página acima: Planetas
Marte
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*
Dados sobre Marte A Terra
Tamanho: raio equatorial 3.397 km.

6.378 km.

Distância média ao Sol 227.940.000 km.

149.600.000 km.

Dia: período de rotação sobre o Sol 24,62 horas 23,93 horas
Ano: órbita ao redor do Sol 686,98 dias 365,256 dias
Temperatura media superficial 63 º C 15 º C
Gravidade superficial no equador 3,72 m/s2 9,78 m/s2

http://www.xtec.es/~rmolins1/solar/es/mart.htm

Esta foto foi feita por uma câmara estéreo de alta resolução a bordo da Mars Express, em cores e 3D, em 15 de janeiro de 2004, a 273 km de altitude. Na imagem é visto o canal Reull Vallis, que um dia conduzia água no estado líquido e que agora está completamente congelado.

Foto: Agência Espacial Européia

http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2004/jan/10/66.htm

Confirmada presença de água em Marte

Gelo na cratera de Marte - 28 julho 2005.

Apesar de ainda não ter atingido a sua órbita definitiva em torno de Marte , a sonda européia Mars Express já produziu a sua primeira grande descoberta: a detecção de água no Pólo Sul marciano.

A ministra alemã da ciência e educação, Edelgard Bulmahn, disse “A Europa pode sentir-se orgulhosa desta missão: A Mars Express é um enorme sucesso para o programa espacial europeu.”

http://www.astro.up.pt/nd/astro_news/2004/0123pt.html

Uma crosta gelada foi identificada no interior de uma cratera com cerca de 35 quilômetros de largura e aproximadamente dois quilômetros de profundidade. A informação foi anunciada pela Agência Espacial Européia.

ISTOÉ/1868-3/8/2005

____ Durante as noites de agosto de 2006, o planeta Marte será o mais interessante dos objetos celestes visíveis a olho nu, em virtude do seu brilho e de sua coloração acentuadamente vermelha, razão pela qual foi associado a Marte, deus da guerra entre os romanos.

____Sua máxima aproximação à Terra vai ocorrer no dia 27 de agosto, quando o planeta estará a uma distância de 55,8 milhões de quilômetros da Terra. A última vez que tal aproximação ocorreu foi há 73.000 anos. É importante observar, especialmente, sabendo que nenhum ser humano jamais o viu tão brilhante. Naquela época não havia registro histórico. Por este motivo, esta aproximação constitui, para o observador interessado no céu, uma ocasião única para apreciar o planeta a olho nu.

____Na realidade, Marte é visível a cada dois anos, sendo que as máximas aproximações ocorrem a cada 15 ou 17 anos. Assim, a próxima aproximação equivalente a atual vai ocorrer em 2018, quando o planeta estará a 57,7 milhões de quilômetros.

____Atualmente, ele está surgindo do lado do nascente, por volta das 20:00 horas e está alcançando o zênite – o ponto mais alto no céu – por volta de uma hora da manhã. Já é um belo espetáculo. No final do mês de agosto, Marte surgirá ao anoitecer, logo após o pôr-do-Sol, e alcançará o zênite por volta da meia-noite.

Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, astrônomo e pesquisador-titutar do Museu de Astronomia e Ciências Afins, e autor de mais de 70 livros, entre outros livros, do "O Livro de Ouro do Universo".

http://www.quatrocantos.com/lendas/148b_marte.htm

Consulte a homepage: http://www.ronaldomourao.com

Marte, distante de nós cerca de 56.000.000de quilômetros na época de sua maior aproximação.

[10 página 12] - EMMANUEL - 1952

Links:

____Os marcianos provavelmente são bactérias que exalam metano, o gás inflamável que, na Terra, é um perigo nos pântanos e aterros sanitários.

____Metano já foi detectado na atmosfera de Marte, e é consenso que o gás deve estar sendo criado continuamente por algum processo em andamento no planeta. Que processo é esse? Vladimir Krasnopolsky, cientista da Universidade Católica dos EUA, tem uma resposta a oferecer: vida. Mais precisamente, 20 toneladas de bactérias vivendo no subsolo de Marte, segundo noticia o website da revista Nature.

