ORIGEM
E DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA UMBANDA ____Em
fins do século passado, existiam, no Rio de Janeiro, várias modalidades
de culto que denotavam, nitidamente, a origem africana, embora já bem
distanciadas da crença trazida pelos escravos. A magia dos velhos
africanos, transmitida oralmente, através de gerações, desvirtuara-se
mesclada com as feitiçarias provindas de Portugal onde, existiram sempre
os feitiços, as rezas e as superstições.
____As
"macumbas"
mistura de catolicismo, feiticismo negro e crenças nativas - multiplicavam-se;
tomou
vulto a atividade remunerada do feiticeiro;
o
"trabalho feito" passou a ordem do dia, dando motivo a
outro, para lhe destruir os efeitos maléficos;
generalizaram-se
os "despachos", visando obter favores para uns e prejudicar
terceiros;
aves
e animais eram sacrificados,
com as mais diversas finalidades;
exigiam-se
objetos raros para homenagear entidades ou satisfazer elementos da
baixo astral.
(Ver: sincretismo religioso
) ____Sempre porém, obedecendo aos objetivos primordiais:
aumentar
a renda do feiticeiro
ou
"derrubar" os que não se curvassem ante os seus poderes ou
pretendessem fazer-lhe concorrência.
____Os Mentores do Astral Superior, porém, estavam atentos ao que se passava.
Organizava-se um movimento destinado a combater a magia
negativa que se propagava assustadoramente; cumpria atingir, de início,
as classes humildes, mais sujeitas às influências do clima de superstições
que imperava na época._
____ ____("Enquanto isto, no plano terreno surge, no ano de 1904, o livro
Religiões do Rio, elaborado por "João do Rio", pseudônimo de
Paulo Barreto, membro emérito da Academia Brasileira de Letras.
____No livro, o autor faz um estudo
sério e inequívoco das religiões
e seitas existentes no Rio de Janeiro, àquela época, capital
federal e centro sócio-político-cultural do Brasil.
O escritor, no intuito de levar ao conhecimento da sociedade os vários
segmentos de religiosidade que se desenvolviam no então Distrito Federal,
percorreu igrejas, templos, terreiros de bruxaria, macumbas cariocas,
sinagogas, entrevistando pessoas e testemunhando fatos.
____Não obstante tal obra ter sido
pautada em profunda pesquisa, em nenhuma página desta respeitosa edição
cita-se o vocábulo Umbanda,
pois tal terminologia era desconhecida.") ____Formaram-se então, as falanges de trabalhadores espirituais, que se
apresentariam na forma de Caboclos e Pretos Velhos, para
mais facilmente serem compreendidos pelo
povo. Nas sessões
espíritas, porém, não foram aceitos: identificados sob essas
formas, eram considerados espíritos atrasados e suas mensagens não
mereciam nem mesmo uma análise. Acercaram-se também dos
Candomblés
e dos cultos então denominados "baixo espiritismo", as
macumbas. É provável que, nestes, como nos Batuques
do Rio Grande do Sul, tenham encontrado acolhida, com a finalidade de
serem aproveitados nos trabalhos de magia, como elementos novos no velho
sistema de feitiçaria. ____A situação permanecia inalterada, ao iniciar-se o ano de 1900.
Zélio
de Fernandino de Moraes As determinações do Plano Astral, porém, deveriam cumprir-se. ____Em 15 de novembro de 1908, compareceu a uma sessão da Federação Espírita,
em Niterói, então dirigida por José de Souza, um jovem de 17 anos de
tradicional família fluminense. Chamava-se ZÉLIO FERNANDINO DE
MORAES. Restabelecera-se, no dia anterior, de moléstia cuja origem os médicos
haviam tentado, em vão, identificar. Sua recuperação inesperada
por um espírito causara enorme supressa. Nem os doutores que o
assistiam nem os tios, sacerdotes católicos, haviam encontrado explicação
plausível. A família atendeu, então, à sugestão de um amigo,
que se ofereceu para acompanhar o jovem Zélio à Federação.
____Zélio foi convidado a participar da Mesa. Zélio sentiu-se
deslocado, constrangido, em meio àqueles senhores. E causou logo um
pequeno tumulto. Sem saber por que, em dado momento, ele disse:
"Falta uma flor nesta casa: vou buscá-la". E, apesar da
advertência de que não poderia afastar-se, levantou-se, foi ao jardim e
voltou com uma flor que colocou no centro da mesa. Serenado o
ambiente e iniciados os trabalhos, manifestaram-se espíritos que se
diziam de índios e escravos. O dirigente advertiu-os para que se
retirassem. Nesse momento, Zélio sentiu-se dominado por uma força
estranha e ouviu sua própria voz indagar por que não eram aceitas as
mensagens dos negros e dos índios e se eram eles considerados atrasados
apenas pela cor e pela classe social que declinavam. Essa observação
suscitou quase um
tumulto. Seguiu-se um diálogo acalorado, no qual os dirigentes dos
trabalhos procuravam doutrinar o espírito desconhecido que se manifestava
e mantinha argumentação segura. Afinal um dos videntes pediu que a
entidade se identificasse, já que lhe aparecia envolta numa aura de luz.
