Podendo
tomar todas as aparências, o Espírito se apresenta sob a que melhor o faça
reconhecível, se tal é o seu desejo. Assim, embora como Espírito nenhum
defeito corpóreo tenha, ele se mostrará
estropiado, coxo, corcunda, ferido, com cicatrizes, se isso
for necessário à prova_da_sua_identidade. Esopo, por exemplo, como Espírito,
não é disforme; porém, se o evocarem
como Esopo, ainda que muitas existências tenha tido depois
da em que assim se chamou, ele aparecerá feio ecorcunda, com os seus trajes
tradicionais. ____Coisa
interessante é que, salvo em circunstâncias especiais, as partes menosacentuadas
são os membros inferiores, enquanto que a cabeça, o tronco, os braços e as mãos são sempre claramente desenhados. Daí
vem que quase nunca são vistos a andar, mas
a deslizar como sombras. Quanto às vestes, compõem-se ordinariamente de um
amontoado de pano, terminando em longo pregueado
flutuante. Com uma cabeleira ondulante e
graciosa se apresentam os Espíritos que nada conservam das coisas terrenas.
Os Espíritos vulgares, porém, os que aqui conhecemos aparecem com os trajos que usavam no último período de sua
existência. ____Freqüentemente,
mostram atributos característicos da elevação que alcançaram, como
uma auréola, ou asas, os que possam ser tidos por anjos, ao passo que outros trazem os sinais indicativos de suas ocupações
terrenas. Assim, um guerreiro aparecerá com
a sua armadura, um sábio com livros, um assassino com um punhal, etc.
- Os
Espíritos superiores têm uma figura bela, nobre e serena;
- Os
mais_Inferiores denotam alguma
coisa de feroz e bestial, não sendo raro revelarem ainda os vestígios dos
crimes que praticaram, ou dos suplícios
que padeceram.
____A questão do traje e dos objetos acessórios
com que os Espíritos aparecem é talvez a que mais espanto causa.
[17b - página 139 item 102]
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____O aspecto que as entidades
desencarnadas assumem perante os médiuns
humanos, quando se comunicam na Terra,
pode variar infinitamente.
- Os Espíritos_superiores, pelo domínio
natural que exercem sobre as células psicossomáticas,
podem adotar a apresentação que mais proveitosa se lhes afigure, com vistas à
obra meritória que se propõem realizar.
- Entretanto, essa maneira
de intercâmbio não é a mais comum, porque, de modo geral, os desencarnados impressionam os instrumentos mediúnicos encarnados na forma em que efetivamente se
encontram.
André Luiz (Uberaba, 30
de Abril de 1958) [56 - página 173]
____Na
orla_escura da esquisita
povoação, que começava, aqui e além surgiam criaturas
andrajosas e alheadas. ____Não se podia afirmar fôssem criaturas análogas aos
mendigos, de alguma praça terrena, em penúria.
- Esse ou
aquele habitante do imenso arrabalde davam a ideia de pessoas que o orgulho
ou a indiferença tornavam espiritualmente distantes.
- De par
com esse gênero de transeuntes, outros apareciam
entremostrando ironia e desprezo na mímica escarnecedora com que
apontavam os viajantes ou a estes se dirigiam.
- Quase
todos exibiam roupas estranhas, cada qual obedecendo às condições
e dignidades a que supunham pertencer.
____De modo geral, os milhares de irmãos que se abrigam nestas paragens não se
aceitam como são. Habituaram-se de tal maneira às simulações — aliás, muitas
vezes, necessárias — da experiência física, que se declaram ofendidos pela
verdade. Viveram, anos e anos, na esfera carnal, desfrutando essa ou aquela
consideração pelos valores de superfície que exibiam, enfatuados, e não se
conformam com a supressão dos enganos e privilégios imaginários de que se
alimentavam...
