página acima: vida_ na_Terra
Panspermia
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____A panspermia, proposta no fim do século XIX, é uma teoria que busca explicar a origem_da_vida. Segundo ela, nosso planeta foi povoado por seres vivos ou elementos precursores da vida oriundos de outros planetas; que se propagaram por meteoritos e poeira cósmica até a Terra.
____Essa teoria ganhou mais força com a descoberta da presença de substâncias orgânicas oriundas de outros locais do espaço, como o formaldeído, álcool etílico e alguns aminoácidos. A descoberta de um meteorito na Antártica, na década de 80, contendo um possível fóssil de bactéria também reforça a panspermia.

http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/panspermia.htm

____Panspermia (também conhecido como exogenesis) é uma hipótese que se originou no século 19, em oposição à teoria da geração espontânea. Panspermiapropôs que os órgãos reprodutivos (sementes) de organismos vivos existem por todo o universo e desenvolvem sempre que o ambiente é favorável. O termo é derivado do significado a "bandeja" a palavra grega todos e "sperma" ou semente .
____Exogenesis vem das palavras gregas que significam fora origem. É uma hipótese que defende que a vida microscópicos, organismos, veio ao nosso planeta do espaço.

http://creationwiki.org/Panspermia
Meteorito marciano ALH84001 mostra formações microscópicas que podem ter sido criados pela vida.
http://It.Wikipedia.org/wiki/Panspermia

Recente artigo do Journal of Cosmology publicando a descoberta de fosseis de cianobacterias (procariontes fotossintetizantes) em meteoritos. Esses fatos corroboram a teoria da teoria da Panspermia, ou seja, a vida_ na_Terra pode ter realmente origem extraterrestre

http://emnoticia.blogspot.com.br/2011/03/teoria-da-panspermia-confirmada.html

____As características de sobrevivência que vemos com bactérias sob condições extremas, tanto aqui na Terra e na Lua, parecem sugerir que é possível para que as bactérias viajam através da galáxia. A grande maioria vasta de bactérias instellar seria provavelmente destruído. Mas tudo o que seria necessário é para pequenas quantidades de bactérias para sobreviver a viagem e chegar em um planeta como a Terra, planeta-semente e, em seguida, ir adiante e se multiplicar. E agora sabemos que a vida potencial de bactérias é extremamente longo, até 250 milhões de anos. As bactérias que estavam vivas 50 milhões de anos antes do primeiro dinossauro que apareceu na Terra, foram descobertas em uma amostra de núcleo. Elas foram encontradas dentro de cristais em um tipo de animação suspensa até que "reviveu" em um laboratório. Talvez as bactérias são viajantes espaciais naturais!

http://garvandwane.com/evolution/panspermia.html

____ Para Earthly a biogênese é "Exogenesis", a hipótese de que a vida primitiva pode ter formado originalmente extraterrestre, seja no espaço ou em um planeta próximo, como Marte. Tais idéias tiveram muitos partidários eminentes ao longo dos anos, incluindo Francis Crick, o co-descobridor da estrutura do DNA_molécula , e o astrofísico Sir_Fred_Hoyle , entre outros. Essas teorias podem ir de certa forma explicar a presença de vida_na_Terra, logo após o planeta tinha arrefecido, com o tempo, aparentemente, muito pouco para a evolução pré-biótica.
____Alguns compostos complexos encontrados no espaço exterior, como por exemplo, glycoaldehyde foram feitos reagir em laboratórios para fazer uma chamada de açúcar ribose, um dos principais ingredientes de ácido ribonucleico (RNA) que, com a remoção do oxigénio de um átomo, torna-se o ADN (ácido desoxirribonucléico) . É geralmente aceite que estes compostos não são eles próprios produtos de vida, mas formam espontaneamente por reações químicas banais. Elas são, contudo, capaz de interagir de modo a formar mais estáveis, tipicamente compostos orgânicos, muitos deles semelhantes às substâncias encontradas em organismos vivos.
____Análise espectroscópica de radiação, meteoritos e cometas revelou a presença de aminoácidos e outros compostos biologicamente significativas nos corpos celestes, incluindo, mas não limitado a, o famoso Murchison meteorito (que caiu na Austrália em 1969), o Cometa Halley (um visitante recorrente para o bairro da Terra) e uma lua de Saturno Titã (os mares do que se acredita ser de hidrocarbonetos).
____Água, geralmente considerada um pré-requisito para a vida como a conhecemos, foi identificado como, talvez, o mais comum triatômica molécula no universo, e a maioria dos cometas são substancialmente composto por água (e outras) ices. Pensa-se que grande parte da água na Terra pode ter sido suportado por aqui colisões de cometas nos primeiros anos da Terra.


bactérias fossilizadas no meteorito Murchison

http://www.physicsoftheuniverse.com/topics_life_exogenesis.html

____Cientistas encontraram recentemente novas provas que parecem indicar que a formação de aminoácidos, que são a base da vida, não acontece somente em cometas e asteróides, mas que também poderá ocorrer no espaço interestelar.

