____O perispírito,
ou corpo fluídico dos Espíritos, é um dos mais importantes produtos do fluido_cósmico; é uma condensação desse fluido em torno
de um foco de inteligência ou alma.
____O corpo perispirítico e o corpo carnal têm pois origem no mesmo
elemento_primitivo; ambos são matéria, ainda que em dois estados diferentes. A
Gênese - Allan Kardec [38 -
capítulo XIV página 277 item 7 ] O
fluido_universal,
onde se contém o principio_da_vida, é o agente principal das manifestações,
agente que recebe impulsão do Espírito, seja encarnado, seja errante.Condensado, esse fluido constitui o perispírito,
ou invólucro semimaterial do Espírito.[17b - página 100 item 75] O perispírito, formado
por substâncias químicas que transcendem a série_estequiogenética conhecida até agora
pela ciência terrena, é aparelhagem de matéria_rarefeita, alterando-se, de acordo com o padrão_vibratório do campo interno.
____Organismo delicado, com extremo poder_plástico, modifica-se sob o comando do pensamento.
É necessário, porém, acentuar que o poder apenas existe onde prevaleçam a
agilidade e a habilitação que só a experiência consegue conferir.
____Nas mentes primitivas, ignorantes e ociosas, semelhante vestidura se caracteriza
pela feição pastosa, verdadeira continuação do corpo
físico, ainda animalizado ou enfermiço.
____O progresso mental é o grande doador de renovação ao equipamento do espírito em qualquer plano de evolução.
[10 - página 31] - EMMANUEL 1952 (Ver: Matéria
PSI
e Evolução e Corpo espiritual) Constituído à base de princípios químicos semelhantes, em suas propriedades, ao hidrogênio, a se expressarem através de moléculas significativamente distanciadas umas das outras. (Ver: restringimento) [4 - páginas 232] - André Luiz "O nosso envoltório_fluídico, mais imponderável e mais sutil
do que o mais sutil e o mais imponderável dos vossos gases, com uma propriedade_de_expansão
e de penetrabilidade
inapreciável para os vossos sentidos grosseiros e quase inexplicável
para vós ..." Espírito
ERASTO [17b
- item 236]
Ditado espontâneo a propósito de uma discussão que ocorrera, na Sociedade, sobre a natureza do Espírito e do Perispírito. Médium Sr. A. Didier. ____Sim, faltam cor e forma às palavras para exprimir o perispírito e a sua verdadeira natureza; mas há uma coisa certa, é que o que uns chamam perispírito não é outra coisa senão o que outros chamam de envoltório fluídico, material. Quando se discutem semelhantes questões, não são as frases que é preciso procurar, são as palavras.
- Eu diria, para me fazer compreender de maneira mais lógica, que esse fluido é a perfectibilidade dos sentidos e a extensão da visão e das idéias; falo aqui dos Espíritos elevados.
- Quanto aos Espíritos_inferiores, os fluidos terrestres são ainda completamente inerentes a eles; portanto, como vedes, é matéria; daí os sofrimentos da fome, do frio, etc., sofrimentos que não podem suportar os Espíritos superiores, tendo em vista que os fluidos terrestres estão depurados ao redor do pensamento, quer dizer, da alma.
____A alma, para o seu progresso, tem sempre necessidade de um agente; a alma sem agente nada é para vós, ou, melhor dizendo, não pode ser concebida por vós. o perispírito, para nós outros Espíritos_errantes, é o agente pelo qual nos comunicamos convosco, seja indiretamente por vosso corpo ou vosso perispírito, seja diretamente pela vossa alma; daí as infinitas nuanças_de_médiuns e de comunicações.
- Agora resta o ponto de vista científico, quer dizer, a própria essência do perispírito; isto é um outro assunto. Compreendei, primeiro, moralmente; não resta mais que uma discussão sobre a natureza dos fluidos, o que é inexplicável no momento; a ciência não conhece bastante, mas a isso se chegará se a ciência quiser caminhar com o Espiritismo.
LAMENNAIS. [37 - página 201] -Allan Kardec - Junho/1861
http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/re/1861/06f-dissertacoes.html#perisp
Os cadáveres da matéria, já solidificada e sem vida própria, de
formação química, lançados e sustentados nos espaços pela gravitação, inundados de radiações de toda espécie, são apenas o
sustentáculo de formas de existência mais altas.
[63
- A GRANDE SÍNTESE - Da matéria à vida ] (Ver: Matéria PSI )
Seriam os chamados fluidos_espirituais próprios de cada planeta, estas
partículas subatômicas
(partículas alfa, beta e nêutrons) provenientes da desintegração da matéria pela radioatividade ,
as substâncias absorvidas pelo perispírito, em quantidade e qualidade
conforme o seu grau de evolução?[0] |
O perispírito, quanto à forma
somática, obedece a leis de gravidade, no plano a que se
afina. [10 - página 33] - EMMANUEL 1952
- A
propriedade mais notável da matéria
escura é ser feita de partículas que não reagem com
radiação.
