Ocupar-nos-emos aqui, especialmente, com
os médiuns escreventes, por
ser:
- O gênero de
mediunidade mais espalhado
- e, além disso, porque é, ao
mesmo tempo, o mais simples,
- O mais cômodo,
- O que dá resultados mais satisfatórios e
completos.
- E também o que toda gente ambiciona possuir.
____Infelizmente, até hoje, por
nenhum diagnóstico se pode inferir, ainda que aproximadamente, que alguém possua
essa faculdade. Os sinais físicos, em os quais algumas pessoas julgam ver
indícios, nada têm de infalíveis.
- Ela se manifesta nas crianças e nos velhos,
- em homens e
mulheres,
- quaisquer que sejam o temperamento,
- O estado de saúde,
- O grau de
desenvolvimento intelectual e moral.
____Só existe um meio de se lhe comprovar a existência. É
experimentar. ____Pode obter-se a escrita, como já vimos, com o auxílio das
cestas_e_pranchetas,
ou, diretamente, com_a_mão. Sendo o mais fácil e, pode dizer-se, o único
empregado hoje, este último modo é o que recomendamos à preferência de todos. ____O
processo é dos mais simples: consiste unicamente em a pessoa tomar de um lápis e de
papel e
colocar-se na posição de quem escreve, sem qualquer outro preparativo. Entretanto,
para que alcance bom êxito, muitas recomendações se fazem indispensáveis. [17b - página 246
item 200]
No médium aprendiz, a fé não é a condição rigorosa; sem dúvida
lhe secunda os esforços, mas não é indispensável; a pureza de intenção, o
desejo e a boa-vontade bastam. Têm-se visto pessoas inteiramente incrédulas ficarem espantadas de
escrever a seu mau grado, enquanto que crentes sinceros não o conseguem, o
que prova que esta faculdade se prende a uma disposição orgânica. [17b - página 252
item 209] Tudo,
neste desenvolvimento, se aplica à escrita_mecânica. É a que
todos os médiuns procuram, com razão, conseguir. Porém, raríssimo é o
mecanismo puro; a ele se acha freqüentemente associada, mais ou menos, a intuição. ____Tendo
consciência do que escreve, o médium é naturalmente levado a duvidar da sua faculdade;
não sabe se o que lhe sai do lápis vem do seu_próprio, ou de outro Espírito. Não tem
absolutamente que se preocupar com isso e, nada obstante, deve prosseguir. Se se observar a
si mesmo com atenção, facilmente descobrirá no que escreve uma porção de coisas
que lhe não passavam pela mente e que até são contrárias às suas ideias, prova
evidente de que tais coisas não provêm do seu Espírito. Continue, portanto,
e, com a experiência, a dúvida se dissipará. [17b -página 256
item 214]
Se ao médium não foi concedido ser exclusivamente
mecânico, todas as
tentativas para chegar a esse resultado serão infrutíferas; erro seu, no entanto, fora o
julgar-se, em conseqüência, não aquinhoado. Se apenas é dotado de mediunidade intuitiva, cumpre que com isso se contente e ela não deixará de lhe prestar
grandes serviços, se a souber aproveitar e não a repelir. ____Desde que, após inúteis experimentações, efetuadas seguidamente durante
algum tempo, nenhum indício de movimento involuntário se produz, ou os que se
produzem são por demais fracos para dar resultados, não deve ele hesitar em escrever
o primeiro pensamento que lhe for sugerido, sem se preocupar com o saber se esse
pensamento promana do seu Espírito ou de uma fonte diversa: a experiência lhe
ensinará a distinguir. ____Aliás, é freqüente acontecer que o movimento mecânico se desenvolva
ulteriormente. Dissemos acima haver casos em que é indiferente saber o médium se o
pensamento vem de si próprio, ou de outro Espírito. Isso ocorre quando,
sendo ele puramente intuitivo ou
inspirado, executa por si mesmo um trabalho de
imaginação. ____Pouco importa atribua a si próprio um pensamento que lhe foi sugerido; se
lhe acodem boas ideias, agradeça ao seu bom_gênio, que não deixará de lhe sugerir
outros. Tal é a inspiração dos poetas, dos filósofos e dos sábios. [17b -página 257
item 215] (Ver: Médium
escrevente intuitivo
) |
____Se, apesar de todas as tentativas, a
mediunidade não se revelar de modo
algum, deverá o aspirante renunciar a ser médium, como renuncia ao canto quem reconhece não ter voz. Mas, se não puder, à falta de médiuns, recorrer a nenhum, nem por isso deverá
considerar-se privado da assistência dos Espíritos. Para estes, a mediunidade constitui
um meio de se exprimirem, porém, não um meio exclusivo de serem atraídos. Os que nos
consagram afeição se acham ao nosso lado, sejamos ou não médiuns. Um pai não
abandona um filho porque, surdo e cego, não o pode ouvir nem ver; cerca-o, ao
contrário, de toda a solicitude. O mesmo fazem conosco os bons_Espíritos. Se não podem
transmitir-nos materialmente seus pensamentos, auxiliam-nos por meio da inspiração. [17b - página 258
item 218] |