página acima: Hereditariedade
Hereditariedade e Corpo físico
*

____Em questões de auxílio, não podemos perder os nossos sentimentos de vista. Tanto para entrar no reino do espírito, como para entrar no reino da carne, em melhores condições, não podemos prescindir da cooperação de amigos sinceros que nos conheçam e nos amem...

  • A reencarnação como lei exigia o concurso da amizade para cumprir-se?
  • Os desafetos da vida influiam em nosso futuro?
  • O trabalho reencarnatório não seria uma imposição natural?

____A lei é sempre a lei. Cabe-nos tão somente respeitá-la e cumpri-la. Nossa atitude, porém, pode favorecer-lhe ou contrariar-lhe o curso, em favor ou em prejuízo de nós mesmos, O renascimento na carne funciona em condições idênticas para todos, contudo, à medida que se nos desenvolvem o conhecimento_e_o_amor, conseguimos colaborar em todos os serviços do aperfeiçoamento moral em nossas recapitulações. A alma, como a planta, pode ressurgir em qualquer trato de solo, mas não seria justo relegar sementes selecionadas a terrenos incultos. A reencarnação, por si, tanto quanto ocorre nos reinos inferiores à evolução_humana, obedece a princípios_embriogênicos automáticos, com bases na sintonia magnética; contudo, em se tratando de criaturas com alguns passos à frente da multidão comum, é possível ajustar providências que favoreçam a execução da tarefa a cumprir. Nesses casos, a plantação de simpatia é fator decisivo na obtenção dos recursos de que necessitamos... Quem cultiva a amizade somente na família consangüínea, dificilmente encontra meios para desempenhar certas missões fora dela. Quanto mais extenso o nosso raio de trabalho e de amor, mais ampla se faz a colaboração alheia em nosso benefício.

[4 - página 217/9] - André Luiz

____

____A forma do corpo_perispirítico, preexistente no plano_espiritual, antes da reencarnação, significa o modelo de configuração típica ou, mais propriamente, o “uniforme humano”. Os contornos e minúcias anatômicas vão desenvolver-se de acordo com os princípios de equilíbrio e com a lei da hereditariedade.

____A forma física futura dependerá dos cromossomos paternos e maternos; adicione, porém, a esse fator primordial, ...

  • a influência dos moldes mentais materno,
  • a atuação do próprio reencarnante,
  • O concurso dos Espíritos Construtores, que agirão como funcionários da natureza divina, invisíveis ao olhar terrestre,
  • O auxílio afetuoso das entidades amigas que visitarão constantemente o reencarnante, nos meses de formação do novo corpo, e poderá fazer uma ideia do que vem a ser o templo_físico que ele possuirá, por algum tempo, como dádiva da Superior Autoridade de Deus, a fim de que se valha da bendita oportunidade de redenção do passado e iluminação para o futuro, no tempo e no espaço.

____Alguns fisiologistas da Crosta concordam em asseverar que a vida_humana é uma resultante de conflitos biológicos, esquecidos de que, muitas vezes, o conflito aparente das forças orgânicas não é senão a prática avançada da lei de cooperação espiritual.

[16a - página 207] - André Luiz

____ O Ministro, com a paciência admirável de todos os dias, tomou a palavra e esclareceu:

  • A reencarnação no caso de Júlio não reclama de nossa esfera cuidados especiais. É uma descida experimental ao campo da matéria densa, com interesse tão somente para ele mesmo e para os familiares que o cercam.
  • Todavia, se a existência do filho de Amaro estivesse destinada, no momento, a influenciar a comunidade, se ele fosse detentor de méritos indiscutíveis, com responsabilidades justas nos caminhos alheios, o problema seria efetivamente outro. Forças de ordem superior seriam fatalmente mobilizadas para a interferência nos cromossomos, garantindo-se o embrião_do_veículo_físico de maneira adequada à missão que lhe coubesse...

____— E se o reencarnante fosse um homem de larga intelectualidade? — inquiriu Hilário, estudioso.

  • — Merecernos-ia cautelosa atenção na estrutura cerebral, para que lhe não faltasse um instrumento à altura de seus deveres na materialização do pensamento.

____— E se fosse um médico? um grande cirurgião por exemplo? — perguntei por minha vez.

  • — Receberia assistência aprimorada na formação do sistema nervoso, assegurando-se-lhe pleno domínio das emoções.