- Gravitacionalmente,
a matéria escura se comporta exatamente como a matéria
comum.
Revista
SCIENTIFIC AMERICAN - Brasil - Ano 5 - N° 58 - Março/2007, página 37.
- Matéria escura: fundamentalmente exóticas partículas elementares que não
interagem com a luz.
Revista
SCIENTIFIC AMERICAN - Brasil - Ediçao Especial - N° 1, página 45. www.sciam.com.br ____Estas
propriedades da matéria escura são compatíveis com a natureza do
perispírito. [0]
Toda
matéria, todas as substâncias semimateriais e
todos os fluidos existentes no universo, deri vam
do
fluido
cósmico universal. Portanto, não
incorremos em erro quando afirmamos que o perispírito é constituído do fluido
cósmico universal. Mas, devemos ser mais específicos ao
falarmos a respeito
do perispírito.[0] |
____Entre esses dois extremos, dão-se inúmeras
transformações, mais ou menos
aproximadas de um e de outro. Os fluidos mais próximos da materialidade,
os menos puros, conseguintemente, compõem o que se pode chamar
a atmosfera espiritual da Terra.
____É desse meio, onde igualmente
vários são os graus de
pureza, que os Espíritos encarnados e desencarnados, deste planeta,
haurem os elementos necessários à economia de suas existências. |
____Por muito
sutis e impalpáveis que nos sejam esses fluidos, não deixam por isso de ser de natureza grosseira, em comparação com
os fluidos etéreos das regiões superiores.
____O mesmo se dá na superfície de todos os mundos, salvo as diferenças de
constituição e as condições de vitalidade próprias de cada um. Quanto menos material é a vida neles, tanto menos
afinidades têm os fluidos espirituais com
a matéria propriamente dita.
____Não é rigorosamente exata a qualificação de fluidos espirituais, pois que, em definitiva, eles são sempre matéria mais ou
menos quintessenciada.
____De realmente
espiritual, só a alma ou princípio
inteligente. Dá-se-lhes essa denominação
por comparação apenas e, sobretudo, pela afinidade que eles guardam
com os Espíritos. Pode dizer-se que são a matéria do mundo espiritual,
razão por que são chamados fluidos espirituais.
[38
- capítulo XIV página 276 item 5 ]
____Não
conhecemos a natureza íntima do perispírito.
Suponhamo-lo, todavia, formado de matéria elétrica, ou de outra tão sutil
quanto esta: por que, quando dirigido por uma vontade,
não teria propriedade idêntica à daquela matéria? [17b - página 23] ____Eis
aqui a resposta que, sobre este assunto, deu o Espírito Lamennais:
____"O
que uns chamam perispírito não é
senão o que outros chamam envoltório material
fluídico. Direi, de modo mais lógico, para me fazer
compreendido, que esse
fluido ...
- para
os Espíritos
elevados,
é a perfectibilidade dos sentidos, a extensão da vista e das ideias. (Ver: Fluido
espiritual)
- Quanto aos Espíritos_inferiores, os fluidos
terrestres ainda lhes são de todo inerentes; logo, são, como vedes, matéria.
Daí os sofrimentos da fome, do frio, etc., sofrimentos que os
Espíritos superiores não podem experimentar, visto que os fluidos
terrestres se acham depurados em torno do pensamento,
isto é, da alma.
|
____A alma, para progredir, necessita sempre de um agente;
sem agente, ela nada é, para vós, ou, melhor, não a podeis conceber.
o perispírito, para nós outros Espíritos_errantes, é o agente por meio do
qual nos comunicamos convosco, ...
- quer indiretamente, pelo vosso
corpo ou pelo vosso perispírito,
- quer diretamente, pela vossa alma; donde, infinitas modalidades de médiuns e de comunicações.
____"Agora
o ponto de vista científico, ou seja: a essência mesma do perispírito.
Isso é outra questão. Compreendei primeiro moralmente. Resta apenas
uma discussão sobre a natureza_dos_fluidos, coisa por ora inexplicável. A ciência ainda
não sabe bastante, porém lá chegará, se quiser caminhar com o Espiritismo.
- O perispírito pode variar e mudar
ao infinito.
- A alma é o pensamento: não muda de natureza. (Ver: Natureza da
Alma)
____Não
vades mais longe, por este lado; trata-se de um ponto que não pode ser
explicado. Supondes que, como vós, também eu não perquiro? Vós
pesquisais o perispírito; nós
outros, agora, pesquisamos a alma. Esperai, pois." Lamennais.
