____"Caminhando
de par com o progresso, o Espiritismo
jamais será ultrapassado,porque,
se novas descobertas lhe
demonstrassem estar em erro acerca de umponto
qualquer, ele se modificaria nesse
ponto. Se uma verdade nova se revelar,
ele a aceitará" (A Gênese, Capítulo I, item 55) ____A
citação acima dá-nos
uma visão cristalina e definitiva o que diz respeito à total submissão da Doutrina
Espírita ante as descobertas progressistas, devidamente comprovadas
apóscriteriosa e exaustiva
experimentação, a cargo das investigações científicas dos
nossos dias. ____Em outras
palavras, sempre que a Ciência provar que o Espiritismo
encontra-se em erro em algum de seus postulados, devemos afastá-lo,
substituindo-o pelo preceito científico correspondente. Desta
forma, a DoutrinaEspírita se
reveste de uma segurança pouco comum no universo religioso, sem,
entretanto, lançar-se como detentora da verdade absoluta. Tão contundente afirmação leva-nos a
refletir, por extensão de raciocínio,sobre
o aspecto científico do Espiritismo, infelizmente não muito cultivado em
nosso meio. ____Importante
ressaltar que, ao contrário do que muitos pensam, a prática da
investigação científica na Casa Espírita não se encontra
reservada aospossuidores de
grandes qualificações intelectuais, justamente por ser ela de
implantação bastante simples, ainda que trabalhosa, podendo e
devendo serinoculada em todas as
tarefas espíritas, notadamente as de cunho mediúnico. ____Analisando
algumas atividades comuns à maioria dos Centros Espíritas,
indagamos:
- Quais
são os dados de que dispomos para avaliar se realmente
aqueles que se submeteram ao tratamento de desobsessão,
cura_espiritual ousimples aplicação
de passes apresentaram melhoras?
- Existe
algum ficháriocontendo anotações
referentes ao quadro evolutivo de cada um?
- As
informaçõesrecebidas por
mais de um médium têm sido confrontadas com vistas a garantir a
veracidade das orientações prestadas ao atendido?
- Por
outro lado, quando oschamados
"mentores da Casa" se manifestam, suas informações são
colocadasem discussão à luz
dos fundamentos espíritas?
____Todas
essas questões, dentre outras, fazem parte de uma análise puramente
científica, de pouquíssima complexidade, cuja finalidade
principal é verificar a
correção do direcionamento dado aos trabalhos executados sob a égide
do Espiritismo, que, então, ver-se-á fortalecido sob o aspecto da fé_raciocinada, constantemente ressaltado nas obras básicas da
Doutrina, em total oposição à fé cega, que é verdadeiramente o fator
mais representativo do comodismo religioso. José
Marcelo G. Coelho e-mail:
jmarcelo.vix@zaz.com.br http://clotildes.tripod.com/down.html |
____Os
espíritos são as almas dos homens que "já deixaram a Terra", por
isso lidamos com mentes caprichosas, que não estão à nossa disposição na
hora que melhor nos convier. No entanto, pesquisadores que se submeteram à
observação criteriosa, disciplinada e principalmente sem intenções
subalternas, ficaram diante de fenômenos inusitados. Fatos que se repetiram
tantas vezes quantas foram necessárias para recolher dados estatísticos ao máximo.
- O
observador comanda as pesquisas físico-químicas até onde as
energias podem ser controladas.
- No
campo das ciências sócio-morais o cientista recolhe dados. Estão
na mesma classe a Psicologia, a História, o Direito, a Sociologia... O
objeto dessas Ciências é o animal racional, o socius, a criatura divina,
no uso do livre-arbítrio. Aqui, a pesquisa usa a Estatística.
- A pesquisa científica é apoiada na experimentação
- Ou
na analogia em outras duas classes de Ciências.
