página acima: Espírito
Anjos
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____Anjo[do latim: angelus; do grego: aggelos= mensageiro] - Segundo a Doutrina_Espírita, os anjos não são seres aparte e de uma natureza especial. São os Espíritos_da_primeira_ordem, isto é, os que chegaram ao estado de puros Espíritos depois de terem sofrido todas as provas.http://www.espirito.org.br/portal/doutrina/vocabulario/letra-a.html
http://www.annex.com.br/pessoais/confrariahpe/a.htm

____
____Os seres a que chamamos anjos, arcanjos, serafins, são Espíritos_puros: os que se acham no mais alto grau da escala e reúnem todas as perfeições. A palavra anjo desperta geralmente a ideia de perfeição moral. Entretanto, ela se aplica muitas vezes à designação de todos os seres, bons e maus, que estão fora da Humanidade. Diz-se:

  • O anjo bom e o anjo mau;
  • O anjo de luz e o anjo das trevas. Neste caso, o termo é sinônimo de Espíritoou de gênio. Tomamo-lo aqui na sua melhor acepção.

[9a - página 99 questão 128]

____Os Anjos percorreram todos os graus da escala, mas do modo que havemos dito:

  • uns, aceitando sem murmurar suas missões, chegaram depressa;
  • Outros, gastaram mais ou menos tempo para chegar à perfeição.

[9a - página 100 questão 129]

Fica sabendo que o mundo onde te achas não existe de toda a eternidade e que, muito tempo antes que ele existisse, já havia Espíritos que tinham atingido o grau supremo. Acreditaram os homens que eles eram assim desde todos os tempos.

[9a - página 100 questão 130]

____

____Os Espíritos_elevados, como os profetas_antigos, não devem ser considerados como anjos ou como Espíritos eleitos.

____Como missionários do Senhor, junto à esfera de atividade propriamente material, os profetas antigos eram também dos “chamados” à luminosa sementeira.

____Para a nossa compreensão, a palavra “ anjo”, neste passo, deve designar somente as entidades que já se elevaram ao plano superior, plenamente redimidas, onde são “escolhidos” na tarefa sagrada dAquele cujas palavras não passarão. O Eleito, porém, é aquele que se elevou para Deus em linha reta, sem as quedas que nos são comuns, sendo justo afirmar que o orbe_terrestre só viu um eleito, que é Jesus-Cristo.

____A compreensão do homem, todavia, em se tratando de angelitude, generalizou a definição, estendendo-a a todas as almas_virtuosas_e_boas, nos bastidores da sua literatura, o que se justifica, entendendo-se que a palavra “ anjo” significa “mensageiro”.

[41a - página 165] - EMMANUEL - 1940

Título: "NA PROTECAO DOS ANJOS"
Autor: Catherine Lanigan
Editora: Butterfly
Genero: Espiritualista
"Verdadeiro, comovente e atual! Este livro é fascinante porque leva ao leitor fatos reveladores, livres de influências místicas e religiosas, sobre a inegável companhia dos mensageiros divinos. Sua autora é uma empreendedora de sucesso e sente-se guiada por sinais e inspirações".
http://www.novavisao.org.br/

Ver também:
*