[17b - página 72 item 51] - 1861
Dissemos
que, embora fluídico, o perispírito
não deixa de ser uma espécie de matéria, o que decorre do fato das
aparições tangíveis, a que volveremos. ____Sob a influência de certos médiuns,
tem-se visto aparecerem mãos com todas as propriedades de mãos vivas, que,
como estas, denotam calor, podem ser palpadas, oferecem a resistência de um
corpo sólido, agarram os circunstantes e, de súbito, se dissipam, quais
sombras.
- A ação inteligente dessas mãos, que evidentemente obedecem a uma
vontade, executando certos movimentos, tocando até melodias num instrumento, prova que elas são parte visível de um ser inteligente invisível.
- A
tangibilidade que revelam, a temperatura, a impressão, em suma, que causam aos
sentidos, porquanto se há verificado que deixam marcas na pele, que dão
pancadas dolorosas, que acariciam delicadamente, provam que são de uma matéria
qualquer.
- Seus desaparecimentos repentinos provam, além disso, que essa
matéria é eminentemente sutil e se comporta como certas substâncias que podem
alternativamente passar do estado sólido ao estado fluídico e vice-versa.
[17b - página 80 item 57] ____No
homem, além da alma e do corpo, há o laço - perispírito
-
que liga a alma ao corpo. Esse laço é de natureza semimaterial, isto é, de natureza
intermédia entre o Espírito e o corpo. É preciso que
seja assim para que os dois se possam comunicar um com o outro. Por meio desse
laço é que o Espírito atua sobre a matéria e
reciprocamente. [9a - página 104 questão 135] ____O
Espírito, propriamente dito, é envolvido por
uma substância, vaporosa para os nossos olhos, mas ainda bastante grosseira
para os Espíritos; assaz vaporosa, entretanto, para poder elevar-se na
atmosfera e transportar-se aonde queira.
[9a - página 85 questão 93] Os
seres que habitam os diferentes_mundos, é fora
de dúvida que têm corpos, porque o Espírito precisa estar revestido de matéria para atuar sobre a matéria.
Esse envoltório,
porém, é mais ou menos material, conforme o
grau de pureza a que chegaram os Espíritos. É isso o que assinala a diferença
entre os mundos que temos de percorrer, porquanto
muitas moradas há na casa de nosso Pai, sendo,
conseguintemente, de muitos graus essas moradas. Alguns o sabem e desse fato têm consciência na Terra;
com outros, no entanto, o mesmo não se dá.
[9a - página 125 questão181] ____O perispírito
não tem a mesma constituição em
todos os Espíritos encarnados ou desencarnados. Sua natureza
varia, ...
- não só de acordo com a evolução moral da alma,
- como também, com as
condições da região ou do planeta em que estagia.
[1 - página 29] ____A
substância do perispírito não é a mesma em todos os mundos. É mais ou
menos etérea. ____Passando de um mundo a outro, o Espírito se reveste da
matéria própria desse outro, operando-se, porém, essa mudança com a rapidez
do relâmpago.
[9a - página 127 questão 187] ____Por
sua natureza e em seu estado normal, o perispírito é invisível e tem isto de comum com uma
imensidade de fluidos que
sabemos existir, sem que, entretanto, jamais
os tenhamos visto. Mas, também, do mesmo modo que alguns desses fluidos, pode ele sofrer modificações que o tornem
perceptível à vista, quer por meio de uma espécie_de_condensação, quer por meio de uma mudança na disposição de suas
moléculas.
Aparece-nos então sob uma forma vaporosa.
____A condensação (preciso é que não se tome esta palavra na sua
significação literal; empregamo-la
apenas por falta de outra e a título de comparação), dizemos, pode ser tal
que o perispírito adquira as propriedades de um corpo
sólido e tangível,
conservando, porém, a possibilidade de retomar instantaneamente
seu estado etéreo e invisível. Podemos apreender esse efeito,
atentando
no vapor, que passa do de invisibilidade ao estado brumoso,
depois ao estado líquido, em seguida ao
sólido e vice-versa.
esses
diferentes estados do perispírito resultam da vontade do Espírito e não de uma causa física exterior, como se dá com os
nossos gases. Quando o Espírito_nos_aparece,
é que pôs o seu perispírito no estado próprio a torná-lo visível. Mas, para isso, não basta a sua vontade,
porquanto a modificação do perispírito se opera mediante sua combinação
com o fluido_peculiar_ao_médium. Ora, esta combinação nem sempre é possível,
o que explica não ser generalizada a visibilidade dos Espíritos.
