Perispírito e Reencarnação
página acima: Perispírito
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____"Todo o campo nervoso da criatura constitui a representação das potências perispiríticas, vagarosamente conquistadas pelo ser, através de milênios e milênios. Em renascendo entre as formas perecíveis, nosso corpo sutil (perispírito), que se caracteriza, em nossa esfera menos densa, por extrema leveza e extraordinária plasticidade, submete-se, no plano da Crosta,

  • às leis de recapitulação,
  • hereditariedade
  • e desenvolvimento fisiológico, em conformidade com o mérito ou demérito que trazemos e com a missão ou o aprendizado necessários."

[25 - página 54] André Luiz


____Pode ocorrer que desde muito ou semanas, o reencarnante inicie o processo de ligação fluídica direta com os futuros pais, ajudado por outros espíritos. À medida que se intensifica semelhante aproximação, ele vai perdendo os pontos de contato com os veículos que consolidou no plano espiritual, através da assimilação dos elementos deste plano.Semelhante operação é necessária para que o organismo_perispiritual possa retomar a plasticidade que lhe é característica e, dependendo do estágio em que se encontra o reencarnante, o serviço impõe-lhe sofrimentos.

____O organismo perispiritual é o mesmo que ele trouxe da Crosta, ao desencarnar pela última vez. Tem a mesma identidade essencial; todavia, com o curso do tempo, em vista de nova alimentação e novos hábitos em meio muito diverso, incorporou determinados elementos dos círculos de vida no plano_espiritual, dos quais é necessário se desfaça a fim de poder penetrar, com êxito, a corrente da vida carnal. Para isto, as lutas das ligações fluídicas primordiais com as emoções que lhes são conseqüentes desgastam-lhe as resistências dessa natureza, salientando-se que, nos momentos próximos à reencarnação, os colaboradores espirituais fazem a parte restante do serviço, mobilizando, em auxílio do reencarnante, seus recursos magnéticos.

____...Para o instante da reencarnação, torna-se indispensável que o espírito mantenha o pensamento puro, levado de todos os detritos ...

[16a - página 193 ] André Luiz

(Ver: Erraticidade e Perispírito no plano espiritual )

O processo de reencarnação do espírito Segismundo, narrado pelo espírito André Luiz:

____Os Espíritos Construtores começaram o trabalho de magnetização do corpo_perispirítico. “Alguma coisa da forma de Segismundo estava sendo eliminada”. Quase que imperceptivelmente, à medida que se intensificavam as operações magnéticas, tomava-se ele mais pálido. Seu olhar parecia penetrar outros domínios. Tornava-se vago, menos lúcido.

____A certa altura, Alexandre (o instrutor de André Luiz) falou-lhe com autoridade:

____— Segismundo, ajude-nos! Mantenha clareza de propósitos e pensamento firme!

____O reencarnante se esforçava por obedecer.

____— Agora — continuou o instrutor — sintonize conosco relativamente à forma pré-infantil. Mentalize sua volta ao refúgio maternal da carne terrestre! Lembre-se da organização fetal, faça-se pequenino! Imagine sua necessidade de tornar a ser criança para aprender a ser homem!

____Segismundo precisava oferecer o maior coeficiente de cooperação individual para o êxito amplo. Ao influxo magnético de Alexandre e dos Construtores Espirituais, a forma perispiritual de Segismundo tomava-se_reduzida.

____A operação não foi curta, nem simples. Identificava o esforço geral para que se efetuasse a redução necessária.

____Segismundo parecia cada vez menos consciente. Não nos fixava com a mesma lucidez e suas respostas às nossas perguntas afetuosas não se revelavam completas.

____Por fim, com grande assombro meu, verifiquei que a forma de nosso amigo assemelhava-se à de uma criança.

____... A desencarnação_normal na Terra obriga o corpo_denso_de_carne a não menores modificações do que as verificadas no perispírito de determinados espíritos, no processo de reencarnação. A enfermidade mortal, para o homem terreno, não deixa, em certo sentido, de ser prolongada operação redutiva, libertando por fim a alma, desembaraçando-a dos laços fisiológicos. há pessoas que, depois de algumas semanas de leito, se tornam francamente irreconhecíveis. E devemos considerar que o aparelho físico permanece muito distante da plasticidade do corpo perispiritual, profundamente sensível à influenciação magnética.

____...A reencarnação de Segismundo obedece às diretrizes mais comuns. Traduz expressão simbólica da maioria dos fatos dessa natureza, porquanto o nosso irmão pertence à enorme classe_média_dos_Espíritos que habitam a Crosta, nem altamente bons, nem conscientemente maus. Acresce notar, todavia, que a volta de certas entidades das regiões mais baixas ocasiona laboriosos e pacientes esforços dos trabalhadores de nosso plano. Semelhantes seres obrigam-nos a processos de serviço que você gastará ainda muito tempo para compreender.

[16a - página 197 ] - André Luiz

*