____A comunidade científica se mantém cética quanto à ideia de Krasnopolsky, mas se um dia sondas – ou homens – forem a Marte para tentar comprová-la, já há uma boa ideia de onde procurar. Outro estudo, desta vez realizado por uma equipe da Agência Espacial Européia (ESA), mostra que as maiores concentrações de metano em Marte coincidem com as maiores concentrações de vapor d’água, sobre locais onde, acredita-se, há grandes quantidades de gelo no subsolo: são as regiões marcianas batizadas de Arábia Terra, Elysium Planum e Arcadia-Memnonia.

____Esse dado, de que água e metano andam juntos em Marte, parece fortalecer a ideia de bactérias ou outro tipo de microorganismo – até onde sabemos, água é um requisito básico para a vida. Mas a evidência também pode ser interpretada de outra forma: se o metano está sendo produzido no subsolo por processos geológicos, esses mesmos processos podem estar derretendo o gelo e criando o vapor d’água. Assim, a dúvida entre vida e atividade geológica continua sem solução, por enquanto.

http://www.estadao.com.br/tecnologia/coluna/orsi/2004/set/23/89.htm

Pôr do Sol em Marte, fotografado pela sonda "Mars Pathfinder" http://www.observatorio.ufmg.br/pas11.htm

____Campos magnéticos tênues, extensos, mas não globais existem em várias regiões de Marte. Esta descoberta inesperada foi feita pela Mars Global Surveyor alguns dias após ter entrado na órbita de Marte. Eles são provavelmente remanescentes de um campo global antigo que desde então vem desaparecendo. Isto pode ter importantes implicações na estrutura do interior de Marte e com a história passada de sua atmosfera e por conseguinte com a possibilidade de vida no passado.

http://www.noveplanetas.hpg.ig.com.br/mars.html

____Imagens do microscópio eletrônico de alta resolução de possíveis fósseis microscópicos, parte de um conjunto de evidências indiretas descobertas pelas pesquisas da NASA, parecem indicar que pode ter existido em Martevida primitiva há mais de 3.6 bilhões de anos. Os fósseis foram encontrados num meteorito antigo, designado ALH04001, que se pensa ter origem marciana.

http://www.solarviews.com/portug/marslif3.htm

____Cientistas da NASA anunciaram possíveis evidências de vida em Marte, ao examinarem fragmentos de um meteorito, o ALH84001, oriundo daquele planeta, e que foi encontrado na Antártida. O meteorito foi fraturado e achou-se resíduos de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, que são substâncias orgânicas, assim como glóbulos de carbonato. Esses glóbulos são muito semelhantes, em textura, tamanho e composição, aos precipitados inorgânicos provocados por bactérias na Terra. A equipe de cientistas, liderados pelor David S. McKay e Everett K. Gibson, do Centro Espacial da NASA "Lyndon B. Johnson", em Houston, Texas, inclui investigadores altamente respeitados da Universidade da Georgia, da Universidade Stanford, e da Universidade McGill, do Canadá. A conclusão deles (cautelosa, de início), é de que a melhor explicação para esses glóbulos é a formação biogênica, ou seja, a partir da atividade de organismos vivos. Como o meteorito ALH84001 é muito antigo (dois bilhões de anos), a hipótese é de que a vida teria florescido em Marte em condições mais favoráveis do que a atual, com água e atmosfera, o que concorda com a evidência geológica.

http://www.sabbatini.com/renato/correio/ciencia/corr9699.htm

Conforme observações feitas após o texto abaixo, o Espírito Humberto de Campos descreve o mundo espiritual de Marte

Texto ditado pelo Espírito Humberto de Campos, psicografado pelo médium Chico Xavier.

Em 25 de Julho de 1939:

____Enquanto as empresas de turismo organizam na Terra os grandes cruzeiros intercontinentais, realizando um dos mais belos esforços de socialização do século XX, no mundo dos Espíritos organizam-se caravanas de fraternidade, nos planos do intermúndio.

