página acima: vida_ na_Terra
Fenômenos biológicos
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*
  • De , o espírito, puro pensamento, princípio, a Lei que é Deus
  • caminha para , num devenir contínuo, movimento feito de energia e vontade,
  • para atingir seu último termo (). A matéria, estrutura, ação, a forma. E, iniciar o seu regresso para .
  • Ciclo involutivo (espacial): espírito() energia() matéria() - Movimento descêntrico, a expansão e a exteriorização.
  • Ciclo evolutivo (conceptual): matéria() energia() espírito()
    (Ver: A Lei do universo )
  • A letra (ômega) representa o Universo.

A respiração de é:

 

    
              
SUPERCONSCIÊNCIA = +x
CONSCIÊNCIA HUMANA = espírito, pensamento.

VIDA x CONSCIÊNCIA_de_superfície

Psiquismo_ se_revela_e_se_exprime

ENERGIA ESCURA

 

FLUIDO CÓSMICO

 

MATÉRIA ESCURA

O tempo

CONSCIÊNCIA linear
(propriedade da energia)

Eletricidade, onda degradada,
Última_espécie_dinâmica

MATÉRIA PSI

DESAGREGAÇÃO


CONDENSAÇÃO

movimento feito de
energia  e vontade.
(Aspecto dinâmico
do Universo)


CONSCIÊNCIA linear
(do sistema espacial)


ÉTER

(Ver: Teoria das cordas)

 




matéria, estrutura, formas, ação.
(Aspecto estático do universo)

Preparando uma galáxia
e Nebulosas


Germe do psiquismo


CONSCIÊNCIA na matéria
= o ponto

Série estequiogenética
HIDROGÊNIO

Vosso ciclo poderia definir-se como um físio-dínamo-psiquismo

Movimento concêntrico (ciclo inverso).

[63 - A GRANDE SÍNTESE - A Lei ]

CONCEITO SUBSTANCIAL DOS FENÔMENOS BIOLÓGICOS

____A evolução das espécies dinâmicas () trouxe-nos até à forma “ eletricidade”, situada no mais alto nível, nas fronteiras da energia. Vimos que, substancialmente, a degradação dinâmica não é senão evolução, isto é, passagem para as formas menos poderosas e cinéticas, mas mais sutis, complexas e perfeitas. Vosso universo caminha visivelmente de um estado de caos — apenas a fase tensão da primeira explosão dinâmica — para um estágio final de ordem, ou seja, de equilíbrio e coordenação de forças.

  • A fase dinâmica é a de preparação
  • e esta o ambiente em que nasceu a vida. Em outras palavras, o fato de que a evolução dinâmica atingiu a forma eletricidade, significa formação de um ambiente mais equilibrado, onde é possível aquela nova ordem (isto é, coordenação e organização superior de forças) que a denominais vida.

    Essa nova ordem se aperfeiçoará cada vez mais, em prosseguimento do caminho evolutivo já percorrido, para coordenações e organizações mais complexas e completas: orgânicas, psíquicas e sociais. Pois, com a vida, inicia-se também a manifestação de suas leis e de seus equilíbrios superiores, que dirigirão, nos níveis mais altos, também vossa existência individual e coletiva.

____Como ocorre a transformação da eletricidade em vida? Compreende-se essa passagem pela redução do fenômeno, como o fizemos para as formas de g b, à sua substância ou íntima estrutura cinética. Desde as primeiras fases da vida, o ritmo dinâmico transforma-se em outros ritmos, que se fundem em harmonias mais complexas, em verdadeira sinfonia de movimentos.

  • A matéria vos deu o princípio estático da forma;
  • a energia, o princípio dinâmico da trajetória e transmissão;
  • a vida vos dará o princípio psíquico do organismo e da consciência.

____Uma primeira observação fundamental: o modo pelo qual colocamos o problema do ser, com o transformismo — isto é, como um físio-dínamo-psiquismo — leva-nos a uma concepção de vida diferente da vossa, muito mais substancial. Geralmente procurais a vida em seus efeitos, não em suas causas; na forma, não no princípio. Conheceis da vida as últimas conseqüências, e descurasteis a priori e de propósito o centro gerador. Tivesteis até ilusão de poder reproduzir a gênese dos processos vitais, provocando os fenômenos últimos e mais afastados da causa determinante.