____Narcisos fixados à própria imagem na retaguarda... Muitos se transferiram
diretamente da vida física para a região nebulosa sob nossa vista, e outros
muitos habitaram, logo_após_a_desencarnação, cidades de recuperação e adestramento, semelhantes
à nossa; entretanto, à medida que se evidenciavam, tais quais ainda são na
realidade, absolutamente sem quaisquer simulacros dos muitos de que se valiam na
estância terrestre para encobrirem o “eu” verdadeiro, rebelaram-se contra a
luz do Mundo Espiritual que nos expõe à mostra a natureza autêntica, uns
diante dos outros, e fugiram de nossas coletividades, asilando-se no vale de
sombras geradas por eles mesmos. Aí, na penumbra criada pela força mental que
lhes é própria, com o objetivo de se esconderem, dão pasto, em maior ou menor
grau, às manifestações da paranóia a que todos se afeiçoam, entregando-se
igualmente, em muitos casos, a lastimáveis paixões que procuram debalde
saciar, até as raias da loucura.
____Com poucas variantes, demoram-se nessas situações apenas o tempo preciso ao exame_da_nova_reencarnação ,em que regressam aos disfarces da carne,
sem os quais, segundo acreditam, não conseguem seguir à frente, nas veredas da regeneração. Entre o cansaço da erraticidade nas sombras da mente e o terror da luz espiritual que confessam não
suportar sem longa preparação, suplicam o socorro da Providência divina e a
divina Providência lhes permite a nova_internação_na_armadura_física, na qual se reocultam, lutando pela própria
corrigenda e pelo burilamento próprio, encobertos transitoriamente no engenho_carnal, que, pouco a pouco, se desgasta, pondo de novo, à mostra, o bem ou o
mal que fizeram a si mesmos, no período da encarnação. Obtido o empréstimo
do novo corpo, via de regra junto daqueles que se lhes fizeram cúmplices nos
desvarios do pretérito ou que se lhes afinam com o tipo de débitos e resgates
consequentes, esses candidatos à recapitulação expiatória do passado
imploram medidas contra eles mesmos, ...
[73 - páginas 104 a 107] - André Luiz
(Ver: Reencarnação e
Evolução)
- Espírito pode variar-lhe a aparência, mas sempre com o tipo humano.
Podem produzir chamas, clarões, como todos os outros efeitos, para
atestar sua presença; mas, não são os próprios Espíritos que
assim aparecem. A chama não passa muitas vezes de uma miragem, ou de
uma emanação do perispírito. Em todo caso, nunca é mais do que uma
parcela deste. O perispírito não se mostra integralmente nas
visões.
- Superstição
produzida pela ignorância. Bem conhecida é a causa física dos
fogos-fátuos.
A chama azul que apareceu sobre a cabeça de
Sérvius Túlius, quando menino, era produzida por um Espírito
familiar, que desse modo dava um aviso à mãe do menino. Médium_vidente, essa mãe percebeu uma irradiação do
Espírito protetor de seu filho. Assim como os médiuns
escreventes não escrevem todos a mesma coisa, também, nos
médiuns videntes, não é em todos do mesmo grau a vidência.
Ao passo que aquela mãe viu apenas uma chama, outro médium
teria podido ver o próprio corpo do Espírito.
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- Os
Espíritos podem apresentar-se sob a forma de animais. Mas somente
Espíritos muito inferiores tomam essas aparências. Em caso algum,
porém, será mais do que uma aparência momentânea. Fora absurdo
acreditar-se que um qualquer animal verdadeiro pudesse ser a
encarnação de um Espírito. Os animais são sempre animais e nada
mais do que isto. (Ver: Metempsicose e Zoantropia)
[17b - página 130 item 100]
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erro em que caiu o eminente filósofo Herbert Spencer, acerca da telepatia, quando disse: “Assim como não podem existir fantasmas de chapéus e de bengalas, é claro e indubitável que os chamados fantasmas telepáticos são, em massa, alucinações patológicas.” [111 - página 129] - Ernesto Bozzano |