página acima: Anjo da guarda
Protetor por simpatia
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*
____O Espírito_protetor,_anjo_de_guarda,_ou_bom_gênio é o que tem por missão acompanhar o homem na vida e ajudá-lo a progredir. É sempre de natureza superior, com relação ao protegido.

____Os Espíritos_simpáticos são os que se sentem atraídos para o nosso lado por afeições particulares e ainda por uma certa semelhança de gostos e de sentimentos, tanto para o bem como para o mal. A duração de suas relações se acha subordinada às circunstâncias. O mau gênio é um Espírito_imperfeito ou perverso, que se liga ao homem para desviá-lo do bem. Obra, porém, por impulso próprio e não no desempenho de missão. A tenacidade da sua ação está em relação direta com a maior ou facilidade de acesso que encontre por parte do homem, que goza sempre da liberdade de escutar-lhe a voz ou de lhe cerrar os ouvidos.

[9a - página 263 questão 514]

____Os Espíritos preferem estar no meio dos que se lhes assemelham. Acham-se aí mais à vontade e mais certos de serem ouvidos. É pelas suas tendências que o homem atrai os Espíritos e isso quer esteja só, quer faça parte de um todo coletivo, como uma sociedade, uma cidade, ou um povo. Portanto, as sociedades, as cidades e os povos são, de acordo com as paixões e o caráter neles predominantes, assistidos por Espíritos mais ou menos elevados. Os Espíritos imperfeitos se afastam dos que os repelem. Segue-se que o aperfeiçoamento moral das coletividades, como o dos indivíduos, tende a afastar os maus Espíritos e a atrair os bons, que estimulam e alimentam nelas o sentimento do bem, como outros lhes podem insuflar as paixões grosseiras.

[9a - página 265 questão 518]

____ Não é raro, os Espíritos que conosco simpatizam atuarem em cumprimento de missão. Desempenham missão temporária; porém, as mais das vezes, são apenas atraídos pela identidade de pensamentos e sentimentos, assim para o bem como para o mal. (Ver: Missão de Espírito protetor)

____É lícito inferir-se daí que os Espíritos a quem somos simpáticos podem ser bons ou maus. Qualquer que seja o seu caráter, o homem sempre encontra Espíritos que com ele simpatizem.

[9a - página 263 questão 513]

____Podemos ter muitos Espíritos protetores. Todo homem conta sempre Espíritos, mais ou menos elevados, que com ele simpatizam, que lhe dedicam afeto e por ele se interessam, como também tem junto de si outros que o assistem no mal.

[9a - página 263 questão 512]

Ver também:
*