Educação física
página acima: Corpo físico
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*
____No que se refere ao “corpo são”, o atletismo tem papel importante e seria de ação das mais edificantes no problema da saúde_física, se o homem na sua vaidade e egoísmo não houvesse viciado, também, a fonte da ginástica e do esporte, transformando-a em tablado de entronização da violência, do abastardamento moral da mocidade, iludida com a força bruta e enganada pelos imperativos da chamada eugenia ou pelas competições estranhas dos grupos sectários, desviando de suas nobres finalidades um dos grandes movimentos coletivos em favor da confraternização e da saúde.

[41a - página 81] - EMMANUEL - 1940

BASES ÉTICAS E ESPIRITUAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

____Platão já afirmara há muitos anos que os exercícios musculares aumentam mais a força moral que o vigor físico. Thomas Arnold, que introduziu a novidade dos jogos na sua Escola de Rugby ainda em 1828, visava não apenas a educação corporal, mas acima de tudo a educação moral dos adolescentes. Lafarge e Nayrac também afirmam que “há relação estreita entre energia de contração e firmeza de caráter, e que a disciplina do corpo prepara e facilita a sua conduta moral”.

____Estatísticas dos Estados Unidos, de alguns anos atrás vêm revelando que a recreação comunitária, convenientemente conduzida, tem contribuído para a redução da delinqüência juvenil, principalmente nas cidades industrializadas e nas de grande concentração de imigrantes latino-americanos, numa proporção que varia de 25% a 75%, conforme as regiões.

____Os exercícios físicos que exigem do indivíduo certo sacrifício, como é o caso da preparação desportiva para a competição são ótimos para desenvolver ...

  • a força de vontade,
  • a tenacidade,
  • O espírito de luta,
  • a audácia,
  • O sangue frio, etc. que produzem o endurecimento moral, constituindo-se em ótimas escolas para a têmpera do caráter.

____Numa época como a nossa em que poucos assumem a responsabilidade de seus atos, o esporte oferece inúmeras oportunidades para aeducação para a responsabilidade. é muito comum apreciarmos esses tipos vaidosos que sempre empurram a culpa para os outros, chegando às vezes ao desplante de dizer que são os seus pais que assim os fizeram, quando não lançam a culpa até em Deus que permitiu que eles fossem assim. O maior bode expiatório de tudo de ruim que acontece hoje, quase sempre é o Governo que é responsabilizado. Parece que devemos chamar a todos a responsabilidade, para que assumam os desacertos que fizeram.

____Nos incidentes que surgem durante os jogos há sempre oportunidade de ressaltar o certo e o errado, o justo e o injusto, o bom e o um, constituindo-se uma verdadeira escola de educação moral, se o educador souber aproveitar as oportunidades que surgem.

____é também um fato reconhecido, atualmente que os esportes e outras atividades recreativas podem se constituir com um tratamento preventivo, como terapêutico, para os viciados_em_drogas, aliados sempre que possível com uma terapêutica ocupacional, com trabalhos artesanais ou até artísticos.

____O esporte pode oferecer oportunidade de ...

  • praticar o “Fair-play” ou jogo limpo, combatendo a trapaça ou jogo sujo;
  • ensinar a obediência à regra, ao capitão da equipe, ao juiz;
  • ensinar a praticar a bondade, a tolerância com o adversário ou com os próprios companheiros, a imparcialidade, a prudência, a amizade, a liberdade, a caridade, a recompensa, o sentimento de honra, etc. que ornam o caráter do indivíduo e que lhe proporcionam respeito e simpatia de todos.

____Quem consegue dominar suas paixões e tendências ruins é um HOMEM FELIZ.

____Portanto, para que os educandos tenham essas oportunidades, será preciso que a escola ofereça um vasto programa dessas atividades, o que será impossível acontecer com apenas 1 ou 2 aulas semanais de Educação Física.

Prof. Jacintho F. Targa (falecido)

R. Coronel André Belo, 603 -90050 – Porto Alegre – RS

http://www.crefsc.org.br/artigos/artigo8.doc

CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA SANTA CATARINA:
http://www.crefsc.org.br

Ver também:

*