____Enquanto os astrônomos europeus e americanos examinam, cuidadosamente, os seus telescópios, para a contemplação da paisagem de Marte, à distância, de quase trinta e sete milhões de milhas, preparando as lentes poderosas de seus instrumentos de óptica, fomos felicitados com uma passagem gratuita ao nosso admirável vizinho do Sistema_Solar, cujo percurso, nas adjacências do orbe, vem empolgando igualmente os núcleos de seres invisíveis, localizados nas regiões mais próximas da Terra.

____Depois de alguns segundos, chegávamos ao termo de nossa viagem vertiginosa.

____Dentro da atmosfera marciana, experimentamos uma extraordinária sensação de leveza... Ao longe, divisei cidades fantásticas pela sua beleza inaudita, cujos edifícios, de algum modo, me recordavam a Torre Eiffel ou os mais ousados arranhacéus de Nova York. Máquinas possantes, como se fossem sustidas por novos elementos semelhantes ao “ Hélium”, balouçavam-se, ao pé das nuvens, apresentando um vasto sentido de estabilidade e de harmonia, entre as forças aéreas.

____Aos meus olhos, desenhavam-se panoramas que o meu Espírito imaginara apenas para os mundos ideais da mitologia grega, com os seus paraísos cariciosos.

____Aturdido, interpelei o chefe da nossa caravana, que se conservava silencioso: “Se a Terra julga a influência de Marte como profundamente belicosa, como poderemos conciliar a definição dos astrólogos com os espetáculos que estamos presenciando?“

____— “E porventura — respondeu-me o excelente mentor espiritual — chegaste a conhecer no planeta terrestre um homem ou uma ideia, que retirasse a humanidade de sua rotina, sem sofrimento e sem guerra? Para o nosso mundo, Marte é um irmão mais velho e mais experimentado na vida. Sua atuação no campo magnético de nossas energias cósmicas visam a auxiliar os homens terrenos para que possam despir os seus envoltórios de separatividade e de egoísmo.”

____Mas, nesse instante, havíamos chegado a um belo cômoro atapetado de verdura florida.

____Ante os meus olhos atônitos, rasgavam-se avenidas extensas e amplas, onde as construções eram fundamente análogas às da Terra.

____Tive então ensejo de contemplar os habitantes do nosso vizinho, cuja organização física difere um tanto do arcabouço típico com que realizamos as nossas experiências terrestres.

  • Notei, igualmente, que os homens de Marte não apresentam as expressões psicológicas de inquietação em que se mergulham os nossos irmãos das grandes metrópoles terrenas.
  • Uma aura de profunda tranquilidade os envolve.

____É que, esclareceu o mentor que nos acompanhava, os marcianos já solucionaram os problemas do meio e já passaram pelas experimen tações da vida animal, em suas fases mais grosseiras. Não conhecem os fenômenos da guerra e qualquer flagelo social seria, entre eles, um acontecimento inacreditável. Evolveram sem as expiações coletivas, amarguradas e terríveis, com que são atormentados os povos insubmissos da Terra. As pátrias, ali, não recebem o tributo do sangue ou da morte de seus filhos, mas são departamentos econômicos e órgãos educativos, administrados por instituições justas e sábias.

____Era tempo, contudo, de observarmos a cidade com as suas disposições interessantes.

____O leitor não poderá dispensar o nome dessa cidade prodigiosa, e à falta de termos comparativos, chamemos-lhe Marciópolis.

____Orientados pelo amigo que nos dirigia a singular excursão, atingimos extensa praça, onde se erguia um templo maravilhoso pela sua imponência, tocada de majestosa simplicidade, e onde, ao que fomos informados, se haviam reunido todos os credos religiosos.

____De uma de suas eminências, vimos o nosso Sol, bastante diferenciado, entornando na paisagem as tintas do crepúsculo.

____A vegetação de Marte, educada em parques gigantescos, sofria grandes modificações, em comparação com a da Terra. É de um colorido mais interessante e mais belo, apresentando uma expressão de tonalidade avermelhada em suas características gerais.