____Se querem um nome - respondeu Zélio inteiramente mediunizado - que seja
este: eu sou o CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS, porque para mim não haverá
caminhos fechados.
____E, prosseguindo, anunciou a missão que trazia: estabelecer as bases de um
culto, no qual os espíritos de índios e escravos viriam cumprir as
determinações do Astral. No dia seguinte, declarou ele, estaria na
residência do médium, para fundar um templo, que simbolizasse a
verdadeira igualdade que deve existir entre encarnados e desencarnados.
____Levarei daqui uma semente e vou plantá-la no bairro de Neves, onde ela se
transformará em árvore frondosa.
____No dia seguinte, 16 de novembro de 1908, na residência da família do
jovem médium, na Rua Floriano Peixoto, 30 em Neves, bairro de Niterói, a
entidade manifestou-se pontualmente no horário previsto - 20 horas.
____Ali se encontravam quase todos os dirigentes da Federação Espírita,
amigos da família, surpresos e incrédulos, e grande número de
desconhecidos que ninguém poderia dizer como haviam tomado conhecimento
do ocorrido. Alguns aleijados aproximaram-se da entidade, receberam
passes e, ao final da reunião, estavam curados. Foi essa uma das
primeira provas da presença de uma força superior.
____Nessa reunião, o CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS estabeleceu as normas do
culto, cuja prática seria denominada "sessão" e se realizaria
à noite, das 20 às 22 horas, para atendimento público, totalmente
gratuito, passes e recuperação de
obsedados. O uniforme a ser
usado pelos médiuns seria todo branco, de tecido simples. Não se
permitiria retribuições financeiras pelo atendimento ou pelos trabalhos
realizados. Os cânticos não seriam acompanhados de atabaques nem
de palmas ritmadas.
____A esse novo culto, que se alicerçava nessa noite, a entidade deu o nome
de UMBANDA,
e declarou fundado o primeiro templo para sua prática, com a denominação
de tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, porque: "assim como
Maria acolhe em seus braços o Filho, a Tenda acolheria os que a ela
recorressem, nas horas de aflição".
____Através de Zélio manifestou-se, nessa mesma noite, um Preto Velho, Pai
Antônio, para completar as curas de enfermos iniciadas pelo
Caboclo. E foi ele quem ditou este ponto, hoje cantado no Brasil
inteiro: "Chegou, chegou, chegou com Deus, Chegou, chegou, o Caboclo
das sete Encruzilhadas".
____A partir desta data, a casa da família de Zélio tornou-se a meta de
enfermos, crentes, descrentes e curiosos.
Os
enfermos eram curados;
os
descrentes assistiam as provas irrefutáveis;
os
curiosos constatavam a presença de uma força superior;
e
os crentes aumentavam dia a dia.
|
____Cinco anos mais tarde, manifestou-se o Orixá
Malé, exclusivamente para a cura de obsedados
e o combate aos trabalhos de magia negra.
____Passados dez anos, o CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS anunciou a Segunda
etapa de sua missão: a fundação de sete templos, que deveriam
constituir o núcleo central para a difusão da UMBANDA.
____A Tenda da Piedade trabalha ativamente, produzindo curas, principalmente a
recuperação de obsedados, considerados loucos, na época. Já então se
contavam às centenas as curas realizadas pela entidade, comentadas em
todo o Estado e confirmadas pelos próprios médicos, que recorriam a
Tenda, em busca da cura dos seus doentes. E o Caboclo indicava, nas relações
que lhe apresentavam com nome dos enfermos, os que poderia curar:
eram
os obsedados, portadores de moléstias de origem psíquica
os
outros, dizia ele, competia à medicina curá-los.
____Zélio
de Moraes,
já então casado, por determinação da entidade, recolhia os enfermos
mais necessitados em sua residência, até o término do tratamento
astral. E muitas vezes, as filhas, Zélia e Zilmeia, crianças ainda,
cediam o seu aposento e dormiam em esteiras, para que os doentes fixassem
bem acomodados.
____Nas reuniões
de estudo que se realizavam às quintas-feiras , a entidade
preparava os médiuns
que seriam indicados, posteriormente, para dirigir os novos templos.
Fundaram-se, as Tendas:
- Nossa
Senhora da Guia - Pres.
