TÉCNICA
EVOLUTIVA DO PSIQUISMO E GÊNESE DO ESPÍRITO ____Após termos enfrentado o problema da gênese_da_vida, encontramo-nos, agora, diante de um ainda mais formidável,
o da gênese do espírito. É um fato que, a
partir das primeiras unidades protoplasmáticas, filhas do raio_globular para
cima, protoplasma e célula
possuem uma sensibilidade e uma capacidade de registrar impressões, devido à
íntima estrutura da permuta química, pois, desde suas primeiras manifestações,
a vida devia produzir fenômenos
de psiquismo, embora
muito rudimentar. A mobilidade, ainda que estável e elástica do sistema atômico
da vida, era o meio mais adequado ao desenvolvimento e a progressiva expressão
desse psiquismo. ____Indagais, sem certeza, se a função
cria o órgão ou se o órgão cria a função, porque ignorais o princípio_da_vida e não sabeis como interpretar-lhe os fenômenos. Nem um
caso, nem o outro. Pois, o organismo é uma construção ideoplástica; ocorre
logo que a maturação evolutiva do meio, matéria,
permita a manifestação do princípio latente e este se manifeste diversamente,
de acordo com as circunstâncias do ambiente, onde e como permitir-lhe o
desenvolvimento do meio, de manifestação. Órgão e função, pois, surgem
juntos, e seu progresso é recíproco, devido a um apoio mútuo do órgão sobre
a função que o desenvolve e da função sobre o órgão que a aperfeiçoa.
Assim, a consciência não cria a vida, nem a vida cria a consciência, mas
ambas trabalham e ajudam-se mutuamente avir à luz:
- O
princípio plasmando e desenvolvendo para si uma forma cada vez mais
adequada à sua manifestação
- e a vida fixando esse impulso e organizando-se para maior perfeição.
____O princípio move a matéria, torna-a cada vez mais aderente à sua expressão;
nesse trabalho se reforça, expande-se e se manifesta mais poderosa. Enquanto
a vida é o efeito de um dinamismo íntimo organizador, constitui ao mesmo tempo
o campo em que esse dinamismo se exercita e se desenvolve. Se a modelação
das formas não proviesse de um princípio interno, não veríeis esse
crescimento provir sempre de dentro, indo da reprodução dos tecidos, por vezes
de órgãos inteiros, até a formação dos organismos adultos. ____Em sua íntima estrutura cinética,
a vida conserva a memória das ações e reações dinâmicas anteriores,
concentra em si os traços marcantes e pode realizá-los todos. Assim é possível
a concentração de toda a arquitetura de um organismo em um germe, sua
reconstrução completa a partir da semente até a forma adulta. Toda a evolução
vos apresenta o espetáculo desse processo de centralização e descentralização
cinética que, no caso da semente, é como se o tocásseis com a mão. Nela, o
movimento conserva todas as características de seu tipo; o germe conserva em
seu âmago uma estrutura indelével e a lembrança do passado vivido, que terá
de reproduzir intacto; já o organismo maduro terá a capacidade de modificá-lo
mas somente em escala mínima; então, ele assimilará essa modificação e a
transmitirá ao novo germe. ____Os resultados da experiência da
vida, em qualquer nível, gravitam para
dentro; lá são destilados os valores, resumidos os totais e processada a síntese
da ação. Para lá descem, em camadas sucessivas, os produtos da vida. o psiquismo
fica em crescimento constante porque em redor do primeiro núcleo depositam-se,
por superposição progressiva, os valores, os totais e as sínteses da vida.
