V. A. FIRSOFF, astrônomo, sugeriu a possibilidade da existência de “partículas elementares do material espiritual”, que propôs fossem chamadas de mindons (do inglês mind, espírito).

Nosso universo não é mais verdadeiro do que o dos neutrinos. Eles existem, mas num espaço diferente, regido por leis diferentes. Em nosso espaço, nenhum corpo pode ultrapassar a velocidade da luz. O neutrino, no entanto, não está sujeito a campos de gravidade nem eletromagnéticos. Portanto, não está condicionado ao nosso limite de velocidade e pode ter o seu tempo, diferente. Poderá até se deslocar mais rapidamente do que a luz, o que o faria, relativisticamente, retroceder na nossa escala de tempo. As análises que fizemos das entidades espirituais nos levam a crer que o mindon não tem local definido no que podemos chamar de espaço físico, ou melhor, gravieletromagnético. Sob esse aspecto lembram o neutrino ou, mesmo, um elétron rápido. Isto já sugere um tipo diferente de espaço mental, regido por leis diferentes, o que vem a ser corroborado pelas experiências parapsicológicas feitas na Universidade Duke e alhures. Parece que esta espécie de percepção envolve uma interação mental, sujeita a leis próprias, definindo um tipo diferente de espaço-tempo.

[45 - página 20] 1a. edição 1978


Linha_H_Sombra
A Ciência humana ...

  • primeiro, terá de reconhecer, por seus próprios meios, suas averiguações, seus cálculos e suas induções, senão a certeza, pelo menos a probabilidade da existência do Espírito e das dimensões espirituais da Vida
  • e segundo, construir novas aparelhagens e sobretudo novos métodos de investigação para penetrar nesses novos domínios.

Neste último caso, as dificuldades a vencer serão imensas, porque somente o Espírito pode ver, identificar e examinar o Espírito. É questão de consciências, através do desenvolvimento racional de faculdades psicofísicas capazes de serem utilizadas para a produção útil de fenômenos investigáveis.


[45 - páginas 23 e 25]


Linha_H_Sombra

Existe com enorme abundância (é a segunda partícula mais abundante do Universo conhecido, depois do fóton)
e interage com a matéria de forma extremamente débil.

(cerca de 65 bilhões de neutrinos atravessam cada centímetro quadrado da superfície da Terra voltada para o Sol a cada segundo)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Neutrino


Linha_H_Sombra

O neutrino é classificado com uma partícula subatômica, assim como o elétron e próton, por exemplo.
Porém, diferente das demais partículas, os neutrinos não possuem carga elétrica, ou seja, são partículas neutras.
Além disso, são partículas minúsculas que não interagem com as demais partículas da natureza.



https://conhecimentocientifico.r7.com/neutrino/


Linha_H_Sombra
Com respeito à constituição da matéria escura quente existente no cosmo, os candidatos "tradicionais" são os neutrinos massivos e os áxions. Neutrinos massivo leve representa a extensão mais simples do modelo padrão.

Contudo sua contribuição não pode ser maior do que 10% da densidade crítica do universo, ao custo de seu fluxo impedir a formação de estruturas.


www.scian.com.Br


Link desativado

[44]


Linha_H_Sombra

Os neutrinos já foram antes uma possibilidade proeminente como matéria escura, e seu papel continua em debate, mas experimentos mostram que seu peso é provavelmente muito pequeno. Além disso, eles são "quentes".



Revista SCIENTIFIC AMERICAN - Brasil
ANO 1 - N° 11 - Abril de 2003
www.sciam.com.br


Link desativado


Linha_H_Sombra

O GEFAN é formado por pesquisadores das três universidades estaduais paulistas e dedica-se ao estudo das propriedades fundamentais do neutrino.

Grupo de Estudos de Física e Astrofísica de Neutrinos - GEFAN

http: //www.neutrinos.if.usp.br/


Link desativado


Linha_H_Sombra

Links:



Linha_H_Sombra

Páginas relacionadas:

Toda criança precisa de: Amor; Afeto; Educação; Saúde; Esperança e Fé raciocinada
DESAPARECIDOS (Crianças e Adolescentes)