Décima classe
página acima

-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

Espírito da terceira ordem - décima classe - ESPÍRITOS IMPUROS

____São inclinados ao mal, de que fazem o objeto de suas preocupações. Como Espíritos, dão conselhos pérfidos, sopram a discórdia e a desconfiança e se mascaram de todas as maneiras para melhor enganar. Ligam-se aos homens de caráter bastante fraco para cederem às suas sugestões, a fim de induzi-los à perdição, satisfeitos com o conseguirem retardar-lhes o adiantamento, fazendo-os sucumbir nas provas por que passam.

____Nas manifestações dão-se a conhecer pela linguagem. A trivialidade e a grosseria das expressões, nos Espíritos, como nos homens, é sempre indício de inferioridade moral, senão também intelectual. Suas comunicações exprimem a baixeza de seus pendores e, se tentam iludir, falando com sensatez, não conseguem sustentar por muito tempo o papel e acabam sempre por se traírem. Alguns povos os arvoraram em divindades maléficas; outros os designam pelos nomes de demônios, maus gênios, Espíritos do mal. Quando encarnados, os seres vivos que eles constituem se mostram propensos a todos os vícios geradores das paixões vis e degradantes:

  • a sensualidade,
  • a crueldade,
  • a felonia,
  • a hipocrisia,
  • a cupidez,
  • a avareza sórdida.

____Fazem o mal por prazer, as mais das vezes sem motivo, e, por ódio ao bem, quase sempre escolhem suas vítimas entre as pessoas honestas. São flagelos para a humanidade, pouco importando a categoria social a que pertençam, e o verniz da civilização não os forra ao opróbrio e à ignomínia.

[9a - página 90 2ª parte item 102]

____
____Para muitas criaturas, é difícil compreender a arregimentação inteligente dos espíritos perversos. Entretanto, é lógica e natural. Se ainda nos situamos distantes da santidade, não obstante os propósitos superiores que já nos orientam, que dizer dos irmãos infelizes que se deixaram prender, sem resistência, às teias da ignorância e da maldade? Não conhecem região mais elevada que a esfera carnal, a que ainda se ajustam por laços vigorosos. Enleados em forças de baixo padrão vibratório, não apreendem a beleza da vida superior e, enquanto mentalidades frágeis e enfermiças se dobram humilhadas, os gênios da impiedade lhes traçam diretrizes, enfileirando-as em comunidades extensas e dirigindo-as em bases escuras de ódio aviltante e desespero silencioso. Organizam, assim, verdadeiras cidades, em que se refugiam falanges compactas de almas que fogem, envergonhadas de si mesmas, ante quaisquer manifestações da divina luz. Filhos da revolta e da treva aí se aglomeram, buscando preservar-se e escorando-se, aos milhares, uns nos outros...

____Tais colônias perturbadoras devem ter começado com as primeiras inteligências terrestres entregues à insubmissão e à indisciplina, ante os ditames da Paternidade Celestial. A alma caída em vibrações desarmônicas, pelo abuso da liberdade que lhe foi confiada, precisa tecer os fios do reajustamento próprio e milhões de irmãos nossos se recusam a semelhante esforço, ociosos e impenitentes, alongando o labirinto em que muitas vezes se perdem por séculos. Inabilitados para a jornada imediata, rumo ao Céu, em virtude das paixões devastadoras que os magnetizam, arrebanham-se de conformidade com as tendências inferiores em que se afinam, ao_redor_da_Crosta_Terrestre, de cujas emanações e vidas inferiores ainda se nutrem, qual ocorre aos próprios homens encarnados. O objetivo essencial de tais exércitos sombrios é a conservação do primitivismo mental da criatura humana, a fim de que o Planeta permaneça, tanto quanto possível, sob seu jugo tirânico.

[96 - página 26] - André Luiz

____
____Estamos ansiosos para reiterar as observações que muitas vezes fizemos sobre o perigo de serdes atacados por Espíritos_enganadores e impostores, que conheceis:os não desenvolvidos.

____Advertimos-vos especialmente com o desejo de que não vos torneis o alvo dos seus ataques. Estamos certos de que o Espírito que pretendeu colaborar conosco é um farsista que tende a embaraçar e retardar os nossos trabalhos.

  • Falamos-vos do antagonismo direto existente entre nós e os adversários de tudo quanto tende a espiritualizar o homem.
  • As fileiras desse exército inimigo encerram Espíritos animados de todos os sentimentos de malignidade, perversidade, astúcia e mentira:
    • Os ébrios,
    • Os libertinos,
    • Os coléricos,
    • Os assassinos.

____A incapacidade em que estais de ver as operações dessas hordas parece tornar-vos incapazes de conceber a sua existência e a extensão da sua influência sobre essa esfera. Tendes ainda uma grande parte de responsabilidade nesse deplorável estado de coisas.