____O
objeto é passivo nas duas primeiras. Na terceira, o observador deve ser
passivo. Deve aguardar que o fato ocorra para observá-lo. E analisar, no tempo
e no espaço, a reincidência dos fenômenos. ____Na
Ciência da mediunidade
há dois socius: o encarnado e o desencarnado, agindo e reagindo, racionalmente. ____O
médium e o Espírito se interpenetram para o efeito da ação conjunta. Na
Psicologia a análise exige, então, o máximo de cuidados, pois a minúcia
esquecida, talvez seja a principal causa do fenômeno mais importante." http://www.espirito.org.br/portal/artigos/neurj/metodologia-cientifica.html Disse
certa vez o Dr. Bezerra_de_Menezes: "Um espírito claro e aberto para a apreensão da Ciência
é um supremo bem que Deus confia a certos homens afim de que eles o empreguem
em favor dos mais pobres e humildes." http://www.espirito.org.br/portal/artigos/neurj/metodologia-cientifica.html ____A
insistência nas denominações:
- Espiritismo
Científico,
- Espiritismo
Filosófico
- e
Espiritismo Religioso, é
um convite à segmentação e ao conflito, como notório no atual panorama
do movimento.
____O
Espírita, volto a insistir, quando experimenta, de forma
metodológica ou empírica, numa reunião ou diante de um fenômeno_mediúnico, põe em ação o “aspecto” científico da
Doutrina, mas não afasta os outros dois, porque, ao realizar as deduções
e projeções do que foi observado estará filosofando e, ao manter a
harmonia interior e a postura ética, enquanto experimentando, estará
exercendo a “conseqüência moral” espírita. ____Pelo
exposto, já temos as linhas gerais de uma metodologia
experimental espírita. De modo geral, a pesquisa experimental
em Espiritismo exige uma série de procedimentos, tanto prévios, quanto
concomitantes e posteriores, como em qualquer área das ciências
estabelecidas. ____Antes
de pesquisar, o experimentador já escolheu o objeto a ser
pesquisado. ____Por
exemplo:
- a)
comprovar a existência, ou não, da faculdade mediúnica (casos específicos
de Richet e Crookes),
- b)
confirmar ou não, que os fenômenos são provocados por “agentes
incorpóreos” (caso, entre outros, de Ernesto_Bozzano e Camille
Flammarion) como provar ou não a existência de uma percepção além
da sensorial comum (caso de Rhine) etc.
____Sem
objeto claramente definido não pode haver pesquisa conclusiva. Ao
realizar suas observações na casa da família Baudin, Allan_Kardec
estabeleceu como seu objeto o mundo espiritual - enquanto “lócus” de
vivência do Espírito desencarnado -, e sua interação dialética com o
mundo material. Objeto extremamente ambicioso, pela amplitude. O resultado
foi “O Livro dos Espíritos”. Ou seja, uma filosofia espiritualista
decorrente de um procedimento científico de observação controlada de
fatos e análise do material dele derivado. ____Qualquer
que seja o objeto escolhido, o método a ser aplicado deve ser coerente, lógico
e sistemático, capaz de conduzir a resultados válidos. ____Como
ponto fundamental, o pesquisador deve ter claro, em sua mente, que ele será
um dos elementos essenciais da pesquisa. Não haverá condições para uma
“neutralidade axiológica” absoluta, como nas ditas “ciências
exatas”. Pesquisador e objeto estarão indissoluvelmente comprometidos
um com o outro, a nível energético. A começar pelo relacionamento
psicológico e magnético com o médium, o qual poderá facilitar ou
obstacular o bom andamento das experiências. Se observador e medianeiro
nutrem antipatias, restrições ou hostilidade um para com o outro, a
experimentação estará fadada ao insucesso ou a resultados
inconclusivos. Educação, respeito e gentileza não são incompatíveis
com o rigor científico. ____Como
os fenômenos estão ligados ao psiquismo do médium, e se produzem por
seu intermédio, se ele sofrer um desequilíbrio emocional ou se sentir
ferido em sua dignidade, o êxito do tentame estará fatalmente
comprometido. ____Ao
estabelecer os meios e as formas de controle, o pesquisador deverá fazê-lo
de modo a evitar a fraude e o charlatanismo,
mas levando em conta que o médium não é uma cobaia irracional, mas um
ser humano que deve merecer o devido respeito. Hoje, mais do que em
qualquer época passada, existem meios eletrônicos de controle, altamente
sofisticados e capazes de detectar qualquer tentativa de burla. ____Um
ambiente de experimentação, devidamente equipado com sensores, microcâmaras
