável procura, agora, a matéria-padrão,
a força-origem, simplificadora, da
qual crê emanarem todos os compostos, e é nesse estudo proveitoso que ela própria,
afirmando-se atéia, descrente, caminha para o conhecimento de Deus.
EMMANUEL - (EMMANUEL) [55 - página 72]
(Ver: Teoria das cordas e Partícula de Higgs)
____O concurso científico é sempre útil, quando oriundo da consciência esclarecida
e da sinceridade do coração. Importa considerar, todavia, que a ciência
do mundo, se não deseja continuar no papel de comparsa da tirania e da
destruição, tem absoluta necessidade do Espiritismo,
cuja finalidade divina é a iluminação dos sentimentos, na sagrada melhoria
das características
morais do homem.
EMMANUEL - (Consolador) [55 - página 43]
Os
homens, em verdade, aprenderam a química com a Natureza, copiaram as suas
associações, desenvolvendo a sua esfera de estudos, e inventaram uma
nomenclatura, reduzindo os valores químicos, sem lhes apreender a origem
divina.
EMMANUEL - (Consolador) [55 - página 44]
Desde
o ponto inicial de suas observações, a Física é obrigada a reconhecer a
existência de Deus em seus
divinos atributos. Para demonstrar o sistema do mundo, o cientista não
recorreu ao chamado "eixo imaginário"? Basta essa incógnita
para que o homem seja
conduzido a ilações mais altas, no domínio transcendente.
EMMANUEL - (Consolador) [55 - página 40]
Químicos e físicos, geômetras e matemáticos,
erguidos à condição de investigadores da verdade, são hoje, sem o desejarem,
sacerdotes do Espírito, porque, como conseqüência de seus porfiados estudos, o materialismo e o ateísmo serão compelidos a desaparecer, por falta de matéria, a base que lhes
assegurava as especulações negativistas.
____... O futuro pertence ao Espírito!
EMMANUEL - (Nos Domínios da Mediunidade) [28a
- página 10
]
A
FENOMENOLOGIA ESPÍRITA
____A fenomenologia,
nos domínios do psiquismo, em vosso século, visa ao ensinamento, à
formação da profunda consciência espiritual da Humanidade,
constituindo, desse modo, um curso propedêutico para as grandes lições do porvir. É por essa razão que necessitamos de
operar ativamente para que a Ciência descubra, nos próprios planos físicos, as afirmações de
espiritualidade. (Ver: Imortalidade
da Alma )
____Pode parecer que o materialismo separou para sempre a Ciência da Fé;
isso, porém, não aconteceu, e o nosso trabalho de agora simboliza o
esforço para que os investigadores cheguem a compreender o que o Céu tem revelado em todos os tempos.
[71 - página 183] - EMMANUEL - 1938
____A
ciência legítima é a conquista gradual das forças e operações da Natureza,
que se mantinham ocultas à nossa acanhada apreensão. E como somos filhos do
Deus Revelador, infinito em grandeza, é de esperar tenhamos sempre à frente
ilimitados campos de observação, cujas portas se abrirão ao nosso desejo de
conhecimento, à maneira que gradeçam nossos títulos meritórios.
[25 - página 126] - André Luiz
O Espiritismo não é
senão uma moral, e não deve sair dos limites da filosofia, absolutamente, se não
quiser cair no domínio da curiosidade. Deixai de lado as questões científicas;
a missão dos Espíritos não é solucioná-las, poupando-vos o trabalho de
pesquisa — mas a de vos_tornar_melhores, pois é assim que realmente progredireis.
SÃO
LUIS
[17b
- Capítulo XXXI parágrafo XVII]
____Háhomens, mesmo entre os intitulados cientistas, que sao tão ofuscados pelas
teorias que se tornam impenetráveis ao valor dos fatos. Mesmo entre os espíritas, alguns há que não dão apreço
aos importantes fenômenos objetivos. Todos os grandes progressos, porém, nos
inventos e descobertas humanas, têm-se originado da atenção prestada aos
fatos, e alguns destes foram tão pequenos como a queda de uma maçã ou a vibração de uma lâmpada. Desprezar as menores manifestações de origem
espiritual, é uma loucura, quer se trate de uma simples pancada, quer de uma mensagem_escrita por alguma força desconhecida. Mesmo que se manifeste nisso
sòmente a frivolidade do agente oculto, sempre teremos uma lição. Confesso
que uma simples experiência de escrita_direta é para mim de maior valor que
todos os discursos especulativos dos chamados médiuns_falantes, onde nenhuma
prova objetiva e científica me é fornecida da sua faculdade extra-humana.