____Assim,
não basta que o Espírito queira
mostrar-se; não basta tão pouco que uma pessoa queira vê-lo; é
necessário que os dois fluidos possam combinar-se, que entre eles haja uma
espécie de afinidade e também,
porventura, que a emissão do fluido da pessoa seja suficientemente
abundante para operar a transformação do perispírito e, provavelmente, que se verifiquem ainda outras condições que
desconhecemos. É necessário, enfim, que o
Espírito tenha a permissão de se fazer visível a tal pessoa, o que nem sempre
lhe é concedido, ou só o é em certas
circunstâncias, por motivos que não podemos apreciar.
[17b - página 142 item 105]
A natureza do envoltório
fluídico está sempre em relação com o grau de
adiantamento moral do Espírito. Os Espíritos_inferiores não podem mudar de envoltório
a seu bel-prazer, pelo que não podem passar, a vontade,
de um mundo_espiritual para outro. Alguns há,
portanto, cujo envoltório fluídico, se bem que etéreo
e imponderável com relação à matéria tangível, ainda é por demais pesado,
se assim nos podemos exprimir, com relação ao mundo espiritual, para não
permitir que eles saiam do meio que lhes é próprio. Nessa categoria se devem
incluir aqueles cujo perispírito é tão grosseiro, que eles o confundem com o corpo_carnal, razão por que continuam a crer-se vivos.
- Esses
Espíritos, cujo número é avultado,
permanecem na superfície da Terra, como os encarnados,
julgando-se entregues às suas ocupações terrenas.
- Outros
um pouco mais desmaterializados não
o são, contudo, suficientemente, para se elevarem
acima das regiões terrestres. (Ver: Perispírito
depois da morte )
____Os Espíritos_superiores,
ao contrário, podem vir aos mundos inferiores, e, até,
encarnar neles. Tiram, dos elementos constitutivos do mundo onde entram, os
materiais para a formação do envoltório_fluídico ou carnal apropriado ao
meio em que se encontrem. Fazem como o
lie que despe temporariamente suas vestes,
para envergar os trajes plebeus, sem deixar por isso de ser nobre. É
assim que os Espíritos da categoria mais elevada podem manifestar-se aos
habitantes da Terra ou encarnar em missão
entre estes. Tais Espíritos trazem
consigo, não o invólucro, mas a lembrança, por intuição,
das regiões donde vieram e que, em
pensamento, eles vêem. São videntes entre cegos.
A
Gênese - Allan Kardec [38
- capítulo XIV página 278 item 9 ] ____Os
Espíritos chamados a viver num determinado meio tiram dele seus perispíritos; porém,
conforme seja mais ou menos depurado o Espírito, seu perispírito se formará
das partes mais puras ou das mais grosseiras do fluido peculiar ao mundo
onde ele encarna. O Espírito produz aí, sempre por comparação e não por
assimilação, o efeito de um reativo químico que atrai a si as moléculas que
a sua natureza pode assimilar.
____Resulta
disso este fato capital:
- a
constituição íntima do perispírito não é idêntica em todos os Espíritos encarnados ou
desencarnados que povoam a Terra ou o
espaço que a circunda.
- O mesmo já não se dá com o corpo_carnal, que, como foi demonstrado, se forma dos mesmos elementos, qualquer que seja
a superioridade ou a inferioridade do Espírito.
____Por isso, em todos, são os mesmos os efeitos que o corpo produz,
semelhantes as necessidades, ao passo que
diferem em tudo o que respeita ao perispírito. ____Também
resulta que: o envoltório perispirístico de um Espírito se modifica com
o progresso_moral que este realiza em cada encarnação, embora ele encarne
no mesmo meio; que os Espíritos superiores, encarnando excepcionalmente,
em missão, num mundo inferior, têm perispírito menos grosseiro do que o dos
indígenas desse mundo.
A
Gênese - Allan Kardec [38 cap. XIV página279 Item 10 ] ____Do
meio onde se encontra é que o Espírito extrai o seu perispírito, isto
é, esse envoltório ele o forma dos fluidos ambientes. Resulta daí que oselementos constitutivos do perispírito
naturalmente variam, conforme os mundos. Dando-se Júpiter como
orbe muito adiantado em comparação com a Terra,
como um orbe onde a vida corpórea não apresenta a materialidade da nossa,
os envoltórios perispirituais hão de ser lá de natureza muito mais quintessenciada do que aqui. Ora, assim como não poderíamos existir naquele mundo
com o nosso corpo_carnal, também os nossos Espíritos não poderiam nele
penetrar com o perispírito terrestre que os reveste. Emigrando da Terra, o Espírito deixa aí o seu invólucro fluídico e
toma outro apropriado ao mundo onde vai habitar.
A
Gênese - Allan Kardec [38
- capítulo XIV página 277 item 8 ] |