Hipocampo
página acima

-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*
Sistema límbico
____

Ver mais imagem em: Córtex cerebral

____Existe uma parte do córtex_cerebral designada Hipocampo. Este órgão desempenha um papel fundamental, mas ainda não esclarecido, na memória, portanto, uma lesão do hipocampo pode afetar severamente a memória. Sabe-se da importância do Hipocampo na organização dos episódios vivenciados, como um conjunto de informações coerentes em um tempo e um espaço.
____A mágica que transforma informações em memória acontece em duas regiões do cérebro ao mesmo tempo:

  • O hipocampo (bem no centro do cérebro, na altura dos lobos temporais)
  • e o córtex frontal (a massa cinzenta que reveste a fronte do cérebro).

____Cada vez que uma pessoa se lembra de algo, essas áreas sofrem um aumento de metabolismo e, conseqüentemente, do fluxo sanguíneo.
____O estudo mais recente foi publicado há dois meses na revista Science pelo neurocientista James Brewer, docente da Universidade de Stanford (Referência). Brewer mostrou 96 fotografias a estudantes e conectou-os a aparelhos de ressonância magnética capazes de mapear as funções do cérebro.
____Depois de 30 minutos, os estudantes tinham que apontar as imagens que lembravam. Sempre que uma imagem era reconhecida pelos alunos, o computador apontava tonalidades mais escuras nas áreas do hipocampo e do córtex frontal, indicando maior oxigenação nessas áreas.
____Algumas anormalidades biológicas quantificáveis têm sido localizadas no Hipocampo na esquizofrenia. Alterações na transmissão mediada por glutamato nos receptores sensíveis a dopamina no hipocampo têm sido implicadas na fisiopatologia da doença.
____Há hipóteses de que, na esquizofrenia, a transmissão glutamatérgica esteja alterada no interior do hipocampo e nas suas eferências. Eles analisaram o tecido hipocampal em autópsias de pacientes com esquizofrenia e de indivíduos saudáveis.

http://www.psiqweb.med.br/gloss/dicgh.htm

____Está particularmente envolvido com os fenômenos de memória, em especial com a formação da chamada memória de longa duração (aquela que persiste, as vezes, para sempre). Quando ambos os hipocampos (direito e esquerdo) são destruídos, nada mais é gravado na memória. O indivíduo esquece, rapidamente, a mensagem recém recebida.

____Um hipocampo intacto possibilita ao animal comparar as condições de uma ameaça atual com experiências passadas similares, permitindo-lhe, assim, escolher qual a melhor opção a ser tomada para garantir sua preservação.http://www.epub.org.br/cm/n05/mente/struct.htm

  • Qualquer estímulo sensorial causa a estimulação de pelo menos alguma área do hipocampo;
  • Desse modo, o hipocampo é uma porta de entrada para o sistema límbico, pois dele, sai fibras (pelo fórnix) para o hipotálamo, tálamo e outras estruturas do sistema límbico;
  • Cada parte do hipocampo se relaciona com partes diferentes do sistema límbico para produzir respostas comportamentais diferentes;
  • Pequenos estímulos podem hiperexcitar o hipocampo devido a sua formação cortical diferenciada;
  • Aprendizagem e o hipocampo: a lesão do hipocampo traz a amnésia anterógrada, a qual faz com que o indivíduo não consiga memorizar informações baseadas em simbolismos verbais, ou seja, não se é possível gravar os nomes das pessoas que conhece, porém a memória passada permanece armazenada. o hipocampo é importante no processo de transição da memória a curto prazo para memória a longo prazo: faz com que a mente repita várias vezes aquela informação a fim de que seja consolidada a memória para aquela informação.
http://www.medstudents.com.br/content/resumos/resumo_medstudents_20060405_03.doc

____O hipocampo está localizado na base do lobo temporal do córtex_cerebral, perto de muitas associações nervosas. Seu nome se deve à sua semelhança ao formato de um cavalo-marinho (“hipo” = cavalo). o hipocampo, assim como outras partes do sistema_límbico, trocam sinais constantemente com todo córtex cerebral. Tem sido demonstrado que o hipocampo é uma estrutura importante para a consolidação da memória recente. Em contrapartida, o armazenamento da memória de longo prazo está relacionada ao córtex cerebral.

http://www.fcf.usp.br/LAT/cerebro.php

Ver também:

*