____Não
quero dizer com isso que não ligo importância à mediunidade falante.
Há muita razão para o fato, e, quando a infuência a impele, é prudente e
razoável escutá-la com proveito.
[97 - página 145] - 1880 - Epes
Sargent
____Se os fatos da clarividência e escrita_direta se dão realmente e são
reproduzíveis, tornam-se científicos tanto quanto a neutralização de um
ácido por um álcali, ou o aparecimento da aurora boreal.
____...
- Além
do Espiritismo, não
existirão outros fatos da Natureza que, manifestando-se aos nossos
sentidos, deixem o conhecimento dos métodos fora do seu alcance?
- Não
se dá o mesmo na cristalização?
- Conheceremos
já os métodos pelos quais se produzem os cometas e as auroras
boreais?
- Um
fato que demonstra a sua presença em nossos sentidos, já não possui só
por isso a qualidade essencial de um fato científico, embora fiquemos
ignorando seus métodos de produção e suas causas?
____Vêde como negligentemente esses diretores se contradizem!
- Em um ponto dizem:
"O
que principalmente vos embala a mente, é
que estais de posse da verdade."
- Em outro ponto, eles mesmos asseveram, em
relação aos fenômenos espirituais: "O verdadeiro testemunho, sobre o qual
buscais estabelecer uma verdade, vos foge em uma hora,
e
a verdadeira evidência que estais disposto a afirmar com juramento, pode no
instante seguinte voltar-se contra vós."
____Que poderemos dizer de tão desarrazoada generalização como esta? Se fôsse
real, não teríamos verdade alguma sustentável no Espiritismo, e acabaríamos
abandonando os nossos fatos, por mais seguros que nos parecessem. Haverá alguém que, tendo chegado
inteligentemente à posse desses fatos, se
apresente depois negando-os? A construção sobre eles assentada pode
modificar-se,
mas os fatos, uma vez rigorosamente atestados, são aquisições inalienáveis
da alma. Como a seguinte passagem do mesmo discurso resistirá à prova de uma
analise critica?
____“Têm-se apresentado testemunhos sobre testemunhos, montanhas altas de evidências
têm sido empilhadas, e os fatos são incomensuravelmente mais poderosos que a Ciência (isto
é, são demasiado grandes para serem compreendidos). Eles estão colocados
muito acima do escopo do pensamento científico hodierno, fora do alcance e da
capacidade de qualquer escola de ensinamento humano (Não são admitidos
tantos fatos acima de qualquer explicação humana?) e pertencem antes à regiâo
da superciência, na qual se baseiam as verdades e para a qual levantam suas
fortificações. Se esperarmos que a Ciência demonstre o Espiritismo, teremos
de ir além do amanhã, pois vemos que essa demonstração irá ficando
contemplada entre as omissões de cada século que se for sucedendo. Se a
confiarmos aos cientistas, ela será catalogada e colocada no lugar que
escolherem em seus laboratórios, isto é, como manifestação sem sentido,
corpo sem Espírito, lei sem motivo de existência, e se tornará uma das
fases fenomenais do Universo, declarada pelo mundo científico de hoje como não
tendo uma razão inteligente de ser.”
[97 - página 147] - 1880 - Epes
Sargent
____Se
os fenômenos_espíritas se limitassem ao círculo de seus seguidores, a opinião geral poderia ver neles
simples artigos de fé, sem maiores conseqüências de interesse geral. Mas a
verdade é que esses fenômenos se multiplicaram, em uma sucessão sempre audaz
e desafiadora. O expediente de proibições e excomunhões se tornava ineficaz,
desacreditado e ingênuo diante da avalanche de fenômenos variados, como vozes
misteriosas, escritas_diretas, contato de mãos invisíveis, materializações_de_espíritos, aparições de espíritos familiares, revelações de
uma vida superior e mais bela etc, atestando a inquestionável sobrevivência da alma.