  • Ora, a verdadeira vida não é uma síntese de substâncias protéicas, mas consiste no princípio que essa síntese estabelece e dirige;
  • a vida não reside na evolução das formas, mas na evolução do centro imaterial que as anima;
  • a vida não está na química complexa do mundo orgânico, mas no psiquismo que a guia.

____Observai, agora, como nosso ingresso no mundo biológico ocorre precisamente por via das formas dinâmicas. Com a eletricidade, situada no vértice destas formas dinâmicas, desembocamos não na forma, mas no princípio da vida, no motor genético das formas. Isto porque caminhamos sempre aderentes à Substância e existimos no âmago em que está a essência dos fenômenos. Leva-nos este fato a uma colocação nova do problema da vida: compreendemo-lo totalmente em seu aspecto profundo e substancial (o lado psíquico e espiritual) e isto desde o primeiro aparecimento dos mais rudimentares fenômenos biológicos, em que já existe presente naquele psiquismo, embora rudimentarmente.

____A nossa biologia é de substância, não de forma.

  • Alcançamos não a veste orgânica mutável, mas o princípio que não morre;
  • não a aparência exterior dos corpos físicos, mas a realidade que os anima;
  • não o que sai, mas o que fica;
  • não o indivíduo nem as espécies em que se reagrupam as formas e se encadeiam em desenvolvimentos orgânicos, mas a expansão do conceito dirigente do fenômeno do psiquismo que vos preside;
  • não a evolução dos órgãos, mas a evolução do Eu, que vos melhora e os plasma para si, como meios para a própria ascensão.

____Vista assim, em sua luz interior, a biologia coincide, também na análise crua de suas forças motrizes, com o mais alto espiritualismo das religiões. Isto se dá porque as vicissitudes do princípio psíquico que evolui da ameba ao homem, são as mesmas que depois amadurecem na ascensão´_espiritual_da_consciência, que se eleva a Deus pela . Pois, a pequena centelha se tornará incêndio, o primeiro vagido tímido será o canto potente de todo o planeta. Aqui vedes, chegando à completa e harmônica fusão, os princípios das religiões e os métodos do materialismo; vedes reunida a aspiração, ainda que cindida, do espírito humano.

____As três fases de vosso universo são , , .

  • A passagem ocorre da matéria (),
  • para energia ()
  • e para o espírito ().

____As formas dinâmicas abrem-se por evolução, não na
vida como a entendeis, mas no psiquismo que é a causa dessa vida .

____Assim o fenômeno da vida assume um conteúdo totalmente novo, um significado imensamente mais alto e, ao mesmo tempo, não fica isolado, mas se concatena com os fenômenos da matéria e energia. Podemos investigar a gênese científica do princípio_espiritual_da_vida, sem minimizar com isso, de modo algum, a grandeza e a profundidade divina do fenômeno.

____A energia é o sopro divino que anima a matéria, elevando-a a nível mais alto. O Pentateuco, no capítulo 2º da Gênese, diz: “O Senhor Deus, então, formou o homem da lama da terra, e soprou-lhe na face o sopro da vida e o homem foi feito alma vivente”.

____A lama da terra é a matéria inerte, os materiais químicos do mundo inorgânico. O grande hálito que move e vivifica a matéria cósmica, isto é: " anemo", alma, espírito, paixão, turbilhão, não é apenas acrescentada a ela, mas funde-se com ela. Sabemos que Deus não é potência exterior, mas reside no íntimo das coisas, e no íntimo opera, profundamente, na essência. Não atribuais corpo e hálito à Divindade. Compreendei que naquelas palavras não pode existir mais do que uma humanização simbólica de uma realidade mais profunda.

[63 - A GRANDE SÍNTESE - Conceito substancial dos fenômenos biológicos ]

Ver também:
*