de televisão, visores de raios infravermelhos, células fotoelétricas e
parafernálias semelhantes, permitem o acompanhamento rigoroso e o
registro de tudo o que ocorrer no ambiente. Eletrodos aplicados ao corpo
do sensitivo registram as oscilações elétricas nele ocorridas: pulsações,
sudorese, pressão sangüínea, etc. Enfim, é possível uma rigorosa
vigilância rigorosa e precisa do local das experiências e do médium,
sem impor-lhe restrições humilhantes. ____O
experimentador deve ter em mente que, na pesquisa mediúnica, sempre se
parte do fato para se chegar à teoria. Isto evitará que pretenda
submeter o experimento a ideias e teorias “pré-concebidas”. Tal
comportamento distorcerá, seguramente, os resultados. Como parte
integrante dos fenômenos a ocorrer, o experimentador que mantenha uma ideia
fixa quanto à corroboração de uma teoria a priori, interferirá no
processo, adulterando a experimentação que, premida por sua influência
mental, tenderá a corroborar-lhe o pensamento, e não refletirá sua própria
realidade. ____Na
física quântica dos nossos dias, existe a suspeita epistemológica de
que muitos resultados não são os que deveriam ocorrer naturalmente, mas
fruto da maneira tendenciosa como a pesquisa foi conduzida. Isto é, a mente
do experimentador criou as condições para que aquele resultado
acontecesse, se fossem seguidos pressupostos diferentes poderia ser
diverso. Na pesquisa psíquica isto não é uma discussão acadêmica, mas
um fato indiscutível: é absolutamente verdadeiro que a mente do
experimentador tem o poder de interferir no desenvolvimento da pesquisa,
impondo um resultado diverso do normal. ____O
melhor, pois, é controlar, observar, registrar e, posteriormente,
analisar, com isenção de ânimo, para chegar a conclusões o mais próximo
possível da realidade. Um grande número de experiências proporcionará
massa crítica necessária para se determinar leis e princípios do fato
estudado. Este o procedimento adotado e preconizado por Allan
Kardec. ____Outro
fator importante diz respeito à conduta_moral do pesquisador. Nas ciências exatas o estado moral do
cientista não tem a menor interferência no andamento da experiência. Ao
estudar um determinado evento material, desde que seja respeitado o método
requerido pelo estudo, um cientista canalha e outro de caráter ilibado
chegarão às mesmas conclusões. No estudo dos fenômenos psíquicos o
mesmo não ocorre. Ele exige postura ética. Não se pode, por exemplo,
pretender chegar à verdade pelo uso da mentira, do engodo e da
desonestidade. Nele não existe dicotomia entre a postura mental do
observador e a manipulação do objeto observado. Muito ao contrário: o
psiquismo do observador está intimamente relacionado como o objeto em análise,
que é também psíquico, ou seja, da mesma natureza.. ____Qualquer
espírita sabe que o tipo de vibração
que emitimos age no ambiente, para ele atraindo entidades_do_mesmo_padrão. Um “ cientista espírita ” que
idealize uma pesquisa eivada de falsidades, estando pois com má intenção,
obterá fatalmente o que procura. Passará então a divulgar falhas do médium
estudado, quando é ele também é culpado por elas. É um problema moral:
semelhante atrai
semelhante; um mentiroso atrairá a mentira. ____Sobremodo
importante será o clima
propício durante o transcurso do evento experimental. É um outro fato, já
consagrado pela experiência, que é necessário se criar um clima de
serenidade, recolhimento e pensamentos nobres, para que funcione a lei de
afinidade psíquica, atraindo para colaborar com as experiências
entidades honestas e confiáveis. Uma atitude contrária a essas disposições
abre caminho para a interferência de Espíritos mentirosos e galhofeiros,
com naturais prejuízos. ____Finalizando
estes pensamentos em torno da experimentação espírita, digo apenas que
o exposto, com muito mais propriedade e amplitude, está devidamente
tratado em O_Livro_dos_Médiuns, do
primeiro pesquisador espírita realmente digno do nome: Allan Kardec. E o
mais importante é que, desde a publicação dessa obra, até o momento
atual, todos os estudos não espíritas realizados em torno das
faculdades espirituais do ser humano têm corroborado toda a metodologia
ali discriminada, sem superar ou desmentir qualquer dos seus princípios. http://www.espirito.org.br/portal/artigos/neurj/metodologia-cientifica.html
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