____Era
natural que, em face do volume de tantos fatos, a sociedade requisitasse o exame
consciencioso de seus sábios e cientistas. Estes então, acossados por
todos os lados, descruzaram os braços e se puseram a campo para uma investigação
rigorosa e fria. A ciência, representada por um grupo de personalidades sérias
e refratárias a imposições religiosas, foi chamada a depor e o fez de tal
forma que o espiritismo foi, por assim dizer, devidamente fotografado, pesado e medido.
Edvaldo Kulcheski
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/ciencia/a-ciencia-e-o-espiritismo.html
-
Link desativado
ALGUMAS
CONSIDERAÇÕES OPORTUNAS SOBRE A RELAÇÃO ESPIRITISMO-CIÊNCIA
____O
verdadeiro trabalho espírita está no aprimoramento do espírito humano em sua bagagem_moral, na sublimação dos instintos humanos, vertendo-os em valores divinos, em suma, no progresso_moral_do_mundo. Para isso, sim, o estudo acurado e cauteloso é
imprescindível. Também por isso, experimentações
científicas detalhadas no campo espírita só podem ser feitas com a
expressa colaboração do Plano Espiritual superior que, para isso, exige uma
definitiva demonstração desses valores divinos em nós. (Ver No Mundo Maior,
de André Luiz, p. 31.)
http://www.geocities.com/Athens/Academy/8482/ademir.html -
Link desativado
Ademir L. Xavier Jr.
____Darius
Syman, de Washington, nos apresenta algumas amostras da capacidade da
pseudo-ciência:
- “Se,
por exemplo, a escrita_se_produzir_numa_lousa, por centenas de vezes em circunstâncias
que excluam absolutamente o emprego de qualquer processo químico, ou de
qualquer agente mecânico, a não ser um lápis comum, o fato não será, na
apreciação da Ciência, bas tanto para justificar a dedução
de ter sido essa escrita produzida por um ser intangível
.
- Se uma_mesa,_em_parte_suspensa_no_ar,_fizer_movimentos_inteligentes diante de
pessoas que para isso não concorreram, nem diretamente, nem pela intervenção
de algum mecanismo apreciável aos nossos sentidos, o fato não nos autoriza a
presumir a presença de um ser intangível ajudando a suspensão.
- Se
uma ária bem conhecida for tocada em um piano,
sem a intervenção de algum
mecanismo distinto do instrumento, de alguma aplicação automática, ou
contacto de qualquer objeto de consistência suficiente para ser visível e tangível, a Ciência não pode concluir que ai se ache um ser_intangível_tocando piano .
- Se três
pessoas, achando-se a sós em uma sala e na mesma casa, sem ser nenhuma delas
ventriloqua, ouvirem uma voz que refira, a cada uma, fatos só por ela
conhecidos, o fato, segundo a Ciência, não justifica a conclusão de
pertencer essa voz a uma pessoa que já tenha deixado seu corpo_tangível, mas a
qualquer das três.
(Ver: Pneumatofonia)
____Essas
supostas explicações nos mostram a atitude da Ciência em relação aos
alegados fatos_do_Espiritismo, como são compreendidos pelo Prof.
Youmans e o
Dr. Carpenter. Nenhum amontoado de testemunhos pode verificar os fatos alegados,
nenhuma lógica conhecida basta para se concluir desses fatos a existência ou a
intervenção dos Espiritos ou a realidade de um mundo super-sensorial!
- A ação
de um imã é pelos homens da Ciéncia
julgada como uma demonstração da força
magnética
- um choque da garrafa de Leyden prova indubitàvelmente a presença
de uma força elétrica
- a queda de
uma maçã estabelece a realidade da força da gravidade.
____Apesar de nenhum sentido humano poder diretamente conhecer a
natureza de alguma dessas forças, elas são simplesmente deduzidas dos
movimentos dos corpos. Pertencem inteiramente ao mundo super-sensorial, e,
apesar disso, pelo fato de serem impessoais, a Ciência lhes dá o selo
da sua aprovação
.