____Na atmosfera, ao longe, vagavam nuvens imensas, levemente azuladas, que nos reclamaram a atenção, explicando-nos o mentor da caravana fraterna que se tratava de espessas aglomerações de vapor d'agua, criadas por máquinas poderosas da ciência marciana, a fim de que sejam supridas as deficiências do líquido nas regiões mais pobres e mais afastadas do largo sistema de canais, que ali coloca os grandes oceanos polares em contínua comunicação, uns com os outros.

____Tais providências, explica o Espírito superior e benevolente, destinam-se a proteger a vida dos reinos mais fracos da natureza planetária; porque, em Marte, o problema da alimentação essencial, através das forças atmosféricas, já foi resolvido, sendo dispensável aos seus habitantes felizes a ingestão das vísceras cadavéricas dos seus irmãos inferiores, como acontece na Terra, superlotada de frigoríficos e de matadouros.

____Todavia, ao apagar das luzes diurnas, o grande templo de Marciópolis enchia-se de povo. Observei que a nossa presença espiritual não era percebida, dai podermos examinar a multidão, à vontade, em seus mínimos movimentos.

____Todos os grandes centros deste planeta, esclareceu o nosso amigo e mentor espiritual, sentem-se incomodados pelas influências nocivas da Terra, o único orbe de aura infeliz, nas suas vizinhanças mais próximas, e, desde muitos anos, enviam mensagens ao globo terráqueo, através das ondas luminosas, as quais se confundem com os raios_cósmicos, cuja presença, no mundo, é registrada pela generalidade dos aparelhos radiofônicos.

____Ainda há pouco tempo, o Instituto de Tecnologia da Califórnia inaugurou um vasto período de experimentações, para averiguar a procedência dessas mensagens, misteriosas para o homem da Terra, anotadas com mais violência pelos balões estratosféricos, conforme as demonstrações obtidas pelo Dr. Robert Millikan, nas suas experiências científicas. (Ver: misteriosa explosão)

____A palestra esclarecedora seguia o seu curso interessante, mas os movimentos na praça acentuavam-se, sobremaneira.

____No horizonte, surgia uma grande estrela de luz avermelhada, enquanto os dois satélites marciáticos resplandeciam.

____Todos os olhares fitavam o céu, ansiosamente.

____Aquela estrela era a Terra.

____Uma comissão de cientistas iniciou, da tribuna maior do santuário, uma vasta série de estudos sobre o nosso mundo distante. Aparelhos luminosos foram afixados, na praça pública, ao passo que presenciávamos a exibição de mapas quase irrepreensíveis dos nossos continentes e dos nossos mares. Teorias notáveis com respeito à situação espiritual do planeta terrestre foram expendidas, entendendo-se perfeitamente as ideias dos estudiosos que as expunham, através da linguagem universal do pensamento.

____A Terra enviava-nos a sua claridade, em reflexos trêmulos e tristes. Observamos, então, que os marcianos haviam colocado em seu templo poderosos telescópios.

____Enquanto os melhores aparelhos da América possuem um diâmetro de duzentas polegadas, com a possibilidade de aumentar a imagem de Marte doze mil vezes, a astronomia marciana pode contemplar e estudar a Terra, aumentando-lhe a imagem mais de cem mil vezes, chegando ao extremo de examinar as vibrações_de_ordem_psíquica, na sua atmosfera.