Assim, a consciência, embora em graus muito
diferentes, é um fato universal em biologia; seu desenvolvimento, por adição
dos resultados de experiências (variações cinéticas introduzidas na unidade
vorticosa), é o resultado do fenômeno da vida. De um a outro extremo da
vida (embora a consciência só apareça com intensidade nos organismos
superiores onde, para divisão do trabalho, ela constrói para si órgãos
particulares), a consciência, todavia, está
sempre presente, desde a consciência elementar
dos proto-organismos até o espírito_humano, o sistema de seu desenvolvimento é idêntico e constante. O
centro enriquece-se em qualidade e em potência. Com isso adquire a capacidade
de construir para si órgãos cada vez mais adequados a exprimir sua mais
complexa estrutura. Assim, princípio e forma, mutuamente ativos e passivos sob
o aguilhão dos choques das forças ambientais, sob o estímulo do impulso íntimo
que, por lei_de_evolução,
forceja por exteriorizar-se, evoluem gradualmente; pela tensão desse contraste
desponta do mistério do ser à luz, do pólo consciência ao pólo forma, a
manifestação da vida. Desde a
primeira forma protoplasmática , a vida tinha de possuir uma consciência orgânica
própria, embora rudimentar. Sem isso não poderia subsistir aquela
primitiva permuta. Se vida = permuta e permuta = psiquismo,
então a vida = psiquismo. Essa primordial
consciência orgânica, em que já estão presentes as leis
fundamentais da vida, está em toda a parte, em qualquer organismo. Desenvolvida
na complexa estrutura cinética dos movimentos vorticosos, já era integrante da
vida em seu primeiro nascer, como substrato fundamental de todos os crescimentos
futuros. Essa consciência orgânica
tornar-se-á inteligência orgânica e instinto; finalmente, ascenderá à consciência psíquica e abstrata no homem. Desde as primeiras
formas, a matéria
possui as propriedades psíquicas fundamentais, os elementos dessa consciência,
inseparável da vida, porque é a essência e a condição dela. A ameba já
possui todas as propriedades básicas biológicas:
- metabolismo,
- movimento,
- respiração,
- digestão,
- secreção,
- sensibilidade,
- reprodução
- e
psiquismo.
____A
técnica da vida já lançou suas bases e as grandes linhas arquitetônicas estão
traçadas. O desenvolvimento se produz em todos os níveis, de acordo com a
mesma técnica da transmissão ao centro psíquico já constituído, e do
crescimento desse núcleo pela estratificação em torno dele das capacidades
sucessivamente adquiridas. A repetição de uma reação, como resposta a uma ação
exterior constante, tende a fixar-se na trajetória íntima como nova forma. A vida, ansiosa por expandir-se e
evoluir, mantém seus braços abertos às forças ambientais, que são
introduzidas em grande quantidade; as reações multiplicam-se e a consciência,
ávida de sensações, enriquece-se e aperfeiçoa-se. Complica-se sua estrutura;
nada se perde, nem um ato, nem uma prova passam sem deixar sua marca.
Transforma-se a consciência primordial, a forma que a reveste, o ambiente que a
circunda, num processo lento de ajustamentos contínuos. O ser torna-se cada vez
mais sábio por ter vivido, pelas experiências acumuladas; especializa sua
capacidade. Nasce o instinto e uma consciência mais complexa que lembra, sabe e
prevê.
____Subamos, ainda, até o homem. Os
substratos precedentes subsistem:
- a consciência
orgânica, obscura, automática,
mas presente, porque em funcionamento, embora abandonada na profundeza do ser
- O
instinto vivo, presente, como nos animais, sábio e memorioso.
____Mas acrescenta-se
nova estratificação:
- a razão,
- a inteligência,
- aquele feixe de faculdades psíquicas
que formam a consciência propriamente dita.
____Assim como o germe sintetiza todo o
organismo que produzirá, também a vida sempre se refaz para recomeçar de
novo, repetindo em cada forma o ciclo percorrido em toda a evolução precedente
— como fenômeno orgânico e como fenômeno psíquico — assim, ...
- O homem
resume em si todas as consciências inferiores
- cada célula possui sua pequena
consciência, que preside ao seu metabolismo, em cada tecido, em cada órgão
- uma consciência coletiva mais alta que lhe dirige o funcionamento
- todo o
organismo é dirigido pelos instintos, que regem e conservam a vida animal.
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- A GRANDE SÍNTESE - Técnica evolutiva do psiquismo e a gênese do
espírito ]
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