____A Ciência,
porém, recusa reconhecer, por serem personalizadas, outras forças
igualmente super-sensoriais, reveladas, como a gravidade e o magnetísmo, em
casos isolados, pela perturbação do estado normal das substâncias sólidas,
provando continuar a existir a inteligência e o afeto humanos, os quais se manifestam por
modos ainda não admitidos. Provavelmente receiam que, se a
Ciência, por algum testemunho, reconhecer essas forças, o homem descobrirá que sobrevive à morte!"
[97 - página 154] - 1880 - Epes
Sargent
____Em
pleno início do século XXI e dos desenvolvimentos científicos e tecnológicos
que nos aguardam neste novo milênio, somos levados a reavaliar a postura do
Espiritismo perante a Ciência. Embora Kardec tenha enunciado que “o Espiritismo
e a Ciência se completam um pelo outro” eles permanecem separados,
sobretudo porque o preconceito científico e sistemático da chamada “Ciência
Oficial” (ou acadêmica), mantendo sua postura materialista e céptica, leva
à negação a priori dos fenômenos_espíritas, tomados como superstição ou fraude e, conseqüentemente,
rotulando o Espiritismo como destituído de bases científicas.
____O
Espiritismo é definido por Kardec como “a ciência que estuda a
origem, a natureza e a destinação dos Espíritos,
bem como sua relação com o mundo corpóreo. É ao mesmo tempo, uma ciência
de observação e uma filosofia de conseqüências morais” .
Artur
Mascarenhas
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/ciencia/a-ciencia-e-o-espirito.html -
(Link desativado)
____Háoutra classe de pessoas que afeta conhecer os métodos científicos, para a
qual temos plena certeza de que, se uma forma_falante_e_tangível se apresentasse de súbito em uma sala fechada, onde sòmento os
espectadores fôssem admitidos;...
- demonstrasse
a sua presença aos sentidos da vista e do tato
- conversasse
com voz audível sobre tópicos familiares a cada uma das testemunhas,
- e
repentinamente desaparecesse, elas não veriam, ainda assim, em tais manifestações,
a prova da presença de um Espírito.
[97 - página 160] - 1880 - Epes
Sargent
____"O
cientista surpreende as realidades da Sabedoria Divina criadas para a evolução
da criatura e revela-lhes a expressão visível ou perceptível ao conhecimento
popular." ("Fonte
Viva", 57, Apóstolos, F.C. Xavier - EMMANUEL - FEB)
____Vemos
o comentário em Einstein 3 ao responder
sobre se seria hora da fé ser substituída cada vez mais pelo conhecimento:
“Pois o método científico não pode nos ensinar nada mais além de como os
fatos se relacionam e são condicionados entre si. (...) O conhecimento objetivo
nos oferece poderosos instrumentos para o alcance de certos fins, mas a própria
meta máxima e o desejo de alcançá-la devem vir de outra fonte. Aqui nos
deparamos, portanto com os limites da concepção puramente racional da nossa
existência (...)”. (Ver: A
fé de Einstein)
____E
assim também Einstein 3 em sua famosa
frase: " A ciência sem religião é manca, a religião sem a ciência é
cega". (página144)
____O
que dizer de um livro como “A Estrutura da Matéria segundo os Espíritos”?
Estaria tentando provar a existência da alma? Considero este livro não
como uma teoria científica, mas como uma notícia do plano espiritual sobre
estudos científicos que estão sendo realizados por um grupo de Espíritos,
(demonstrando o adiantamento de seus estudos, é verdade) mas que ao invés de
provar a existência da alma está, principalmente, contribuindo para trazer
novos argumentos para silenciar os detratores do Espiritismo que se valem da Ciência
para conseguir seus objetivos.
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/unidual/espirita-e-ciencia.html - Link desativado
Paulo
Antonio Ferreira
3 "Einstein viveu aqui" - Abraham Pais - Ed. Nova Fronteira,
1997.