____A nossa grande surpresa não parou ai, entre os mais avançados aspectos de evolução e de cultura.

____Enquanto a luz avermelhada da Terra tocava a nossa visão espiritual, víamos que todas as multidões do templo se haviam aquietado, de leve... A Ciência unida à Fé apresentava um dos espetáculos mais belos para o nosso espírito.
____Vimos, então, que ao influxo poderoso daquelas mentes irmanadas no mesmo nível evolutivo, pela sabedoria e pelo sentimento, formara-se sobre o santuário uma estrada luminosa, em cujos reflexos descera do Alto um mensageiro celeste.
____Recebido com as intensas vibrações de júbilo divino e silencioso, a figura, quase angélica, começou a falar, depois de uma prece comovedora:

____— “Irmãos, ainda é inútil toda tentativa de comunicação com a Terra rebelde e incompreensível! Debalde os astrônomos terrenos vos procuram ansiosos, nos abismos do Infinito!

____Seus telescópios estão frios, suas máquinas, geladas. Faltam-lhes os ardores divinos da intuição sublime e pura, com as vibrações da que os levariam da ciência_transitória à sabedoria imortal. Fatigados na impenitência que lhes caracteriza as atividades inquietas e angustiosas, os homens terrestres precisam de iluminação pelo amor, a fim de que se afastem do círculo vicioso da destruição, na tecnocracia da guerra.

____Irmãos, contemplemos a Terra e peçamos ao Senhor do Universo que as_modificações,_precisas_ao_seu_aperfeiçoamento, sejam menos dolorosas ao coração de suas coletividades! Oremos pelos nossos companheiros, iludidos nas expressões animais de uma vida inferior, de modo que a luz se faça em seus corações e em suas consciências, possibilitando as vibrações recíprocas de simpatia e comunicação,_entre_os_dois mundos!...”

____A multidão ouvia-lhe a palavra, atenta e comovida, e nós lhe escutávamos a exortação profunda, como se fôramos convocados, de longe, pela harmonia mágica da lira de Orfeu, quando o nosso mentor espiritual nos acorda, do êxtase, a nos bater levemente nos ombros, chamando-nos ao regresso.

____Em todos os lugares, há os que mandam, e vivem os que obedecem. Na categoria dos últimos, voltamos às esferas_espirituais da Terra, como o homem ignorante que fizesse um vôo, sem escalas, através do mundo, confundido e deslumbrado, embora não lhe seja possível definir o mais leve traço de seu espantoso caminho.

[76 - página 57] - 25 de Julho de 1939

____Para entender a descrição do ambiente e das edificações relatadas no texto acima, ver:

____"Os marcianos já solucionaram os problemas do meio e já passaram pelas experimen tações da vida animal, em suas fases mais grosseiras".
____Onde consta " vida dos reinos mais fracos da natureza planetária", deve estar se referindo amicroorganismos , de acordo com Vladimir_Krasnopolsky, cientista da Universidade Católica dos EUA
____Nos últimos parágrafos, destacado em negrito, de acordo com o texto "descera do Alto um mensageiro celeste" ... " Recebido com as intensas vibrações de júbilo divino e silencioso, a figura, quase angélica, começou a falar, depois de uma prece comovedora" , podemos imaginar o grau de elevação dos espiritos habitantes de Marte.
____Mas, tomando a observação do Espírito Humberto de Campos "Observei que anossa presença espiritual não era percebida" , também podemos concluir que a vibração dos corpos espirituais, perispíritos, dos Espiritos habitantes de Marte não são muito elevados, apesar de superiores aos habitantes da Terra, conforme afirma o texto.

[0]

CONTRADIÇÕES ACERCA DA VIDA NO PLANETA MARTE

____Desde as épocas mais remotas o Universo tem nos acenado com a possibilidade, cada vez mais admissível, de existência de vida extraterrena; e, ao elevarmos a fronte em direção ao firmamento, uma profunda intuição nos dá a certeza de que Deus não ergueria bilhões de corpos celestes apenas para nossa contemplação.

____A partir de 18 de abril 1857, data da primeira publicação de O Livro dos Espíritos, passamos a ter o respaldo das Inteligências Celestiais, que vinham para atestar a pluralidade_dos_mundos habitados—um dos postulados da Doutrina Espírita—revivendo, na verdade, o próprio Cristo, que já nos havia asseverado: Na casa de meu Pai há muitas moradas (...) (João 14:2).

