página acima: Universo
Princípio único
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

UNIDADE DE PRINCÍPIO NO FUNCIONAMENTO DO UNIVERSO

  • De , o espírito, puro pensamento, princípio, a Lei que é Deus
  • caminha para , num devenir contínuo, movimento feito de energia e vontade,
  • para atingir seu último termo (). A matéria, estrutura, ação, a forma. E, iniciar o seu regresso para .
  • Ciclo involutivo (espacial): espírito() energia() matéria() - Movimento descêntrico, a expansão e a exteriorização.
  • Ciclo evolutivo (conceptual): matéria() energia() espírito()
    (Ver: A Lei do universo )
  • A letra (ômega) representa o Universo.

A respiração de é:

 

 

 

 

 

 

 

 

SUPERCONSCIÊNCIA = +x
CONSCIÊNCIA HUMANA =

espírito, pensamento.

VIDA x CONSCIÊNCIA_de_superfície
Psiquismo_ se_revela_e_se_exprime

O tempo

CONSCIÊNCIA linear

(propriedade da energia)

Eletricidade, onda degradada,

última_espécie_dinâmica .

MATÉRIA PSI

DESAGREGAÇÃO


CONDENSAÇÃO

movimento feito de

energia e vontade .
(Aspecto dinâmico do universo)


CONSCIÊNCIA linear

(do sistema espacial)


ÉTER

(ver: Teoria das cordas)

 

 

URÂNIO

 

matéria,estrutura, formas, ação .
(Aspecto estático do universo)


Preparando uma galáxia e Nebulosas


Germe do psiquismo


CONSCIÊNCIA na matéria
= o ponto

Série estequiogenética

 

HIDROGêNIO

Vosso ciclo poderia definir-se como um físio-dínamo-psiquismo

Movimento concêntrico (ciclo inverso).

[63 - A GRANDE SÍNTESE - A Lei ]

____O universo é regido por um princípio único. Já afirmei que o universo não é nem caos nem acaso, mas suprema ordem: a Lei. Chegou agora o momento de afirmar que a Lei significa não apenas, como disse, ordem, equilíbrio e precisão de funcionamento, mas acima de tudo significa unidade de princípio. Por isso disse: monismo. O princípio da trindade_da_substância, que vos expus, é universal e único: poderá pulverizar-se numa série infinita de efeitos e de casos particulares, mas ele permanece e o encontrareis em toda parte, em sua forma estática de individuação, , , , em sua forma dinâmica de transformismo que segue o caminho: ... . ..Aqui três exemplos:

  • O microcosmo está construído como o macrocosmo. O átomo é um verdadeiro sistema planetário, com todos os seus movimentos, em cujo centro está um sol, o núcleo central, de densidade máxima, em redor do qual giram, seguindo uma órbita semelhante à planetária, um ou mais elétrons, segundo a natureza do sistema, é isso que define o átomo e lhe dá sua individuação química. Vosso sistema solar, com todos os seus planetas, poderia considerar-se o átomo de uma química astronômica, cujas combinações e reações produzem essas nebulosas que vedes aparecer e desaparecer nos confins de vosso universo físico.
    ____Quando, no espaço, um sol, como qualquer núcleo com seu cortejo planetário, encontra-se com outro sol ou núcleo e seu cortejo planetário, o resultado é sempre o mesmo: a formação de nova individuação, quer seja sistema cósmico ou químico.

    • No primeiro caso se individuará novo vórtice, novo “Eu” astronômico, que se desenvolverá segundo uma linha, a espiral que — vê-lo-emos — é a trajetória típica de desenvolvimento de todos os movimentos fenomênicos.
    • No segundo caso nascerá, pelo choque dos núcleos e pela emissão de elétrons do sistema, novo indivíduo atômico.

    ____Se isso ainda não apareceu em vosso relativo, vós o chamais de criação.

  • O princípio de que o universo se compõe, dividindo-se e reunindo-se, de duas metades inversas e complementares, é geral e único. Tudo o que existe tem seu inverso, sem isto, é incompleto. O sinal, complementar do sinal +, próprio da energia elétrica, o encontrais no átomo, composto de um núcleo estático e positivo, e de elétrons, dinâmicos e negativos; e também na divisão sexual animal e em todas as manifestações da personalidade humana.
  • O homem é feito verdadeiramente à imagem e semelhança de Deus, no sentido em que compreende em si e constitui, numa unidade, os três momentos , , .

    • O homem é um corpo, estrutura física, que se apóia numa armação esquelética que pertence ao reino mineral ,
    • sobre a qual se eleva o metabolismo rápido da vida, a troca (vida vegetativa, ainda não consciência), dinamismo que é .
    • O produto último da vida é a consciência, nascida daquele dinamismo e em contínuo desenvolvimento, por meio de um trabalho contínuo e intenso de provas e experiências produzidas por choques, não mais cósmicos ou moleculares, mas psíquicos.

____Essa unidade de conceito é a mais evidente expressão do monismo do universo e da presença universal da Divindade. Na infinita variedade das formas, sempre ressurge o mesmo princípio idêntico, com nomes e em níveis diferentes. Assim,

  • no nível temos a gravitação;
  • no nível temos o que denominamos simpatia;
  • no nível , amor.

____Eles constituem a mesma lei de atração, que vincula as coisas e os seres e os sustenta como organismo, numa rede de contínuas relações e trocas, tanto no mundo da matéria quanto no da consciência.

[63 - A GRANDE SÍNTESE - Unidade de princípio no funcionamento do universo]

Ver também:
*