Einstein,
um dos maiores Cientistas de todos os tempos, disse:
- "A
percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências. O homem
que não tem os olhos abertos para o misterioso, passará pela vida sem ver
nada"
- "Estamos
começando a conceber a relação entre a ciência e a religião de
um modo totalmente diferente da concepção clássica. Afirmo com todo o
vigor que a religião cósmica é o móvel mais poderoso e mais generoso da
pesquisa científica".
http://www.geocities.com/jeffersonhpbr/Ciencia-Espiritismo2.html - Link desativado
____O Dr. John W. Draper, da Universidade de Nova Iorque, foi citado pelo Prof.
Tyndall como boa autoridade científica. Mas, em sua obra "Human Physiology!,
referindo-se ao corpo_humano,
Draper observa: " Dai a essa máquina uma consciência e um princípio
imortal, e a alma, na mais clara acepção, cairá sob o domínio da Fisiologia,
que se ocupará desse princípio imortal."
____Assim, o Dr. Draper claramente reconhece a necessidade da criação de uma ciência
psico-fisiológica.
(Ver: Psicobiologia e Psicobiofísica)
[97 - página 214] - 1880 - Epes Sargent
____Prestam-se a um exame científico tanto quanto os outros fenômenos da Natureza; e dizer-se que elas são sobrenaturais é prejulgar a questão com a maior e mais profunda ignorância.
____A reputação do falecido
Rev._Baden_Powell (1796-1850), da Inglaterra, talvez vos seja desconhecida. Ele foi professor de Geometria em Oxford e um profundo pensador. Acreditava que os fenômenos_espíritas deviam ser reconhecidos como fazendo parte do domínio da Natureza e tornar-se objeto de investigações filosóficas. Sua predição foi bem depressa realizada, como o demonstram amplamente os escritos de Wallace, Varley, Crookes, Fichte, Franz Hoffman, Zöllner, Boutlerof, Hare, Wagner e outros homens de ciência.
____Referindo-se aos fenômenos supersensoriais, Powell disse:
- “Em tais casos, a Ciência não chegou ainda à generalização; só se têm apresentado resultados cujas leis reguladoras ainda não estão traçadas; contudo, nenhum investigador filósofo pode por um momento duvidar de que os fenômenos dessa classe sejam todos realmente ligados por um grande princípio de ordem. Se se dão, às vezes, algumas manifestações de caráter mais extraordinário e, na aparência, menos redutíveis a algum princípio conhecido, nenhum filósofo poderá duvidar de que elas estejam em harmonia real e façam parte de uma ordem mais elevada de causas ainda por descobrir. As mais extraordinárias anomalias, na aparência, serão no futuro reconhecidas como confundíveis nas grandes e harmoniosas leis; suas relações serão estabelecidas e seus títulos de ordem, continuidade e analogia serão finalmente confirmados.”
[97 - página 121] - Epes Sargent (1813-1880)
Aquele que crê encontrar no Espiritismo um meio fácil de tudo saber, de tudo descobrir,
incorre em um grande erro. Os Espíritos não estão
encarregados de nos trazerem a ciência pronta. Seria,
com efeito, muito cômodo se nos bastasse perguntar para sermos esclarecidos,
poupando-nos assim o trabalho de pesquisa. Deus quer que trabalhemos,
que nosso pensamento se exercite, e será a esse preço que adquiriremos
a ciência. Os Espíritos não vêm nos livrar dessa necessidade;
eles são o que são e o Espiritismo tem por objeto estudá-los, a
fim de saber, por analogia, o que seremos um dia e não de nos fazer
conhecer o que nos deve estar oculto, ou nos revelar as coisas antes
do tempo.
____Os Espíritos já não podem ser tidos como ledores de sorte, e quem quer que se iluda de obter deles certos segredos, que se prepare
para estranhas decepções por parte dos Espíritos
zombeteiros. OEspiritismo é uma ciência de
observação e não uma ciência de
adivinhação ou de especulação. Estudamo-lo para conhecer o estado das individualidades do mundo_invisível, as relações que existem entre elas
e nós, sua ação oculta sobre o mundo visível, e não pela utilidade material que dele possamos tirar. Sob esse ponto de vista,
não há nenhum Espírito cujo estudo nos seja
inútil, pois aprendemos alguma coisa com todos
eles; suas imperfeições, seus defeitos, sua incapacidade, e
mesmo sua ignorância, são igualmente objetos de observação que nos iniciam no estudo da natureza íntima desse mundo. Quando
não são eles que nos instruem pelos seus
ensinamentos, somos nós que nos instruímos
estudando-os, como o fazemos quando estudamos os costumes
de um povo que desconhecemos. Quanto aos Espíritos esclarecidos,
eles nos ensinam muito, mas no limites das coisas possíveis,
não precisando perguntar-lhes o que eles não podem, ou não devem,
nos revelar. É preciso contentar-se com aquilo que nos dizem, pois, ir
além é expor-se às mistificações dos Espíritos_levianos, sempre prontos para responderem a tudo. A experiência nos ensina
a discernir o grau de confiança que lhes podemos
dar.
[78
- Diversidade dos Espíritos]
Diante das perplexidades da Ciência e da pressão cada
vez maior dos fatos novos, que não cessam de fustigar a inteligência humana e
de rumá-la para novas pesquisas e conclusões mais altas, cabe aos espíritas a sublime missão de oferecer aos pesquisadores e estudiosos humanos a contribuição
substancial do Espiritismo,
de modo a ajudar os cientistas sinceros a orientar-se com segurança na direção
das verdadeiras soluções. Mas os espíritas só conseguirão fazer isso, com
verdadeiro proveito, se se dedicarem seriamente ao estudo das realidades e dos
progressos da Ciência, cotejando tudo, ponto por ponto, com as pesquisas, os
conhecimentos e as revelações do Espiritismo, de modo a oferecer contribuições
sérias aos pesquisadores e aos homens de pensamento que laboram fora de nossos
muros. Alertados para inúmeros aspectos importantes da realidade, que insistem
em desdenhar ou simplesmente não conhecem, talvez alguns estudiosos capazes e
de boa-fé acertem o passo no sentido de maiúsculas e felizes constatações.
____Naturalmente, o trabalho maior dos espíritas-cristãos será sempre o da sua_própria_melhoria_de_sentimentos e do bem-fazer. Não temos nenhuma
ilusão quanto a vantagens (que sabemos improváveis) em qualquer atitude de
proselitismo ou de pernóstica presunção de maior saber. O equilíbrio de
atitudes cabe, porém, em toda parte, e não seria justo nos ausentássemos, a título
de cultivar a humildade e as virtudes do coração, do esforço comum a prol do
progresso humano. Afinal, as novas dimensões do conhecimento, que se abrem no
mundo, são as grandes dimensões do Espírito.
____... Seria, porém, rematada ingenuidade supor que a Ciência_humana_terrestre chegará rapidamente à solução definitiva dos seus problemas substanciais,
porque precisará realizar, antes disso e para isso, duas conquistas
fundamentais:
- primeiro,
terá de reconhecer, por seus próprios meios, suas averiguações, seus cálculos
e suas induções, senão a certeza, pelo menos a probabilidade da existência
do Espírito e das dimensões espirituais da Vida;
- e segundo, construir novas aparelhagens e sobretudo novos métodos de
investigação para penetrar nesses novos domínios.
____Neste
último caso, as dificuldades a vencer serão imensas, porque somente oEspírito pode ver, identificar e examinar o
Espírito.Não se trata, portanto, tão-somente, de aperfeiçoar
maquinismos e instrumentos técnicos, mas sim CONSCIÊNCIAS, através do
desenvolvimento racional de FACULDADES_PSICOFÍSICAS capazes de serem utilizadas para a produção útil de
fenômenos investigáveis.
____Enquanto, porém, não houver, na Terra, condições_morais que justifiquem tão elevado tipo de cooperação aberta e indiscriminada,
o Governo Espiritual do Planeta não facilitará condições nem circunstâncias
que favoreçam o êxito maior de tentames dessa espécie, além dos limites da
educação e do incentivo ao espírito perquiridor dos homens. É fácil de
compreender que o intercâmbio livre e permanente com planos e forças
superiores da vida não pode ser facultado a seres predadores, de baixo senso ético
e ainda espiritualmente irresponsáveis. Por essa razão, a aceitação e a vivência
dos princípios morais do Evangelho de Jesus são condições fundamentais a
serem cumpridas, a fim de que as Inteligências Superiores outorguem ao Homem_Terrestre o diploma de maioridade espiritual que lhe permitirá o ingresso efetivo no
mundo de relações com a Comunidade Cósmica a que pertence.