Leal de Souza, cerca de 1918,
- Nossa
Senhora da Conceição,
- Santa
Bárbara - Pres.
João Salgado,
- São
Pedro - Pres.
José Mendes,
- Oxalá
- Pres.
Paulo Lavois,
- São
Jorge - Guia Espiritual Ogum de Tibiri, Médium
João Severino Ramos,
fundada em 1935
- e São Jerônimo - Pres.
José Álvares Pessoa, após
1935.
(Ver: Espiritismo
no Brasil)
____Após a criação das sete primeiras tendas iniciou-se ao longo de
todo território nacional a criação
de tendas, tendo sido implantadas nos Estados do Rio de
Janeiro, São Paulo (fundaram-se, na Capital, 23
tendas e 19 em Santos),
Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, e Pará (Belém).
Neste último estado foi criada a Tenda Mirim Santo Expedito,
por Joaquim Bentes Monteiro e sua esposa, que se transferiram para
aquele estado com esta finalidade. Em Minas Gerais já conseguimos
identificar como originários do Caboclo das Sete Encruzilhadas a Tenda
do Silêncio, fundada pelo Dr. Valadão, e a Tenda Umbanda
Buscando Luz, fundada pelo General Berzelius e sua esposa, D.
Celeste, preparada pela entidade Pai João, e que recebia a guia
chefe da casa Vó Quitéria. Posteriormente, Dr. Valadão se
aproximou da linha de Umbanda
proposta por W. W. da Matta e Silva. |
____Confirmava-se a frase pronunciada na Federação Espírita: "Levarei
daqui uma semente e vou plantá-la no bairro de Neves, onde ela se
transformará em árvore frondosa".
____Em 1937, os templos fundados pelo CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS reuniram-se, criando a Federação Espírita de
Umbanda do
Brasil, posteriormente denominada União Espiritualista de
Umbanda do
Brasil. E em 1947, surgiu o JORNAL DE UMBANDA que, durante mais de vinte
anos, foi um órgão doutrinário de grande valor. Zélio de Moraes
instalou federações umbandistas em São Paulo e Minas Gerais.
____O Período de Afirmação Doutrinária:Como
se sabe a história nunca se faz com rupturas drásticas entre um período
e outro. Todas as mudanças são anunciadas ao longo do próprio período
a ser substituído.Assim também aconteceu com a Umbanda.Ao longo das décadas de 40, 50 60 e 70, vários autores começaram
a buscar dar maior consistência doutrinária à Umbanda.Porém, como todas as coisas ocorrem em seu devido tempo, todas as
tentativas pecaram por buscar explicações para as origens e os princípios
de Umbanda em
eras passadas, continentes desaparecidos ou em línguas mortas; outro fato
que levou a um fracionamento da Umbanda e
às misturas, foi a pretensão de cada autor, sacerdote, ou pai de
terreiro, de criar sua própria religião, dando um cunho profundamente
personalista aos seus terreiros.Cumpriram, no entanto, seu papel ao colocar cada vez mais clara a
importância da Umbanda no
Brasil.
BIBLIOGRAFIA:
|
ESTUDO
DA UMBANDA 1, 2, 3 E 4 DO CENTRO ESPÍRITA VOVÓ JOANA DA BAHIA.RUA 126 Nº
148 - JARDIM DA PAZ - MAUÁ - RIO DE JANEIRO |
|
UMBANDA
- RELIGIÃO DO BRASIL- EDITORA OBELISCO
|
|
A
UMBANDA BRASILEIRA - JOSÉ FONSECA
|
|
O
CULTO DE |UMBANDA EM FACE DA LEI- VÁRIOS UMBANDISTAS -RIO DE
JANEIRO/1944
|
|
SELEÇÕES
DE UMBANDA - BABALORIXÁ
OMOLUBÁ
|
|
UMBANDA
- SUA CODIFICAÇÃO
EDYR ROSA GUIMARÃES ALMIR
S. M. DE LIMA |
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MAGIA
DE UMBANDA BABALORIXÁ
OMULUBÁ
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CADERNOS
DE UMBANDA Nº 3 - BABALORIXÁ OMULUBÁ
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GRAVAÇÕES
FEITAS PELA VOZ DE ZÉLIO DE MORAES. E POSTERIORMENTE POR SUAS FILHAS
ZÉLIA E ZILMÉIA. |
Todos
os documentos que comprovam a verdade destes fatos estão arquivados na
CASA BRANCA DE OXALÁ TEMPLO UMBANDISTA - Rua Barbacena 35 - Lagoa Santa -
Minas Gerais CEP 33400-000
Dirigentes:
Solano
de Oxalá e Maria de Omolú
Email:
vianasolano@uol.com.br |
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