Nascimento do Homem - Encarnação
página acima: página acima
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

Desencadeado, com a concepção, o processo morfogênico, e ligado o Espírito ao embrião, o perispírito passa a expandir-se, moldando e sustentando o novo organismo em crescimento.

[1 - pagina 40]

É por intermédio do perispírito que a alma rege sua encarnação. “Na câmara uterina”

[1 - página 68][14 - página 55]*

____No momento de encarnar, o Espírito sofre muito maior perturbação e sobretudo mais longa do que experimenta ao desencarnar.

  • Pela morte, o Espírito sai da escravidão;
  • pelo nascimento, entra para ela.

[9a - página 197 questão 339]

____No nascimento o Espírito procede como o viajante que embarca para uma travessia perigosa e que não sabe se encontrará ou não a morte nas ondas que se decide a afrontar. O viajante que embarca sabe a que perigo se lança, mas não sabe se naufragará. O mesmo se dá com o Espírito:

  • conhece o gênero das provas a que se submete,
  • mas não sabe se sucumbirá.

[9a - página 197 questão 340]

Ao nascer o Espírito não recobra imediatamente a plenitude das suas faculdades. Elas se desenvolvem gradualmente com os órgãos. O Espírito se acha numa existência nova; preciso é que aprenda a servir-se dos instrumentos de que dispõe. As ideias lhe voltam pouco a pouco, como a uma pessoa que desperta e se vê em situação diversa da que ocupava na véspera.

[9a - página 201 questão 352]

  • As faculdades_supranormais , esporadicamente assinaladas, de todos os tempos e em toda parte, na Humanidade são, na realidade, as faculdades de sentidos espirituais da personalidade integral subconsciente, em estado latente, na subconsciência_humana, para emergir e se exercer num meio espiritual, após a crise da morte
  • do mesmo modo que no embrião se acham formadas, de antemão e em estado latente, as faculdades de sentidos terrenos, à espera do momento que lhes há de permitir se exerçam no seio do meio terrestre, após a crise do nascimento.

[105 - página 49] - Ernesto Bozzano

Ver também:
*