página acima: Anjo da guarda
Missão do Protetor
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

A missão do Espírito protetor é a de um pai com relação aos filhos; a de guiar o seu protegido pela senda do bem, auxiliá-lo com seus conselhos, consolá-lo nas suas aflições, levantar-lhe o ânimo nas provas da vida.

[9a - página 256 questão 491]

A missão do Espírito protetor, é obrigatória . O Espírito fica obrigado a vos assistir, uma vez que aceitou esse encargo. Cabe-lhe, porém, o direito de escolher seres que lhe sejam simpáticos. Para alguns, é um prazer; para outros, missão ou dever. Dedicando-se a uma pessoa, o Espírito não deixa de proteger a outros indivíduos. Mas protege-os menos exclusivamente.

[9a - página 256 questão 493]

____Todo homem, o selvagem ou de moral inferior e o muito adiantado, tem um Espírito que por ele vela, mas as missões são relativas ao fim que visam. Não dais a uma criança, que está aprendendo a ler, um professor de filosofia. O progresso do Espírito protetor guarda relação com o do Espírito protegido. Tendo um Espírito que vela por vós, podeis tornar-vos, a vosso turno, o protetor de outro que vos seja inferior e os progressos que este realize, com o auxílio que lhe dispensardes, contribuirão para o vosso adiantamento. Deus não exige do Espírito mais do que comportem a sua natureza e o grau de elevação a que já chegou.

[9a - página 262 questão 509]

Podem certos Espíritos auxiliar o progresso das artes, protegendo os que às artes se dedicam. Há Espíritos protetores especiais e que assistem os que os invocam, quando dignos dessa assistência. Que queres, porém, que façam com os que julgam ser o que não são? Não lhes cabe fazer que os cegos vejam, nem que os surdos ouçam.

[9a - página 265 questão 521]

Ver também:
*