  • Onde estão os protestos que deveriam ressoar de uma extremidade a outra da Terra, contra esses antros pestíferos que prosperam e abundam entre vós?
  • Por que os fracos esforços são vãos?
  • Porque a sombria influência desses perniciosos seres vos paralisa.

____Não é somente nas tabernas do álcool que ela se exerce, mas irradia a grande distância e perpetua o vício. A falta cometida pelo assassino é muitas vezes o resultado da vossa civilização, é ofruto daquilo que fizestes.
____Convém que não ignoreis o poder desses Espíritos e de falanges de outros inimigos do homem e do seu progresso; não queirais atrair os seus ataques, expondo-vos a eles.
____Queremos empregar todos os meios de aviso, não nos esquecendo de pronunciar mesmo uma só palavra útil, pois o perigo é tanto mais real, quanto são ocultas e extensas ao infinito as suas maléficas irradiações. Atribuí a esses adversários:

  • a maior parte dos crimes,
  • a miséria que existe,
  • a guerra que, com as suas conseqüências de horrores, mancha ainda o vosso globo e empalidece a civilização e o adiantamento de que vos gabais.

____A vossa civilização e cultura estão apenas na superfície, cobrindo as chagas purulentas, muito visíveis ao espírito; desmoralizam muitas vezes os instintos nobres e verdadeiros que substituem...

  • pela futilidade,
  • pela mentira
  • e pelo egoísmo.

____Ao lado do vício, que se estende grosseiro e repugnante, e no qual homens abrigados de necessidades não temem chafurdar-se, achamos também a caça ao dinheiro. O ar está saturado da cobiça do ouro e dos prazeres que ele pode produzir, da paixão do poder e das pesquisas egoístas sob as suas múltiplas formas. Não aludimos menos energicamente aos que se acotovelam nas bolsas e praças, onde reina supremo o dinheiro obtido dos miseráveis que afluem às travessas e becos, entregues às mais baixas corrupções.
____Mas vós não sabeis! E a vossa ignorância perpetua esses males e vos cria novos obstáculos...

____... Dezenove séculos passaram sobre os puros ensinamentos que vos foram dirigidos e que fazeis profissão de seguir, e estais apenas melhores no que constitui o verdadeiro progresso, apenas mais instruídos em sabedoria real, apenas mais adiantados em religião pura; não, sois piores que os essênios no meio dos quais Jesus foi educado e viveu. Sois como os escribas e fariseus que atraíram sobre eles as suas mais severas advertências.
____Lembrai-vos de que a massa dos nossos adversários, que são também os vossos, é perpetuamente aumentada pelos Espíritos que a ignorância humana degradou.

  • Não falamos dos esforços daqueles que procuram devotar-se ao desenvolvimento da sua raça,
  • nem nada dizemos dos atos de abnegação, do franco heroísmo, das vidas simples e nobres, dos traços gerais que vos resgatam e dão-nos esperança para o futuro.

____O nosso objetivo hoje é atrair-vos a atenção para o sombrio lado do quadro. Declaramos que a pintura é exata e prevenimos-vos solenemente que a grande verdade, exposta nesta comunicação, a saber:

  • O antagonismo entre o bem e o mal,
  • e a extensão do mal pela ignorância e loucura humanas, é de interesse vital para vós e para o futuro da obra que temos a nosso cargo.

____Vimos de recapitular o que tínhamos já enunciado sobre a oposição organizada pelos nossos_adversários, mas não tratamos ainda de uma forma de ataque, que tende a tornar-se freqüente, favorecida pelo desejo inconsiderado de ver renovarem-se continuamente as manifestações espíritas objetivas à medida que elas se produzam mais freqüentemente. Resultará disso que os nossos adversários se servirão dos sensitivos, pelos quais poderão apresentar as suas frívolas e artificiosas demonstrações; excelente meio de desacreditar o verdadeiro trabalho espiritual . Poderosas associações combinam-se agora, estamos certos disso, para aproveitar todas as ocasiões que lhes permitirem desenvolver médiuns, emissários dos mais surpreendentes fenômenos, de modo a triunfar das investigações dos que estudam o que se chama o poder sobrenatural.

  • Uma vez estabelecida a convicção, o resto é fácil. Gradualmente,...

    • a fraude e os artifícios serão descobertos,
    • Os pretensos ensinos morais se revelarão sob a sua verdadeira luz,
    • a dúvida se insinuará no ânimo dos pesquisadores;
    • a incerteza e a suspeita apoderar-se-ão da inteligência, e os fenômenos, manifestações ou instruções tornar-se-ão suspeitos.

____é impossível inventar um sistema mais astucioso, para desacreditar o ensino daqueles que são enviados para instruir e não para ser admirados ou a divertir. Pois os homens podem dizer:

  • Não ensaiamos, experimentamos por nós mesmos e desmascaramos;
  • Ou é uma fraude combinada, ou isso ensina doutrinas baixas, imorais, em suma, é diabólico.

