Massa dos neutrinos
página acima

-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____Os neutrinos fazem parte do conjunto de partículas fundamentais que formam o universo. São partículas similares ao elétron, com uma crucial diferença: não possuem carga elétrica.

____Devido ao fato de serem eletricamente neutros, eles não são afetados pelas forças eletromagnéticas que atuam nos elétrons, interagindo apenas a partir da interação fraca (são léptons), de forma que ele dificilmente interage com a matéria. Se os neutrinos tiverem massa, eles também interagirão gravitacionalmente com outras partículas massivas, mas a gravidade é a mais fraca das quatro interações fundamentais.

____Três tipos de neutrinos são conhecidos, e existem fortes evidências que não existam outros, a menos que suas propriedades sejam inesperadamente muito diferentes das dos tipos conhecidos. Cada tipo de neutrino é relacionada a uma partícula carregada (que dá o nome do correspondente neutrino).

  • Assim, o neutrino de elétron é associado com o elétron,
  • e os dois outros neutrinos são associados com as "versões" pesadas do elétron, chamadas múon e tau.

____A tabela abaixo mostra os tipos de neutrinos conhecidos e suas partículas carregadas associadas.

Neutrino

ne

nm

nt

Partícula associada

elétron

(e)

múon
(m)

tau
(t)

http://lmarani.vilabol.uol.com.br/resumo.htm
Balanço cósmico permite estimar a massa do neutrino

____A massa do neutrino acaba de ser estimada por uma equipe de astrônomos: cerca de um quarto de milionésimo da massa do elétron. Essa exótica partícula, postulada teoricamente pelo físico suíço Wolfgang Pauli em 1931, foi durante longo tempo desacreditada pelos céticos. Um dos poucos cientistas que a levou a sério foi o físico brasileiro Mário Schenberg, que atribuiu à emissão de neutrinos um papel decisivo na explosão das estrelas supernovas (leia um perfil de Schenberg na edição de agosto de Scientific American Brasil).

____Sabemos hoje que os neutrinos desempenham também um papel importantíssimo na coesão gravitacional do cosmo. E isso se deve ao número literalmente astronômico dessas partículas: aproximadamente 350 por centímetro cúbico. "A agregação da matéria do universo depende diretamente da massa total de neutrinos", disse um dos pesquisadores da equipe, o astrônomo Oystein Elagory, da Universidade de Cambridge, Inglaterra. E foi com base nessa influência gravitacional que Elagory e seus colegas estimaram a massa individual da partícula.

____Os pesquisadores analisaram a distribuição de 160 mil galáxias em nosso universo local. E constataram que a coletividade dos neutrinos responde por ao menos um oitavo da matéria escura necessária para manter a coesão gravitacional dessa estrutura. Os sete oitavos restantes corresponderiam a tipos ainda mais exóticos de partículas, sobre os quais os cientistas possuem apenas especulações (leia também sobre matéria escura na reportagem de capa da edição de agosto).

____O caráter esquivo dos neutrinos se deve ao fato de essas partículas não possuirem carga elétrica e interagirem apenas fracamente com a matéria. Durante um tempo, acreditou-se que elas também não tivessem massa. Hoje predomina o conceito de neutrino "massivo". E pesquisas como a de Elagory e companhia estão ajudando a estimar quão "massivos" esses corpúsculos são.

SCIENTIFIC AMERICA Brasil(Revista semanal)http://www2.uol.com.br/sciam/noticias_anteriores.html

22 a 28 de Julho de 2002

Modelo padrão das partículas

12 partículas fundamentais constituem toda a matéria

--------------------------------------

Na natureza existem três tipos de neutrinos, denominados:

  • neutrino tau,
  • neutrino múon
  • e neutrino elétron.
O Sol produz apenas neutrinos elétron, mas no caminho para cá, eles se transformam em algum dos outros tipos. Depois voltam ao tipo eletrônico e voltam a se transformar num neutrino tau ou múon, e assim sucessivamente. As mesmas transformações de identidade acontecem nos neutrinos produzidos em fontes terrestres, como os reatores de usinas nucleares.

Top Quark massa:175 GeV (GeV=gigaeletronvolt - * alguns pesquisadores estimam a massa em 3x109 GeV)

Revista Galileu - Março 2003 nº 140

____Essa história de falar em partículas indetectáveis já ocorreu antes e caiu por terra. Talvez o tal neutrino estéril - uma variedade que nunca poderia ser encontrado - não seja tão estéril assim, e alguém consiga encontrá-lo daqui a 50 anos, com mais tecnologia.

____Se essa teoria incluirá ideias como a de que existem dimensões invisíveis onde ocorrem processos cujos desdobramentos "criam" a nossa realidade, ainda não dá para dizer. Mas os que apostam que o século 21 será marcado mais pelas descobertas_dos_biólogos do que pelas dos físicos talvez não percebam as mudanças que se aproximam, disfarçadas sob o traje humilde das minúsculas massas das partículas. (Ver: Partículas de Higgs)

Revista Galileu - Março 2003 nº 140, página 63

Ver também:
*