página acima: Evolução espiritual
Resumo da teoria da origem e destino do Espírito
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____Os cristãos, pelo menos os que eram, "excelentíssimos amigos de Deus", deviam ter conhecimento do sentido profundo (digamos "oculto") que havia nos ensinos e nas palavras de Jesus, assim como nos de toda a Antiga Escritura (da qual dizia Paulo que, àquela época, "ainda não fora levantado o véu", 2 Cor. 3:14) com referência à origem e destino da criatura humana.

____Cada ensinamento e cada fato constituem, por si mesmos, uma alusão, clara ou velada, à orientação que Jesus deu à Humanidade, para que pudesse jornadear com segurança pela Terra.

____Afastados de Deus, da Fonte de Luz (não por distância física, mas por freqüência_vibratória muito mais baixa), o Espírito tinha a finalidade de tornar a elevar sua freqüência, para novamente aproximar-se do Grande Foco de Luz Incriada.

____Note-se bem que, estando Deus em toda parte e em tudo (Ef. 4:6) e em todos (1 Cor. 15:28), ninguém e nada pode jamais "separar-se" de Deus, donde tudo provém e no Qual se encontram todas as coisas, já que Deus é a substância última, a essência REAL de tudo e de todos. Tudo o que "existe", EST EX, ou seja, está de fora, exteriorizado, mas não "fora" de Deus, e sim DENTRO DELE.

____Assim, a centelha_divina, o "Raio de Luz", afastando-se do Foco - não por distanciamento físico, mas - por abaixamento de suas vibrações, chegou ao ponto ínfimo de vibrações por segundo, caindo no frio da matéria (de 1 a 16 vibrações por segundo). Daí terá novamente que elevar sua freqüência vibratória até o ponto de energia e, continuando sua elevação, até o espírito, e mais além ainda, onde nosso intelecto não alcança.

____A criatura humana, pois, no estágio atual - a quem Jesus trouxe Seus ensinamentos - é uma Centelha- Divina, porque provém de Deus (At. 17:28, "Dele também somos geração"). Mas está lançada numa peregrinação pela Terra, numa jornada árdua para o Infinito. Na criatura, então, a essência fundamental é a Centelha-Divina, a Mônada : isso constitui nosso EU PROFUNDO ou EU SUPREMO, também denominado CRISTO INTERNO, que é a manifestação da Divindade.

(Ver: Evolução e corpo espiritual)

____Ora, acontece que esse Raio-de-Sol (a Centelha-Divina) se torna o que chamamos um "Espírito", aoassumir uma individualidade.

____Esse espírito apresenta tríplice manifestação ("à imagem e semelhança dos elohim", Gên. 1:26):

  • 1 - a Centelha-Divina - o EU, o AMOR;
  • 2 - a Mente Criadora - o Verbo, o AMANTE
  • 3 - o Espírito Individualizado - o Filho, o AMADO, que é sua manifestação no tempo e no espaço.

____Encontramos, pois, o ser humano constituído, fundamental e profundamente,

  • pela Centelha-Divina, que é o EU profundo (o "atma" dos hindus);
  • a mente criadora e inspiradora, que reside no coração (há 86 passagens no Evangelho que o afirmam categoricamente),
  • e a individualização, que constitui o Espírito, iluminado pela Centelha (hindu: "búdico") , com sua expressão "causal", porque é a causa de toda evolução.
essa trípice manifestação da Mônada é chamada a INDIVIDUALIDADE ou o TRIÂNGULO SUPERIOR do ser humano atual.

____Entretanto, ao baixar mais suas vibrações, esse conjunto desce à matéria ("torna-se carne", Jo. I: 14), manifestando-se no tempo e no espaço, e constituindo a PERSONALIDADE ou o QUATERNARIO INFERIOR, para onde passa sua consciência, enquanto se encontra "crucificada" no corpo físico.

____É chamado "quaternário" porque se subdivide em quatro partes:

  • 1 - o Intelecto (também denominado mente concreta, porque age no cérebro físico e através dele);
  • 2 - o corpo astral, plano em que vibram os sentimentos e emoções;
  • 3 - o duplo etérico, em que vibram as sensações e instintos;
  • 4 - o corpo físico ou denso, que é a materialização de nossos pensamentos, isto é, dos pensamentos e desejos do Espírito, acumulando em si e exteriorizando na Terra, todos os efeitos produzidos pelas ações passadas do próprio Espírito.