____O Homem terá, portanto, de renunciar ao
velho vício de tudo utilizar para o mal, para o crime, para a dominação
inferior e desmedida, para a destruição, para a insensatez, se quiser entrar
na posse do seu principado divino. Cumpre entendermos, de uma vez por todas, que
a sabedoria da Eterna Lei simplesmente não permite, por automatismo de sua
amorosa justiça, que recursos espirituais de alto nível se desenvolvam, além
de certos rígidos limites, em almas ainda não decididamente afeitas ao Bem.
[45 - páginas 23 e 25]
(Ver: Ectoplasma e Partículas de Higgs)
____Na dedicatória da obra "PROVAS CIENTÍFICAS DA SOBREVIVÊNCIA", dirigindo-se a William_Crookes, com o profundo respeito que o mestre inglês lhe merece, Zöllner acentua, com bravura e amargor: “Sobre vós também, ingratidão e ridículo foram lançados, com o máximo de liberalidade, pelos cegos, representantes da ciência moderna e pelas multidões mal orientadas pelos seus ensinamentos.”
____A evolução da Física, alegam ainda agora esses mesmos “cegos”, arquivou todas as grandes pesquisas do passado. Entretanto, são os próprios físicos atuais, a partir de Einstein, os primeiros a reconhecerem que o desenvolvimento da Física Nuclear leva cada vez mais as pesquisas científicas para a desmaterialização da nossa concepção do mundo.
- Artur Compton chega a afirmar que, por trás da energia, já percebemos alguma coisa mais, que parece ser “pensamento”.
- E a Parapsicologia, segundo Rhine, Soal, Carington, Price e outros, abre as perspectivas de uma concepção psíquica.
- O Universo e o homem revelam a substância espiritual da sua natureza comum.
[112 - página 11] - Zöllner (1834 - 1882)
A Psicografia à Luz da Grafoscopia:
http://www.feesp.com.br/divulgacao/pag_semeador_materia3.htm - Link desativado
Bibliografia de Pesquisas Científicas de Fenômenos Espíritas
____Uma bibliografia de quase 400 publicações que abrange os fenômenos espíritas,
a história de suas descobertas e as pesquisas científicas realizadas com o fim
de se entendê-los e se criar uma teoria para explicá-los. Esse catálogo de
obras permite ao interessado na investigação científica dos fenômenos espíritas
ter contato com os principais trabalhos realizados na área, e visa atender
especificamente aos pesquisadores interessados na hipótese do espírito.
Autor:
Luiz Otávio Saraiva Ferreira - Campinas - SP - Brasil - Junho de 1995.
http://msohn.sites.uol.com.br/colabora.htm -
Link desativado
Quanto mais a ciência se aprofunda nos mistérios do Universo, com telescópios que
esquadrinham os confins do espaço e microscópios que vasculham o íntimo da matéria,
menos lugar para as teorias religiosas imagina-se existir nos corações e
mentes humanas. Em pleno século da tecnologia, porém, o que se vê é o contrário.
As mesmas ferramentas inventadas para saciar nossa curiosidade aumentaram o
desconhecimento. E Deus nunca esteve tão presente.
____Ao longo da história, a fé_e_a_razão alternaram períodos de compreensão mútua e animosidade
declarada. A única forma de conciliação possível era cada um ficar na
sua.
____A
ciência se contentaria em responder o que são e como ocorrem os fenômenos
naturais,
enquanto a teologia encontraria o conforto espiritual.
____No último século, a ciência validou a noção de que vemos apenas uma pequena
porção do que existe.
____Não
enxergamos os elétrons,
mas sabemos que são eles e seus campos elétricos que evitam que os objetos
se desintegrem.
____Também
não podemos ver a energia_escura, mas sabemos que esse tapete cósmico onde ficam 100 mil galáxias e mais de um bilhão de estrelas ocupa quase 90% do Universo. E aí residem milhões de possibilidades.
