Perseguição recíproca
página acima

-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

Personagens do texto abaixo:

André Luiz.......... Espírito que ditou o texto abaixo, por intermédio do médium Chico Xavier.

Áulus.................. Espírito orientador de André Luiz, no plano espiritual.

Libório................ Doente desencarnado, que vampirizaa sua esposa encarnada.

Esposa de Libório A irmã encarnada.

Dona Celina........ Médium do grupo.

____O pensamento da irmã encarnada está presente em Libório, atormentando-o. Acham-se ambos sintonizados na mesma onda. É’ um caso de perseguição recíproca.

____Temos aqui um símile perfeito do que verificamos comumente na Terra, nos setores da mediunidade torturada. Médiuns existem que, aliviados dos vexames que recebem por parte de entidades inferiores, depressa como que lhes reclamam a presença, religando-se a elas automaticamente, embora o nosso mais sadio propósito de libertá-los.

____Enquanto não lhes modificamos as disposições espirituais, favorecendo-lhes a criação de novos pensamentos, jazem no regime da escravidão mútua, em que obsessores e obsidiados se nutrem das emanações uns dos outros. Temem a separação, pelos hábitos cristalizados em que se associam, segundo os princípios da afinidade, e daí surgem os impedimentos para a dupla recuperação que lhes desejamos.

____Libório fizera-se mais angustiado, mais pálido.

____Parecia registrar uma tempestade interior, pavorosa e incoercível.

____Tudo indica a aproximação da esposa que se lhe apoderou da mente. Nosso companheiro se revela mais dominado, mais aflito ...

____A pobre mulher, desligada do corpo físico pela atuação do sono, apareceu reclamando feroz:Libório! Libório! por que te ausentaste? Não me abandones! Regressemos para nossa casa! Atende, atende! ...
____


____A irmã encarnada está interessada no reajustamento da própria saúde. Roga socorro à instituição que freqüenta. Mas, no íntimo, alimenta-se com os fluidos_enfermiços do companheiro desencarnado e apega-se a ele, instintivamente.

____Milhares de pessoas são assim. Registram doenças de variados matizes e com elas se adaptam para mais segura acomodação com o menor esforço. Dizem-se prejudicadas e inquietas, todavia, quando se lhes subtrai a moléstia de que se fazem portadoras, sentem-se vazias e padecentes, provocando sintomas e impressões com que evocam as enfermidades a se exprimirem, de novo, em diferentes manifestações, auxiliando-as a cultivar a posição de vítimas, na qual se comprazem. Isso acontece na maioria dos fenômenos_de_obsessão. Encarnados e desencarnados se prendem uns aos outros, sob vigorosa fascinação mútua, até que o centro de vida mental se lhes altere. É por esse motivo que, em muitas ocasiões, as dores_maiores são chamadas a funcionar sobre as dores menores, com o objetivo de acordar as almas viciadas nesse gênero de trocas inferiores.

____A esse tempo, a recém-chegada, a esposa de Libório, conseguira abeirar-se mais intimamente de Libório, que passou a demonstrar visível satisfação. Sorria ele agora à maneira de uma criança contente.

____Identificando, porém, a presença de Dona Celina, a infeliz bradou, colérica:— Quem é esta mulher? dize! dize! ...

____Nossa abnegada amiga avançou para ela com simplicidade e implorou: — Minha irmã, acalme-se! Libório está fatigado, enfermo! Ajudemo-lo a repousar! ...

____A interlocutora não lhe suportou o olhar doce e benigno e, longe de reconhecer a prestimosa médium do grupo a que se associara, enceguecida de ciúme, gritou para o enfermo palavras amargas, que não seria lícito reproduzir, e abandonou o recinto, em desabalada carreira.

____Libório mostrou evidente contrariedade. Áulus, contudo, aplicou-lhe passes, restituindo-lhe a calma.

____A Bondade Divina é tão grande que até os nossos sentimentos menos dignos (ciúme) são aproveitados em nossa própria defesa. O despeito da visitante, encontrando Celina junto do enfermo, dar-nos-á tréguas valiosas, de vez que teremos algum tempo para auxiliá-lo nas reflexões necessárias. Quando acordar no corpo_carnal, pela manhã, nossa pobre amiga lembrar-se-á vagamente de haver sonhado com Libório, ao lado de uma companheira, pintando um quadro de impressões a seu bel-prazer, porquanto cada mente vê nos outros aquilo que traz em si mesma.

____O doente apresentava melhoras. O serviço é incessante por toda a parte. Na vigília e no sono, na vida e na morte ...
____

[28a - página 132 ] - André Luiz

*