Obsessão e Possessão
Chico Xavier analisa caso de menina que assumiu personalidade de primo morto

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=gX0ZRWD9u50

Neste caso:

  • Ou simplesmente mais um dos infinitos meios permitidos pela espiritualidade superior, em benefício da humanidade?

____Os Espíritos_antagonistas que, revoltados contra a nossa missão, se esforçam para embaraçá-la, que impelem homens e outros Espíritos contra nós e a nossa obra; esses Espíritos, refratários aos impulsos do bem, acham-se reunidos sob a direção de uma inteligência ainda mais malfazeja para prejudicar, embaraçar e deter a nossa marcha. Poderosos no mal, estimulam as más paixões, industriam-se para nos imitar, e assim, adquirindo influência sobre o iludido, prontificam-se em atraí-lo para o que é baixo e desprezível quando procuramos dirigi-lo ternamente para o que é nobre e purificado. São eles os inimigos do bem e os ministros do mal; fazemos-lhes uma guerra perpétua.
____Nada é mais triste do que o abandono do bem e a escolha do mal. Admirais, amigo, que tantos maus_Espíritos façam obstrução, pois isso é real e não surpreendente. A alma vai para a vida espiritual com os gostos, predileções, costumes e antipatias da sua vida terrestre; não há nenhuma mudança, salvo o acidente de ser separada do corpo. (Ver: Após a morte)
____A alma que na Terra tinha costumes impuros e gostos baixos não muda de natureza ao sair da esfera terrestre, assim como a que foi verdadeira, pura e progressista não se torna baixa e má pelo fato de morrer...
____... A alma cultiva costumes que se enraízam de tal modo a tornar-se partes essenciais da sua individualidade. O Espírito que, cedendo aos apetites de um corpo sensual, se tornou por fim seu escravo, não se acharia feliz em um meio puro e elevado e suspiraria por seus antigos refúgios e costumes. Assim, as legiões dos adversários são simplesmente massas de Espíritos atrasados, não desenvolvidos, que se ligam uns aos outros pela semelhança de gostos, contra tudo o que é bom e são. Eles só podem progredir pela penitência, recebendo as instruções dadas por inteligências mais elevadas, e enfim pelo gradual e laborioso esforço que aniquila o pecado. Tais Espíritos são muito numerosos e constituem os adversários. A ideia de que não há mal nem antagonismo contra o bem, nem adversários coligados para resistir ao progresso e à verdade, é uma cilada manifesta para vos desviar.
____Muitos chefes os governam, não, porém, um demônio, tal como a teologia inventou. Os Espíritos bons ou maus são submetidos à autoridade de poderosas inteligências.

[108 - página 33 / 35] - Médium: William Stainton Moses - (1839 - 1892)

Ver também:
*