Futuro dos fenômenos físicos
página acima

-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____Devemos declarar que conhecemos, em vários países, alguns círculos de ação espiritual nos quais a sinergia das oscilações mentais entre médiuns, assistentes e entidades desencarnadas se ergue a níveis convenientes, facultando acontecimentos de profunda significação, nas províncias do espírito, não obstante, até certo ponto, servirem apenas como índice de poder mental ou de simples informações sem maior proveito para a Humanidade, tal o mecanismo compreensivelmente fechado em que se encerram.

____A ciência humana, porém, caminha na direção do porvir.

  • A nós, os Espíritos desencarnados, interessa, no plano_extrafísico, mais ampla sublimação, para que façamos ajustamento de determinados princípios mentais, com respeito à execução de tarefas específicas.
  • E aos encarnados interessa a existência em plano moral mais alto para que definam, com exatidão e propriedade, a substância_ectoplasmática , analisando-lhe os componentes e protegendo-lhe as manifestações, de modo a oferecerem às Inteligências Superiores mais seguros cabedais de trabalho, equacionando-se, com os homens e para os homens, a provainconteste da imortalidade.

[29 - página 126] - André Luiz - 1959

____ O ectoplasma - esta força nervosa - não é apenas propriedade de alguns privilegiados na Terra.

____Todos os homens a possuem com maior ou menor intensidade; entretanto, é preciso compreender que não nos encontramos, ainda, no tempo de generalizar as realizações. Este domínio exige santificação.
____

  • O homemnão abusará no setor do progresso_espiritual, como vem fazendo nas linhas de evolução material, onde se transformam prodigiosas dádivas divinas em forças de destruição e miséria.

____Neste campo de realizações sublimes, a que nos sentimos ligados, a ignorância, a vaidade e a má-fé permanecem incapacitadas por si próprias, traçando fronteiras de limitação para si mesmas.

[16a - página 112] - André Luiz - 1943


____São muito poucos, ainda, os núcleos espiritistas que se podem entregar à prática_mediúnica com plena consciência do serviço que têm em mãos; motivo por que é aconselhável a intensificação das reuniões de ...

  • leitura,
  • meditação
  • e comentário geral para as ilações morais imprescindíveis no aparelhamento doutrinário, a fim de que numerosos centros bem-intencionados não venham a cair no desânimo ou na incompreensão, por causa de um prematuro comércio com as energias do plano invisível.

[41a - página 208] - EMMANUEL - 1940

____Há estudiosos da Doutrina que se afastam das reuniões, quando as mesmas não apresentam fenômenos.

____Os que assim procedem testemunham, por si mesmos, plena inabilitação para o verdadeiro trabalho do Espiritismo sincero. Se preferem as emoções transitórias dos nervos ao serviço da auto-iluminação, é melhor que se afastem temporariamente dos estudos sérios da Doutrina, antes de assumirem qualquer compromisso. A compreensão do Espiritismo ainda não está bastante desenvolvida em seu mundo interior, e é justo que prossigam em experiências para alcançá-la.

____O êxito dos esforços do plano_espiritual, em favor do Cristianismo redivivo, não depende da quantidade de homens que o busquem, mas da qualidade dos trabalhadores que militam em suas fileiras.

[41a - página 210] - EMMANUEL - 1940

____Que façam alhures demonstrações físicas; que alhures velam e ouçam; mas que entre vós compreendam e amem.

  • Que pensais ser aos olhos dos Espíritos superiores, quando fazeis uma mesa rodar ou erguer-se? Escolares.
  • Passará o cientista o seu tempo a repetir o a, b, c, da ciência?

____Ao passo que, vendo-vos à procura de comunicações sérias, vos consideram como homens sérios em busca da verdade.

SÃO LUIS

[17b - Capítulo XXXI parágrafo XVIII]

____Perguntando se por tais palavras queria censurar as manifestações físicas, respondeu São Luís:

  • “Eu não poderia censurar as manifestações físicas desde que, se ocorrem, o são pela vontade de Deus, e com um fim útil. Dizendo que foram o vestíbulo da ciência, marco-lhes sua verdadeira posição e lhes constato a utilidade. Não censuro senão aquêles que delas fazem objeto de diversão e curiosidade, sem das mesmas tirar o ensinamento que é a sua conseqüência. Elas são para a filosofia do Espiritismo o que a gramática é para a literatura. Aquêle que chegou a um certo grau numa ciência não perde mais o tempo em lhe recordar os elementos.”


____Ao terminar a manifestação, declaram-na contrária ao desejo de Imperator (Guia do médium), “que não desejava ver-me de novo entregue às manifestações_físicas”, acrescentando ele:

  • “quando vimos que não pudéramos impedir, ajudáramos”.

____O Espírito tinha estado perto de mim, havendo nesse dia razões particulares para que fosse atraído; era assim mais fácil produzir a sua imagem do que a de uma outra entidade. Esta consideração fez-me ir à casa de Hudson com dois amigos, na esperança de obter alguma prova, mais para eles, que para mim.
____Tendo-se assentado nisso, o Espírito foi dirigido por M... (que guiava os Espíritos agrupados em casa de Hudson) para moldar_a_imagem_do_seu_rosto_e_desenhar_a_roupa. O simulacro foi feito com substância espiritual, disposto e fotografado; depois disso, Imperator disse:
____Falar-vos-emos do vosso amigo; mas primeiramente opomo-nos a que torneis a voltar às manifestações físicas. Não desejamos que o poder mediúnico volte a essa fase, que nos levou a colocar-vos nas condições em que essa volta possa ser incitada. Já vos explicamos que não deveis ficar no plano material e tínhamos suspendido os nossos encontros. Demais, não desejamos que o vosso amigo se vos ligue, pois o seu estado espiritual é atrasado e seria preferível não o atrairdes; agora que o fizestes, é preciso ajudá-lo a progredir. M... disse com razão que tínheis entrado em sua esfera por associação e conversação, com ..., donde os vossos pensamentos foram fortemente dirigidos para ele. É a lei de atração de espírito a espírito, compreendei. (Ver: Simpatia e Antipatia)

[108 - páginas 255] - Médium: William Stainton Moses - (1839 - 1892)

Ver também:

*