Poder
oculto - Feiticeiros - Talismãs
Um
homem mau, com o auxílio de um mau
Espírito que lhe seja dedicado, não pode fazer mal ao seu próximo.
Deus não o permitiria.
[9a - página 277 questão 551] ____O
que devemos pensar da crença no poder, que certas pessoas teriam, de enfeitiçar,
é o seguinte: algumas pessoas dispõem de grande força_magnética, de que podem fazer mau uso, se maus forem seus próprios
Espíritos, caso em que possível se torna serem secundados por outros
Espíritos maus. Não creias, porém, num pretenso poder mágico, que só existe
na imaginação de criaturas supersticiosas, ignorantes das verdadeiras leis
da Natureza. Os fatos que citam, como prova da existência desse
poder, são fatos naturais, mal observados e sobretudo mal compreendidos. [9a - página 278 questão 552]
Aqueles
a quem chamais feiticeiros são pessoas que,
quando de boa-fé, gozam de certas faculdades, como sejam a força_magnética ou a dupla_vista. Então, como fazem coisas geralmente incompreensíveis, são
tidas por dotadas de um poder sobrenatural. Os vossos sábios não têm passado
muitas vezes por feiticeiros aos olhos dos
ignorantes? ____O
Espiritismo e o magnetismo
nos dão a chave de uma imensidade de fenômenos sobre os quais a ignorância
teceu um sem-número de fábulas, em que os fatos se apresentam exagerados pela
imaginação. O conhecimento lúcido dessas duas ciências que, a bem dizer,
formam uma única, mostrando a realidade das coisas e suas verdadeiras causas,
constitui o melhor preservativo contra as ideias supersticiosas, porque revela
o que é possível e o que é impossível, o que está nas leis
da Natureza e o que não passa de ridícula crendice.
[9a - página 279 questão 555]
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Algumas
pessoas, verdadeiramente, têm o poder_de_curar pelo simples contacto. A força_magnética pode chegar até aí, quando secundada pela pureza dos
sentimentos e por um ardente desejo de fazer o bem, porque então os bons
Espíritos lhe vêm em auxílio. Cumpre, porém, desconfiar da maneira pela qual
contam as coisas pessoas muito crédulas e muito entusiastas, sempre dispostas a
considerar maravilhoso o que há de mais simples e mais natural. Importa
desconfiar também das narrativas interesseiras, que costumam fazer os que
exploram, em seu proveito, a credulidade alheia.
[9a - página 279 questão 556]
- Houve
em todas as épocas médiuns
naturais e inconscientes que,só
porque produziam fenômenos insólitos e incompreendidos, foram
qualificados de feiticeiros
e acusados de pactuarem com o diabo.
- Ocorreu
o mesmo com a maioria dos sábios que possuíamconhecimentos
acima do vulgar.
____A ignorância exagerou seu poder e,eles
mesmos, freqüentemente, abusaram da credulidade pública,explorando-a;
daí a justa reprovação de que foram objeto. Bastacomparar
o poder atribuído aos feiticeiros e a
faculdade dos verdadeiros médiuns,
para estabelecer-lhes a diferença, mas a maioria dos críticosnão
se dão a esse trabalho. O Espiritismo,
longe de ressuscitar a feitiçaria,
a destruiu para sempre, despojando-a do seu pretenso podersobrenatural,
de suas fórmulas, de seus livros de magia, amuletos etalismãs,
reduzindo os fenômenos possíveis ao seu justo valor, sem sairdas
leis naturais.
____A semelhança que certas pessoas
pretendem estabelecer, provém doerro
em que se encontram, de que os Espíritos
estão às ordens dosmédiuns;
repugna à sua razão crer que possa depender de alguém,fazer
vir à sua vontade e chamado, o Espírito de tal ou tal personagemmais
ou menos ilustre; nisso estão perfeitamente com a verdade, e se,antes
de atirar pedra ao Espiritismo, tivessem se dado ao trabalho dedele
se inteirar, saberiam que ele diz positivamente que
osEspíritos
nãoestão ao capricho
de ninguém, e que ninguém pode, à vontade, fazê-losvir
a contragosto;do que se segue que os médiuns
não são feiticeiros. [78
- Os médiuns e os feiticeiros] |
____Aquele
que, com ou sem razão, confia no que chama a virtude de um talismã,
pode atrair um Espírito, por efeito mesmo dessa confiança, visto que, então,
o que atua é o pensamento, não passando o talismã de um sinal que apenas lhe
auxilia a concentração. Mas, da pureza da intenção e da elevação dos
sentimentos depende a natureza do Espírito que é atraído. Ora, muito
raramente aquele que seja bastante simplório para acreditar na virtude de um talismã
deixará de colimar
um fim mais material do que moral. Qualquer, porém, que seja o caso, essa
crença denuncia uma inferioridade e uma fraqueza de ideias que favorecem a
ação dos Espíritos imperfeitos e escarninhos. [9a - página 78 questão 554]
____Os
efeitos que podem produzir as fórmulas e práticas mediante as quais pessoas
pretendem dispor do concurso dos Espíritos, são os seguintes:
- O
efeito de torná-las ridículas, se procedem de boa-fé.
- No
caso contrário, são tratantes que merecem castigo.
____Todas
as fórmulas são mera charlatanaria. Não há palavra sacramental nenhuma,
nenhum sinal cabalístico, nem talismã, que
tenha qualquer ação sobre os Espíritos, porquanto estes só são atraídos
pelo pensamento e não
pelas coisas materiais. ____Efetivamente,
alguns Espíritos têm ditado, eles próprios, fórmulas cabalísticas.
Espíritos há que indicam sinais, palavras estranhas, ou prescrevem a prática
de atos, por meio dos quais se fazem os chamados conjuros. Mas, ficai
certos de que são Espíritos que de vós outros escarnecem e zombam da vossa
credulidade.
[9a - página 278 questão 553]
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____Criaturas há que, para manter sua energia espiritual sempre ativa,
precisam concentrar a atenção em algum objeto
tangível, visando os estados sugestivos indispensáveis às
suas realizações, como esses crentes que não prescindem de imagens e símbolos
materiais para admitir a eficácia de suas preces.
____Ficai
certos, porém, de que o talismã para
a felicidade pessoal, definitiva, se constitui de um bom coração sempre
afeito à harmonia, à humildade e ao amor,
no integral cumprimento dos desígnios de Deus.
[41a - página 129] - EMMANUEL - 1940 |