____“Quanto mais a ciência avança ao propor novas formas de explicação para o
Universo, mais o mistério se aprofunda e abre caminho para interpretações”,
resume Mário Sérgio Cortella, professor titular de teologia e ciências da
religião na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
____O progresso científico trouxe luz e conhecimento e pavimentou a estrada
para desvendar os mecanismos da fé.
Em comum, ciência e espiritualidade vivem no encalço da verdade. A missão da ciência não é investigar se Deus
existe ou não, mas como a mente percebe as manifestações divinas. Em vez de
criar um fosso entre espírito e razão, o que se vê hoje é um ciclo
conciliador e paralelo, não sem pedras no caminho. Tanto religiosos quanto
pesquisadores procuram respostas para a mesma pergunta: afinal, por que existe
algo e não simplesmente o nada? Desvendar esses mistérios seria tarefa para
cientistas, filósofos, artistas e religiosos.
____Nesse processo de investigação, a neurociência demonstra que a religiosidade
está sediada no cérebro. Estudos feitos com monges e freiras em clausura
mostram que houve mudanças na química do sangue e nas ondas cerebrais quando
eles oravam ou meditavam. “A dicotomia entre espírito
e ciência sempre marcou a humanidade. Hoje se juntam a isso modelos
biológicos. Se é verdade ou não, não se sabe”, diz o neurologista Getúlio
Daré Rabello, do Hospital das Clínicas de São Paulo.
http://www.terra.com.br/istoe/1889/ciencia/1889_as_razoes_da_fe.htm Link desativado
Cientistas que se dedicaram ao estudo
do paranormal
- Willian_Crookes, sábio inglês e pesquisador de grande acuidade,
realizou durante os anos de 1870 a 1873, experiências, que se tornaram
clássicas, com a médium extraordinária que foi Florence_Cook; as mais
completas do gênero, demonstraram à sociedade que os fantasmas voltam
e se_tornam_visíveis,_tangíveis_e_examináveis, de modo a não deixar
dúvidas quanto à imortalidade_do_Espírito e sua possibilidade de
comunicação com os vivos. O Espírito_Katie_King deu a Crookes todas as oportunidades de exame, sério e cercado de todas as cautelas,
de comprovação de sua imortalidade, mediante métodos rigorosamente
científicos.
- Frederico_Zollner, notável físico alemão, utilizou-se, em 1877, de
outro grande médium do passado, Henry Slade e, agindo como verdadeiro
homem de ciência, que era, conseguiu extraordinários fenômenos de
materialização, de transporte, de levitação e de escrita_direta. Para
explicar fenômenos de penetração da matéria pela matéria, imaginou uma
quarta dimensão, característica dos seres que habitam o mundo
invisível, ou dos Espíritos.
- Willian_Crawford é outro nome da Ciência, professor do Instituto
Técnico e da Universidade de Belfast, que a história das pesquisas
psíquicas apontará, um dia, como dos seus mais destacados e
competentes cultores. A levitação_de_objetos foi estudada por ele com
extremos cuidados e, graças aos componentes do “Círculo Goligher”,
grupo de médiuns de que se destacava a senhorita Kathlen Golighe r,
pôde comprovar a formação de uma alavanca formada por ectoplasma – o
cantilever, de que se valeriam os Espíritos para fazer levitarem
objetos pesados (mesas etc.). Depois de estafantes experiências
realizadas entre 1916 e 1920, Crawford, diz René Sudre, “suicidou-se
no dia 30 de julho de 1920, durante um acesso de febre cerebral,
devido ao esgotamento profissional e às condições criadas pela
guerra.
http://groups.google.com.br/group/espiritismo-
cientifico/browse_thread/thread/9edcfc0568312b27
http://www.programatransicao.tv.br/programas/programa41.html
Link desativado
A Ciência perante o Espiritismo - Divaldo Franco
Link desativado
FÍSICA QUÂNTICA E ESPIRITUALIDADE - TEMA PARA REFLEXÃO
(Laércio Fonseca é astrofísico e espiritualista)
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=C14jYXq-V1I#!
Link desativado
GALILEU GALILEI - PARA O PARAÍSO (2002)
https://www.youtube.com/watch?v=o_WTS0tW1y0#at=201
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