____Entre a Individualidade e a Personalidade, existe uma PONTE de ligação, através da qual a consciência "pequena" da Personalidade (única ativa e consciente no estágio atual das grandes massas humanas), pode comunicar-se com a consciência "superior" da Individualidade (que os cientistas começam a entrever e denominam, ora " superconsciente", ora "inconsciente profundo") . Essa ponte de ligação é chamada INTUIÇÃO.

____Temos, então, no processo mental, três aspectos:

  • 1 - o Pensamento criador, produzido pela Mente Inspiradora;
  • 2 - o Raciocínio, produzido pelo cérebro físico, e que é puramente discursivo;
  • 3 - a ligação entre os dois, que se realiza pela Intuição.

____Podemos portanto definir a INTUIÇÃO como " o contato que se estabelece entre a mente espiritual(individualidade) e o intelecto (personalidade)". Em outras palavras: " é o afloramento do superconsciente no consciente atual".

____INTUIÇÃO - ponte de ligação entre a mente e o intelecto, ou seja, entre a individualidade e a personalidade.

____A fim de dar um pequeno e rápido exemplo, num relancear d'olhos, daremos em esquema os símbolos mais acentuados das personagens evangélicas.

O que é

O que faz

TRÍADE SUPERIOR

Ou

INDIVIDUALIDADE eterna, que reencarna muitas vezes até total libertação de todos os desejos, conquistada através das experiências de prazer e dor.

Centelha-Divina, Atma, Mônada, EU profundo - CRISTO INTERNO.

Envolve-se e desenvolve, sem jamais errar nem sofrer, porque é perfeita e onisciente, como emanação da Divindade.

Mente-espiritual (Manas) Vibra no plano mental, criando ideias e formas e individualizando o Espírito, lançando-o à personalidade para fazê-lo evoluir .

Criador de ideias e inspirador, que transmite os impulsos e chamados do EU profundo, forçando a evoluir. Mas, desligado da personalidade pela supremacia do intelecto, com ele só se comunica por lampejos, pela intuição.

Espírito - Vibra no plano causal, registro das causas e experiências e impulsionador dos efeitos.

Involui e evolui, errando e aprendendo, através da dor e das experiências adquiridas em sua imensa jornada evolutiva.

QUATERNÁRIO INFERIOR

Ou

PERSONALIDADE transitória que se renova a cada nova encarnação, assumindo novo

nome e tendo consciência (menor) apenas desse nome da existência "em ato", que permanece durante sua vida na Terra e continua após desencarnação, até o renascimento seguinte, quando outra personalidade e outro nome são adquiridos ("ao homem foi ordenado que morra uma só vez", Heb. 9:27). A personalidade, pois, é "O HOMEM".

Intelecto

Ou

mente concreta

Manipula as ideias que se transformam em pensamentos e raciocínios discursivos; necessita desenvolver-se a cada novo nascimento, porque O cérebro físico é novo; filtra as ideias da mente de acordo com a capacidade do cérebro. Se nem isso consegue, limita-se a receber ideias alheias através de livros e mestres, até aprender a ligar-se à mente pela intuição.

Corpo astral

Sede dos sentimentos e emoções, desejos e ambições, prazeres e dores morais.

Duplo etérico

(sempre ligado

ao corpo)

Sede das sensações chamadas "físicas" (dor, calor, prazer etc.), que criam os impulsos, os quais, tornando-se habituais, formam os instintos.

Corpo físico

Ou

corpo denso

Condensação do corpo astral na matéria densa, onde repercutem todos os pensamentos, pois o corpo físico é apenas a materialização do pensamento do Espírito que ainda busca sensações e alimenta desejos (de qualquer espécie).

[67 Volume 1 página 17]

Centelha-Divina, Mônada, o "atma" dos hindus, EU PROFUNDO ou EU SUPREMO = Princípio Inteligente
Personalidade, intelecto, consciência "pequena", mente concreta.

= Consciente

Consciência profunda; individualidade, consciência superior, mente inspiradora, Mente Espiritual (Manas)

= Subconsciente

[ 0 ]

Ver também:

*