____Eu espero que os numerosos casos que tive
ocasião de citar de fantasmas materializados, que
não somente vivem e sentem, mas que falam e
escrevem mesmo em línguas ignoradas do médium
e dos assistentes, bastam para esclarecer,
definitivamente, ponto de tão magna importância.
____Não podemos, todavia, deixar de reconhecer que
o erro em que laboram os experimentadores da
atualidade, ai bem decorra de uma análise
demasiado superficial, encontra alguma justificativa
nos próprios fatos que examinam e que demonstram
precisamente isso e mais nada. Baseando-se nos
resultados limitados que conseguem, embora por
culpa própria, não deixam de ter razão quando
concluem que os fenômenos_de_materialização, por
eles observados, decorrem de uma faculdade
supranormal inerente à subconsciência humana,
faculdade que em determinadas circunstâncias teria
o poder de subtrair substância somática do próprio
organismo (ectoplasma), para objetivá-la e
plastificá-la segundo as diretrizes do pensamento
subconsciente do médium (ideoplastia), e para às
vezes organizá-lo à sua imagem (materialização).
Essas conclusões contêm incontestavelmente uma
porção razoável de verdade. Com efeito, como disse
José Mazzini, ...
- "a Verdade é um prisma constituído de
diversas faces, e erram os que, observando apenas
por um deles, pretendem tirar todas as conclusões,
ou, ainda, os que, olhando por um, julgam estar
olhando por outro".
____E é justamente nesta ilusão que
reside o erro em que tropeçam todos os nossos
contraditores. Ninguém, por exemplo, imaginou
jamais de contestar a existência dos fenômenos_anímicos eles, porém, não representam mais do que
uma das faces do Prisma-Verdade, cujo outro lado é
constituído pelos fenômenos_espíritas, ambos
provindo de uma causa única, o Espírito humano,
que, ...
- agindo encarnado, provoca os fenômenos
anímicos
- e, desencarnado, determina os fenômenos
espíritas.
____Nestas condições é natural que se deva
encontrar uma perfeita identidade substancial entre
os dois fenômenos, oAnímico e o Espírita, salvo as
limitações que o animismo experimenta em
conseqüência da impossibilidade em que se acham o
médium e o sensitivo de sair da sua própria
individualidade. Esta é a diferença que permite aos
pesquisadores distinguir as manifestações anímicas
das espíritas. [105 - páginas 200 / 202] - Ernesto Bozzano ____Resta-me apenas provar, fundado nos fatos, que tudo concorre para demonstrar que as formas completamente materializadas não são meras “criações plásticas”, mas “criações orgânicas” e que os processos de análise comparada forçam a conclusão de que muitas vezes a “ideia diretora”, ou a “Vontade em ação”, de que provêm, é completamente estranha ao médium e aos assistentes, o que por completo exclui as hipóteses combinadas...
____...Colocado assim o problema, começo por lembrar
que, no Caso_da_materialização_de_Estela_Livermore, no correr da sessão de 10 de novembro de
1861, se apresentaram simultaneamente três
fantasmas materializados e que, no correr da
imediata, de 12, se viram simultaneamente passear
pelo quarto quatro fantasmas materializados. Se
quisermos, pois, manter a interpretação de Sudre - da prosopopese -,
deveríamos então dizer que nos achamos diante de
um fenômeno respectivamente de tripla e de
quádruplo prosopopese exteriorizada e
materializada ! ! ! Ou, mais exatamente, que
estamos diante de um fenômeno de quíntuplo prosopopese simultânea, dado que o médium
durante a manifestação não caía no sono
medianímico e guardava toda a sua consciência. Por
outras palavras, teríamos de concordar que, em tais
circunstancias a personalidade psíquica do médium
se teria simultaneamente desdobrado em cinco
personalidades psíquicas bem definidas, das quais
quatro bem exteriorizadas, materializadas,
independentes, vivas, inteligentes e ativas. E o que
teríamos de admitir para podermos aceitar a
hipótese da prosopopese, aplicada aos casos de
materialização. Ora, antes de subscrever semelhante
milagre, peço que me dêem a conhecer ao menos
um, um só exemplo de desintegração patológica de
uma personalidade, com formação relativa de
personalidades alternantes, que houvessem sido
capazes de emergir e de agir simultaneamente sob
quatro aspectos diferentes.
____Dir-me-ão que estou pedindo coisa
psicologicamente impossível. Bem o sei; mas, como
esse fenômeno se verifica nas experiências_de_materialização e nas de voz_direta, teremos de
concluir que, se o desdobramento simultâneo de
uma individualidade psíquica, em cinco
personalidades independentes, constitui
psicologicamente uma coisa impossível, as
personalidades simultâneas, que se manifestam nos
fenômenos de materialização e nos de voz direta,
não podem deixar de ser estranhas ao médium e aos
assistentes. Eis assim, por uma necessidade lógica,
forçados a chegar à hipótese espírita.
____Quer parecer-me que esta primeira observação,
baseada nos fatos, seja suficiente para levar
irremediável ruína à hipótese da prosopopese
exteriorizada e materializada. [105 - páginas 146; 172/173] - Ernesto Bozzano |