____Este resultado é consistente com as teorias que apontam para que os principais ingredientes para o desenvolvimento da vida tenham vindo do espaço. Conseqüentemente, os processos químicos que estão na origem do desenvolvimento das formas de vida poderão ocorrer em outros locais do Universo.

____Os aminoácidos são os "tijolos" das proteínas, que por sua vez estão presentes em todos os organismos vivos. Já se encontraram aminoácidos em meteoritos que caíram na Terra, mas nunca no espaço. Pensa-se que os aminoácidos encontrados nos meteoritos terão sido produzidos pouco depois da formação do Sistema_Solar, por ação de fluidos aquosos sobre cometas e asteróides, cujos fragmentos, mais tarde, deram origem aos atuais meteoritos.

____No espaço interestelar existem enormes nuvens de gás e poeira. A poeira existente nestas nuvens é composta por pequeníssimos grãos, tipicamente menores que um milionésimo de milímetro. Duas equipes de investigadores, uma européia e uma norte-americana, tentaram reproduzir em laboratório os passos físicos que culminam na formação destes grãos no interior das nuvens moleculares. O que eles descobriram foi que os aminoácidos se formavam espontaneamente nos grãos artificiais resultantes da experiência.

____Ambas as experiências começaram com água e uma variedade de moléculas simples, que sabemos existirem nas nuvens "verdadeiras", como é o caso do monóxido de carbono, do dióxido de carbono, do amoníaco e do cianeto de hidrogênio. Em câmaras especiais de laboratório reproduziram-se as condições de temperatura e pressão que existem nas nuvens interestelares, onde a temperatura ronda os 260ºC negativos e a pressão é quase zero. Ao longo de toda a experiência foi necessário trabalhar com todo o cuidado para evitar qualquer tipo de contaminação. Como resultado, grãos análogos aos das nuvens interestelares acabaram por se formar.

____Os grãos artificiais foram depois expostos a radiação ultravioleta. Este processo desencadeia reações químicas entre as moléculas e ocorre de forma natural nas nuvens interestelares. Ao analisar a composição química dos grãos, encontraram-se aminoácidos, concluindo-se que os aminoácidos poderão surgir no espaço como produto de um processo químico natural que ocorre no interior de nuvens de gás e poeira. Estes resultados parecem então indicar que a vida poderá ser um evento relativamente comum. No entanto, muitas dúvidas ainda permanecem. Por exemplo, poderão estes resultados ser uma pista para descobrir o que aconteceu na Terra há cerca de 4 mil milhões de anos atrás? Será que as condições recriadas no laboratório são realmente semelhantes às do espaço interestelar?

____Duas futuras missões da Agência Espacial Européia (ESA) tentarão responder a algumas das perguntas para as quais ainda subsiste a dúvida. São elas:

  • a sonda Rosetta (será a primeira a orbitar e a pousar na superfície de um cometa, tentando descobrir qual a composição química destes corpos), que será lançada no próximo ano,
  • e a sonda Herschel que será lançada em 2007. Terá um espelho com 3.5 metros de diâmetro, tentará observar radiação que até hoje nunca foi observada - o infravermelho longínquo e radiação submilimétrica. É precisamente nestes comprimentos de onda que se poderão detectar os compostos químicos mais complexos como é o caso das moléculas orgânicas.

http://www.astro.up.pt/nd/astro_news/2002/0602pt.html

____A nova sessão do Planetário do Porto, de nome "Novos_Mundos", que estreará para o público a 8 de Junho de 2002, aborda estes temas:

Como surgiu a vida no nosso planeta?

Será que ela poderá existir em outros locais do nosso Sistema Solar?

Como poderemos encontrar planetas extra-solares?

Para saber mais sobre os "Novos Mundos" não deixe de visitar o sítio do Planetário do Porto em: http://www.astro.up.pt/planetario/index.html

Um estudo da NASA mostrou que vários asteróides seriam capazes de trazer para a Terra os aminoácidos necessários para a vida.

Agora, a Academia Nacional das Ciências mostra que o amoníaco existente na Terra pode ter vindo de meteoritos.

Assim, ganha cada vez mais força a ideia que os constituintes básicos da vida, podem ter vindo do espaço em meteoritos.

http://astropt.org/blog/2011/03/01/panspermia-ganha-forca/

Os meteoritos carbonáceos da família Renazzo tipo (CR) são conhecidos por serem particularmente rica em pequenas moléculas solúveis orgânicos, tais como os aminoácidos glicina e alanina.
http://www.universetoday.com/83608/meteorites-may-have-delivered-first-ammonia-for-life-on-earth/

Na poeira cósmica, síntese da vida, temos as atrações magnéticas profundas;

[41a - página 184] - EMMANUEL - 1940

Ver também:
*