____Tem
assim o homem duas naturezas:
[9a - página 24] [9a - página 298 questão 605] ____As
duas naturezas nele existentes dão às suas paixões
duas
origens diferentes:
- umas provêm dos instintos
da natureza animal,
- provindo as outras das
impurezas do Espírito, de cuja encarnação é ele a imagem e que mais ou menos
simpatiza com a grosseria dos apetites animais.
____Purificando-se, o Espírito se liberta pouco a pouco
da influência da matéria.
- Sob essa influência, aproxima-se do bruto.
- Isento
dela, eleva-se à sua verdadeira destinação.
[9a - página 299 -dos três reinos]
O
meio mais eficiente de combater-se o predomínio da natureza corpórea
é: "Praticar a abnegação." [9a - página 418 questão 912] ____O
Espírito encarnado se acha sob a influência da matéria;
- O homem que vence esta influência, pela elevação
e depuração de sua alma, se aproxima dos bons
Espíritos, em cuja companhia um dia estará.
- Aquele que se
deixa dominar pelas más paixões, e põe
todas
as suas alegrias na satisfação dos apetites grosseiros, se aproxima dos
Espíritos impuros, dando preponderância à sua natureza animal.
[9a Introdução VI p.25] ____Ensinam-nos
que o egoísmo, o orgulho, a sensualidade são paixões que nos aproximam da natureza animal,
prendendo-nos à matéria;
que o homem que, já neste mundo, se desliga da matéria,
desprezando as futilidades mundanas e amando o próximo, se avizinha da natureza
espiritual.
[9a Introdução VI p.27] ____O homem, que procura nos excessos de todo gênero o
requinte do gozo, coloca-se abaixo do bruto, pois que este sabe deter-se, quando
satisfeita a sua necessidade, Abdica da razão
que Deus lhe deu por guia e quanto maiores forem seus excessos, tanto maior preponderância confere ele à sua natureza animal sobre a sua natureza espiritual. As doenças,
são, ao mesmo tempo, o castigo à transgressão da lei de Deus.
[9a -página 341 questão 714] ____Todas
as paixões têm seu princípio num sentimento, ou numa necessidade natural.
O princípio das paixões não é, assim, um mal, pois
que assenta numa das condições providenciais
da nossa existência. A paixão propriamente dita é a exageração de uma
necessidade ou de um sentimento. Está no excesso e
não na causa e este excesso se torna um mal,
quando tem como conseqüência um mal qualquer. Toda paixão que aproxima o homem da natureza animal afasta-o da natureza
espiritual. Todo sentimento que eleva o homem acima da natureza
animal denota predominância do espírito sobre
a matéria e o aproxima da perfeição.
[9a -página 417 questão 908] O
homem, pelos seus esforços, pode vencer as suas más inclinações. Em muitos
casos fazendo esforços muito insignificantes. O
que lhe falta é a vontade.
"Ah! Quão poucos dentre vós fazem esforços!" [9a - página 418 questão 909] Se
o pedir a Deus e ao seu bom
gênio, com sinceridade, os bons Espíritos lhe
virão certamente em auxílio, para combater as
suas paixões, porquanto é essa a missão deles.
[9a - página 418 questão 910] Há
muitas pessoas que dizem: Quero,
mas a vontade só lhes
está nos lábios. Querem, porém muito satisfeitas ficam que não seja
como "querem". Quando o homem crê que não pode vencer as suas paixões,
é que seu Espírito se compraz nelas, em conseqüência da sua inferioridade. Compreende a
sua natureza espiritual aquele que as procura reprimir.
Vencê-las é, para ele, uma vitória do Espírito
sobre a matéria.
[9a - página 418 questão 911]
|