____— Contudo, em milhares de renascimentos, na Terra, os princípios_embriogênicos funcionam, automáticos, cada dia. A lei de causa_e_efeito executa-se sem necessidade de fiscalização da nossa parte. Na reencarnação, basta o magnetismo dos pais, aliado ao forte desejo daquele que regressa ao campo das formas físicas. De retorno ao corpo físico, estamos invariàvelmente animados de um propósito firme...

  • seja o anseio de alijar a dor que nos atormenta,
  • a aspiração de conquistas espirituais que nos facilitem o acesso à Vida Superior,
  • O voto de recapitular serviços mal feitos
  • Ou o ideal de realizar grandes tarefas de amor entre aqueles a quem nos afeiçoamos no mundo.

____De modo geral, a maioria das almas que reencarnam satisfazem à fome inquietante de recomeço.
____Quem não atendeu com exatidão ao trabalho que a vida lhe delegou, depressa se rende ao impositivo de repetição da experiência e o ressurgimento_na_luta_física aparece por bênção salvadora. Milhões de destinos se reestruturam dessa forma, qual se refaz uma grande floresta. A sementeira cresce, estimulada pelo magnetismo do solo; a existência corpórea germina de novo, incentivada pelo magnetismo da carne...

[4 - página 227/9] - André Luiz

____A modelagem fetal e o desenvolvimento doembrião obedecem a leis_físicas_naturais, qual ocorre na organização de formas em outros reinos da Natureza, mas, em todos esses fenômenos, os ascendentes de cooperação espiritual coexistem com as leis, de acordo com os planos de evolução ou resgate.

____...Não é necessária a presença das entidades espirituais ao ato de união celular. Semelhantes momentos do tálamo conjugal são sublimes e invioláveis_nos_lares_em_bases_retas. A fecundação do óvulo materno somente se verifica algumas horas depois da união genesíaca. O elemento masculino deve fazer extensa viagem, antes de atingir o seu objetivo.

[16a - página 190 ] - André Luiz

____O novo corpo que o Espírito toma nenhuma relação tem com o que foi anteriormente matéria, porém, nada obstante, se modela pelas capacidades do Espírito, que lhe imprime certo cunho, sobretudo ao rosto, pelo que é verdadeiro dizer-se que os olhos são o espelho da alma, isto é, que o semblante do indivíduo lhe reflete de modo particular a alma.

  • Assim é que uma pessoa excessivamente feia, quando nela habita um Espírito bom, criterioso, humanitário, tem qualquer coisa que agrada,
  • ao passo que há rostos belíssimos que nenhuma impressão te causam, que até chegam a inspirar-te repulsão.

____Poderias supor que somente corpos bem moldados servem de envoltório aos mais perfeitos Espíritos, quando o certo é que todos os dias deparas com homens_de_bem, sob um exterior disforme. Sem que haja pronunciada parecença, a semelhança dos gostos e das inclinações pode, portanto, dar lugar ao que se chama um ar de família.

[9a - página 139 questão 217]

  • O psicossoma (Do grego: psyké, alma, espírito, e soma, corpo - Nota da Editora) ou o perispírito da definição espírita não é idêntico de maneira absoluta em todos nós,
  • assim como, na realidade, não existem dois corpos físicos totalmente iguais.

____Cada criatura vive num carro celular diferente, apesar das peças semelhantes, impostas pela lei das formas. No círculo de matéria densa, sofre a alma encarnada os efeitos da herança recolhida dos pais, entretanto, na essência, a lei da herança funciona invariavelmente do indivíduo para ele mesmo. Detemos tão somente o que seja exclusivamente nosso ou aquilo que buscamos. Renascemos_na_Terra, junto daqueles que se afinam com o nosso modo de ser. O dipsômano não adquire o hábito desregrado dos pais, mas sim, quase sempre, ele mesmo já se confiava ao vício do álcool, antes de renascer. E há beberrões. desencarnados que se aderem àqueles que se fazem instrumentos deles próprios.
____A hereditariedade é dirigida por princípios de natureza espiritual.

  • Se os filhos encontram os pais de que precisam,
  • Os pais recebem da vida os filhos que procuram.

____Lembrei-me repentinamente de alguns dos grandes gênios da Humanidade, que produziram filhos monstruosos ou medíocres. Mas, vindo ao encontro do meu pensamento, o orientador observou:
____No campo das grandes virtudes, os pais usam, por vezes, a compaixão reedificante, empenhando-se em tarefas de sacrifício. Temos no mundo mulheres e homens admiráveis que, consolidando qualidades superiores na própria alma, se dispõem a buscar afetos que permanecem a distância, no passado em tentativas heróicas de auxílio e reajustamento

[4 - páginas 98 / 99] - André Luiz

Ver também:
*