A alma é um Espírito encarnado.
A alma antes de se unir ao corpo era Espírito. As almas não são senão os Espíritos. Antes de se unir ao corpo, a Alma é um dos seres inteligentes que povoam o mundo invisível, os quais temporariamente revestem um invólucro carnal para se purificarem e esclarecerem.
A alma não se acha encerrada no corpo, qual pássaro
numa gaiola. Irradia e se manifesta exteriormente, como a luz através de um globo de vidro, ou como o som em torno de um centro de sonoridade. Neste sentido se pode dizer que ela é exterior, sem que por isso constitua o envoltório do corpo. A alma tem dois invólucros. Um, sutil e leve: é o primeiro, ao qual chamas perispírito, outro, grosseiro, material e pesado, o corpo. A alma é o centro de todos os envoltórios, como o gérmen em um núcleo, já o temos dito.
Quanto
mais inferior é o Espírito, tanto mais apertados são os laços que o ligam à matéria.Não o vedes? O homem não tem duas almas; a alma é sempre única em cada ser. São distintas uma da outra a alma do animal e a do homem, a tal ponto que a de um não pode animar o corpo criado para o outro. Mas, conquanto não tenha alma animal, que, por suas paixões, o nivele aos animais, o homem tem o corpo que, às vezes, o rebaixa até ao nível deles, por isso que o corpo é um ser dotado de vitalidade e de instintos, porém ininteligentes estes e restritos ao cuidado que a sua conservação requer.
Há no homem um princípio inteligente a que se chama ALMA ou ESPIRITO, distinto, imaterial, individual, independente da matéria, que lhe dá o senso moral e a faculdade de pensar e que em nós reside e sobrevive ao corpo, conservando sua individualidade após a morte.
A alma independe do princípio vital. O corpo não é mais do que envoltório, repetimo-lo constantemente. O corpo pode existir sem a alma. Entretanto, desde que cessa a vida do corpo, a alma o abandona. Antes do nascimento, ainda não há união definitiva entre a alma e o corpo; enquanto que, depois dessa união se haver estabelecido, a morte do corpo rompe os laços que o prendem à alma e esta o abandona. A vida orgânica pode animar um corpo sem alma, mas a alma não pode habitar um corpo privado de vida orgânica. O nosso corpo, se não tivesse alma, seria simples massa de carne sem inteligência, tudo o que quiserdes, exceto um homem.
Devemos observar que quando nos estudos de O Livro dos Espíritos, o termo alma se refere ao espírito quando encarnado, e o termo espírito se designa os espíritos errantes, ou seja, libertos do corpo físico.
Poder-se-ia, assim dizer, e talvez
fosse o melhor,
Como se vê, tudo isto não passa de uma questão de palavras, mas questão muito importante quando se trata de nos fazermos entendidos. De conformidade com essa maneira de falar, a alma vital seria comum a todos os seres orgânicos: plantas, animais e homens; a alma intelectual pertenceria aos animais e aos homens; e a alma espírita somente ao homem.
Desde que o princípio inteligente atinge o grau necessário para ser Espírito
e entrar no período da humanização, já não guarda relação com o seu
estado primitivo e já não é a Alma_dos animais, como a árvore já não é a
semente. [1 - página 245]
A alma, no segundo concílio de Nicéia (787), declarava João de Tessalônica que a igreja decide que esses seres são na verdade espirituais, dotados de um corpo “tênue, aéreo ou ígneo”
Clemente V, no Concílio realizado em Viena (1312), declarava heréticos “os que não admitissem a materialização da alma” [1 - página 26]
As alma não atingem o grau supremo, senão pelos esforços que façam
por se melhorarem e depois de uma série de provas adequadas à sua purificação.
Toda alma tem a sua vibração particular e diferente. O seu movimento próprio, o seu ritmo, é a representação exata do seu poder dinâmico, do seu valor intelectual, da sua elevação moral.As almas que vibram uníssonas reconhecem-se e chamam-se através do espaço. Daí ... [36a - página 113]
A alma não tem, no corpo, sede determinada e circunscrita. Porém, nos grandes gênios, em todos os que pensam muito, ela reside mais particularmente na cabeça, ao passo que ocupa principalmente o coração naqueles que muito sentem e cujas ações têm todas por objeto a Humanidade.
Que
se deve pensar da opinião dos que situam a alma num centro vital?"Quer isso dizer que o Espírito habita de preferência essa parte do vosso organismo, por ser aí o ponto de convergência de todas as sensações. Os que a situam no que consideram o centro da vitalidade, esses a confundem com o fluido ou princípio vital. Pode, todavia, dizer-se que a sede da alma se encontra especialmente nos órgãos que servem para as manifestações intelectuais e morais."
No instante da morte a alma volta a ser Espírito, isto é, volve ao mundo dos Espíritos, donde se apartara momentaneamente.
A alma,
após a morte, conserva a sua individualidade. Jamais a perde. Que seria ela, se não a conservasse? Continua a ter um fluido que lhe é próprio, haurido na atmosfera do seu planeta, e que guarda a aparência de sua última encarnação: seu perispírito, que comprova a sua individualidade. Almas nada leva consigo deste mundo, a não ser a lembrança e o desejo de ir para um mundo melhor, lembrança cheia de doçura ou de amargor, conforme o uso que ela fez da vida. Quanto mais pura for, melhor compreenderá a futilidade do que deixa na Terra. |
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