____Uma dessas moradas, o planeta Marte, tem sido alvo das mais variadas especulações, que vão desde as historietas e filmes infantis, povoados de imagens hilariantes e fantasiosas, que tanto fertilizam a nossa imaginação, até as mais profundas ilações de cunho esotérico ou cientifico.

____Sob a ótica espírita, a temática sob análise atinge conotações ainda mais profundas, em virtude da observância do tríplice aspecto — Ciência, Filosofia e Religião. Visando à elucidação dos fatos, examinemos, preliminarmente, a nota de Kardec, atrelada à questão 188 da primeira obra basilar, que ora transcrevemos, em parte:

____De acordo com o ensinamento dos Espíritos, de todos os globos que compõem o nosso sistema planetário, a Terra é onde os habitantes são menos avançados, tanto física como moralmente. Marte lhe seria ainda inferior (...)

____Certamente valeu-se o codificador, inclusive, da comunicação dos Espíritos Mozart e Bernard Pallissy, que se diziam encarnados em Júpiter, em mensagem canalizada pelo médium e teatrólogo francês Victorien Sardou. Segundo eles, Marte seria o planeta mais inferior do Sistema Solar, de precárias condições de vida, habitado por criaturas subumanas.

____Alguns anos após, mais precisamente em 1935, viria a lume a obra Cartas de Uma Morta, uma coletânea de mensagens psicografadas pelas mãos de Francisco Cândido Xavier, na qual o Espírito Maria João de Deus, sua querida mãe, entre outros temas, nos descrevia com riqueza de detalhes a vida marciana. Atentemos para o trecho que se segue:

____Todavia, o que mais me admirou não foram as expressões físicas deste planeta, tão adiantado em comparação com o vosso. Nele a sociedade está constituída de tal forma, que as guerras ou os flagelos seriam fenômenos jamais previstos ou suspeitados. A vibração de paz e de harmonia que ali se experimenta irradia aos corações felicidades nunca sonhadas na Terra. A mais profunda espiritualidade caracteriza essa humanidade, rica de amor fraterno e respeito ao Criador.

____Mais tarde, novamente através da mediunidade segura de Chico Xavier, em crônica datada de 25 de julho de 1939, integrante da obra intitulada Novas Mensagens, o Espírito Humberto de Campos nos trazia informações complementares, corroborando o relato acima;

____Conforme se depreende facilmente, as duas últimas mensagens supracitadas, de fonte mediúnica comprovadamente fidedigna, opõem-se frontalmente às instruções recebidas por Victorien Sardou, considerado pelo Professor_Rivail como "um desses fervorosos e esclarecidos adeptos" (Revista Espírita, ano I, n1 08, agosto/1858). Entretanto, de posse de seu peculiar bom senso, Kardec jamais conferiu às orientações dos Espíritos o caráter de verdades absolutas, consciente de que o tempo traria novas revelações ou descobertas científicas que haveriam de modificá-las ou ratificá-las, pois que, à época, a Doutrina Espírita apenas acabara de desabrochar.

____E, certamente, as investidas espaciais nos têm dado relevante contribuição. Durante meses diversas imagens nos foram transmitidas, entretanto, em momento algum foram encontrados quaisquer indícios de vida orgânica, nem, tampouco, de "criaturas subumanas".

____Ante o exposto, uma dúvida naturalmente se estabelecerá: Se nos é defeso, enquanto encarnados, visualizar aspectos da civilização marciana, mesmo de posse dos mais hodiernos recursos da tecnologia astronômica, a que espécie de vida, afinal, se referiram os Espíritos Humberto de Campos e Maria João de Deus em suas revelações?