____é inútil dizer-lhes que devem discernir o verdadeiro do falso, antes que a sua fé destruída lhes não permita mais examinar.
____Solenemente vos pomos de sobreaviso contra esses planos fraudulentos, aos quais deveis combater. Evitai incitar a evolução confusa de um violento poder físico, emanado, em geral, dos Espíritos baixos , menos desenvolvidos, o qual se dilata com o concurso de agentes, para ausência dos quais seria preciso orar.
____Sabeis qual é a vossa missão. Vimos, nos dias em que a fé se arrefece, demonstrar ao homem a sua imortalidade em virtude da posse da alma,-uma_faísca_emanada_da_própria_divindade. Indicando-lhe os erros do passado e a vida que conduz à verdade, com tal objetivo não podemos tranqüilamente permitir seja o nosso trabalho abandonado e substituído pela pesquisa de um poder fenomênico, qualquer que seja, exercido sobre a matéria bruta. Se usamos in totum desse poder é porque às vezes o julgamos necessário e não porque o achemos desejável; é sempre por ser um meio, nunca um fim. Se ele não fosse perigoso, não usaríamos dessa insistência para vos precatar contra a opinião que atribui a maravilhas físicas as nossas relações convosco.
____Considerai essas manifestações como fragmentos para a convicção, como provas fornecidas à vossa inteligência sobre a intervenção do mundo espiritual no mundo da matéria; empregai-as somente para construir a base material sobre a qual o templo do espírito deve ser edificado; ficai certos de que esses fenômenos não poderão por si mesmos ensinar-vos nada de mais, se os Espíritos experimentados que operam não acharem em vós a capacidade de assimilar coisas mais elevadas, porque então cederão insensivelmente o lugar aos que desempenham melhor essa incumbência, e assim deixareis escapar a possibilidade de adquirir conhecimentos superiores. (Ver: O futuro do fenômeno)
____O ato fenomênico é o ponto de apoio que vos ajuda a subir. Deveis procurar conhecer a natureza dos agentes, para vos certificardes de que eles vêm de Deus com intenções puras e benfazejas; desejais saber o que os visitantes de além-túmulo têm a dizer-vos sobre a habitação universal da vossa raça; como eles podem satisfazer relativamente ao destino da vossa própria alma, quais meios vos oferecem eles de bem vos preparardes para a mudança a que chamais morte. Pois se nenhuma parecença temos convosco, como poderia servir-vos a nossa experiência?
____Se não pudéssemos falar-vos da vossa própria imortalidade, que proveito tiraríeis da prova indubitável da nossa própria existência?
____Quando excederdes o fenomênico para vos entregardes à investigação raciocinada da verdade, em suma, quando as nossas afirmações vos inspirarem confiança, poderemos então descobrir-vos um domínio que vos é desconhecido e que é já amplamente revelado a ardentes pesquisadores em outros países do globo. As mais elevadas revelações da verdade espiritual foram concedidas no vosso país a um número muito pequeno de pessoas. O meio de comunicação_pela_escrita, que vos parece realizar um grande progresso sobre as pancadas_transmissoras_de_comunicações e sobre outros processos, nada é comparado à íntima comunhão de alma a alma sem a intervenção de sinais materiais.
____Na América, onde o movimento espiritualista contemporâneo nasceu, muitas pessoas estão bastante desenvolvidas para levar uma vida dupla e estar face a face em relações conosco. Temos aí inúmeros trabalhos reunidos, que obtêm resultados que não podemos revelar aqui, por causa da deslealdade das inteligências, da materialidade dos interesses e mesmo da grosseira atmosfera ambiente. Mas, voltando ao que nos ocupa, desejamos somente prevenir contra o perigo e incitar-vos a vos elevardes acima do plano material na direção do espiritual. À receptividade ou à faculdade de assimilar as primeiras instruções deve preceder um desenvolvimento mais adiantado. Insistimos e oramos à espera da hora em que, libertado das névoas terrestres, procureis unicamente as elevadas revelações da verdade; deveis, tanto quanto pode um mortal, sacudir o jugo da opinião humana e livrar-vos dos obstáculos materiais.
____Pai Eterno, em nome de quem trabalhamos e que nos enviaste à Terra para revelar a Verdade, ajuda-nos a transpor e a purificar os corações daqueles a quem falamos, para que eles possam elevar-se e abrir os seus sentidos espirituais de modo a discernir as coisas que revelamos. Possa a fé crescer neles a fim de aspirarem à Verdade e, abandonando os interesses terrestres, se apressarem a aprender a revelação espiritual.

[108 - páginas 229 / 235] - Médium: William Stainton Moses - (1839 - 1892)

Ver também:
*