A inteligência é um atributo essencial do Espírito. Uma e outro, porém, se confundem num princípio comum, de sorte que, para vós, são a mesma coisa.
Os Espíritos são a individualização do princípio inteligente, como os corpos são a individualização do princípio material.
Já
não dissemos que tudo em a Natureza se encadeia e tende para a unidade?No Espírito, cuja totalidade estais longe de conhecer, é que o princípio inteligente se elabora, se individualiza pouco a pouco e se ensaia para a vida. É, de certo modo, um trabalho preparatório, como o da germinação, por efeito do qual o princípio inteligente sofre uma transformação e se torna Espírito. (Ver: Mônadas celestes) Entra então no período da humanização,...
A
Alma do homem e do_animal
emanam de um único princípio inteligente; "Do elemento inteligente universal."
Porém, no homem, passou por uma elaboração que a coloca acima da que existe no animal. -----------/// ||| \\\----------- O princípio inteligente que constitui a Alma de natureza especial de que são dotados, provem do elemento inteligente universal. Emanam de um único princípio...
Porém, no homem, passou por uma elaboração que a coloca acima da que existe no animal.
As
diferentes espécies de animais não procedem intelectualmente umas das outras, mediante
progressão.Assim, o espírito da ostra não se torna sucessivamente o do peixe, do pássaro, do quadrúpede e do quadrúmano. Cada espécie constitui, física e moralmente, um tipo absoluto, cada um de cujos indivíduos haure na fonte universal a quantidade do princípio inteligente que lhe seja necessário, de acordo com a perfeição de seus órgãos e com o trabalho que tenha de executar nos fenômenos da Natureza, quantidade que ele, por sua morte, restitui ao reservatório donde a tirou.
O
Espírito, passando deste planeta para outro, conserva a inteligência
que aqui tinha. (Ver: "Influência do organismo". cap. VII, para 2ª.)
Com a Supervisão Celeste, o princípio inteligente gastou, desde os vírus e as bactérias das primeiras horas do protoplasma na Terra, mais ou menos quinze milhões de séculos (*), a fim de que pudesse, como ser pensante, embora em faseembrionária da razão, lançar assuas primeiras emissões de pensamento contínuopara os Espaços Cósmicos.
André Luiz Ver: Evolução e Sexo;
|
Páginas relacionadas:
