Sistema
límbico ____
Ver
mais imagem em: Córtex
cerebral ____Existe uma parte do córtex_cerebral designada Hipocampo.
Este órgão desempenha um papel fundamental, mas ainda não esclarecido, na memória,
portanto, uma lesão do hipocampo pode
afetar severamente a memória. Sabe-se da importância do Hipocampo
na organização dos episódios vivenciados, como um conjunto de informações
coerentes em um tempo e um espaço.
____A mágica que transforma informações
em memória acontece em duas regiões do cérebro
ao mesmo tempo:
- O hipocampo (bem no centro do cérebro, na
altura dos lobos
temporais)
- e
o córtex frontal (a massa cinzenta que reveste a fronte do cérebro).
____Cada vez que uma pessoa se lembra de algo, essas áreas sofrem um aumento de
metabolismo e, conseqüentemente, do fluxo sanguíneo.
____O estudo mais recente foi publicado há
dois meses na revista Science pelo neurocientista James Brewer, docente da
Universidade de Stanford ( Referência).
Brewer mostrou 96 fotografias a estudantes e conectou-os a aparelhos de ressonância
magnética capazes de mapear as funções do cérebro.
____Depois de 30 minutos, os estudantes
tinham que apontar as imagens que lembravam. Sempre que uma imagem era
reconhecida pelos alunos, o computador apontava tonalidades mais escuras nas áreas
do hipocampo e do córtex frontal, indicando maior oxigenação nessas áreas. ____Algumas anormalidades biológicas
quantificáveis têm sido localizadas no Hipocampo
na esquizofrenia.
Alterações na transmissão mediada por glutamato nos receptores sensíveis a
dopamina no hipocampo têm sido implicadas
na fisiopatologia da doença.
____Há hipóteses de que, na esquizofrenia,
a transmissão glutamatérgica esteja alterada no interior do hipocampo
e nas suas eferências. Eles analisaram o tecido hipocampal em autópsias
de pacientes com esquizofrenia e de indivíduos saudáveis.
|
http://www.psiqweb.med.br/gloss/dicgh.htm ____Está particularmente envolvido com os fenômenos de memória, em
especial com a formação da chamada memória de longa duração (aquela
que persiste, as vezes, para sempre). Quando ambos os hipocampos
(direito e esquerdo) são destruídos, nada mais é gravado na memória. O
indivíduo esquece, rapidamente, a mensagem recém recebida.
____Um hipocampo
intacto possibilita ao animal comparar as condições de uma ameaça atual com
experiências passadas similares, permitindo-lhe, assim, escolher qual a melhor
opção a ser tomada para garantir sua preservação. http://www.epub.org.br/cm/n05/mente/struct.htm
- Qualquer estímulo sensorial causa a estimulação de pelo menos alguma área
do hipocampo;
- Desse modo, o hipocampo
é uma porta de entrada para o sistema límbico, pois dele, sai fibras
(pelo fórnix) para o hipotálamo, tálamo e outras estruturas do sistema
límbico;
- Cada parte do hipocampo
se relaciona com partes diferentes do sistema límbico para produzir
respostas comportamentais diferentes;
- Pequenos estímulos podem hiperexcitar o hipocampo
devido a sua formação cortical diferenciada;
- Aprendizagem e o hipocampo:
a lesão do hipocampo traz a amnésia anterógrada, a qual faz com que o
indivíduo não consiga memorizar informações baseadas em simbolismos
verbais, ou seja, não se é possível gravar os nomes das pessoas que
conhece, porém a memória passada permanece armazenada. o hipocampo
é importante no processo de transição da memória a curto prazo para
memória a longo prazo: faz com que a mente repita várias vezes aquela
informação a fim de que seja consolidada a memória para aquela informação.
http://www.medstudents.com.br/content/resumos/resumo_medstudents_20060405_03.doc ____O hipocampo
está localizado na base do lobo temporal do córtex_cerebral, perto de muitas associações nervosas. Seu nome se deve
à sua semelhança ao formato de um cavalo-marinho (“hipo” = cavalo). o hipocampo,
assim como outras partes do sistema_límbico, trocam sinais constantemente com todo córtex cerebral.
Tem sido demonstrado que o hipocampo é uma estrutura importante para a consolidação da memória
recente. Em contrapartida, o armazenamento da memória de longo
prazo está relacionada ao córtex cerebral. http://www.fcf.usp.br/LAT/cerebro.php
|