página acima: Religiões
Hinduism o- O Bhagavad Gita (Canção do Senhor)
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

Forma modificada do Bramanismo ou Brahmanismo, antiga filosofia religiosa indiana que formou a espinha dorsal da cultura daquela civilização por milênios. o Bramanismo se estende de meados do segundo milênio a.C. até o início da era cristã.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bramanismo

  • saivismo,
  • vaishnavismo,
  • shaktismo
  • e smatismo

____Cada um deles suficientemente diferentes em sua teologia.
____Religião antiquíssima, surgiu aproximadamente no ano 1.500 a.C. Composta por uma profusão enorme de deuses, mitos, lendas e singularidades doutrinárias. A tônica de seu ensinamento é a aproximação do homem com oEspírito Eterno, Brama, representado pela sílaba sagrada "AUM".
____Os hinduístas professam a fé no carma, o darma, a reencarnação, o culto no templo e o reconhecimento dos Vedas como as escrituras sagradas. O "carma" seria um mecanismo de compensação de vidas passadas. Toda ação praticada contra a moral e os bons costumes em uma encarnação passada, leva o infrator ao resgate e à expiação em posteriores existências, conforme os mecanismos da lei de ação e reação.
____Tem como escrituras sagradas:

  • O "Bhagwad Gita",
  • "Vedas",
  • "Ramayana"
  • e o "Mahabharata".

____Um clássico da literatura religiosa, três vezes mais volumoso que a Bíblia judaica com filosofia de difícil entendimento para os ocidentais.
____Alcançar o estado de " Nirvana" (ou união permanente com Brama, que é a verdade absoluta e eterna) é a meta de todo hinduísta.

Consciência espírita:www.consciesp.org.br

____A evolução da sociedade e do pensamento indianos, desde a crise do sistema religioso védico-bramanico (aproximadamente nos séculos VI-V a.C.) até nossos dias, foi acompanhada por vasta gama de concepções teológicas, éticas e ritualísticas que passaram a constituir uma nova corrente religiosa - o Hinduísmo. Este, na verdade, resulta da fusão de elementos do sistema religioso védico-bramanico, implantado na Índia pelos invasores ários (indo-europeus), e elementos das culturas locais, numa época em que a hegemonia da cultura dos invasores ocasionou um intercâmbio que acabou por produzir a síntese do pensamento propriamente hindu.
____As origens doutrinárias do Hinduísmo encontram-se nos mesmos textos sagrados (os Vedas) que marcaram a sociedade bramânica. Esses textos, renovados e reinterpretados, permaneceram como o fundamento e a revelação divina de uma nova religiosidade.
____Historicamente, as raízes do Hinduísmo podem ser localizadas no século II a.C., embora sejam muito anteriores os sintomas de crise no sistema védico-bramanico. Os textos bramanicos conhecidos como Upanishads já revelam, no século V a.C., uma crise ideológica e sacerdotal, pois o caminho religioso passa a ser procurado fora do ritualismo exagerado que caracterizou a sociedade bramânica. Outro sintoma dessa crise foi o aparecimento, no século VI a.C., de duas grandes correntes heréticas - o Jainismo e o Budismo-, que deram por encerrada a função dos Vedas e das concepções religiosas bramanicas. Ambas as correntes, assim como o Vishnuísmo (século II a.C.), foram posteriormente acomodadas como seitas do Hinduísmo.
____A crise da sociedade bramanica parece ter atingido seu apogeu quando o rei Asoka (273-231? a.C.) da dinastia de Maurya (321-185 a.C.), aceitou o Budismo como religião suprema. Com a morte desse rei, a classe sacerdotal tentou retomar sua supremacia ideológica e social, o que já não era possível com as novas condições religiosas da sociedade indiana.

RESUMO EXTRAÍDO DA PUBLICAÇÃO DA ABRIL CULTURAL - "AS GRANDES RELIGIÕES "

LINKs:http://www.geocities.com/findeciclo/ps15mom4a.htm

Ver também:
*