  • Recorramos, primeiramente, à questão 181, de O Livro dos Espíritos, na qual o mestre de Lion indaga: Os seres que habitam os diferentes mundos têm corpos semelhantes aos nossos? A que os Espíritos respondem: "Sem dúvida possuem corpo, porque é preciso que o Espírito esteja revestido de matéria para agir sobre a matéria. Porém, esse corpo é mais ou menos material, de acordo com o grau de pureza a que chegaram os Espíritos. E é isso que diferencia os mundos que devem percorrer; porque há muitas moradas na casa de nosso Pai e, portanto, muitos graus (...)".
  • E mais adiante, à questão 186, Kardec questionaria: "Há mundos em que o Espírito, deixando de habitar um corpo material, tem apenas como envoltório o perispírito? ...tendo obtido o seguinte esclarecimento: -Sim, há. Nesses mundos até mesmo esse envoltório, o perispírito, torna-se tão etéreo que para vós é como se não existisse. É o estado dos Espíritos puros.

____Percebemos, destarte, que os Espíritos que ora habitam o planeta Marte, ainda que não se encontrem num patamar evolutivo de absoluta pureza, certamente se fazem revestir de um corpo de matéria tão quintessenciada que nossa limitada percepção visual não consegue atingir.

____Ademais, aguardemos, por orientação futurista do próprio codificador, os avanços científicos que, gradualmente, confirmarão todos os fundamentos espíritas, pois que, contradições, quando se apresentam, são mais na superfície do que no fundo, o que atesta a essência irrefutavelmente divina do Espiritismo, apanágio que, em última análise, constitui seu inabalável alicerce.

José Marcelo Gonçalves Coelho

jmarcelo.vix@zaz.com.br
http://clotildes.tripod.com/down.html

Referências bibliográficas:


XAVIER, Francisco Cândido:

  • 1 - Novas Mensagens, FEB; pelo espírito Humberto de Campos
  • 2 - Cartas de Uma Morta, editora LAKE; pelo espírito Maria João de Deus

KARDEC, Allan:

  • 1 - O Livro dos Espíritos, editora LAKE, tradução de Herculano Pires
  • 2 - Revista Espírita, Ano I, agosto de 1858, número 8

JESUS, Novo Testamento, Evangelho de João, capítulo 14

NASA prestes a anunciar vida em Marte

____A NASA, Agência Espacial Norte-Americana, pode estar prestes a anunciar que a neblina de metano que cobre o planeta Marte é proveniente de vida microscópica sob o solo do planeta.
____O anúncio pode ser feito em uma entrevista coletiva na capital Washington, na sede do órgão.
____Pesquisadores do mundo todo ficaram empolgados com a ideia de se descobrir vida em Marte após os indícios de água e gelo no planeta. Mesmo sabendo que o metano produzido na Terra vem dos vulcões, os cientistas continuam esperançosos, pois, ao contrário daqui, nenhum vulcão ativo já foi encontrado em Marte.
____Para aumentar as expectativas, as maiores quantidades de metano foram encontradas nas mesmas regiões em que há grande quantidade de vapor de água. A presença de água é absolutamente necessária para a existência de vida.
____O especialista espacial britânico Nick Pope falou com alguns jornais e demonstrou entusiasmo. “Nós apenas procuramos na superfície até agora. É certo de que há vida lá fora e de que não estamos a sós”, afirmou.

http://hypescience.com/nasa-vida-em-marte/
As "árvores" registradas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter são, na verdade, trilhas desalojadas de areia que formam um sombreado sobre o solo avermelhado

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4202084-EI238,00-Sonda+fotografa+arvores+em+paisagem+desertica+de+Marte.html
Foto do solo da cratera Palos
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4371697-EI238,00-Nasa+divulga+fotos+em+alta+definicao+de+Marte+confira.html#tphotos


A Nasa (agência espacial americana) divulgou a imagem de uma cratera invertida localizada em Marte. A foto foi feita pela sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) no começo de 2010

http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/
nasa-apresenta-foto-de-cratera-invertida-em-marte-20100304.html

____Cratera Vitória

http://postmania.org/?p=4339


Explicação mais aceita é que Orcus Patera surgiu do impacto de um objeto que atingiu Marte obliquamente, em um ângulo inferior a 5 graus a partir da horizontal (Foto: ESA / DLR / FU Berlin (G. Neukum))
www.globo.com.br
Ver também:
*