página acima: Planetas
Júpiter
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*
http://www.geocities.com/capecanaveral/7754/jupiter.htm http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/report_07.htmlwww.sciam.com.br

Revista semanal: SCIENTIFIC AMERICAN - BRASIL

Astrônomos da Universidade do Hawaii descobriram 11 novas luas em Júpiter, o que o torna o planeta do Sistema Solar com mais luas (39 luas), destronando Saturno (30 luas).

http://www.astro.up.pt/nd/astro_news/2002/0520pt.html

____Uma mancha pulsante de raios-X foi descoberta nas regiões polares da atmosfera superior de Júpiter pelo Observatório de raios-X Chandra (NASA). As teorias existentes não conseguem explicar a origem destas pulsações, nem a causa para a sua localização nesta região…

____O Chandra observou o planeta Júpiter durante 10 horas a 18 de Dezembro de 2000. Na mesma altura a sonda espacial Cassini (NASA/ESA), que se dirige a Saturno, também se encontrava próximo do planeta.

____Os raios-X parecem pulsar com um período de 45 minutos, o que é semelhante ao período das pulsações rádio emitidas de regiões a alta latitude e detectadas anteriormente pelas sondas Galileo (NASA) e Cassini. Emissões no infravermelho e no ultravioleta provenientes desta região tinham já sido detectadas.

____A teoria mais aceite afirmava que os raios-X seriam produzidos por íons muito energéticos de oxigênio e enxofre, que ficariam excitados quando colidiam com átomos de hidrogênio e hélio na atmosfera de Júpiter. Os íons de oxigênio e de enxofre, que têm origem na da lua de JúpiterIo, tornar-se-iam mais energéticos enquanto circulavam em torno da gigantesca magnetosfera do planeta. Alguns deles, os supostos produtores da emissão raios-X, poderiam atingir a atmosfera de Júpiter durante o regresso até à região da órbita de Io.

____Uma possível explicação poderá estar relacionada com o fluxo de partículas do Sol, o vento solar. Íons pesados que fazem parte do vento solar poderão ser capturados pelas regiões mais exteriores do campo magnético de Júpiter e acelerados em direção aos pólos magnético. Uma vez capturados os íons poderão movimentar-se de pólo para pólo ao longo das linhas de campo magnético num movimento oscilante, que poderia explicar as pulsações.

Júpiter: O Gigante Gasoso (1ª Temp. Ep. 4) - Vídeo completo


https://www.youtube.com/watch?v=7tnffsHqk7Q#at=82

Ver também:
*